Foi disponibilizada uma nova actualização ERP V19 19.00.07_219_042

ERP V19 – Eticadata ERP V19

Este update justifica-se devido aos requisitos definidos pela AT (Autoridade Tributária e Aduaneira) para efetuar a comunicação das séries dos documentos em uso pelas empresas, que irá obrigar a alterações no erp Eticadata na atual matriz de construção do número único atribuído às faturas e a demais documentos fiscalmente relevantes, na prática a qualquer documento exportável para SAF-T (PT).

É por isso, desejável que esta atualização seja aplicada em todos os utilizadores que emitam faturas ou outros documentos fiscalmente relevantes, antes de serem emitidos documentos em 2022, sob pena do utilizador se deparar com alguns constrangimentos, quando tiver de comunicar as séries dos documentos.

Versão Disponibilizada : ERP V19 – Eticadata ERP V19 19.00.07_219/042 03/12/2021

Na sequência da informação agora disponibilizada e uma vez que devem ter em consideração a manual de procedimentos que anexamos chamamos a Vossa especial atenção para seguinte ponto do Boletim Tecnico em anexo :

Nova matriz de construção do número único do documento, nas faturas e outros documentos fiscalmente relevantes | Portugal

Devido aos requisitos definidos pela AT (Autoridade Tributária e Aduaneira) para efetuar a comunicação das séries dos documentos em uso pelas empresas, deparamo-nos com uma limitação no erp Eticadata na atual matriz de construção do número único atribuído às faturas e a demais documentos fiscalmente relevantes, na prática a qualquer documento exportável para SAF-T (PT).

A limitação está relacionada com a componente da série que no erp Eticadata é composto pelo código da secção e pelo ano do exercício, situação que pode levar a códigos de séries repetidos, caso na mesma secção seja usado mais de um tipo de documento com classificação SAF-T similar.

É por isso, desejável que esta atualização seja aplicada em todos os utilizadores que emitam faturas ou outros documentos fiscalmente relevantes, antes de serem emitidos documentos em 2022, sob pena do utilizador se deparar com alguns constrangimentos, quando tiver de comunicar as séries dos documentos.

Validação da base de dados com customizações antes de proceder à atualização

Em empresas com customizações desenvolvidas é possível que existam inconsistências na BD (p.e. Views, SP’s, Triggers, etc., do utilizador com referências a tabelas, campos ou outros objetos, que já não existem na BD), e que podem impedir a atualização com sucesso.

Para identificar se a BD contém ou não inconsistências, em empresas nas condições acima, deve ser executado o diagnóstico da script em anexo , ir corrigindo os problemas que surgirem, até que as últimas linhas de resultados, apresentem o texto abaixo:


*******************************************************************
RESULT: Database Code vs Database Objects – OK!

*******************************************************************
Este procedimento é recomendado antes de efetuar a atualização em cenários com customizações, para evitar demora nesta execução desta operação que possa causar constrangimentos ao utilizador.

Para mais informações consultar NovaMatrizNumeracaoDocumentos

 

RECOMENDAÇÔES:

 Assim para além da preocupação habitual de efetivar as respetivas copias de segurança ou garantir que as mesmas estão feitas antes de aplicar qualquer update.

Não menos importante, devem verificar se existem atualizações do Sistema operativo quer do servidor quer dos postos  para instalar e devem de vez em quando reiniciar o servidor e os postos para que as mesmas sejam aplicadas

 Os clientes que tenham contratos que englobem a implementação dos referidos updates informamos que as mesmas já estão e ser efetuadas e que até ao final do dia 04.12.2021 já estarão todos atualizados como habitualmente

  • Os clientes que forem autónomos a fazerem a instalação do referido update acima mencionado devem ter em especial atenção as regras de instalação bem como as nossas recomendações 
  • Todos os outros casos se assim o entenderem devem solicitar e agendar com o nosso departamento de assistência para que sejam feita a prestação de serviços para implementação dos mesmos e de acordo com as normas em vigor para o efeito.

  Nota : Não existindo qualquer contrato de prestação de serviços os mesmos serão cobrados de acordo com a nossa tabela de preços em vigor e se houver serviços pendentes de liquidação em atraso os mesmos devem ser regularizados.

 

Muita Atenção :

 AS NOSSAS RECOMENDAÇÕOES NO QUE DIZ RESPEITO ÀS QUESTOES DE SEGURANÇA E DE BACKUPS ACTUALIZADOS POIS CONTINUAMOS POR VEZES A CONSTACTAR QUE NEM SEMPRE ESTÃO A SALVAGUAR AS RESPECTIVAS COPIAS E SÓ DÃO POR FALTA DAS MESMAS QUANDO É NECESSARIO E NESSA ALTURA MUITAS DAS VEZES JÁ É TARDE.

 

Chamamos ainda a especial atenção para os clientes que ainda não tem os documentos com o QRCODE implementado devem requisitar esses serviços o quanto antes,  tendo em consideração as nossas comunicações anteriores sobre o esse assunto.

Destaques

A Mindafil informa os seus clientes que irá disponibilizar como habitualmente aos seus clientes com acesso á área reservada em www.mindafil.pt  a referida versão.

Mais informamos que em relação aos restantes utilizadores que não têm acesso á área reservada e não possuem qualquer contrato  que englobe a instalação das aplicações devem solicitar por email através do endereço assistencia@mindafil.pt o agendamento da instalação da mesma, estando esses serviços sujeitos aos custos de  prestação de serviços bem como ainda eventuais deslocações.

De igual modo informamos que os serviços de qualquer ajuste ou alteração de reportes que eventualmente possam vir a ser a necessários para o correto funcionamento da aplicação serão debitados de acordo que o preçário existente para o efeito.

Licenciamento

  1. O eticadata ERP V19 está sujeito a novo licenciamento, pelo que anteriores licenciamentos não serão compatíveis com a nova versão.
  2. Mantêm-se os sistemas de proteção (hasp ou chave virtual). Os utilizadores que possuam uma versão anterior à V16 e que pretendam evoluir para a nova versão, tipicamente não necessitarão de trocar de sistema de proteção, porém, caso possuam hasp 4, terão de evoluir o seu sistema de proteção para uma versão hasp mais recente ou optar pelo licenciamento através de chave virtual.

eMobile

As correspondentes APP para Android e Iphone foram atualizadas passando a ficar compatíveis com a atual versão que não é compatível com versões anteriores, pelo que, os utilizadores destes dispositivos apenas poderão atualizar para esta nova versão depois de ser efetuada a migração para o eticadata ERP v19.

Requisitos técnicos da V19

Requisitos mínimos de Hardware
  • Servidor

. Intel Core i5 (ou equivalente) ou superior

.4 GB RAM

.Rede 100 Mbps

.2 GB de disco

  • Posto de trabalho ou instalação monoposto

.Intel Pentium 2.5GHz ou superior

.2 GB RAM (4 GB recomendados em monoposto)

.Rede 100 Mbps (posto de trabalho)

.2 GB de disco (SSD recomendado em monoposto)

.Display | Resolução 1024 x 768

Nota: Estes requisitos podem variar em função das especificidades de cada cliente.

Requisitos de software
  • Microsoft Windows 7 ou superior; Microsoft Windows Server 2008 ou superior
  • Servidor Microsoft Sql Server 2008 ou superior – Instalação do Microsoft Sql Server 2016 Express disponível no DVD de

instalação.

  • Servidor Web (IIS ou Servidor Local – instalados e configurados automaticamente no setup)
  • Microsoft .Net FrameWork 4.5.1
  • Internet Explorer 11 ou superior
  • Silverlight 5 (mínimo) – Pela Web, Windows Update, ou DVD de instalação.
  • Componentes opcionais

.Microsoft POS for .NET 1.14 – Instalado automaticamente pelo ERP, sem confirmação, sempre que seja instalado o POS

Nota: Este componente não é instalado no Windows 8.0 e Windows Server 2012 por ser incompatível com esses sistemas.