Nova versão Eticadata V22.00.06.

Disponibilização do eticadata ERP V22
O eticadata ERP V22 incluí inovações tecnológicas, novos módulos aplicacionais e incrementos funcionais em módulos existentes, alguns deles estruturantes, que vêm acrescer valor à oferta eticadata.

Deverá ter presente que a migração para a nova versão, sobretudo em utilizadores que possuam customizações, requer uma validação prévia de compatibilidade.

Para os restantes casos, isto é, utilizadores que não possuam customizações, mesmo contendo reports personalizados, é esperada uma migração relativamente pacífica semelhante a uma atualização de revisão, embora tenham previamente de observar os requisitos técnicos da nova versão.

A migração a partir de uma versão anterior à V19 também é suportada, no entanto, dever-se-á atender previamente aos requisitos técnicos de migração dessa versão. Consulte a documentação técnica disponibilizada para o efeito na respetiva ficha técnica.

Consulte a documentação técnica disponibilizada para o efeito na respetiva ficha técnica.

 

Customizações
Porque uma eventual recompilação e reajuste pode envolver algum trabalho de reanálise e alteração de código, em qualquer atualização, recomendamos que com antecedência procedam ao levantamento das customizações implementadas nos clientes e efetuem os trabalhos de recompilação e testes na nova versão do eticadata ERP antes de atualizar os sistemas dos clientes.

Clique aqui para obter informação das diferenças da API entre versões.

 

Destaques

Documentos Eletrónicos – Assinatura digital qualificada via YET
O Cegid Eticadata V22 passa a disponibilizar a opção para a assinatura digital qualificada de documentos através YET.
O processo de assinatura dos documentos é gerido inteiramente pela YET, pelo que o uso do serviço deste tipo de assinatura pressupõe que o utilizador tenha uma conta com NIF registado na YET.

Certificação AT / Assinatura de documentos de Orçamentos e Encomendas de Clientes nos termos da Portaria nº 363/2010, de 23 de junho (redação atual) | Portugal
Os documentos de tipologia Encomenda / Orçamento com classificação SAF-T (PT) passam a ser assinados, à semelhança do que já acontecia para documentos de venda, passando a respetiva assinatura a ser comunicada na exportação SAF-T (PT).
Consequentemente, deixa de ser possível fazer alterações em elementos fiscalmente relevantes desses tipos de documento.
Deixa igualmente de ser possível anular documentos desse tipo (assinados) que se encontrem parcial ou totalmente satisfeitos, continuando, no entanto, a poder ser anuladas as quantidades pendentes desses documentos.
Os respetivos reports impressos passam a apresentar o código de validação da AT, à semelhança dos documentos de venda.
Com esta implementação, os documentos de vendas abaixo identificados passaram também a seguir as regras de certificação:
– Nota de Encomenda
– Outro
– Orçamento
– Pró-Forma
– Recibo de prémio
– Estorno ou recibo de estorno

NOTA:
Esta alteração decorre de um parecer da AT e também da maior harmonização na indústria do software sobre este tema que, assim, irá aumentar o grau de cumprimento das regras de certificação.
É, pois, recomendada a aplicação desta atualização em todos os clientes, particularmente aqueles que emitam os documentos de conferência mencionados acima, quer pela janela de Encomendas/Orçamentos quer pela janela de Vendas.

Contabilidade \ Modelos Oficiais – Modelo 20 – Declaração Anual | Moçambique
Foi atualizado o modelo 20 – Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal, para cumprimento da obrigação declarativa a que se refere o artigo 98.º do CIRPS e artigo 106 do CIRPC.
Os utilizadores com a solução customizada para o efeito, poderão adotar esta nova solução, tendo uma operação de configuração própria para o efeito.
Oportunamente comunicaremos a data a partir da qual, a customização existente para o efeito, deixará de estar disponível.

Comunicação de documentos e declarações à AT – Falhas pontuais na obtenção dos certificados e comunicações com a AT
Foram melhorados os processos de obtenção dos Certificados de comunicação com a AT, bem como os processos de Fatura Eletrónica de CV, de modo a evitar falhas que ocorriam pontualmente.

 

NOTA:

É recomendada a aplicação desta atualização em todos os clientes, para evitar constrangimentos nestes processos.