Eticadata Update – 22.00.02_181_046
RECOMENDAÇÔES:
Assim para além da preocupação habitual de efetivar as respetivas copias de segurança ou garantir que as mesmas estão feitas antes de aplicar qualquer update.
Não menos importante, devem verificar se existem atualizações do Sistema operativo quer do servidor quer dos postos para instalar e devem de vez em quando reiniciar o servidor e os postos para que as mesmas sejam aplicadas
Os clientes que tenham contratos que englobem a implementação dos referidos updates informamos que as mesmas já estão e ser efetuadas e que até ao final do dia de amanhã já estarão todos atualizados como habitualmente
Os clientes que forem autónomos a fazerem a instalação do referido update acima mencionado devem ter em especial atenção as regras de instalação bem como as nossas recomendações ( Se necessário devem solicitar-nos o ficheiro do Fix Disponibilizado )
Todos os outros casos, se assim o entenderem devem solicitar e agendar com o nosso departamento de assistência para que seja feita a prestação de serviços para implementação dos mesmos e de acordo com as normas em vigor para o efeito.
Importante : Os clientes que tenham integrações com aplicações externas, devem obter a confirmação por parte desses integradores de que tudo está compatível com este update agora disponibilizado.
61289 | 17/05/2023 | ADM/PLT |
Servidor de proteções – erro no reinício diário das “escutas” O servidor de proteções foi ajustado para deixar de ocorrer o erro que acontecia ao fazer o reinício diário das escutas de pedidos (às 3h), o que originava que o servidor deixasse de aceitar pedidos, tendo de ser reiniciado para se conseguir entrar no ERP.
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61121 | 17/05/2023 | AUT-CHECKIN |
AutoGest CheckIn | Recepções – Filtrar Marcações pelo dia atual Ao registar uma Receção no dispositivo móvel, a lista de Marcações passa, por defeito, a apresentar as marcações do dia, podendo o período de filtragem ser alterado para devolver as marcações pendentes para um período mais alargado, através dos dois novos campos de data ‘De’ – ‘Até’.
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61119 | 17/05/2023 | AUT-CHECKIN |
Autogest Check-In | Erro “Não foi possível comunicar com o servidor.” ao sincronizar dados. Quando existem na BD do ERP viaturas cujo campo da quilometragem contenha espaços (o campo na bd do ERP é alfanumérico), ao fazer a sincronização de dados entre a App Check-In no dispositivo móvel e o ERP, ocorria o erro “Não foi possível comunicar com o servidor.”.
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61094 | 17/05/2023 | COMERCIAL |
ERP \ Encomendas clientes (com artigos em promoções). Tendo uma promoção com prioridade 9 para um determinado artigo AAA %desconto de X%
Gravar uma encomenda onde é efetuando o lançamento para esse artigo onde é aplicada corretamente a promoção. Criada uma nova promoção %Desconto para o mesmo artigo agora com desconto em valor e prioridade 2. Se à encomenda gerada anteriormente se adicionar um artigo qualquer o ERP recalcula os preços de todas as linhas de artigo existentes na encomenda e altera as promoções associadas aos artigos aquando da primeira gravação da encomenda. Deve aplicar a promoção de prioridade 2 caso a data da promoção esteja dentro da data do documento, caso contrário não deve aplicar. |
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61211 | 17/05/2023 | COMERCIAL |
Comercial\ Documentos Eletrónicos via EDI – Envio de documentos de vendas / possibilidade de exportação dos motivos de isenção de IVA No envio dos documentos de venda passou a ser possível, de forma opcional, incluir a informação do motivo de isenção de IVA , caso existam nos documentos artigos sujeitos a isenção.
Para tal, foi disponibilizada uma nova opção nas configurações do documento eletrónico – “Exportar Motivo de Isenção de IVA”, na ficha do cliente. Quando a opção estiver ativada, no envio/exportação dos documentos desse cliente, para os artigos isentos, a informação do código oficial e do motivo é exportada em complemento no final da respetiva linha de detalhe do imposto (registo “DI”). Nota: Para que a nova opção possa ser usada, é necessário que seja feito o mapeamento para os novos campos, por parte do “broker” EDI. No âmbito da implementação desta melhoria, foi também corrigida uma anomalia na customização das linhas (de artigos), que impedia a correta atribuição dos campos “customizados” no caso da linha da venda ser referente a uma conversão de vendas, originada por uma integração de encomendas. |
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61181 | 17/05/2023 | COMERCIAL |
Comercial – Desdobramento de lotes Ao editar um documento já gravado, com quantidades lançadas para um artigo que gere lotes mas ainda sem lote atribuído, e fossemos atribuir um lote para a linha, caso o lote selecionado não tivesse quantidade suficiente para satisfazer a necessidade e fosse feito o desdobramento de lotes, o processo de desdobramento de lotes não estava a funcionar corretamente.
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61180 | 17/05/2023 | COMERCIAL |
Contabilidade – Movimentos em falta / ajustes Em alguns cenários não identificados foi reportada a perda sem causa aparente de movimentos contabilísticos, lançados manualmente ou por descarga da Comercial, pelo que foram feitos ajustes a vários processos da Contabilidade e da Comercial, ao nível do tratamento das transações e conexões à base de dados efetuadas por esses processos, no sentido de evitar a perca de dados.
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61160 | 17/05/2023 | COMERCIAL |
Tabelas \ Outras Tabelas \ Novos Motivos de Isenção de IVA (PT) A atualização de dados para empresas PT, atualiza a lista de motivos de isenção de IVA de acordo com a última alteração efetuada ao documento publicado no portal da AT ( Tabela_codigo_motivo_insencao ), traduzindo-se no acréscimo dos seguintes novos motivos de isenção:
• M26: Isenção de IVA com direito à dedução no cabaz alimentar (Lei n.º 17/2023, de 14 de abril) • M34: IVA – autoliquidação (Artigo 2.º n.º 1 alínea n) do CIVA) Os novos motivos apenas serão adicionados caso os respetivos códigos oficiais não existam ainda nas bd’s a atualizar. Os novos códigos passam igualmente a ser distribuídos de base na criação de novas empresas PT. |
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61132 | 17/05/2023 | COMERCIAL |
Edição de Folhas de Obra – demora no lançamento das linhas Numa Folha de obra com muitas linhas (da ordem das várias centenas ou mesmo milhares), ao lançar novos artigos a ser produzidos, a aplicação demorava muito tempo a completar a operação.
Foi otimizado o processo de lançamento de linhas de artigo para o documento, por forma a melhorar o desempenho do mesmo, nomeadamente com a implementação de uma estratégia para saber se a linha dos movimentos tem fatores que impliquem o recalculo dos custos e apenas executar esse processo quando o mesmo se justifique. |
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59802 | 17/05/2023 | COMERCIAL |
Base \ Utilitários \ Exportação SAF-T (CV) A Portaria n.º 47/2021, de 07/10, define a estrutura de dados SAF-T (CV) para vigorar em Cabo Verde e introduz também o conceito de Taxonomias na contabilidade com modelo semelhante ao existente em Portugal.
O ficheiro SAF-T (CV), tem, suporte para as seguintes operações: • Movimentos de contabilidade (GeneralLedgerEntries) • Movimentos de conferência (WorkingDocuments) • Pagamentos (Payments), incluindo pagamentos a fornecedores e outros recebimentos/pagamentos • Tabela de taxonomias que requer associação às contas do plano, existindo apenas uma tabela, a aplicar a todos os referenciais contabilísticos. Foi implementada a infraestrutura necessária ao cumprimento das obrigações definidas por esta portaria, que ainda não se encontravam implementadas, para empresas com país sede CV, assim como templates e utilitários auxiliares à correta configuração do sistema. Assim, o utilitário de exportação SAF-T (CV) passa a dispor de 3 novas opções de exportação, Contabilidade, Ficheiro Completo e Outros, a juntar à exportação de Inventários já existente anteriormente. |
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61036 | 17/05/2023 | CTE |
Contabilidade\ Reconciliação de Movimentos\ Listagem de movimentos – erro ao aceder Na reconciliação de movimentos da Contabilidade, ao invocar a listagem de movimentos, estava a dar um erro de conversão.
Caso na data de filtro estivesse indicado um mês especial da contabilidade (por exemplo, 01-00 ou 31-15), ao aceder à listagem dava um outro erro: “A chave indicada não estava presente no dicionário”. O erro ocorria de igual modo se a listagem fosse acedida diretamente a partir das Consultas. |
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61079 | 17/05/2023 | CTE |
Contabilidade | Exportação SAF-T (CV) – Suporte às Taxonomias A Portaria n.º 47/2021, de 07/10, que define a estrutura de dados SAF-T (CV) para vigorar em Cabo Verde, introduz também o conceito de
Taxonomias na Contabilidade, para as quais foi criado o devido suporte no ERP. Nesse sentido foram efetuadas no ERP as seguintes alterações: – Ao criar uma nova empresa passou a ser obrigatório indicar qual o normativo contabilístico aplicável, a selecionar de entre as seguintes opções: .“SNCRF base”; . “NIRF” (Normas Internacionais de Contabilidade e Relato Financeiro); . “NRF-PE” (Pequenas Entidades); . “Outros Referenciais”. – No grupo de tabelas da Contabilidade surgiu a nova tabela: “Taxonomias”, para registo e edição do plano de taxonomias. – Na edição das contas do plano base foi disponibilizado um novo separador: “Taxonomias”, para efetuar e/ou consultar a associação entre a conta e a respetiva taxonomia. – Nos Utilitários da Contabilidade foi disponibilizada a opção: “Associação de Taxonomias”, a qual permite definir (ou alterar) para o exercício atual, as taxonomias a aplicar de acordo com o normativo contabilístico selecionado. – Ainda nos Utilitários foi acrescentada uma nova opção aos diagnósticos: “Diagnóstico de Conformidade de Operações”, que possibilita a deteção de anomalias relacionadas com as taxonomias, impeditivas da geração do ficheiro SAF-T CV. Esta funcionalidade requer Active CASE. |
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61156 | 17/05/2023 | CTE |
Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura – Configuração de documentos Na configuração dos documentos, o campo “Doc. Compra adicionais p/ procura” passou a permitir a inserção de até 300 caracteres.
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61152 | 17/05/2023 | CUST |
Vendas\ Utilitários\ POS\ Envio Dados Balança – Balança Marques / Enviar Ingredientes / Rotulagem de Géneros Alimentícios: Regulamento (UE) nº1169/2011 Ao executar o “Envio Dados Balança”, não está a ser possível “Enviar Ingredientes” para a Balança Marques, para cumprir com “Rotulagem de Géneros Alimentícios: Regulamento (UE) nº1169/2011”.
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61057 | 17/05/2023 | GRH |
Tabelas \ Recursos Humanos \ Abonos/Descontos \ Subsídio de alimentação – Atualização dos limites de não sujeição a IRS A Portaria n.º 107-A/2023 , de 18 de Abril, fixou a atualização do subsídio de refeição, a 1 de janeiro de 2023, aos trabalhadores da administração pública.
O montante do subsídio de refeição foi atualizado para 6 Euros. Este montante nos termos do ponto 2), da alínea b) do número 3 do artigo 2º do Código do IRS, deve ser tratado como não sujeito a IRS, ou o valor até 9,6 Euros, caso seja atribuído em vales de refeição/cartão de refeição. Com efeito, o processo de atualização irá refletir estas alterações, de forma automática, nos Recursos Humanos, na tabela de Abonos, de acordo com o seguinte: – Sub.de alimentação: Data: 2023-01-01; Limite: 6 Euros. – Sub.de alimentação em espécie (cartão de refeição): Data: 2023-01-01; Limite: 9,6 Euros. NOTA: Caso sejam reprocessados meses anteriores, estes, serão processados já com o novo valor. Caso tal não seja o pretendido deve ser alterado o valor ou a data de entrada em vigor para uma data posterior e reposto após o reprocessamento. |
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61159 | 17/05/2023 | GRH |
Recursos Humanos\ Mapas\ Modelos Oficiais (Angola)\ IRT – Declaração Anual (modelo 2) – nova opção não disponível A nova opção do modelo atual da declaração anual não estava a ser disponibilizada, mesmo tendo CASE ativo.
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61131 | 17/05/2023 | GRH |
Recursos Humanos \ Fundos de Compensação do Trabalho – Suspensão da medida Publicado o diploma Lei n.º 13/2023, de 3 de abril, que alterou o Código do Trabalho e legislação conexa, sendo uma das suas medidas a suspensão dos descontos para os Fundos de Compensação de Trabalho.
Por isto, no ERP eticadata foram feitas as seguintes alterações: – Ao criar uma Empresa não será preenchida as configurações relativas aos fundos na edição de Empresa. – Ao criar um Funcionário não será, por defeito, selecionado o pisco em Fundos de Compensação. – Foram desativados os WebServices, para evitar que haja tentativa de comunicação. Esta medida teve efeitos a partir de 01/05/2023. |
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61191 | 17/05/2023 | GRH |
Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS vigentes durante os meses de maio e junho de 2023 ( Portugal | Continente, Açores e Madeira ) Foram alteradas as tabelas de retenção na fonte, que se encontram em vigor, sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no Continente, na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira, tendo por base os seguintes despachos:
– Continente: Despacho n.º 4732-A/2023, de 19/04. Este despacho entrou em vigor no dia 20 de abril de 2023 e produz efeitos desde 1 de maio até 30 de junho de 2023. – Região Autónoma dos Açores: Despacho n.º 5289/2023, de 08/05. Este despacho entrou em vigor no dia 9 de maio de 2023 e produz efeitos desde 1 de maio até 30 de junho de 2023. – Região Autónoma da Madeira: Despacho n.º 169/2023, de 03/05. Este despacho entrou em vigor no dia 4 de maio de 2023 e produz efeitos desde 1 de maio até 30 de junho de 2023. Os diplomas alteram as seguintes tabelas: Rendimentos auferidos por titulares não deficientes – I (não casado) – II (casado, único titular) – III (casado, dois titulares) Rendimentos auferidos por titulares deficientes – IV (não casado) – V (casado, único titular) – VI (casado, dois titulares) Pensões – VII De acordo com os diplomas atrás referidos, não sofreram alterações, as tabelas VIII (Pensões – Titulares deficientes) e IX (Pensões – Titulares deficientes das Forças Armadas), com exceção para a Região Autónoma dos Açores, onde a tabela VII (Pensões) também não sofreu alterações. As taxas constantes nos despachos serão automaticamente atualizadas no ERP eticadata, caso as mesmas não tenham sido previamente inseridas. Não é requerido licenciamento adicional para além do requerido para ter acesso a esta versão. |
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60335 | 17/05/2023 | GRH |
Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS vigentes a partir do segundo semestre de 2023 ( Portugal | Continente, Açores e Madeira) Foi implementado um novo método de cálculo de IRS no processamento dos recibos de vencimento, seguindo uma lógica de taxa marginal, em harmonia com os escalões de IRS que relevam para a liquidação anual do imposto, medida a aplicar a partir de 1 de julho de 2023.
Este novo processo é aplicado a todas a regiões do país, embora com taxas diferenciadas para o Continente e para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, cuja informação foi publicada pelos seguintes diplomas: – Continente: Despacho n.º 14043-B/2022 , de 5 de dezembro. – Região Autónoma dos Açores: Despacho n.º 14837-C/2022, de 29 de dezembro. – Região Autónoma da Madeira: Despacho n.º 54/2023, de 30 de janeiro. Para mais informações consultar PT_Eticadata_AlteraçõesIRS 2ºsemestre 2023.PDF Licenciamento: O acesso a estas alterações está sujeito a CASE válido em 01/07/2023. |
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60330 | 17/05/2023 | GRH |
Recursos Humanos\ Processamento\ IRS – Taxa retenção autónoma aplicável ao trabalho suplementar – Alteração OE 2023 A Lei do Orçamento de Estado nº 24-D/2022, de 30 de Dezembro, pelo seu artigo 99.º-C aditou ao CIRS o número 10 a esse artigo, relativo à taxa de retenção autónoma a aplicar à remuneração referente a trabalho suplementar, que nos termos do disposto nos números 5 e 8 (do mesmo artigo), é reduzida em 50 % a partir da 101.ª hora, inclusive.
No sentido de se poder proceder à referida redução de taxa no ERP foram efetuadas as seguintes alterações: – Na edição dos abonos, na configuração do desconto para IRS, para os abonos com IRS específico e assinalados como “hora extra”, foi disponibilizado um novo campo – “Perc. redução”, onde deve ser inserida em termos percentuais a redução a aplicar à taxa de retenção de IRS. – O processamento foi ajustado, por forma a que o cálculo da taxa de retenção de IRS das horas extra passe a ter em conta a percentagem de redução configurada no respetivo abono. Notas: 1) Nas empresas existentes não serão distribuídos automaticamente novos abonos de horas extra, sendo da responsabilidade do utilizador criar os novos abonos com percentagem de redução, de acordo com as necessidades que se fizerem sentir. 2) No processamento a aplicação não fará a contabilização do número de horas extra realizadas por cada funcionário, pelo que o utilizador será o responsável por lançar as horas extras no abono configurado com redução de taxa, quando verificar que foram ultrapassadas as 100 horas. 3) O cálculo da retenção para as horas extra com redução de taxa continua a ter em conta a configuração das taxas de retenção (na ficha da empresa), quanto à sua aplicação por recibo e acerto nos recibos subsequentes. Esta funcionalidade requer CASE válido a 01/01/2023. |
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60876 | 17/05/2023 | POS |
Reformulação da Sangria de Caixa O processo de Sangria de Caixa foi reformulado ao nível da performance, apenas usado quando configurado para tal, evitando degradar tempos noutros processos que nada tinham haver com o processo de sangria de caixa;
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61194 | 17/05/2023 | POS |
POS/GOURMET | Monitor de Publicidade – Erro: Não existe linha na posição 1. Após atualizar o ERP para a última versão, tendo na configuração do posto selecionado o “Monitor Publicidade”, após ter inserido uma ou mais linhas de artigo, caso o utilizador pretendesse remover a última linha, ao selecionar o botão “Anular Linha” ou mesmo através do teclado (Shift+Del), apresentava a mensagem de erro “Não existe linha na posição 1.”, para anular a linha tinha de selecionar a linha anterior à última e depois anular, ou seja, nunca anulava a última linha, ex.:
FUNÇÃO: SETOPERACAOREMARTIGO CLASSE: FRMVENDABALCAO ERRO: NÃO EXISTE LINHA NA POSIÇÃO 1. |
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61239 | 17/05/2023 | POS |
POS \ Remoção de pedidos nas mesas Quando se tinha no posto a configuração de agrupar linhas ao gravar, se lançasse um artigo de inventário com componentes com quantidade a zero numa mesa, saía da mesa e voltava a inserir o mesmo artigo nessa mesma mesa não estava assumir esse último lançamento, como se estivesse a remover esse artigo; – Como solução de contorno até à saída da correção deverá desativar o agrupamento de linhas nos postos do POS.
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61215 | 17/05/2023 | POS |
POS | Mensagem de envio de email Estando parametrizado no tipo de documento, no envio de email a pedir confirmação e a mostrar a mensagem, no Frontoffice não apresentava a mensagem nem enviava email.
– [Contorno] Desativar a opção para apresentar a mensagem. |
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61151 | 17/05/2023 | POS |
Vendas\ Utilitários\ POS\ Envio Dados Balança – SendProductsFamilies #12133 Após atualizar o ERP para a versão (22.02/001), ao fazer “Enviar Dados” para a balança era enviada a mensagem de erro “SendProductsFamilies #12133”, não enviando os dados para a balança.
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61155 | 17/05/2023 | POS |
Vendas\ Utilitários\ POS\ Envio Dados Balança – Unable to add a row Após “Remover Linha(s) (Shift+Del.)” de alguns artigos alternadamente após gravar, ao tentar inserir uma nova linha no final apresentava a mensagem “Unable to add row”, no qual estava relacionado com o fato de na tabela “Tbl_POS_InfoToTicketScalePLU”, as linhas da coluna “IntLineNumber”, não ficarem sequenciais
Ex.: Unable to add row: A coluna ‘strInfoToTicketScaleCode, intLineNumber’ está restringida para ser exclusiva. o valor ‘001, 192’ já está presente. |
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61280 | 17/05/2023 | POS |
Tempos de Cache não respeitados Devido a uma alteração, que teve por objetivo facilitar os testes às promoções, os tempos de cache ficaram reduzidos a 5 minutos, pelo que afetava o tempo de duração das mesmas em memória.
Isto levava a que, por exemplo de 5 em 5 minutos de inatividade as caches tivessem que ser recarregadas, o que levava a uma deteriorização da performance. |
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61257 | 17/05/2023 | SUITE |
SUITE – Faturação a Entidades em fuso horário diferente de UTC +00:00 Quando o fuso horário era diferente do UTC +00:00, ao usar o assistente de Faturação a Entidades, as reservas devolvidas pela aplicação do filtro de datas ‘por defeito’ (data de hotelaria), não devolvia todas as reservas por faturar no período indicado.
Além disso, nessas circunstâncias, o picker de datas também não funcionava corretamente, pois a data apresentada acabava por não corresponder à data que depois era passada ao filtro. |
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60767 | 17/05/2023 | SUITE |
Suite | Reserva \ Hospedes – Ler dados do Cartão de Cidadão vs Fatura emitida a Consumidor Final Estando posicionado numa reserva existente, no separador dos Hóspedes, ao ler os dados de um hóspede novo com o leitor de cartões e ser gravada a ficha do novo hóspede, apesar de na janela da reserva a ficha do hóspede ter ficado, aparentemente, associada à reserva, depois de gravar a reserva esta não ficava com a ficha do hóspede associada à linha de hóspede da reserva, fazendo com que depois, não tendo a ficha do hóspede associada, a fatura fosse emitida como consumidor final.
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