Há poucos dias ou meses atrás, fomos todos informados que o grupo OAKLEY CAPITAL decidiu vir às compras a Portugal e não só e, num curto espaço de tempo investiu, adquirindo e integrando na sua estrutura, qualquer coisa como mais de uma dezena de empresas, destacando-se desde logo a Primavera, há poucos dias, a Cloudware e agora de acordo com a informação hoje recebida, a ETICADATA.

Talvez para alguns de Vós possa ser de alguma forma encarado com surpresa, mas para nós e enquanto parceiros Eticadata, praticamente desde a primeira hora, não ficamos de todo surpreendidos, pois seria expetável, no nosso entender, de que tal viesse a ocorrer.

A nossa dimensão em Portugal é muito pequena. Somos apenas cerca de 10 milhões, tantos como, por exemplo, o número de habitantes em Paris ou em Londres.

O nosso tecido empresarial de uma forma geral é muito familiar e muito pequeno. Não obstante esses factos, existem muitos outros motivos para que seja expectável que venham a existir algumas concentrações e fusões deste tipo, pois o mercado é cada vez mais global mas que, apesar da nossa pequena dimensão, é um mercado apetecível, pois temos produtos muito bons, com tecnologia de ponta abrangentes e aptos a conquistar outros mercados de maior dimensão, talvez por isso exista alguma visão estratégica e explique de certa forma as motivações de tais movimentações.

Encaramos por isso com alguma naturalidade estes factos e queremos acreditar que na nossa loja com a montra chamada Portugal, de que tudo se possa manter estável e mais ou menos na mesma e até que possam vir a criar-se melhores condições através de uma melhoria continua de cada um dos softwares comercializados por cada uma da software houses. Só no futuro mais próximo teremos certamente uma noção mais concreta das motivações de tais investimentos.

Novos horizontes se abrem e todos temos de encarar tais factos como sendo novas e melhores oportunidades e criar e estreitar conceitos estratégicos para continuamos a facultar aos nossos clientes e parceiros de negócios, melhores condições e assentes nos pressupostos interesses comuns de cada um de nós.

Se olharmos bem à nossa volta existem muitos tipos de concentrações similares, veja-se por exemplo o que está a acontecer com os Gabinetes de Contabilidade e até em empresas como a nossa, bem mais pequenas que de igual modo procuram fazer parcerias para aumentar a sua dimensão e para que possam levar aos seus clientes mais e melhores serviços.

Por tudo isto e mesmo para terminar queremos passar a mensagem a todos os nossos clientes e parceiros de negócio de que devemos aproveitar tudo o que existe de bom no mundo das TI e que da nossa parte continuaremos a trabalhar e dar o nosso contributo para que os nossos clientes continuem a ter sempre o melhor que possa existir no mercado.

Parabéns aos visionários.
LA
LINK NOTICIA