Eticadata Update – 19.00.07_219_073

RECOMENDAÇÔES:

Assim para além da preocupação habitual de efetivar as respetivas copias de segurança ou garantir que as mesmas estão feitas antes de aplicar qualquer update.

Não menos importante, devem verificar se existem atualizações do Sistema operativo quer do servidor quer dos postos para instalar e devem de vez em quando reiniciar o servidor e os postos para que as mesmas sejam aplicadas

Os clientes que tenham contratos que englobem a implementação dos referidos updates informamos que as mesmas já estão e ser efetuadas e que até ao final do dia de amanhã já estarão todos atualizados como habitualmente

Os clientes que forem autónomos a fazerem a instalação do referido update acima mencionado devem ter em especial atenção as regras de instalação bem como as nossas recomendações ( Se necessário devem solicitar-nos o ficheiro do Fix Disponibilizado )

Todos os outros casos, se assim o entenderem devem solicitar e agendar com o nosso departamento de assistência para que seja feita a prestação de serviços para implementação dos mesmos e de acordo com as normas em vigor para o efeito.

Importante : Os clientes que tenham integrações com aplicações externas, devem obter a confirmação por parte desses integradores de que tudo está compatível com este update agora disponibilizado.

Eticadata Update – 19.00.07_219_073

COMERCIAL

E-Fatura – Cabo Verde

Existiam muitas situações de documentos de venda, que estavam configurados para apresentar preço unitário com IVA incluído, que não podiam ser comunicados.

Este erro era provocado porque as validações do e-fatura, calculam o valor do IVA por linha, e somavam esse valor sem arredondamentos, e este era o valor usado para confrontar com o total de IVA do documento.

Para usar esta nova versão, deve garantir que tem instalada a versão do Middleware e-Fatura de 01.03.2022 ou superior, e que está aplicada a versão disponível através do seguinte link https://static.eticadata.com/consulting/V19/Eticadata.Cust.709.ElectronicInvoicing.zip?v=20220301
COMERCIAL

Base \ Utilitários \ Exportação SAF-T (PT) – Portaria 302/2016 – Erro ao gerar ficheiro com tamanho superior a 2GB

Ao gerar o ficheiro SAF-T, quando o tamanho do ficheiro excedesse 2GB dava o erro: “99999 – An XML operation resulted an XML data type exceeding 2GB in size. Operation aborted.”
Procedeu-se ao ajuste em conformidade apenas nas opções “Integrado – Contabilidade e Faturação” e “Contabilidade”, uma vez que a opção “Faturação” já permite fracionar a exportação por meses, dispensando-se assim de tratamento adicional.
COMERCIAL

Financeira\ Letras a Receber – letras em carteira já liquidadas

Quando se efetuava uma liquidação por letra que originava 2 ou mais letras no mesmo documento, enquanto todas as letras dessa liquidação não estivessem liquidadas eram apresentadas como estando em carteira na lista de letras a liquidar, mesmo que alguma delas já tivesse sido liquidada.
COMERCIAL

Venda \ Introdução de documentos – Total de descontos com o valor “-1”

O total de descontos estava a surgir com o valor “-1”, quando não seria esperado qualquer valor, uma vez que o documento não tinha qualquer desconto.

A situação ocorreu num cenário, muito particular, em que, entre outros fatores, a moeda do documento estava configurada com duas casas decimais para valores unitários e arredondamento à unidade nos valores totais.
COMERCIAL

Comercial – Documentos a apresentar preços com IVA e descontos em valor – UBL CIUS-PT

Ao emitir um documento de venda configurado para apresentar preços com IVA e gerar UBL segundo a norma CIUS-PT, caso nalguma linha da venda fosse atribuído um desconto em valor, o UBL estava a ser gerado com valores errados, pois não estava a retirar a parte do IVA do desconto em valor, podendo levar à rejeição do documento, ao submeter o mesmo via webservice, caso a discrepância de valores daí resultante fosse superior à tolerância de 1€ na validação do campo BT-131 (LineExtensionAmount).

Foi retificado o algoritmo de geração do UBL, para lidar corretamente com descontos em valor, em documentos configurados para apresentar preços com IVA.
COMERCIAL

Comercial\ Descarga para a CTE de compras e liquidações – contas de retenção de IRS/IRC com sugestão do tipo de rendimento 07

Na descarga para a CTE de compras e liquidações com movimentação de conta de retenção de IRS/IRC, estava a ser sugerido de forma automática o tipo de rendimento 07 (que se refere a não residentes), pelo que passou a ser proposto o tipo de rendimento com o menor código, de todos os tipos de rendimentos associados à rubrica de impostos definida na conta de retenção.
COMERCIAL

Financeira\ Mapas\ Listagem de Pendentes – apresentação de valores líquidos de retenções / pendentes à data de fim

Na emissão da listagem de pendentes tendo ativa a opção de apresentar valores líquidos de retenções (IRS/IRC), apresentava valores incorretos para os documentos com retenções que já tivessem tido uma liquidação parcial.
O problema ocorria de igual forma, quer a opção de apresentar valores pendentes à data de fim estivesse, ou não, ativada.
COMERCIAL

Financeira – Tesouraria – Folha de Caixa: Erro 99999 ao selecionar a conta

Nalgumas bases de dados, nas folhas de caixa ao seleciona uma conta ocorria o erro:
“99999 – conversion failed when converting the varchar value ‘NULL’ to data type int.”
COMERCIAL

Base\ Consultas Diversas\ Stocks/Artigo\ Tipo: Documentos/Tp.Doc. – ordenação dos documentos

A consulta por documentos não estava a apresentar todos os documentos pela ordem cronológica correta, o que por vezes originava a apresentação de quantidade acumulada negativa, quando efetivamente o stock não tinha ficado a negativo.
COMERCIAL

Base\ Quadro de Gestão\ Disponibilidades – Contas de caixa

No quadro de gestão apresentava um valor incorreto para a disponibilidade das contas de caixa.
O mesmo problema ocorria nas Consultas Diversas, na consulta dos saldos da situação de tesouraria.
COMERCIAL

ANGOLA | Impostos Complexos – Erro ao gravar Pagamento a fornecedor | Erro ao posicionar no documento de venda

Em cenários de utilização concorrencial, na gravação de documentos de compras, caso dois utilizadores fizessem a gravação simultânea de um documento com o mesmo número, um dos documentos podia ficar sem linhas de impostos e o outro com impostos repetidos na mesma linha.
Consequentemente, ao tentar efetuar um pagamento ao fornecedor ou ao posicionar numa fatura gravada nessas circunstâncias, ocorria o erro: “99999 – Estas colunas não têm atualmente valores exclusivos”.
CTE

Mapas\ Modelos Oficiais (PT) \Declaração Modelo 39 – apagar do campo 07 / erro ao gerar ficheiro

Caso o utilizador indicasse uma data no campo 07 (do quadro 2) e gravasse, se depois essa data fosse apagada, ao gerar o ficheiro ocorria o erro:
“13 – A conversão da cadeia ‘0’ para o tipo ‘Date’ não é válida”.
CTE

Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais\ Modelo 3 (IRS) – Modelo em vigor em 2022 | Portugal

Portaria 303/2021, de 17 de dezembro, aprovou as alterações da declaração de rendimentos modelo 3 e instruções de preenchimento para vigorar a partir de 2022, em que no erp eticadata se traduziram no seguinte:
– Alterações aos anexos B, e C;
– Atualização do anexo SS, de acordo com a Portaria 249/2021, de 12 de novembro, que aprovou o novo modelo RC 3048-DGSS, designado Anexo SS e respetivas instruções de preenchimento, integrado na declaração modelo 3 (IRS).
– Ajustes ao processo de geração do ficheiro, estando em conformidade com o validador atualmente disponível no portal da AT (Autoridade Tributária e Aduaneira);
– Nos campos compatíveis está garantida a transposição da informação pré-preenchida pelo utilizador na versão anterior para o novo modelo;
– As alterações referidas estão disponíveis para os utilizadores com CASE válido em 01/04/2022, não sendo necessário qualquer procedimento adicional de licenciamento para estes utilizadores. Nos restantes casos será requerido novo licenciamento para ter acesso à atual versão do modelo.
CTE

Tabelas \ Outras Tabelas \ Municípios – Atualização das taxas de Derrama referentes ao exercício de 2021 | Portugal

As taxas de derrama da tabela de municípios foram atualizadas, de acordo com o Ofício Circulado n.º 20237/2022, de 27 de janeiro , no qual foi divulgada a lista de municípios com indicação dos códigos de Distrito/Concelho e respetivas taxas para aplicação sobre o lucro tributável de IRC (calculado no modelo 22) do período de 2021.

As novas taxas são inseridas de forma automática pelo processo de atualização de dados, não sendo necessário qualquer ação adicional por parte do utilizador.
CTE

Contabilidade\ Modelos Oficiais – Modelo 22 (IRC) em vigor em 2022 | Portugal

Despacho n.º 10911/2021 de 9 de novembro, aprovou as alterações da declaração de rendimentos modelo 22, respetivos anexos e instruções de preenchimento para vigorar a partir de 2022, para o cumprimento da obrigação declarativa prevista no n.º 2 do artigo 117.º do Código do IRC, que no ERP eticadata se traduziram no seguinte:
– Alterações à folha de rosto e ao anexo D;
– Ajustes ao processo de geração do ficheiro, estando em conformidade com o validador atualmente disponível no portal da AT (Autoridade Tributária e Aduaneira);
– Nos campos compatíveis está garantida a transposição da informação pré-preenchida pelo utilizador na versão anterior para o novo modelo;
– As alterações referidas estão disponíveis para os utilizadores com CASE válido em 01/02/2022, não sendo necessário qualquer procedimento adicional de licenciamento para estes utilizadores. Nos restantes casos será requerido novo licenciamento para ter acesso à atual versão do modelo.
CTE

Contabilidade\ Mapas\ Declaração Periódica IVA (PT)\ Anexo de Clientes/Fornecedores – validação dos campos das aquisições inferiores a 5000€

Caso o anexo de clientes ou de fornecedores tivesse os campos relativos às aquisições de montante inferior a 5000 euros sem estarem preenchidos (sem resumo) e por isso com valor zero (0,00), a declaração não estava a conseguir ser validada na entrega através do portal da AT.
Contudo se fosse utilizado o validador “offline”, o ficheiro gerado pelo ERP era validado e submetido com sucesso.
CTE

Contabilidade\ Utilitários\ Diagnóstico de Retenção de IRS/IRC – erro ao abrir o diagnóstico

Ao abrir o diagnóstico de retenção de IRS/IRC ocorria o erro “99999 – Incorrect syntax near the keyword ‘AND'”.
GOP

GOP \ Projeto e subempreitada – projetos com códigos duplicados e subempreitada com mensagem de erro.

Corrigida a situação que permitia criar projetos com código duplicado.
GOP

GOP | Projetos \ Operações \ Gerar Auto – Load operation failed for query ‘GetProjectsSuspensionExtensions’ / Load operation failed for query ‘GetProjectosLinhas’ [HttpRequestTimedOutWithoutDetail]

Corrigidos os erros de timeout que ocorriam ao tentar gerar um auto cliente ou produção ou registo de obra, a partir do projeto com muitas linhas de articulado (>1500).
Os processos de carregamento das linhas do Projeto nos autos foram revistos, no sentido de melhorar o tempo de resposta dos mesmos, minimizando assim a probabilidade de ocorrência de erros de timeout.

GOP

Reorçamentação – Erro no configurador de grelha.

Corrigido o erro ao editar configurador da grelha de articulado da janela de reorçamentação, que não permitia qualquer tipo de alteração e que poderia impedir a criação de autos a clientes, caso o projeto ainda não estivesse configurado corretamente.

GOP

GOP | Erro ao importar um Orçamento e/ou Projeto desde Excel (Adicionar Tarefa)

Corrigido o erro que ocorria ao importar tarefas de um ficheiro em Orçamento/Reorçamentação, que fazia a janela deixar de responder corretamente a qualquer inserção feita pelo utilizador.
GOP

GOP \ Orçamento e Reorçamentação: valor total de vendas não é atualizado.

Corrigido o erro que ocorria no Orçamento e na Reorçamentação, quando removia uma tarefa do articulado com valor de venda preenchido e gravava, o valor total de vendas não era atualizado.
GRH

Recursos Humanos \ Tabelas \ Funcionários – Preenchimento por defeito do tipo de rendimento

Ao criar uma nova ficha de funcionário, o campo “Tipo de Rendimento” passou a ser preenchido por defeito com o tipo de rendimento “A – Trabalho dependente…”.
GRH

Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS vigentes em 2022 a partir de 1 de Março (Portugal | Continente, Açores e Madeira)

Foram atualizadas as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente, para vigorarem a partir de 1 de Março de 2022, no Continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, através dos seguintes despachos:
– Continente: Despacho n.º 2390-B/2022, de 23/02.
– Açores: Despacho n.º 2390-A/2022, de 23/02.
– Madeira: Despacho n.º 98/2022, de 25/02.

Segundo os diplomas publicados, as novas taxas deverão ser aplicadas aos rendimentos pagos ou colocados à disposição, a partir de 1 de março de 2022.

Na sequência da referida atualização das taxas, no ERP eticadata V19 será gerada uma nova tabela de retenção com data de entrada em vigor de 1 de março de 2022, com a atualização das taxas de retenção das tabelas I a VI (relativas a trabalho dependente), de acordo com os despachos acima referidos.
As taxas referentes a pensões (das tabelas VII a IX) irão manter-se de acordo com os diplomas de retificação anteriormente publicados em fevereiro de 2022.
As taxas serão automaticamente atualizadas no ERP eticadata, caso as mesmas não tenham sido previamente inseridas.

Não é requerido licenciamento adicional para além do requerido para ter acesso a esta versão.
GRH

Rec. Humanos\ Tabelas\ Taxas de Retenção (Angola) – Tabelas de Retenção de IRT em vigor em 2020

Ao criar uma nova empresa com país-sede Angola passaram a ser disponibilizadas as taxas de retenção de IRT, em vigor a partir de Agosto de 2020.
GRH

QUADRO PESSOAL CABO VERDE – 2022

Foram implementadas as alterações ao Quadro do Pessoal para o ano de 2022 que terá de ser entregue até final de Março.2022.
As principais alterações foram a alteração do nome do ministério e a inclusão do campo email da empresa, na primeira página do modelo oficial.
Esta versão do quadro do pessoal está disponíveis para todos os cliente que tenham CASE ativo à data de 31/03/2022 e que tenham licenciado o módulo de GRH.
GRH

Rec. Humanos\ Mapas Oficiais (Cabo Verde)\ Mapa de Segurança Social – ajustes diversos

No mapa e/ou suporte magnético da segurança social foram efetuados os seguintes ajustes:
1 – O valor da coluna “Outras Remunerações” foi corrigido no caso em que existiam dois abonos que concorriam para a segurança social com as seguintes características: valor igual nos dois abonos, um para o corrente mês (sem data efeito) e o outro com data efeito no mês anterior, configurados como “Comissões/ Abonos/ Outras” e “Trabalho Suplementar”.
2 – Na emissão do mapa, o campo do número de contribuinte passou a mostrar o número da segurança social, em vez do NIF da empresa.
GRH

Rec. Humanos\ Processamento – Cálculo de duodécimos com faltas de início e/ou fim de contrato

Com processamento a 30 dias, nos meses com 28/29 ou 31 dias e tendo lançado faltas de início e/ou fim de contrato, os duodécimos estavam a ser calculados com base nos dias do mês e não sobre os 30 dias.
De modo a ter maior flexibilidade no cálculo das faltas/vencimento, em cenários com lançamento de faltas de início/fim contrato, para o tipo de processamento a 30 dias, foram efetuadas as seguintes alterações:
– Passa a ser tida em conta a configuração das faltas de início/fim de contrato relativa ao cálculo pelos dias do mês ou 30 Dias, também para as faltas de início de contrato (à semelhança do que já era feito para as faltas de fim de contrato).
– As faltas a lançar passaram a ser calculadas com base nos dias do mês / 30 dias (consoante a configuração), deduzidos dos dias trabalhados.
– O cálculo dos duodécimos será baseado de igual forma, nos dias de falta/dias trabalhados, conforme o descrito no ponto anterior.
GRH

Rec. Humanos\ Processamento – faltas referentes a outros períodos lançadas em várias linhas

Ao efetuar o processamento tendo faltas com data efeito de outro período, em que essas faltas eram lançadas em vários dias/linhas, os valores da falta e do vencimento não ficavam corretamente calculados.
GRH

Rec. Humanos\ Novas operações suportadas via API

Para o módulo de recursos humanos passou a ser possível executar, via API, as seguintes operações: processamento de salários, simulação de recibo, remoção de processamentos e envio de recibos de vencimento por email.
POS

Tabelas\ POS – Disponibilização da tabela de impressoras de serviço com licença para eMobile

Tendo licença da linha Basic com módulos de eMobile e de GCE não estava a disponibilizar a tabela de impressoras de serviço.
O mesmo problema ocorria também nas linhas Premium e Extended, se a licença não incluísse também o módulo de GCE vendas ou GCE ONE (no caso da linha Premium).
POS

POS\ Envio de dados para balança IPESA RUBY – erro ao enviar

Tendo a balança IPESA RUBY (modelos Delta Superior, BP Maxima 21), com comunicação “Conversor”, ao enviar dados para a balança ocorria o erro: “Terminal nº 1 PLU: 2 – Ocorreu o erro -2 – ´Resultado desconhecido…´ na função PLIW (…) SendProducts #-2”.
POS

POS/GOURMET | Vendas – Artigo Menu a discriminar artigos componentes vs Anular Artigo | Venda a Cliente

1) Tendo lançado um artigo Menu configurado para discriminar artigos (componentes), com quantidade superior a 1, se depois se fosse anular uma unidade usando o botão “Anular Artigo”, as quantidades dos componentes estavam a ser multiplicadas pela quantidade anterior, p.e., se tivessem sido lançadas 3 unidades, ao anular uma unidade, o artigo menu ficava com duas unidades, mas os componentes ficavam com 6 unidades.

2) Tendo configurada a fatura simplificada como documento a emitir por defeito, caso fosse lançado um artigo Menu configurado para discriminar artigos, se ao pagar fosse indicado um cliente para a fatura a emitir, cenário em que é feita a substituição do documento de venda, ao pagar os componentes do artigo menu estavam a ser multiplicados pela quantidade lançada, p.e., lançando 2 artigos Menu a discriminar componentes, ao efetuar o pagamento tendo indicado um cliente para o doc. venda, as quantidades dos componentes passavam a 4 unidades.
POS

POS Front-Office\ Cartões de Consumo – Erro ao imprimir conta após novo lançamento de artigos

Tendo lançado previamente um ou mais artigos num cartão de consumo, ao voltar a lançar mais artigos nesse cartão e mandar imprimir a conta sem sair do pedido do cartão, era apresentada a seguinte mensagem: “Cartão em uso noutro Posto! Os consumos não serão registados.”
POS

POS Front-Office\ Leitura de talões da balança – artigos vendidos à unidade

Quando o talão da balança continha artigos vendidos à unidade (não configurados como sendo a “granel”), se a quantidade a faturar desses artigos fosse superior a 1 unidade, ao ler o talão estava indevidamente a tratar os artigos como se fossem a granel e a dividir a quantidade por 1000, lançando assim uma quantidade incorreta.
POS

Moçambique | GOURMET – MESAS – Vendas Anuladas pela aplicação

Em contexto de países sede sem certificação (p.e. Moçambique) se fosse feito o pagamento de uma mesa imediatamente após o lançamento dos artigos para a mesa, i.e., sem fechar a janela de lançamento de artigos para a mesa, e depois fosse feito o lançamento de artigos noutra mesa e, depois de sair, feita a impressão de conta dessa mesa, a venda da mesa paga anteriormente estava a ser indevidamente anulada pelo POS.
STOCK-COUNT

Stock-Count – Contagens – Anomalias detetadas nos testes à sit. 57611

– Corrigida a sobreposição do texto “localização” e o campo da quantidade, na janela de introdução de contagens, quando o ecrã estava na horizontal.
– Ao adicionar um artigo que gere numero de série, deixa de ser possível indicar a quantidade, de forma a que apenas sejam contados números de série.
– corrigida a exportação para PLT das contagens
STOCK-COUNT

Stock Count – Pesquisa de artigos

Na pesquisa de artigos deixou de filtrar os registo com o “Contém”, a única forma de obter o pretendido é utilizar “%” no inicio e fim do texto introduzido.
STOCK-COUNT

Stock-Count | Associação de código de barras novo

Para os artigos novos que não tem o código de barras associado, passou a ser associar ao campo do código de barras principal (em vez de associar ao código de barras alternativo).
Caso o artigo já tenha código de barras principal, o código de barras continua a ficar armazenado nos códigos de barras adicionais.
STOCK-COUNT

StockCount | Nova funcionalidade PLT com Encomenda

O ficheiro PTL exportado do picking de encomendas passa a ter a chave primária das encomendas que foram picadas.