Eticadata Update – 22.00.07_442_059

RECOMENDAÇÔES:

Assim para além da preocupação habitual de efetivar as respetivas copias de segurança ou garantir que as mesmas estão feitas antes de aplicar qualquer update.

Não menos importante, devem verificar se existem atualizações do Sistema operativo quer do servidor quer dos postos para instalar e devem de vez em quando reiniciar o servidor e os postos para que as mesmas sejam aplicadas

Os clientes que tenham contratos que englobem a implementação dos referidos updates informamos que as mesmas já estão e ser efetuadas e que até ao final do dia de amanhã já estarão todos atualizados como habitualmente

Os clientes que forem autónomos a fazerem a instalação do referido update acima mencionado devem ter em especial atenção as regras de instalação bem como as nossas recomendações ( Se necessário devem solicitar-nos o ficheiro do Fix Disponibilizado )

Todos os outros casos, se assim o entenderem devem solicitar e agendar com o nosso departamento de assistência para que seja feita a prestação de serviços para implementação dos mesmos e de acordo com as normas em vigor para o efeito.

Importante : Os clientes que tenham integrações com aplicações externas, devem obter a confirmação por parte desses integradores de que tudo está compatível com este update agora disponibilizado.

UPD – 22.00.07_442_059

Description
62966 14/01/2025 CTE

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura – importação com associação de anexos digitais / Nº documento

Tendo configurado para a importação fazer a associação aos anexos do Arquivo Digital, caso o número do documento importado tivesse mais de 20 caracteres, após fazer a importação verificava-se que no movimento contabilístico gerado, o número não era passado completo – era indevidamente “truncado” a 20 caracteres, o que originava que o documento não pudesse ficar automaticamente associado no Arquivo Digital.
O número do documento nos movimentos contabilísticos gerados pela importação passou a poder conter até 30 caracteres, em consonância com o tamanho máximo permitido para esse campo. –
62984 14/01/2025 GOP

GOP \ Reorçamentação – Adicionar tarefas

Não estava a ser possível Adicionar Tarefas a um Projeto proveniente de um Orçamento. –
62981 14/01/2025 GRH

Exportação de GRH para Cegid Payroll – Funcionários e Contratos

O ERP Cegid Eticadata passou a ter a possibilidade de exportar dados dos funcionários do ERP para posterior importação no aplicativo Cegid Payroll.

– A informação será exportada para um ficheiro Excel, tendo por base o template “ContractsXls.Xlsx”, com a informação dos Funcionários, Categorias e Estabelecimentos.

– A geração do ficheiro Excel é efetuada numa nova janela – “Cegid Payroll Funcionários”, disponível a partir da nova opção de menu em: “Base\ Utilitários\ Exportações Padronizadas\ Exportação Cegid Payroll\ Cegid Payroll Funcionários”.

– Na janela é possível indicar o exercício de onde serão exportados os dados, bem como se se pretende incluir os funcionários inativos.

– É também possível indicar os abonos a serem considerados como Subsídio de Turno, Isenção de Horário e Abono p/ Falhas, podendo ser selecionado mais do que um abono para cada um dos três tipos de abonos mencionados.

Nota: Para que a importação no Payroll decorra com sucesso, é necessário ter em atenção que há alguns dados de preenchimento obrigatório que têm de estar previamente criados no Payroll (como por exemplo, os estabelecimentos, departamentos, motivos de admissão, profissões).
Além disso, existem dados obrigatórios no Cegid Payroll que não o são no ERP Cegid Eticadata (como por exemplo, NIF, NISS, data de admissão do funcionário), pelo que deve ser garantido que se encontram preenchidos no ERP antes da importação. –
63001 14/01/2025 GRH

Recursos humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2025 – Subsídio de alimentação em Cartão Refeição – Atualização dos limites de não sujeição a IRS | Portugal

De acordo com o OE 2025 o subsídio de refeição atribuído, através de vales de refeição, passa a qualificar como rendimento do trabalho dependente sujeito a tributação na parte que exceder em 70%o limite legal estabelecido.
Sendo assim, o montante do subsídio de refeição em vales de refeição foi atualizado para 10.20 Euros.

Este montante deve ser tratado como não sujeito a IRS, ou o valor até 10,20 Euros, caso seja atribuído em vales de refeição/cartão de refeição.

O processo de atualização de dados irá refletir estas alterações, de forma automática, nos Recursos Humanos, na tabela de Abonos, de acordo com o seguinte:

– Sub.de alimentação em espécie (cartão de refeição): Data: 2025-01-01; Limite: 10,20 Euros.

NOTA: Caso sejam reprocessados meses anteriores, estes, serão processados já com o novo valor. Caso tal não seja o pretendido deve ser alterado o valor ou a data de entrada em vigor para uma data posterior e reposto após o reprocessamento. –
63000 14/01/2025 GRH

Recursos humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2025 – Atualização do SMN/RMMG | Portugal

Com a publicação do Decreto-lei n.112/2024 , de19 de Dezembro, que atualiza o valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para 2025, tornou-se necessário ajustar alguns elementos que são base de cálculo para o processamento dos salários já a partir de Janeiro de 2025.
Nesse sentido, através do processo de atualização de dados, foi criada uma nova entrada na tabela do salário mínimo, com o valor vigente de 870€ a partir de 1 de Janeiro do corrente ano. A atualização de dados assegura igualmente que os limites para o abono de apoio à família (definidos nas configurações de GRH por empresa/exercício) – mínimo (1 * RMMG) e máximo (3xRMMG), ficam com os valores atualizados para 870€ e 2610€, respetivamente.

– Para empresas com localização da sede diferente do Continente, na região autónoma dos Açores ou da Madeira, a atualização dos valores na tabela do salário mínimo nacional (SMN) e na configuração dos limites acima referidos, é feita tendo em conta o valor da RMMG a vigorar em 2025 para cada uma das regiões, nomeadamente:

– Região Autónoma dos Açores
. RMMG/SMN: 913.5€
. Limites Abono Apoio à Família: 1* RMMG: 913.5€ / 3* RMMG: 2740.5€

Nota: A atualização do SMN foi efetuada tendo em conta as regras atuais existentes (nomeadamente no Decreto Legislativo Regional n.º 8/2002/A), embora o valor do SMN para os Açores a vigorar em 2025 não tenha sido ainda publicado em diploma.
Caso venha a ser publicado um outro valor, os utilizadores devem ajustar na aplicação o salário mínimo para esse valor, antes dos próximos processamentos.

– Região Autónoma da Madeira
. RMMG/SMN: 915€
. Limites Abono Apoio à Família: 1* RMMG: 915€ / 3* RMMG: 2745€

Relembra-se que a operação de atualização (em massa) do salário mínimo dos funcionários se encontra disponível nas opções de “Alterações Gerais” e “Operações Multi-Empresa” dos Utilitários. –
62999 14/01/2025 GRH

Recursos humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2025 – Trabalho suplementar – Retenção autónoma de IRS | Portugal

De acordo com o OE 2025 a taxa de retenção na fonte a aplicar aos rendimentos do trabalho dependente, auferidos a título de trabalho suplementar, passa a corresponder a 50% da taxa aplicável à remuneração mensal do trabalho dependente referente ao mês em que aquela é paga ou colocada à disposição.

Foram ajustados os abonos de horas extras por defeito, na criação de novas empresas, de forma a terem a configuração que a percentagem de redução de IRS é de 50%.

Nas empresas existentes devem ser criados, manualmente pelo utilizador, novos abonos de horas extras com a configuração que a percentagem de redução de IRS é de 50%, ou em alternativa utilizar os abonos de horas extras já existentes para horas extras após 100 horas. –
62998 14/01/2025 GRH

Recursos Humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2025 \ Cálculo de IRS \ Isenção parcial dos rendimentos (IRS Jovem) | Portugal

O Orçamento de Estado para 2025 (artigo 89 da Lei n.º 45-A/2024, de 31 de dezembro), promoveu nova alteração ao processo de cálculo do IRS jovem, onde prevê o alargamento dos limites em cada uma dos escalões e mesmo a isenção de IRS no primeiro ano de descontos.

Esta medida já existia, tendo sido alterada, passando a ter as seguintes principais características:

Alterados os limites de isenção do IRS e dos limites máximos do benefício de cada ano, aplicável ao exercício de 2025.
Isenção:
– 100% no 1.º ano
– 75% do 2.º ao 4º ano
– 50% o 5.º ao 2.º ano
– 25% do 8.º ao 10º ano

Limites de isenção:
– 55 vezes o IAS em todos os anos

Para refletir estas mudanças, no ERP Cegid Eticadata foram efetuadas as seguintes alterações:
– Na ficha da Empresa\Exercício, no quadro dos rendimentos parcialmente isentos, foi disponibilizado um novo separador – “Artigo 89º (Lei 45-A/2024”, com as configurações decorrentes da nova legislação.
– Na ficha do Funcionário, igualmente no quadro dos rendimentos parcialmente isentos, foi criada uma entrada para a nova legislação – “Art. 12ºB do CIRS (2025)”, bem como para os anos do novo IRS jovem (1 a 10 anos).
– No processamento foi ajustado o processo de cálculo do IRS, para ter em conta as referidas alterações. –
62997 14/01/2025 GRH

Recursos Humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2025 \ Tabelas \ Entidades\ Segurança Social – Atualização do valor do I.A.S. em vigor em 2025 | Portugal

Portaria n.º 6-B/2025/1, de 6 de Janeiro, veio proceder à atualização anual do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) em vigor para o ano de 2025, sendo fixado em 522,50€, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2025.
O ERP foi ajustado em conformidade, tendo sido atualizado o valor do IAS nos regimes da tabela da Segurança Social. –
62995 14/01/2025 GRH

Recursos humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2025 – Tabelas de Retenção IRS em vigor em 2025 | Portugal – Continente

Despacho n.º 236-A/2025,de 6 de janeiro, aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no Continente para vigorarem durante o ano 2025.

Segundo o diploma publicado, as novas taxas deverão ser aplicadas aos rendimentos pagos ou colocados à disposição a partir de 01/01/2025.

As novas taxas foram atualizadas no ERP eticadata.

Não é requerido licenciamento adicional para além do requerido para ter acesso a esta versão. –
62994 14/01/2025 GRH

Recursos humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2025 – Tabelas de Retenção IRS em vigor em 2025: | Portugal – R.A.M.

No Despacho n.º 2/2025
de 3 de janeiro, publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, foram aprovadas as novas tabelas de retenção na fonte para os rendimentos do trabalho dependente e de pensões auferidas por titulares residentes na Região Autónoma da Madeira. Estas tabelas serão aplicáveis aos rendimentos pagos ou disponibilizados a partir de 1 de novembro de 2025, inclusive.

As taxas acima referidas foram atualizadas no ERP Cegid Eticadata.

Não é requerido licenciamento adicional para além do requerido para ter acesso a esta versão. –
62988 14/01/2025 POS

POS Front-Office\ Recebimentos/Adiantamentos – erro impeditivo ao aceder à opção

Ao aceder à opção de Recebimentos ou de Adiantamentos estava a dar o erro impeditivo: “A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto”. –
62989 14/01/2025 STD

AutoGest Stands\ Tabelas ISV – Atualização das tabelas de cálculo do ISV 2025 | Portugal

Foram atualizadas as tabelas de ISV de acordo com a Lei do Orçamento de Estado para 2025. –
62945 17/12/2024 ADM/PLT

Cabo Verde – Integrador Offline – Envio de documentos (Fatura Eletrónica) em contingência

Durante a utilização do Serviço de Integração de Dados para a importação de documentos de vendas, ocorria o erro “The remote server returned an error: (401) Unauthorized.”.
Erro idêntico ocorria ao sincronizar os documentos em contingência.
Também foi verificado que, em determinados contextos de utilização, a memória ocupada pelo Serviço de Integração de dados, era excessiva provocando em alguns casos, o crash do serviço.

Além disso, foi revista a comunicação de documentos em contingência, com as seguintes alterações:
– A comunicação de até 50 documentos por cada execução do serviço, iniciando a partir da data da ativação (e não apenas dos 3 últimos dias)
– A exclusão de documentos importados pelo Integrador (através da importação de perfis), porque já terão sido comunicados na origem
– A exclusão de documentos de adiantamento que estavam em duplicado
– A inclusão de documentos anulados, para comunicação pelo serviço
– A cada execução, processa os primeiros (mais antigos) 50 documentos, com ordenação pela data do último estado
– Otimizado o processo de integração, para uma melhor gestão de memória do processo de envio dos documentos em contingência
62942 17/12/2024 ADM/PLT

Nova Classificação Portuguesa das Atividades Económicas (CAE-Rev.4)

Na sequência da aprovação da Deliberação n.º 1346/2024, de 16 de outubro, que introduz a CAE-Rev.4, em vigor a partir de 01/01/2025, foi necessário ajustar o ERP para poder suportar esta alteração da CAE.

Assim, o ERP Cegid Eticadata passou a registar o código CAE por exercício, passando esse campo do separador ‘Informação fiscal’ do grupo ‘Geral’ para o novo separador ‘Geral’ do Exercício, assumindo este o valor atual para todos os exercícios existentes ao atualizar os dados. Na criação de novos exercícios, este valor passará a ser transposto para o novo exercício a partir do exercício anterior.

No caso de empresas com Secções e/ou Tipos de Documento com CAE específicos, os valores já configurados no momento da atualização de dados são igualmente transpostos para se manterem em exercícios futuros.
Depois da atualização de dados, caso se edite o CAE de uma Secção ou Tipo de Documento tendo aberto um exercício igual ou anterior a 2024 (data de início do exercício), essa alteração irá refletir-se apenas para esses exercícios. Analogamente, se o CAE de uma Secção ou Tipo de Documento for alterado tendo aberto um exercício igual ou posterior a 2025 (data de início do exercício), essa alteração irá refletir-se apenas para esses exercícios.
62940 17/12/2024 ADM/PLT

Business Add-In para o Excel\ Ligação ao ERP\ Janela de login – acesso ao ERP via “HTTPS”

Na janela de login para ligação ao ERP, caso fosse indicado no campo do endereço do serviço um site “HTTPS”, com o protocolo TLS 1.1 (ou superior), não estava a carregar a lista de servidores e sistemas, ficando o texto do endereço (URL) assinalado a vermelho.
Foi revisto o processo para garantir o funcionamento com TLS 1.1 a 1.3, além do SSL3 e TLS já suportados atualmente.

NOTAS:
1. O ajuste efetuado para corrigir o problema reportado originou a atualização de ficheiros “.xll” do Business Add-in, que não são automaticamente atualizados via Update.
2. Para garantir a atualização destes ficheiros nos postos (caso seja pretendido o Business AddIn com esta retificação), depois da aplicação do Update, devem ser copiados os 2 ficheiros “*packed.xll” da pasta do site: “…\eticadata.web\Update\Staging\bin” para a pasta “…\Desktop\Bin\” dos postos em causa. –
62930 17/12/2024 ARC

Erro ao selecionar o campo viatura na duplicação e associação de processos

Ao duplicar processo de rent-a-car, com a opção “Associar Processos”, no momento de selecionar a viatura ocorria o erro “System.IndexOutOfRangeException: Cannot find column 0.” –
62980 17/12/2024 AUT-CHECKIN

Check-in – Consulta do ponto de situação da OR

Passou a ser possível no Auto-Checkin consultar o estado de determinada Ordem de Reparação, com possibilidade de pesquisa através da chave da viatura. –
62910 17/12/2024 COMERCIAL

Restrição de preços de custo nas referências

A janela de edição de Referências passa a respeitar a permissão para ‘Ver Preços de Custo’ (BackOffice\Movimentos\Geral\Ver Preços de Custo), à semelhança do que já acontecia para a janela de edição de Artigos. Assim, um utilizador sem essa permissão, ao aceder à edição de Referências, deixará de visualizar as colunas “P.C.Referência”, “P.C.Último” e “P.C.Médio” da grelha de Preços de Custos.
62934 17/12/2024 COMERCIAL

CABO VERDE – FE – A referência de objeto não foi definida como uma instância de um objeto

Caso a opção “Activar Registo de Log” não estivesse ativa na configuração do serviço da Fatura Eletrónica, os documentos não eram comunicados apresentando o erro: “A referência de objeto não foi definida como uma instância de um objeto”
62932 17/12/2024 COMERCIAL

Financeira – Pagamento a Fornecedores – Número Externo

Caso fosse registada uma Compra a Fornecedor com número externo com mais de 30 caracteres, ao aceder às Liquidações e selecionar esse fornecedor para efetuar um pagamento, ocorria o erro “99999 – String or binary data would be truncated.”.
62974 17/12/2024 COMERCIAL

Cabo Verde – Erro ao Comunicar Notas de Devolução por Falta de Informação de Contato

Em cenários em que o país sede é Cabo Verde, passou a ser possível utilizar “Notas de Devolução” para devolver “Talões de Venda” que não tinham a informação da entidade preenchida. Nestes casos, ao lançar a “Nota de Devolução”, o separador da entidade fica disponível para introduzir a informação da entidade, sendo este preenchimento obrigatório (NIF, Nome, Morada, Telefone ou Email).

Além disso, também em cenários de país sede Cabo Verde, o campo do NIF passa a estar disponível em documentos novos e já existentes que não tenham NIF atribuído, permitindo que essa informação seja preenchida posteriormente.

É importante destacar que, nos casos de devolução de “Talões de Venda” que já tenham o NIF atribuído, os campos referentes à informação da entidade continuam bloqueados. –
62973 17/12/2024 COMERCIAL

Cabo Verde – Erro ao Navegar para uma Nota de Crédito

Ao editar notas de crédito, importadas pelo integrador, numa empresa de consolidação onde, por isso, a configuração do eFatura CV não estivesse ativa (por não existir), ocorria um erro “99999 – Object reference not set to an instance of an object.”.
62971 17/12/2024 COMERCIAL

Cabo Verde- Ajustes na Manipulação de Casas Decimais da Moeda Base em Documentos

Para evitar inconsistências na comunicação de documentos, as casas decimais para valores e totais na moeda base estavam previamente bloqueadas a duas casas. Contudo, foi implementada uma solução para resolver esse problema. Com isso, a edição das casas decimais desses valores foi restabelecida, permitindo maior flexibilidade e precisão na gestão de documentos relacionados à moeda base. –
62950 17/12/2024 CTE

Contabilidade\ Mapas\ Extrato diversos – Mapa de centros de custo ou fluxos de caixa com filtro por conta

Ao calcular um extrato diversos de centros de custo ou de fluxos de caixa, com filtro por conta, em que o período de análise dizia respeito a um só exercício, não estava a ser considerada a conta indicada, e apresentava indevidamente todos os movimentos do centro de custo/fluxo de caixa em causa. –
62956 17/12/2024 CUST

Cust. ID 712 – Webservice integração (Endpoints) – Regravar documento – Total de pagamentos

Ao regravar um documento de compra via webservice genérico devolvia sempre o erro indicado em baixo, no entanto se os mesmos dados fossem gravados pela primeira vez já não dava qualquer erro.
Erro que era devolvido pelo ERP no webservice: “O Total de Pagamentos tem que ser igual ao Total do Documento” –
62953 17/12/2024 CUST

Cust. ID 712 – Webservice integração (Endpoints) – Campo número externo só permitia inserir 20 caracteres

Quando se fazia um pedido ao webservice de integração de compras só estava a permitir indicar até 20 caracteres no campo do número externo, no entanto no campo da base de dados permitia até 60 caracteres.
Esta limitação estava a causar vários transtornos no registo de compras pois existiam vários documentos com mais de 20 caracteres no número externo, ao colocar o número incompleto depois não coincidiam com o eFatura ao validar as compras.
Passou a ser possivel inserir até 30 carateres no número externo das encomendas, vendas e liquidações e para as compras 60 carateres, ficando assim coerente com a formatação na base de dados.
62985 17/12/2024 eMOBILE

E-Mobile / CRM | HTML nas atividades / Texto nas atividades

Ao visualizar Atividades na App Emobile, cujo conteúdo das notas estava:
– Em Texto e com linhas múltiplas, aparecia todo o texto numa só linha.
– Em Html e com linhas múltiplas, aparecia o texto numa só linha, intercalado com as tags Html.
Nos dois tipos de conteúdo, os textos passaram a ser apresentados de forma legível e a respeitar as quebras de linhas.
No entanto, o emobile não suporta a edição das notas em modo Html, pelo que, as atividades que sejam regravadas pela App Emobile, inicialmente com conteúdo em Html, passarão a ficar apenas com texto simples.

Para solucionar, deve descarregar a última App eMobile (Apk), disponível e associada a este Update, ou usar a última versão da App emobile disponível para browser.
62767 17/12/2024 GOP

GOP – Projetos

A janela de Projetos GOP passou a ter opções “Fechar Projeto / Reabrir Projeto”que permitem fechar ou reabrir o projeto, ficando bloqueado para edição. As tarefas serão dadas como concluídas e os recursos serão atribuídos automaticamente. –
62762 17/12/2024 GOP

GOP \ Orçamentos – Copiar formulas

Passou a existir a possibilidade de Copiar e Colar Fórmulas no articulado do orçamento GOP. –
62760 17/12/2024 GOP

GOP \ Orçamentos – Avisos

Foram disponibilizadas duas opções nas Preferências do utilizador para Orçamentos GOP.
– Não sugerir criação de versão ao gravar orçamento: Permite indicar que não será questionado se deseja criar uma versão ao gravar o orçamento.
– Avisar potenciais anomalias ao gravar orçamento: Permite indicar que será questionado se deseja continuar a gravação do orçamento, mesmo que existam potenciais anomalias, por exemplo, margem de venda inferior a zero. –
62759 17/12/2024 GOP

Tabelas \ GOP \ Tarefas – Totalizadores

A janela de Tarefas passou a apresentar os valores de Custo e de Venda associados aos recursos. –
62722 17/12/2024 GOP

GOP \ Registo de Tempos por Projeto

Foram disponibilizadas novas janelas de Registos de Tempos nas obras, possibilitando registar as quantidades por Projeto. –
62979 17/12/2024 OFI

Assistente de Geração de Reservas – Configuração de grelhas

Passou a ser possível a configuração de grelhas (largura e posicionamento) por parte do utilizador, em todos os passos/grelhas da janela do Assistente de Geração de Reservas. –
62968 17/12/2024 STD

STD \ These columns dont have unique values

Ao converter um documento de compra com custos lançados a um processo de stands, estava a ocorrer um erro ao gravar o documento de compra convertido: ” erro: “These columns dont have unique values”. –
62943 17/12/2024 SUITE

Suite | Night Audit – Não permite fazer o Check-In – Data de Checkin superior à data de hotelaria.

Caso o sistema estiver no fuso horário dos Açores, ao efetuar “Checkin” a uma reserva através da janela de Night Audit apresentava a mensagem de erro “Data de Checkin superior à data de hotelaria.”, não efetuando a operação de Checkin.
Erros similares devido a data de hotelaria também eram reproduzidos e foram tratados nas janelas:
Faturação em lote / Pagamentos; Atribuição de Alojamentos; Despertares; Faturação por Entidades; Lançar Movimentos/Encargos; as janelas de Planning; Reservas; e Alojamentos. –
62925 05/12/2024 COMERCIAL

Comercial – Integração de encomenda/orçamento em venda pelo processo “Integrar Encomendas / Orçamentos”.

Ao integrar um orçamento ou encomenda de cliente numa fatura pelo processo “Integrar Encomendas / Orçamentos”, se depois fosse feita alguma alteração ao documento que afetasse o total do documento, (adicionar artigos, alterar quantidades ou descontos, …), o total a pagar, o total de descontos, o total de impostos, o total de retenções da fatura mantinha-se inalterado, continuando a apresentar o valor original proveniente da integração da encomenda/orçamento.

Informamos que a falha em causa, foi introduzida na V22.00.07.

Para identificação e retificação dos documentos gerados com erros, propomos o seguinte:
1. Para regularizar os documentos com as falhas em causa, recomendamos a substituição dos documentos, gerando novos pela “duplicação com anulação” do documento anterior.
a) Isto porque, como o documento anterior tem erros nos cálculos, não será possível agora, gerar nota de crédito de igual valor
2. Para facilitar a identificação de documentos com estas falhas, propomos o uso da query abaixo:
SELECT intTpEntidade , intcodentidade, strcodseccao, strAbrevTpDoc , strcodexercicio , intNumero, (TLin – TCab ) as dif
FROM (
SELECT C.intTpEntidade , C.intcodentidade, C.strcodseccao, C.strAbrevTpDoc , C.strcodexercicio , C.intNumero ,max( c.fltTotalToPay ) as TCab , sum (l.fltvalorapagar) as TLin
FROM mov_venda_cab AS C WITH (NOLOCK)
LEFT JOIN mov_venda_lin AS l WITH (NOLOCK) ON
(C.strcodseccao = l.strcodseccao AND
C.strAbrevTpDoc = l.strAbrevTpDoc AND
C.strcodexercicio = l.strcodexercicio AND
C.intNumero = l.intnumero AND l.intTpLinha <>0 )
GROUP BY C.intTpEntidade , C.intcodentidade, C.strcodseccao, C.strAbrevTpDoc , C.strcodexercicio , C.intNumero
) as e
WHERE ABS(TLin -TCab ) >1

62923 05/12/2024 CTE

Contabilidade\ Controlo de Pendentes – impossibilidade de gerar valores por conta nas liquidações

Com a disponibilização da versão V22.07, na gestão de pendentes não estava a ser possível gerar liquidações com valores por conta, mesmo se o tipo de documento da contabilidade estivesse parametrizado para gerar e abater pendentes, pelo que obrigava a selecionar sempre um pendente para liquidar.
Este comportamento foi ajustado para passar a permitir gravar o movimento de liquidação com valores por conta, caso o tipo de documento esteja parametrizado para poder em simultâneo gerar e abater pendentes.
Se o tipo de documento só permitir exclusivamente o abate de pendentes, mantém o atual comportamento de ter sempre de ser indicado um pendente para liquidar. –
62927 05/12/2024 GRH

Rec. Humanos\ Descarga para a CTE – erro ao descarregar movimentos com planos operacionais

Caso a empresa estivesse a usar planos operacionais na Contabilidade, ao efetuar a descarga de Recursos Humanos para a CTE, se estivesse também a ser gerado movimento com linhas para um plano operacional, dava o erro impeditivo: “Campo NULL_Cannot insert the value NULL into column ‘dtmData’, table Tbl_CTE_lastSystemEntryDate; column does not allows nulls. INSERT fails”. –
62926 05/12/2024 POS

POS Front-Office\ Vendas\ Janela de Pagamentos – bloqueio do botão de impressão

Tendo o posto configurado para não imprimir automaticamente ao gravar documentos, na janela de pagamentos o botão de imprimir aparece
corretamente desativado, mas ao tentar ativar o botão, este ficava bloqueado e não se conseguia imprimir diretamente a partir da janela. –
62863 19/11/2024 ARC

ARC – Faturação manual de portagens VVP

Os registos VVP importados pela customização estavam a ser apresentados em qualquer empresa que se aceda, independentemente da empresa configurada para importação de movimentos VVP. A janela de Faturação Manual de portagens VVP passou a ser apresentada apenas para a empresa configurada para importação de movimentos VVP.
a) Após o acesso à janela de faturação manual (ribbon), caso a empresa aberta não seja a empresa configurada nas parametrizações, vai ser apresentada uma mensagem a indicar esse facto e não permite continuar com a apresentação da janela / resultado da consulta via verde.
b) Caso o tipo de documento a gerar a faturação manual não estiver disponivel para utilização na secção devida, alertar o utilizador com mensagem impeditiva “O tipo de documento Venda/Consumo não está disponível para utilização na secção do movimento!” e não vai ser gerado qualquer mov. venda!
c) Se o assistente não encontrar um processo disponível/acessível para debitar as portagens / combustíveis / parques, será gerada uma fatura «conjunta» na secção de configuração (e caso não esteja ativa a configuração de usar “faturação manual na seção do processo”). –
62666 19/11/2024 AUT-CHECKIN

Check-In – Criação de viatura com indicação de Matricula, Nº Chassis ou Nº Série

Passou a ser possível na app Check-In criar uma nova viatura fornecendo também o número de chassis e/ou o número de série além do campo chave (que era o único na versão anterior). –
62915 19/11/2024 COMERCIAL

Exportação das tabelas Cegid Eticadata para integração na solução Cegid Vendus

Para dar resposta aos utilizadores da linha Basic do Cegid Eticadata que pretendam migrar para a solução de faturação em cloud Cegid Vendus, passa a estar disponível no Cegid Eticadata um conjunto de consultas personalizadas preparadas para exportar os dados relevantes no formato de importação requerido pelo Cegid Vendus.

O processo consiste na exportação de dados para ficheiros .csv, que podem ser facilmente importados no Cegid Vendus.

As consultas de Exportação para Cegid Vendus encontram-se em “Base\Utilitários\Exportações padronizadas\Exportação Cegid Vendus”, devendo ser executadas individualmente e exportadas para ficheiros .csv a partir do menu de contexto das respetivas consultas, sendo a exportação efetuada no formato padronizado do Cegid Vendus.

Para uma integração completa dos dados passíveis de serem importados no Cegid Vendus, as entidades a exportar são:
– Clientes
– Fornecedores
– Artigos
– Inventário
– [NOTAS]
– Para que a importação dos inventários ocorra sem problemas, é necessário criar previamente os armazéns no Cegid Vendus, com a mesma designação existente no Cegid Eticadata, dado que a ferramenta não dispõe de um interface para importação de Armazéns.
– As consultas de exportação das entidades (Clientes e Fornecedores) disponibilizam um parâmetro para permitir ao utilizador incluir ou não entidades inativas na exportação;
– A consulta de exportação de Produtos assume ‘por defeito’ o campo ‘Categoria’ do Cegid Eticadata para exportação como Categoria, podendo o utilizador optar por exportar o campo ‘Tipo’ através do parâmetro criado para o efeito nessa consulta.
– A consulta de exportação de Produtos assume ‘por defeito’ o ‘Nível/Tipo de Família’ configurado para “Permitir definir condições nas famílias” como campo a exportar como Marca, podendo o utilizador optar por exportar qualquer outro ‘Nível/Tipo de Família’ através do parâmetro criado para o efeito nessa consulta.
– A consulta de exportação de Produtos assume ‘por defeito’ a linha com o Número 1 nos Preços de Venda para cálculo do PVP a exportar, podendo o utilizador optar por usar outro número de linha através do parâmetro criado para o efeito nessa consulta.
– O Preço de Custo extraído para a consulta de exportação de Produtos é o preço de custo de referência para artigos que não movimentam stock e o preço de custo médio para os restantes artigos.
– A Unidade de medida extraída para a consulta de exportação de Produtos é o código oficial da unidade de venda, ou o código da unidade de venda, caso esta não tenha o código oficial preenchido.
– Por questões técnicas, em qualquer dos campos exportados de qualquer das consultas mencionadas, são removidos os caracteres ‘aspas’ ( ” ), e os caracteres ‘backslash’ ( \ ) e ‘new line feed’ (enter) são substituídos pelo caractere ‘espaço’ ( ‘ ‘ ).
62853 19/11/2024 COMERCIAL

Troca de informação nas combos

Quando configurado nas preferências do utilizador para “Utilizar listas em memória”, por vezes, ao abrir outra empresa, a informação de algumas listas (combos) não era devidamente atualizada para as informações da nova empresa aberta, listando ainda os registos da empresa usada anteriormente.

Depois ao forçar a atualização da lista já apresentava a informação correta.
62913 19/11/2024 CRM

CRM | Agenda \ Utilizadores – Configurações / Nº Grupos – Movimentar pelas setas de deslocação de grupo (>).

Estando configurada a agenda para apresentar grupos de utilizadores, com o número de grupos (nº entidades) superior ao máximo de colunas visíveis na janela, ao movimentar nas setas de deslocação de grupo (>), caso a 1ª coluna agora vísivel fosse referente a um utilizador que tem o apontamento/atividade «multi-dia», o descritivo dessa atividade estava a «saltar» para a coluna imediatamente a seguir com banner de cabeçalho (atividade do tipo “Todo O Dia”), trocando por isso a indicação da atividade em relação ao utilizador/pessoa devida. Esta situação ficou corrigida nesta atualização.
62858 19/11/2024 CTE

Contabilidade\ Utilitários\ Consolidação de Contas\ Parametrizações – Ajustes diversos

Nos diferentes separadores da janela de parametrização da Consolidação de Contas foram ajustadas diversas operações cujo comportamento estava incorreto, nomeadamente:

– No separador “Perímetro” ao remover uma linha não estava a respeitar a empresa selecionada, e eliminava aleatoriamente outra linha.

– Nos separadores “Anulações de Saldos” e “Anulações de Operações Recíprocas”, ao recalcular dava erro impeditivo caso existissem contas no plano de contas das empresas em estudo que tivessem descrições com mais de 50 caracteres.
Além disso, todas as grelhas que têm a coluna da descrição de conta foram revistas para passar a permitir a inserção de 100 caracteres.

– No separador “Acumulação de Contas”, caso fosse alterada a ordem na grelha das empresas participadas, nas subgrelhas dos planos, para a empresa selecionada, a coluna “Conta Resultante” não ficava em conformidade com o definido na respetiva máscara de contas (no separador do perímetro).
De igual forma, nos separadores “Anulações de Saldos” e “Anulações de Operações Recíprocas” se fosse alterada a ordem na grelha dos relacionamentos entre empresas, a informação das contas apresentadas nas subgrelhas não correspondia ao relacionamento selecionado. –
62909 19/11/2024 CUST

Cust. ID 712 – Webservice integração (Endpoints) – Campo telefone só permite inserir 15 caracteres

O webservice de integração (Eticadata.Cust.712.Endpoints) só estava a permitir inserir 15 caracteres para o telefone, em vez dos 40 caracteres da base de dados.

O campo relativo ao telefone – “Phone” – foi ajustado nas entidades (Clientes e Fornecedores) e nos movimentos (Encomendas, Compras, Vendas e Liquidações) – “PhoneNumber” – para permitir inserir telefones até 40 caracteres.
Foram igualmente ajustados os campos relativos ao telefone – “Phone” – e telemóvel – “CellPhone” – dos Contactos de clientes e fornecedores, para permitirem igualmente até 40 caracteres.
62783 19/11/2024 GOP

GOP \ Projetos – Capítulos com valores unitários

No GOP acontecia por vezes, quando se convertia uma tarefa em capítulo, adicionando subtarefas, o capítulo ficava com valores unitários. –
62766 19/11/2024 GOP

GOP \ Análise de projetos – Análise detalhada

Na janela de Análise Detalhada, na opção de Proveitos, a pré-visualização da grelha “Detalhada” dos Autos de Medição passou para um formato horizontal. –
62763 19/11/2024 GOP

GOP \ Projetos / Detalhes – Aumentada área do Articulado

Foi aumentada a área do Articulado no separador “Detalhes” das janelas de Orçamentos e Projetos GOP
62922 19/11/2024 INV

Investimentos \ Coeficientes de desvalorização da moeda – 2024 | Portugal

Portaria nº 288/2024/1 , de 7 de novembro, procede à atualização dos coeficientes de desvalorização da moeda a aplicar aos bens e direitos alienados durante o ano de 2024, cujo valor deva ser atualizado nos termos dos artigos 47.º do Código do IRC e 50.º do Código do IRS, para efeitos de determinação da matéria coletável dos referidos impostos.

Os novos coeficientes de desvalorização serão refletidos pelo processo de atualização de dados nos exercícios cuja data de início seja igual ou superior a 2024.

IMPORTANTE: Deverá ser executada a opção de recálculo de mais/menos valias que se encontra nos utilitários, de modo a refletir os novos coeficientes, nos documentos de alienação/abates lançados no exercício de 2024, para cálculo das mais/menos valias fiscais. –
62699 19/11/2024 STD

Autogest \ Stands \ Processos – Compra de viatura a entidades comunitárias ou extracomunitárias

Ao lançar um item de compra no processo de stands para um fornecedor Comunitário, estava a ser calculado a taxa Isenta de IVA indevidamente. –
62924 19/11/2024 STOCK-COUNT

Stock Count | Contagens – Demora ao abrir contagens e ao alterar a quantidade

Na App Stock Count ao abrir contagem com um elevado número de linhas (ex.: 4000 linhas), demorava cerca de 1 min., até que ficasse disponível a procura das linhas e edição das quantidades-

Além disso, após inserir (editando e não pelo +) e confirmar a quantidade, verificava-se demora semelhante, até que a App permitisse realizar a próxima operação.