Nova versão Eticadata V22.00.02.
Disponibilização do eticadata ERP V22
O eticadata ERP V22 incluí inovações tecnológicas, novos módulos aplicacionais e incrementos funcionais em módulos existentes, alguns deles estruturantes, que vêm acrescer valor à oferta eticadata.
Deverá ter presente que a migração para a nova versão, sobretudo em utilizadores que possuam customizações, requer uma validação prévia de compatibilidade.
Para os restantes casos, isto é, utilizadores que não possuam customizações, mesmo contendo reports personalizados, é esperada uma migração relativamente passífica semelhante a uma atualização de revisão, embora tenham previamente de observar os requisitos técnicos da nova versão.
A migração a partir de uma versão anterior à V19 também é suportada, no entanto, dever-se-á atender previamente aos requisitos técnicos de migração dessa versão. Consulte a documentação técnica disponibilizada para o efeito na respetiva ficha técnica.
Consulte a documentação técnica disponibilizada para o efeito na respetiva ficha técnica.
Customizações
Porque uma eventual recompilação e reajuste pode envolver algum trabalho de reanálise e alteração de código, em qualquer atualização, recomendamos que com antecedência procedam ao levantamento das customizações implementadas nos clientes e efetuem os trabalhos de recompilação e testes na nova versão do eticadata ERP antes de atualizar os sistemas dos clientes.
Clique aqui para obter informação das diferenças da API entre versões.
Destaques
Comunicação de Inventários à AT – Comunicação do Inventário Valorizado
Disponibilizada a nova opção para comunicar os inventários valorizados, nos termos da Portaria 126/2019, de 2 de Maio.
– As alterações têm efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2023, para reporte do inventário relativo a 2022.
– Licenciamento: CASE válido a 01/01/2023.
Investimentos \ Coeficientes de desvalorização da moeda – 2022 | Portugal
A Portaria n.º 253/2022, de 20 de outubro, procede à atualização dos coeficientes de desvalorização da moeda a aplicar aos bens e direitos alienados durante o ano de 2022, cujo valor deva ser atualizado nos termos dos artigos 47.º do Código do IRC e 50.º do Código do IRS, para efeitos de determinação da matéria coletável dos referidos impostos.
Os novos coeficientes de desvalorização serão refletidos pelo processo de atualização de dados nos exercícios cuja data de início seja igual ou superior a 2022.
Comunicação de faturas ao Estado – Integração com a YET
Passa a ser suportada a comunicação de documentos via YET, à semelhança do que já é suportado com outros brokers, nomeadaemnte eSPAp e Saphety.
Recorda-se que de acordo com o Decreto-Lei n.º 42-A/2022, as pequenas e médias empresas, microempresas, assim como as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes, estão obrigadas a enviar faturas eletrónicas no âmbito da execução de contratos públicos, já a partir do dia 31 de dezembro de 2022.
Atualização tecnológica – Janelas GRH Silver Light migradas para HTML.
Dando continuidade ao processo de migração fazeado da tecnologia Silver Light para a tecnologia HTML, foi realizada a migração de todas as janelas do módulo GRH.
Licenciamento
1. O eticadata ERP V22 está sujeito a novo licenciamento, pelo que anteriores licenciamentos não serão compatíveis com a nova versão.
2. O sistema de proteção passa a partir desta versão a ser exlcusivemente com chave virtual, tendo sido descontinuado o sistema hasp. Assim sendo, os utilizadores que ainda possuam licenciamentos hasp, terão de evoluir o seu licenciamento para chave virtual.
eMobile
Foi atualizada a app para Android passando a ficar compatíveis com a atual versão.
O aplicativo eMobile dispõe de um mecanismo para Android que, quer em Android quer em browser, redireciona para a versão da app necessária à versão do erp eticadata em uso.
Assim, quando usar a App no dispositivo Android, no momento em que o utilizador for alertado para a incompatibilidade será emitido um aviso, permitindo descarregar a versão da app compatível com a versão existente do lado do erp.
O funcionamento do eMobile em dispositivos IPhone apenas é suportado através de browsers compatíveis, estando também limitado a operações que não se recorram a dispositivos de impressão ou de leitura de códigos de barras, integrados ou emparelhados com o dispositivo em uso.
A versão mínima suportada é Android 7.0.
Poderá obter mais informações em Manual de instalação e configuração, secção eMobile.
Requisitos técnicos da V22
Requisitos mínimos de Hardware
· Servidor
. Intel Core i5 (ou equivalente) ou superior
.8 GB RAM
.Rede 100 Mbps
.2 GB de disco (livres para instalação do produto)
· Posto de trabalho ou instalação monoposto
.Intel Pentium I3 ou superior
.4 GB RAM
.Rede 100 Mbps (posto de trabalho)
.2 GB de disco (SSD recomendado em monoposto)
.Display | Resolução 1024 x 768
Nota: Estes requisitos podem variar em função das especificidades de cada cliente.
Requisitos de software
· Microsoft Windows 8.1 ou superior; Microsoft Windows Server 2016 ou superior
· Servidor Microsoft Sql Server 2014 ou superior
· Servidor Web (IIS ou Servidor Local – instalados e configurados automaticamente no setup)
· Microsoft .Net FrameWork 4.8
· Componentes opcionais
.Microsoft POS for .NET 1.14.1 – Instalado automaticamente pelo ERP, sem confirmação, sempre que seja instalado o POS
Administrador/Plataforma
WebAdmin \ Aplicação manual do Update
Devido a uma alteração da página do Administrador Web, o processo de aplicação manual do update ficou com um comportamento adverso pelo que desde já se alerta para o seguinte:
– Após concluir a instalação do update, se nesse momento proceder à atualização do sistema e das base de dados da empresa, após clicar, o botão de atualização mantém-se ativo, além disso, a página mantém-se sem refrescar, dando ideia que a ação de atualização não foi iniciada, apesar do procedimento estar em curso.
Este comportamento pode levar a que os utilizadores voltem a clicar no botão, situação que poderá originar a apresentação de erros de atualização, uma vez que o processo está a ser repetido.
O que fazer?
Refrescar a página clicando em Ctrl + F5 e proceder à atualização normalmente, ou
– Se clicou no botão para atualizar sem refrescar a página, deve aguardar algum tempo, de modo a assegurar-se que a atualização finalizou. Depois proceder ao refrescamento da página.
Nota: A atualização efetuada através da “etistore” está com o comportamento esperado.
ADM / PLT – Erro na execução de operações devido a um problema de compilação no update 22.00.01_161_055
Corrigido o problema de compilação detetado no update 22.00.01_161_055, em que estava a originar erros na execução de operações, como por exemplo:
– Importação via e-fatura – Ao gerar os movimentos de contabilidade
– App e.mobile- Ao tentar emitir documentos de vendas.
ADM / PLT – Melhoria na gestão de memória no Desktop
Foi feita uma pequena correção com impacto no consumo de memória principalmente em empresas com muitos dados (clientes/artigos) etc…
ADM \ Customização \ Editar Eventos / regras de Validação – Direções Alternativas e Contas
Deixou de gerar erro ao compilar eventos/regras de validação para as tabelas de Direções Alternativas e Contas (Tesouraria).
ADM \ Customização \ Eventos / Regras de Validação – Compilação de eventos
Foi otimizada a compilação de eventos, que em alguns cenários estava a consumir exageradamente a memória.
ADM \ Dashboards
Deixou de apresentar o erro: “Collection was modified; enumeration operation may not execute.”, caso existissem dashboards apresentados e o ERP ficasse sem qualquer atividade durante algum tempo, que ocorria em alguns cenários.
ADM/PLT – Problema com a ativação do Eticadata V22 apenas com módulo do SUITE
Corrigido o erro que ocorria ao tentar licenciar um sistema, quando a licença em questão apenas contivesse o módulo do SUITE.
ADM/PLT – WebAdmin \ Criação de Empresa (AO)
Após criar uma nova empresa pelo WebAdmin, ao entrar na empresa estava a ser apresentada indevidamente a janela do assistente de configuração SAF-T(AO).
ADM/PLT \ Apresentação do nome da empresa nos mapas
Em algumas empresas, os mapas de análise emitidos em “.rpt”, não apresentavam o nome da empresa.
O problema ocorria em empresas criadas pela V22 ou empresas atualizadas da V19 que tivessem a configuração, entretanto descontinuada, para não imprimir o nome da empresa nos documentos.
ADM/PLT \ Campos Adicionais – Alterar tipo de dados de Bit para Inteiro
Ao efetuar uma alteração do tipo de dados bit para inteiro, apesar de aparentar a alteração como bem sucedida, na base de dados o campo não ficava alterado.
ADM/PLT \ Interface Silverlight – Troca de informação ao aceder empresas diferentes
Foram realizados alguns ajustes para prevenir que informações de uma empresa possam ser acedidas a partir de outra empresa, devido a um erro no servidor, que foi identificado em alguns cenários. Assim, caso ocorra este erro no servidor, passou a ser apresentada no desktop uma mensagem a informar o utilizador do sucedido, ao confirmar a mensagem emitida, será terminada a sessão e terá de iniciar a sessão no ERP novamente.
ADM/PLT | Abrir Empresa – Mostrar esta janela ao iniciar sessão / Maximizar.
A janela de “Abrir empresa”, se estivesse maximizada e com a opção “Mostrar esta janela ao iniciar sessão” ativa, não estava a aparecer maximizada ao iniciar nova sessão.
ADM/PLT | Editor de Janelas – Totais / Alterar o tamanho da fonte – Erro “BC30390”
Ao editar a janela de Vendas, através das opções avançadas, caso fosse alterado o tamanho da fonte do objeto do resumo da venda (“Mercadoria:”, “Encargos:”, “Descontos:”,…), ao compilar ocorria o erro impeditivo:
BC30390 – ‘Eticadata.Views.Movs.Gce.frmVNDIntrod.Friend WithEvents usrSaleTotals As Eticadata.Controls.usrMovementTotalizers’ não pode ser acedido neste contexto porque é ‘Friend’.
ADM|PLT \ sistema com duas empresas – erro na consulta de tabela
Corrigido o erro que ocorria quando o sistema tinha duas empresas e ao abrir uma destas empresas, mantendo-a aberta, depois em uma nova janela do ERP, abrir a outra empresa, mas depois fechar este segundo ERP, porém deixando aberto o primeiro. Sempre que a máquina entrava em hibernação, ao ligar a esta máquina novamente, era observado que no ERP que havia ficado aberto, na tabela Funcionários, era exibido os funcionários da empresa que foi fechada.
Admin – Customização – Gestão de Customizações – Associar Itens
Ao ‘Associar Itens’ numa Nova Customização, caso a base de dados em causa tivesse um número considerável de campos adicionais, tal que fosse necessário apresentar a barra de scroll vertical, ao navegar nos campos adicionais disponíveis com o scroll, este não permitia ir até ao final da lista e visualizar ou associar os item das últimas tabelas da lista.
Admin Web – Criar novo sistema
Ao criar um novo sistema no site de Administração, havia algumas palavras passe escolhidas aleatoriamente que, caso fossem usadas na criação do sistema, originavam a ocorrência de erros de sintaxe, não sendo adicionado o utilizador, mas sendo criado o sistema e, ao tentar depois iniciar sessão no erp com esse utilizador, a aplicação dava erro indicando que o utilizador não existe.
O processo foi revisto, por forma a que, sendo válidos os caracteres indicados para a password, não ocorra erro na criação do user admin.
Admin / Plt | Servidor de proteções – Não foi possível validar a chave de proteção
Por vezes, após licenciar a aplicação em sistemas sem serviço de internet operacional, seja por falha do serviço seja por não existir uma subscrição do mesmo, era emitida a mensagem impeditiva “Não foi possível validar a chave de proteção. Não foi possível encontrar a chave (Nenhuma ligação pode ser feita porque o computador de destino as recusou ativamente 127.0.0.1:2200. )!”.
Este comportamento não era o esperado, pois desde que a licença esteja ativa, não é obrigatório a existência de um serviço de internet operacional.
Admin \ Customização \ Editar Eventtos / Regras de Validação – Tabelas Adicionais
Deixou de ocorrer o erro: “EitConnNetBD – Execute EitConnNetBD – Execute 99999 – String or binary data would be truncated. The statemnet has been terminated.”, ao criar um evento para uma tabela adicional com nome grande.
ADMIN \ Gestão de base de Dados \ Executar perfil de Importação e dados
Deixou de apresentar a mensagem “Processamento em curso! Por favor aguarde…”, caso durante a execução do perfil de importação seja cancelado o processo (p.e. o utilizador viu que ocorreram erros), ao fechar a janela.
Admin \ Gestão de base de dados\ Importação de dados SAF-T\ Documentos de venda – importação do campo ‘ATCUD’
Na importação de documentos de venda passou a ser trazido o campo ‘ATCUD’.
Admin \ Gestão de Bases de Dados \ Importação de Dados SAF-T
Ao importar os documentos não estava a respeitar a descrição do artigo do documento, colocando sempre a descrição da ficha do artigo.
Admin \ Gestão de Bases de Dados \ Importação de Dados SAF-T
Na importação SAF-T de movimentos de contabilidade, com a opção ‘Outros Movimentos’ selecionada, se existissem movimentos com descrições com mais de 100 caracteres, ocorria o erro ‘String or binary data would be truncated’.
Admin \ Gestão de Bases de Dados \ Importação de Dados SAF-T
A importação de ficheiros SAF-T PT, não estava a importar corretamente os descritivos que contivessem caracteres portugueses (por exemplo, ã, ç, é, etc,…).
Admin \ Integrador offline – Campo doc a que reporta
Ao fazer a importação pelo Integrador Offline, caso o ficheiro de exportação não tivesse o grupo dos Doc. a que Reporta (), mas tivesse o campo Doc. a que Reporta () preenchido nas linhas dos documentos, o campo não estava a ser tratado na importação.
Admin/Plt – Erros de troca de dados e duplo login
Foram revistos alguns processos da plataforma, por forma a resolver os seguintes problemas:
1) Por vezes ao entrar no erp em interop, tendo a empresa configurada para apresentar o popup de seleção de empresa, depois de entrar, era apresentada uma segunda janela de login.
2) Depois de entrar numa empresa e ir comutando entre empresas, quando a pool do IIS ficava com muita carga, no backstage ocorria troca de dados das empresas.
ADMIN/PLT – Janela de Login dentro do ERP
Em cenários de acesso ‘across-domain’ ao site do ERP, por vezes, ao entrar o sistema pedia um segundo login na janela web do próprio ERP.
ADMIN/PLT : Troca dos dados da empresa
Quando ocorria um reset do IIS ou recycle da Pool e posterior renovação de cookies de sessão tendo mais que uma instância do ERP a correr com empresas diferentes carregadas, uma das instâncias começava a apresentar dados da empresa carregada na outra instância, em vez dos dados da empresa aberta na instância em uso.
Admin\ Gestão de Bases de Dados\ Importação de Dados SAF-T\ Documentos de Venda – documentos com descontos
Caso o ficheiro a importar contivesse documentos com a informação do desconto nas linhas, este nem sempre era passado corretamente para o valor do desconto total devido ao facto de estarem a ser recalculados os valores dos preços e descontos dos artigos aquando da importação, tendo também em conta as promoções definidas na empresa de destino.
Para manter os valores dos documentos de origem, o processo de importação passou a não considerar as promoções existentes, não recalculando assim valores de preços e descontos.
Admin\ Preferências\ Geral – Limpar Caches
A operação de “Limpar caches” passou a limpar também as “caches” do browser, a efetuar aquando da próxima entrada no desktop do ERP.
ADMP \ Erro na validação de eventos
Em sistemas com eventos de customização envolvendo entidades do POS (MovPOSAtual), ao efetuar validação de todos os eventos eram reportados erros em quase todos eles, mas se os eventos fossem validados um a um, já não eram detetados erros.
Além disso, por vezes, ao efetuar a validação dos eventos, gerava erro de memoria insuficiente.
ADMP \ Localização onde são gravados os documentos
Ao exportar um documento para PDF passa a ser indicada a localização “C:\Users\utilizador\Documents” ao gravar.
ADMP/PLT \ Consultas personalizadas – Entidade artigo
Nas consultas com entidade artigo, ao fazer duplo clique para editar a tabela de artigos, era gerado o erro: “A referência de um objeto não definida como instância do objeto”, tendo a situação sido corrigida em conformidade.
Ambiente de trabalho remoto – Retomar ambiente após falha ou fecho temporário da sessão
Um utilizador em ambiente de trabalho remoto que esteja com o ERP aberto com janelas carregadas, se porventura fechasse temporariamente a sessão (não encerrar a sessão) ou ocorresse uma qualquer falha de internet que obrigasse a fazer nova ligação remota para retomar o trabalho, ao retomar a sessão o ERP começava a dar várias “flashadas”, nem sempre conseguindo recuperar o funcionamento correto, podendo surgir várias anomalias, tais como perder a ribbon, ocorrência de erros, ou perda de informação ainda não gravada.
O processo de carregamento das janelas em RDT foi revisto no sentido de eliminar ou pelo menos minimizar a ocorrência das anomalias acima identificadas.
Anexos digitais – Abrir/Visualizar Anexo
Na v22, a aplicação não permitia visualizar ou abrir os anexos digitais que não fossem pdf, obrigando a guardá-los numa pasta e depois ir abri-los pelo explorador do Windows..
A aplicação passa a permitir abrir diretamente os anexos digitais a partir do ERP.
Ao clicar no link do anexo, passa a ser lançado um pop-up onde o utilizador pode optar por abrir o anexo, abrir a sua localização ou sair.
O mesmo mecanismo foi implementado para os anexos nas Atividades CRM.
Arquivo digital – Ficheiros recebidos (inbox)
Foram corrigidos os seguintes erros no contexto da pasta inbox do Arquivo Digital:
1 – Caso o código da empresa seja “BIN”, ao aceder á pasta de “Ficheiros recebidos (inbox)”, e selecionar uma das linhas, a aplicação apresentava no preview o erro: http 408
2 – No caso de existirem qrcodes com separador “/” em vez de “*”, ao aceder á pasta de “Ficheiros recebidos (inbox)”, ocorria um erro de parâmetros.
3 – Se o nome do ficheiro colocado na pasta inbox, tivesse um caractere especial, ao atualizar, e por vezes ao aceder à pasta de “Ficheiros recebidos (inbox)”, ocorria um erro, sendo apresentada a mensagem “já existe um registo com essa chave.”
4 – Caso fosse colocado na pasta inbox, um documento pdf corrompido, i.e., que já se encontrava em erro ao abrir, ao aceder á pasta de “Ficheiros recebidos (inbox)”, ocorria um erro e a aplicação já não carregava os restantes documentos.
Arquivo digital / Fiscal – Cópias de Segurança
Passou a ser possível efetuar a cópia de segurança dos anexos alojados no site, com possibilidade de agendamento, para que seja possível copiar para um dispositivo diferente do dispositivo de trabalho.
Aviso de Fim de CASE / Fim de Subscrição
Especialmente em clientes com muitos utilizadores, causa algum desconforto todos os utilizadores estarem diariamente a receber a mensagem de que a Subscrição ou o CASE está prestes a caducar.
Para evitar o constrangimento causado por este comportamento, passa a ser configurável na página de Administração do ERP, no separador Licenciamento, o universo de utilizadores ao qual irá ser apresentado o aviso de fim de Subscrição ou fim de CASE.
Caso a licença tenha definida uma data de Fim de CASE ou de Subscrição, a página de Licenciamento passa a apresentar, entre o bloco de configurações de Licenciamento e o bloco dos Módulos Licenciados, uma nova área de configuração de notificações com as opções “Ignorar aviso de Fim de Subscrição/CASE” e “Avisar apenas Administradores”, passando a aplicação a assumir o seguinte comportamento:
– se nenhuma opção for selecionada, mantém-se o comportamento atual de todos os utilizadores receberem o aviso ao entrar no ERP ou POS;
– sendo selecionada apenas a opção “Ignorar aviso de Fim de Subscrição/CASE”, nenhum utilizador irá receber o aviso;
– caso sejam selecionadas ambas as opções “Ignorar aviso de Fim de Subscrição/CASE” e “Avisar apenas Administradores” (esta apenas disponível quando a primeira se encontrar selecionada), apenas os utilizadores Administradores irão receber o aviso de Fim de Subscrição ou Fim de CASE.
BackOffice/POS Front-Office\ Vendas /Encomendas – promoções “extensas” / lentidão no lançamento de novas linhas
Quando existiam promoções extensas que continham muitas linhas de promoção (na ordem das dezenas de milhar), ao adicionar uma nova linha em encomendas existentes ou no lançamento do primeiro artigo em novas encomendas ou vendas, o lançar do artigo para as linhas do documento estava muito demorado, pelo que foi efetuada uma revisão ao processo de “carregamento” das promoções para reduzir significativamente o tempo de obtenção da informação necessária para o lançamento dos artigos nos documentos.
De igual forma, foi reduzido o tempo de acesso à edição dos registos da tabela de promoções, que se tornava mais lento no caso acima referido de promoções com muitas linhas.
Base\ Portais de terceiros – obtenção de documentos
Através dos portais de terceiros, não estava a ser possível obter/descarregar documentos (como por exemplo, o documento de pagamento da DMR), ao pressionar o botão de “obter documento”, não era executada qualquer ação.
Campos Adicionais ‘sem limite’ nas linhas dos documentos
Caso estivesse definido um campo adicional do tipo texto para as linhas de vendas, configurado como “Sem limite”, a aplicação estava a limitar o texto inserido a 255 caracteres.
ChangeCollates – por vezes o utilitário gera erro de “Object variable not set”
Constatou-se que, em BD’s com tabelas ou views com colunas do tipo “Numeric”, ao processar a alteração do Collation dessas BD’s, o processo gerava o erro indicado.
Comercial \ Contratos – Campos adicionais
Os contratos não estavam a disponibilizar os campos adicionais nas linhas.
Consultas – Agrupamento por colunas – Número de registos
Após a atualização para a v22, quando a consulta personalizada era agrupada por alguma coluna, não apresentava o número de registos por agrupamento.
Consultas – Filtro – Número de registos
Nas consultas personalizadas, o contador de registos não estava a ser atualizado ao aplicar um filtro (no cabeçalho da grelha de registos).
Consultas Personalizadas – Exportação
Na v22, ao exportar a partir de uma consulta personalizada, a aplicação não dava a possibilidade de abrir logo o ficheiro, tal como fazia na v19, obrigando a, depois de gravar, ir pelo explorador do Windows abrir o ficheiro.
A aplicação passa a exportar para a pasta de downloads, apresentando de seguida um pop-up onde o utilizador pode escolher abrir o ficheiro, abrir a localização, ou sair.
Consultas personalizadas – Filtro maior que
Não estava a ser possível filtrar registos nas consultas personalizadas quando se aplicava o filtro “Maior que” e valor “0”.
Customização\ Eventos/Regras – uso da assembly “Eticadata.Peripherals.dll” / erro na compilação
Caso na codificação dos eventos (ou regras) fosse usado alguma classe/método/função da assembly “Eticadata.Peripherals.dll”, estava a dar erro ao compilar esses eventos, mesmo que a assembly fosse adicionada no sistema.
O uso das “rotinas” disponibilizadas na referida assembly passou a ser totalmente suportado pelo ERP, sem necessidade de adicionar a assembly, não sendo de todo recomendável que se faça o seu acréscimo às assemblies do sistema.
ERP – Melhoria no controlo de gasto de memória
No âmbito da continuação das melhorias na gestão da memória foram efetuados ajustes, para reduzir o consumo de memória no acesso aos dados (de clientes, artigos, ….), mais impactante nas empresas com muito volume de informação.
ERP – Melhoria na gestão de memória – Combos/Grelhas de pesquisa
No âmbito da continuação das melhorias na gestão da memória foram efetuados novos ajustes, para reduzir as subidas substanciais no consumo de memória ao utilizar combos/grelhas de pesquisa (de artigos, clientes, …), mais impactante nas empresas com muito volume de informação.
Erro ao aceder à ficha da empresa – Gestão Comercial
Caso na v19 tivesse parametrizado uma lista especifica de procura de artigos (e tenha parametrizado ou já esteve parametrizado na ficha da empresa em gestão comercial o artigo para débito de juros), caso reponha a base de dados noutro sistema e atualize para a v22. Se nesse sistema não existir a lista em causa dá erro ao aceder à ficha da empresa ao menu Gestão Comercial.
Acontece o mesmo erro se tiver uma lista específica para clientes, nesse caso dá erro nas vendas após selecionar o tipo de documento.
Comportamento não reproduzido ou já corrigido na revisão 22.00.02 e posteriores.
Esquema de cores
Na ficha da empresa em Geral \ Diversos – Opções de impressão, nas Cores personalizadas existiam algumas cores que não estavam a ser assumidas ao confirmar a sua seleção.
Eticadata ERP – Admin\ Atualização do ERP por “Update”
Ao aplicar uma atualização por “Update” – estável ou por seleção de ficheiro, por vezes acontecia que o ERP\Admin aparentava ficar atualizado, indicando como versão dos dados a nova versão correspondente ao update em aplicação, mas a versão aplicacional mantinha-se inalterada.
Nesse cenário também poderia aparecer momentaneamente a mensagem: “Não é possível descompactar o Ficheiro indicado! (Could not find a part of the path ‘c:\Windows\Temp\eticadata software – ERP v22\ERPv22_LogUpdCopy…)”.
Filtros\ Pesquisas em campos e consultas personalizadas – Filtro “Não Contém”
Nas pesquisas em campos e consultas personalizadas com a opção de filtro “Não contém”, este não estava a funcionar, pelo que os registos não estavam a conseguir ser filtrados.
GCE \ Integrador offline – envio de email com anexo de log de resposta após integração
Não está a ser enviado o anexo do ficheiro log no mail que envia com a confirmação da integração quando a integração é automática.
Integrador Off-Line\ Exportação – erro impeditivo com idioma inglês
Quando o idioma do utilizador que estava a executar o perfil de exportação era o inglês (“EN-GB”) ocorria o erro impeditivo: “99999 – ‘t is an unexpected token. Expecting white space”.
Licenciamento – Atualização da licença por agendamento
O processo de atualização da licença por agendamento não estava a funcionar, tendo a situação sido corrigida em conformidade.
Movimentos da Comercial – Novos documentos com anexos digitais / substituição de anexos
No caso de existirem tipos de documentos configurados para “Substituir Anexo” na parametrização dos anexos digitais, se fosse consultado um registo de um desses tipos de documentos em que tinha um anexo associado a ser visualizado no painel de anexos, se fosse lançado de seguida um novo documento com inserção de um anexo introduzido no painel, após gravar verificava-se que o documento que tinha sido consultado ficava indevidamente sem qualquer anexo associado.
Otimização de Memória – Emissão de reports “rdl”
No sentido de minimizar falhas de memória na emissão de reports “rdl” foram feitas algumas otimizações no consumo de memória.
POS \ Front Office – Operações customizáveis
Ao compilar as operações customizáveis dava sempre um aviso “BC42353 – (104) : warning BC42353: Function ‘DoEvent’ doesn’t return a value on all code path. Are you missing a’Return’ statment?”. O problema foi corrigido em conformidade.
Promoções – Gravação gera erro de excesso de número de parâmetros nas queries executadas
Ao gravar promoções, tendo a Auditoria do ERP ativa e com a opção “Versões” também ativa, por vezes ocorria o erro:
“99999 – The incoming request has too many parameters. The server supports a maximum of 2100 parameters. Reduce the number of parameters and resend the request.”
Este erro podia ocorrer também noutras entidades do sistema.
Com esta retificação, foi efetuada também uma otimização considerável na performance do processo de gravação, quando são editadas linhas pontuais e a promoção tem muitas linhas.
NOTAS:
– Utilização da opção “Versões” deve ser bem ponderada por representar um acréscimo de processamento considerável nos momentos de gravação de registos (de qualquer entidade)
– Deve ser ativada em períodos relativamente curtos, com necessidade de auditoria mais exaustiva, e desativado logo que possível, para minimizar o “peso no desempenho” do sistema na sua generalidade.
Protec | Seleção de IPs
Na página de gestão do Protec, ao clicar para selecionar uma das opções de IPs, deixaram de ficar todas as opções selecionadas.
Regras e Eventos – Compilação de eventos longos
Quando um evento ou regra tem muitas linhas (da ordem dos milhares de linhas), a aplicação demorava muito tempo (na ordem dos vários minutos) a carregar, compilar e gravar o evento.
Foram revistos os processos de carregamento, compilação e gravação de eventos, verificando-se ganhos de performance muito significativos na execução dos mesmos.
Reimpressão de vendas – envio de emails
Ao efetuar o envio de um grande volume documentos em pdf por email, através da funcionalidade de reimpressão de documentos, caso se mudasse de empresa enquanto esse processo ainda se encontrava em curso, o ERP começava a gerar pdf’s em branco e parava de enviar os respetivos emails para o cliente, enviando apenas para os destinatários com endereço fixo (p.e., para controlo) que porventura estivessem configurados.
Ao sair, terminar sessão, ou mudar de empresa no ERP, com o processo de reimpressão (envio de email) em curso, a aplicação passa a apresentar uma mensagem avisando que se encontram emails, documentos ou atividades em processamento, e questionando o utilizador se deseja ou não cancelar o processamento. Respondendo ‘Sim’, o processamento é terminado, não sendo processados mais documentos dos que se encontram pendentes; respondendo ‘Não’, o fecho do ERP ou da sessão ou a mudança de empresa é cancelada e o processo em curso continua o processamento dos documentos em falta.
Servidor de proteções – escutar nos endereços 0.0.0.0 e ::1 quando não tem endereços configurados
Quando o ficheiro de configuração não estiver preenchido, em vez de escutar em todos os endereços disponíveis no momento do arranque, o servidor de proteções passou a escutar nos endereços 0.0.0.0 e ::1.
Servidor de proteções – perda de ligação dos clientes como aviso
O reporte da perda de ligação inesperada de um cliente passou a ser registado no event viewer do windows, como um aviso e não como um erro.
Servidor de proteções – Postos deixavam de aceder ao ERP
Por vezes ocorria que o servidor de proteções deixava de “responder” aos postos, impedindo-os de entrar na aplicação, dando uma mensagem a indicar que não tinham licença para aceder à aplicação.
Apenas o posto onde estava instalado o servidor de proteções continuava a funcionar.
Tabelas – grelha com registos relativos ao nodo consultado anteriormente
Com a janela das Tabelas carregada, por vezes, ao comutar de Tabela a partir da ribbon (p.e. através do botão de Clientes do menu Vendas e do botão de Fornecedores do menu Compras), os registos apresentados na grelha não correspondiam ao nodo selecionado na tree à esquerda (eram os registos do nodo selecionado anteriormente).
Tabelas / Consultas – Erro ao aplicar o filtro “Não contém”
Aplicando o filtro “Não contém” nas tabelas e consultas o ERP não respeita o filtro.
Tabelas | Lista Clientes – Ordenação
A lista de Clientes na janela de Tabelas estava a ordenar a coluna de Código como texto em vez de número.
Tabelas | Seleção do item após filtro
Nas tabelas, quando se filtrava por um código, e de seguida se dava enter para editar esse registo, a aplicação estava a posicionar-se na ficha do primeiro elemento da lista.
Se após indicar o código (filtro), o utilizador esperasse uns instantes, e só depois desse enter, já editava o registo pretendido.
Tabelas\ Artigos\ Editar Artigos – alteração de campos adicionais na linha de preço
Tendo definido um evento associado à ação de alteração da linha de preço, ao regravar uma ficha de artigo com alteração de uma informação num campo adicional de uma linha de preços, por vezes ocorria o erro impeditivo: “O registo foi alterado por outro utilizador”.
Utilizador com mais de 20 carateres / login / seleção empresas
Não estavam a ser apresentadas as empresas ao iniciar a sessão no ERP para utilizadores com mais de 20 carateres no login
Comercial
Documentos de vendas vs Desconto em Valor
Caso tivessem sido atribuídos descontos em valor, em documentos com linhas de oferta, o valor de desconto estava a ficar a negativo.
Admin \ Parametrizações | Utilitários\Agendamento de Exercícios – Erro ao criar agendamento de exercício
Ao gravar um agendamento de exercícios, caso algumas das empresas apresentadas já não existam no sistema, o erro apresentado passou a identificar quais são essas empresas.
Admin \ Parametrizações | Utilitários\Agendamento de Exercícios – replicação de exercícios
Estava a ser possível criar exercícios com códigos diferentes, para o mesmo período.
ANGOLA | Compras – Descarga para a CTE de documentos com Acerto de Valores
Se no documento de compras tivesse sido inserido um acerto de valores, e tendo parametrizado na ligação à CTE uma linha para descarregar o valor líquido, ao fazer a descarga do movimento contabilístico o valor sugerido para essa linha não estava a ter em conta o acerto, originando que o movimento não ficasse saldado.
Na descarga para a Contabilidade dos documentos de compras, o valor líquido apresentado passou a ser afetado pelo acerto, até ao máximo de 10.00 da respetiva moeda do documento.
ANGOLA | Compras \ Mapas \ Stocks \ Balancete de Stocks | ABC de Stocks – valores errados quando emitido em moeda diferente da moeda base
Os mapas de Balancete de Stocks, e o mapa ABC de Stocks, quando emitido numa moeda diferente da moeda base, apresentavam valores errados.
Balancete de Stocks – Valorização de stock a PC Último
Ao emitir o balancete de stock com a indicação de apresentar valor de stock por “PC Último”, em alguns cenários de movimentos de artigos, o valor unitário apurado estava errado, e consequentemente os valores totais calculados no mapa também..
Isto acontecia ao valorizar o mapa por PCU, quando o último movimento de um artigo para o intervalo de datas em análise no Balancete, era um movimento de Acerto de Inventário, em que o Saldo acertado em Valor dividido pelo Saldo acertado em Quantidade, resultava num valor significativamente diferente do valor de custo comum – isto acontecia quando o acerto de inventário era considerável.
Este problema afetava também a valorização do mapa pelo PCM, porque o custo considerado para estas linhas de “acerto por saldo”, acabava por influenciar o PCM apurado para o mapa.
Base \ \Utilitários \ Catálogo Fornecedor – Configuração
Na configuração de catálogo de fornecedor, quando o separador de campos era o ‘tab’, era indevidamente apresentada a mensagem “O campo ‘Separador’ não pode ser nulo!”
Base \ \Utilitários \ Catálogo Fornecedor – Importação
Ocorria o erro “String or binary data would be truncated” ao importar artigos cuja descrição tivesse mais de 150 carateres. Passaram a ser importados os primeiros 150 carateres, de forma a respeitar o tamanho do campo referente à descrição do artigo.
Base \ Comunicação de Faturas à AT
Na Comunicação de Faturas à AT, ao gravar, se estivesse selecionada a opção ‘Todos os documentos não enviados até’, era enviada indevidamente uma mensagem de erro.
Base \ Comunicação dos elementos das faturas à AT – “Versão IE a descontinuar”
Alguns utilizadores estavam a receber comunicados do Portal das Finanças a informar que os elementos das faturas haviam sido comunicados com a “versão IE a descontinuar”, apesar de estar a ser usada a opção no eticadata ERP, para comunicar os elementos das faturas.
Para o efeito, procedeu-se à atualização do ficheiro JAR. Esta atualização é efetuada de forma online pelo que não requer atualização do eticadata ERP.
Base \ Utilitários \ Comunicação de inventários valorizados à AT – Versão do ficheiro xml (2.01)
Foi ajustado o formato de ficheiro XML para a comunicação dos inventários valorizados de acordo com a versão atual em vigor.
Base/ Tabelas/ Documentos/ Operações de Caixa – Erro
Ao regravar um registo de tipo de documento de Operações de Caixa estava a ser apresentada a validação impeditiva de gravação “O Campo “Tipo de Mov/Pag”, caso o registo tivesse devidamente preenchido a opção “Gerar movimento de Tesouraria”.
Base\ Tabelas\ Artigos\ Listagens \ Definições – Desde / Até | Pré-Visualizar -> Imprimir / Intervalo de Páginas 1-9999
Após abrir a “Listagens” da tabela de “Artigos”, no separador “Definições”, ao definir o filtro por exemplo “Desde” o código do artigo “0001”, “Até” ao “0100”, quando seleciona o botão “Pré-Visualizar” apresenta as páginas 1 de 2, no caso de selecionar o botão de “imprimir” na pré-visualização, apresenta a janela “Imprimir” com o “Intervalo de Páginas” definido “1-9999” e imprime a lista completa sem ter em conta o filtro inserido anteriormente e as páginas apresentadas na pré-visualização
Comportamento não reproduzido ou já corrigido na revisão 22.00.02 e posteriores.
Base\ Tabelas\ Documentos\ Editar Tipos de Documentos de Venda / Compra – SAF-T / ID Doc.
Caso fosse usada a função de duplicar registo, a aplicação mantinha o valor do campo “ID Doc.” do registo origem, originando impedimento de gravação por chave duplicada.
Assim, para este campo passou a ser sugerido o valor maior + 1 do campo ID (campo interno).
O mesmo tratamento passou a ser feito no caso de um novo registo.
Base\ Utilitários – Nova opção “Exportação SAF-T CV – Portaria nº47/2021” – Inventários | Cabo Verde
Nos Utilitários foi disponibilizada uma nova opção “Exportação SAF-T”, para possibilitar a exportação para ficheiro dos inventários, de acordo com o formato SAF-T CV, previsto na Portaria n.º 47/2021, de 7 de Outubro.
Na nova janela de exportação, antes de poder se proceder à geração do ficheiro dos inventários, é necessário efetuar a configuração das Categorias: para cada categoria de artigos existente no ERP terá de ser feita a correspondência à categoria SAF-T dos artigos e à tipologia do inventário a constar no ficheiro SAF-T.
Nos campos das datas inicial (“Data De”) e final (“Data Até”) deve ser inserida a data do inventário, tendo em atenção que só é gerado inventário para uma data única, pelo que as duas datas devem ser iguais.
Os valores gerados para o inventário são exclusivamente baseados nos movimentos de stock geridos pela Comercial, e referem-se à “posição” de stock à data indicada para o inventário, que deverá ser igual ou inferior à data de fecho de stocks e custos (procedimento efetuado pela operação de Recálculo de stocks e custos).
O inventário é gerado por referência a um exercício, sendo que a data do inventário indicada tem se enquadrar dentro do período do exercício ativo para o qual se pretende gerar o inventário.
Esta funcionalidade requer CASE válido a 01/01/2023.
Base\ Utilitários\ Diagnóstico de descarga – Movimentos de Tesouraria
Tendo ligação off-line à Contabilidade, ao efetuar a descarga de movimentos de Tesouraria, caso os movimentos de Contabilidade tivessem configurados campos adicionais de cabeçalho, dava o erro impeditivo “99999 – Column CA_ does not belong to table Movimentos_Ctb_Cab”.
Base\ Utilitários\ Diagnóstico de Descarga para Contabilidade – contas dispensadas de retenção
No diagnóstico de descarga para a contabilidade, caso o movimento contivesse uma conta dispensada de retenção de IRS/IRC (ou isenta) sem ter o NIF atribuído, o movimento não estava a aparecer assinalado com anomalia, sendo necessário editá-lo para verificar o problema.
Base\ Utilitários\ Exportação SAF-T (AO) – Erro ao gerar com opção de diagnóstico
Ao gerar o ficheiro SAF-T AO, caso estivesse ativada a opção de efetuar diagnóstico, dava uma mensagem de erro impeditiva.
Base\Consultas\Listagem de Artigos (Monos) – Armazém
A consulta personalizada “Listagem de Artigos (Monos) passou a apresentar o armazém.
Cliente – Controlo de Crédito – Saldo Conta Corrente
Na ficha de clientes no controlo de crédito por vezes, ao aceder às consulta diversas para do saldo de conta corrente, dava erro de índice inválido.
Comercial – Gravação de documentos assinados digitalmente e envio automático de email muito lenta
Ao gravar documentos de vendas encomendas ou liquidações, assinados digitalmente (com certificado digital qualificado), tendo o envio de email automático selecionado no tipo de documento, o ERP ficava “bloqueado” até que fosse enviado o email.
O envio de documentos assinados digitalmente passou a ser efetuado em background, tal como já acontecia para os documentos não assinados, libertando o ERP logo que o documento se encontre gravado, em vez de ficar à espera que o email seja enviado.
Comercial \ Encomendas – Integração de encomendas com linhas de acerto
Ao integrar encomendas com linha de acertos, pela opção de gerar\integrar documento, a encomenda não aparecia disponível para satisfazer.
Comercial \ Financeira\ Liquidações \ Valores por conta – Retenção de Imposto IRS/IRC.
Estavam a surgir valores errados no valor da liquidação, caso o documento fizesse retenção e gerasse um valor por conta.
Por falha o processo estava a permitir efetuar esse tipo de liquidações, pelo que deixará de ser permitido gerar valores por conta em liquidações que façam retenção de imposto. Essa operação terá de ser feita através dos adiantamentos.
Comercial \ Janelas de emissão de documentos – Ocultar colunas
Em algumas janelas de movimentos, por exemplo, Encomendas, se fossem removidas da grelha as colunas de “isenção IVA” e “isenção IVA Cod. Oficial”, após fechar a janela, estas voltavam a surgir na janela.
Este problema apenas ocorria com as colunas relacionadas com impostos e retenções.
Comercial \ Liquidações – Regravação de um liquidação por conta com cliente consumidor final | Angola
Ao regravar uma liquidação com valor por conta, respeitante a um cliente tipificado como “CONSUMIDOR FINAL” ocorria a mensagem impeditiva para preencher o número de contribuinte.
O problema ocorria apenas na realidade de Angola, em que o campo strcvdContribuinte ficava vazio, situação que impedia a ação pretendida.
Comercial \ Movimentos Reais – Saldo Contabilístico
Na janela dos movimentos reais, em determinadas situações, o saldo contabilístico não estava a ser devidamente calculado, afetando o cálculo na grelha e no cabeçalho.
Comercial \ Reimpressão de documentos – erro quando o número formatado excede 20 caracteres
Na reimpressão de documentos, quando o formato do número do documento (definido na Secção por tipo de documento) ultrapassa 20 caracteres deixou de apresentar a mensagem “Para o filtro selecionado não existem documentos para reimprimir”.
Comercial \ Stocks \ Mapa Análise de Stocks – Tipo Saídas / Entradas
Ao emitir o mapa análise de stocks para os tipos “Entradas” ou “Saídas” não estavam a ser calculados corretamente os dados, apresentando apenas alguns artigos e sem quantidades.
Comercial \ Tesouraria – Reconciliação de movimentos
Na reconciliação de movimentos de tesouraria, se tiver uma reconciliação gravada p.e. “de “16/12/2022 até: 31/12/2022”, ao clicar no botão “novo registo” e de seguida clicar em último registo, a data da reconciliação aparecia “de 31/12/2022 até 31/12/2022”, quando seria esperado “de 16/12/2022 até: 31/12/2022”.
O problema apenas ocorria, se a última reconciliação tivesse a data do período Até: “31/12/2022”.
Comercial \ Tesouraria \ Mapa de Movimentos Previstos – Saldo inicial errado
Quando não existem movimentos previstos de tesouraria em data anterior à data indicada, na consulta de movimentos previstos, o campo Saldo Anterior apresentava erradamente o saldo final do período analisado.
Comercial \ Tesouraria \ Mapa Idade de Saldos – Pendentes à Data
Ao emitir o Mapa de Idade de Saldos, caso fosse selecionada a opção “Pendentes à Data”, ocorria o erro:
“Não foi possível encontrar o campo ‘strCodExercicio’! Será necessário validar se a versão da base de dados é correcta!”
Comercial \ Venda: erro quando o Artigo possui número elevado das linhas de preço
Nos documentos de Venda, caso fosse inserido um Artigo que tivesse linha(s) de preço(s) com número elevado, ao selecionar valor de uma linha desta(s) estava a ocorrer uma mensagem de erro “9999 – Valor demasiado grande ou demasiado pequeno para int16.”
Comercial \ Vendas – Pesquisa de cliente por NIF está a considerar também cliente inativos
Corrigido o erro que estava a ocorrer na venda, pois estava a permitir a indicação de um cliente inativo no registo de venda. Portanto, na Pesquisa Entidades (botão com 3 pontinhos), quando for feita pelo Nr. Contribuinte e caso haja dois ou mais clientes com mesmo NIF, ao confirmar a pesquisa, o ERP passou a considerar o cliente ativo com o menor código.
Comercial\ Comunicação dos documentos de transporte à AT\ Comunicação por Webservice – inclusão do ATCUD
O processo de comunicação dos documentos de transporte à Autoridade Tributária (AT) via Webservice foi atualizado, de acordo com as mais recentes alterações implementadas pela AT, das quais se destaca a inclusão do campo do ATCUD.
A informação do ATCUD dos documentos comunicados pode depois ser visualizada no site do “e-fatura” – consulta dos documentos de transporte, juntamente com a restante informação que já era disponibilizada anteriormente.
Comercial\ Documentos Eletrónicos via EDI – Envio de documentos de vendas / exportação dos campos adicionais de cabeçalho
Em alguns cenários o envio de documento de vendas que tivessem campos adicionais de cabeçalho estava a provocar um erro impeditivo do mesmo.
Dado que a inclusão dos campos adicionais não é um requisito obrigatório para o envio, a exportação dos campos adicionais, quer de cabeçalho quer das linhas, passou a ser opcional.
Para tal foram disponibilizadas duas novas opções na ficha do cliente – “Exportar Campos Adicionais do Cabeçalho” e “Exportar Campos Adicionais das Linhas”, de forma a se poder configurar os campos que se quer exportar, com o seguinte comportamento:
– em empresas com comunicação por cliente local, as opções são editáveis e os campos são exportados consoante as opções que estão ativas.
Neste caso, a atualização de dados irá colocar por defeito, apenas a opção de exportar os campos adicionais das linhas como ativa.
– em empresas com comunicação por web service (YET), as opções não ficam editáveis porque são sempre exportados os campos adicionais de cabeçalho e das linhas.
Comercial\ Documentos Eletrónicos via EDI – Envio de documentos de vendas com campos adicionais
No envio de documentos eletrónicos de vendas, com comunicação por cliente local, não estavam a ser passados os campos adicionais, quer fossem de cabeçalho ou das linhas.
Comercial\ Encomendas a fornecedor – aplicação indevida de promoções
Nas encomendas a fornecedores, se o artigo tivesse uma promoção de venda ativa, para novo preço ou de desconto, estava indevidamente a aplicar essa promoção ao lançar o artigo.
Comercial\ Encomendas de Clientes – alteração de entidade / dados de Intrastat
Numa encomenda, caso se indicasse primeiramente um cliente configurado para “Intrastat”, e de seguida fosse alterado para um cliente sem essa configuração, após gravar a encomenda verificava-se que no cabeçalho da mesma tinha ficado indevidamente gravada a informação do código do país de “Intrastat” do primeiro cliente indicado na encomenda.
Comercial\ Recálculo de Stocks – geração de “imagens de data de fecho” do Stock (Quantidade e Custos)
O processo de recálculo reconstruía imagens de fecho de stocks em excesso, quando era executado a recuperar uma data de fecho de stocks definida anteriormente.
Comercial\ Vendas – cálculo de comissões por desconto
Caso o vendedor associado ao documento de venda tivesse comissões por descontos “linha a linha”, para determinados valores de desconto de cabeçalho e de linha de artigo, as comissões não estavam a ser calculadas.
Compras – Descarga para a CTE / Documentos com acerto de valores
Se no documento de compras tivesse sido inserido um acerto de valores, e na primeira linha tivesse um artigo com preço a zero, taxa de IVA igual aos restantes artigos mas com uma categoria diferente, e tendo parametrizado na ligação à CTE uma linha pela categoria para o valor líquido, ao fazer a descarga do movimento contabilístico estava indevidamente a gerar uma linha com o valor do acerto.
Compras \ Auto-Faturação sem acordo vs fornecedores de ficha
Na Auto-Faturação sem acordo apenas é necessário uma série de documentos para emitir as faturas relativas aos diferentes fornecedores.
Até agora, o ERP apenas permitia emitir faturas na mesma série para fornecedores diferentes se estes fossem fornecedores_CD, pois se fossem de ficha a aplicação impedia a gravação do movimento.
A partir deste update, a aplicação passa a permitir a emissão de documentos de auto-faturação para diferentes entidades de ficha numa mesma série, desde que nessa série não coexistam documentos de entidades de auto-faturação com e sem acordo.
Para dar suporte a esta melhoria, na ficha do fornecedor passou a existir o novo campo “Auto Faturação Sem Acordo”, por defeito desselecionado, que permite indicar que aquela entidade faz auto-faturação sem acordo.
– Ao emitir documentos de auto-faturação, se a entidade em causa não tiver ativa a opção “Auto Faturação Sem Acordo”, o comportamento será o que já existia anteriormente, i.e., depois de emitido um primeiro documento numa série para uma entidade, apenas poderão ser emitidos novos documentos nessa série para a mesma entidade.
– Inversamente, depois de emitido um primeiro documento numa série para uma entidade com a opção “Auto Faturação Sem Acordo” ativa, apenas poderão ser emitidos novos documentos nessa série para entidades com a opção “Auto Faturação Sem Acordo” ativa (a mesma ou outras).
Ao executar o processo de exportação SAF-T, apenas serão gerados os respetivos ficheiros para entidades com acordo (i.e., com a opção “Auto Faturação Sem Acordo” inativa).
Compras \ Documentos de Compras – Registo de documentos sem formato de numerador – Validação de documento duplicado | Angola
Ao gravar um documento de compras que não contivesse formatação na numeração e já existisse o mesmo número registado noutra secção, era apresentada a mensagem impeditiva “Já existe um documento … com a mesma chave SAF-T AO (1)”.
O problema ocorria porque estes documentos estavam a ser gravados na tabela “Tbl_SAFT_UniqueKey” que apenas devia conter documentos elegíveis para a exportação SAF-T (AO) com exceção dos documentos de compras.
Compras \ Emissão documento de compra – não apresenta as taxas de IVA
Ao pré-visualizar ou imprimir uma compra com o report “CMPDocumento.rpt” não estavam a ser impressos o quadro de Impostos e as linhas de números de séries.
Compras \ Inventários – Erro ao criar um inventário
Por vezes, ao gravar um inventário, ocorria o erro “2147217873 – Violation of PRIMARY KEY constraint ‘PK_EtiErrorBD_PKMovInvStkNS00001_ChaveDuplicada’. Cannot insert duplicate key in object ‘dbo.Mov_InventarioStkAuxNrSerie’. The duplicate key value is…”
Solução de contorno execução do respetivo SP em anexo “[Gce_cls_MovInventory_BuildImgStk].sql”
Compras\ Introdução de Compras – Função Copiar Linhas (Ctrl + C)
Ocorria o erro “Indice fora da matriz…” ao copiar linhas através do comando (Ctrl + C)” se das linhas selecionadas estivesse uma linha vazia.
Compras\ Inventários\ Contagens – erro na importação de linhas de periféricos após cálculo de diferenças
Quando numa contagem se fazia o cálculo das diferenças e depois se trazia mais artigos para a contagem através da opção de importar linhas de periféricos, ao importar dava o erro “10055 – Invalid column name ‘ManualCostAssigned’”.
Compras\ Inventários\ Contagens – Importação de linhas de periféricos / artigos já existentes
Quando se importava um ficheiro, pela opção “importar linhas de periféricos”, para uma contagem que continha artigos existentes no ficheiro, não estava a dar a mensagem de aviso de linha existente na contagem para questionar se pretendia adicionar a quantidade, e somava sempre a quantidade 1 à linha existente desses artigos, ignorando as quantidades que vinham no ficheiro.
Compras\ Inventários\ Contagens – Importação de linhas de periféricos / ficheiro “.plt” com falta de campos
Quando não estavam inseridos todos os campos possíveis no ficheiro de formato “.plt”, ao importar dava o erro impeditivo: “99999 – a referência de objecto não foi definida como uma instancia de um objecto.”
Compras\ Inventários\ Contagens – Importação de linhas de periféricos com ficheiro “.imp” / custos dos artigos
Na contagem de inventários, após a importação de linhas de periféricos com ficheiro “.imp”, dado que o ficheiro não trazia preços de custo, ao calcular as diferenças não estava a preencher os custos dos artigos de acordo com o critério definido, ficando os custos a zero.
Só as linhas importadas com preços diferentes de zero é que são consideradas como “manuais”, e por essa razão não são alteráveis pelo cálculo das diferenças. As linhas sem preço ou com preço a zero serão sempre consideradas no cálculo/atribuição dos custos aos artigos da contagem.
Compras\ Produções – edição de produção / pesquisa de artigos componentes
Logo após a abertura da janela e posicionamento numa produção existente, para o primeiro composto da produção, se na grelha de componentes fosse invocada a pesquisa de artigos numa nova linha, estavam a ser mostrados alguns artigos, em vez de mostrar todos os artigos existentes.
Compras\ Utilitários\ Recálculo de stocks e custos – erro ao recalcular / números de série com plica
Caso existissem movimentos de stocks de artigos com gestão de números de série, em que um dos números de série continha uma plica, ao efetuar o recálculo de stocks apresentava o erro: ” Incorrect syntax near ‘”.
Compras\ Utilitários\ Recálculo de Stocks e Custos – melhorias no processamento das produções
O processo do recálculo foi melhorado ao nível da ordenação das linhas de produções e decomposições, de forma a otimizar o processamento das produções cíclicas e/ou encadeadas (do mesmo dia) e respetivo apuramento de custos.
Se existentes, foi ainda melhorada a apresentação das produções com composições cíclicas, no separador de “log” da janela do recálculo.
Compras\ Utilitários\ Recálculo de stocks e custos – retificação de erro / otimização
Por vezes, quando existiam acertos de inventário para processar, ao executar a operação de recálculo dava o erro: “… There is already an object named ‘##Tmp…”.
Além da retificação do erro acima descrito, foi ainda otimizado o tempo de processamento do recálculo.
Consultas\ Consultas Diversas\ Conta Corrente\ Documentos pendentes – edição de documento de liquidação
Nas consultas referentes aos documentos pendentes de fornecedores/clientes, ao editar um documento de liquidação, caso se tratasse de uma liquidação por conta, abria indevidamente e posicionava-se na janela de compras/vendas, em vez de se posicionar na janela de liquidações.
Consultas\ Vendas/Compras \ Mapa de IVA – apresentação do valor dos acertos
No mapa de IVA passou a ser apresentada a informação do valor das linhas de acerto lançadas nos documentos de vendas/compras.
Para tal foi acrescida mais uma coluna – “Acertos”, a seguir à coluna do “Total”.
Quando o mapa é agrupado e/ou resumido por taxa de IVA, dado que os acertos não estão sujeitos a IVA, passa também a ser mostrada uma linha referente ao valor de acertos.
Documentos Eletrónicos via EDI | Vendas\ Utilitários\ E-Factura – Verificação de Documentos – Erro no envio de documentos eletrónicos
No utilitário de verificação do envio de documentos, ao fazer o envio de documentos eletrónicos, por vezes apresentava a mensagem de erro “99999 – Não é possível associar o objecto do tipo ‘System.DBNull’ ao tipo ‘System.String’.”.
Duplicar artigos compostos – Remover linhas
Ocorria erro.ao duplicar um registo de Artigo com linhas de componentes.
Edição de Folhas de Obra muito demorada
Numa Folha de obra com muitas linhas (da ordem das várias centenas ou mesmo milhares), ao lançar novos artigos a ser produzidos, a aplicação demorava muito tempo a completar a operação (por vezes superior a 30 segundos).
Foi revisto o processo, tendo-se registados algumas melhorias na performance deste processo.
Encomenda de Armazéns – Envio de e-mail ao pré-visualizar/imprimir
Quando o documento de encomenda de armazéns estava configurado para enviar por e-mail ao gravar e ao pré visualizar/imprimir, quando se fazia a pré-visualização ou a impressão dava o erro: “99999 – Incorret syntax near the keyword ‘WITH’.”
Erro nas liquidações com valor por conta – Campos adicionais manuseados nas vendas
Caso nas Vendas existissem campos adicionais (com tipo de dados diferente de “DateTime”) e existissem eventos associados à ação “Depois de Gravar” que usam esses campos adicionais, ocorria o erro “Invalid cast from ‘Decimal” to ‘DateTime’.” ao regravar uma liquidação com valor por conta.
Financeira – Erro na emissão de letras
Corrigido o erro impeditivo que ocorria no segundo passo da Emissão de letras ao confirmar.
Financeira \ Talões de Depósito – Descarga para a contabilidade
Em cenários de talões de depósito configurados para descarregarem na contabilidade, e as respetivas contas origem e destino sem parametrização de descarga para a CTE, gerando assim um movimento de contabilidade sem linhas, No entanto, este movimento não era apresentado no Diagnóstico de Descarga de Movimentos Contabilísticos.
Em cenários de talões de depósito configurados para descarregarem na contabilidade, e as respetivas contas origem e destino sem parametrização de descarga para a CTE, os respetivos movimentos de contabilidade não eram apresentados no Diagnóstico de Descarga de Movimentos Contabilísticos, com a indicação ‘Sem Linhas’.
Financeira \ Tesouraria – erro a gravar movimentos com Descarga para a CTE
Por vezes, ocorria o erro “”99999 – O objecto que pode ser nulo tem de ter um valor”, ao gravar movimentos de tesouraria com descarga para a CTE.
No utilizador em erro, aceder a preferências/ Contabilidade selecionar a opção “Quando maior que” com uma data e gravar. Em seguida voltar a selecionar “Sempre” e gravar. Deverá terminar sessão e voltar a iniciar.
Financeira \ Tesouraria \ Transferência Bancárias – Transferências já efetuadas
Ao fazer a transferência bancária de um pagamento a fornecedor com o tipo de movimento pagamento do tipo transferência e gerar ficheiro, o movimento não ficava com indicação de transferência efetuada (não ficava assinalada a coluna “Transf.”).
Financeira\ Liquidação de Comissões – regravação com retirada de comissão liquidada
Ao regravar uma liquidação de comissões, em que se tinha retirado uma linha de comissão anteriormente liquidada, dava o erro impeditivo:
“99999 – Deleted row information cannot be accessed through the row”.
Folha de Obra – Produção – Campos Adicionais
Se os campos adicionais dos componentes das folhas de obra não fossem do mesmo tipo dos campos adicionais correspondentes dos componentes das produções, ao produzir / transformar uma FO, ocorria um erro de correspondência da propriedade Data Type nos campos adicionais.
Folha de Obra – Validação de rutura de stock
A verificação de rutura de stocks nas folhas de obra estava a multiplicar a necessidade real de componentes pela quantidade lançado do composto, resultando na avaliação incorreta dos artigos em rutura de stock.
Folhas de Obra – Erro ao calcular e abater stock
Nas folhas de obra quando realizamos alterações às quantidades de base como adicionar mais um lote e dividir a quantidade o software não está a realizar esses cálculos e assume sempre a quantidade base. Ao fechar a folha de obra abate as quantidades erradas.
Comportamento já corrigido na v22.00.01 c/ upd5 e posteriores.
GCE / Encomendas clientes – Reservas de stocks em artigos com medidas
Em empresas com gestão de reservas ativa, a reserva ao stock é sempre apresentada no documento na medida de venda, independentemente de a medida de stock ser ou não a mesma da medida de venda. No entanto, quando em presença de artigos com medidas na unidade de venda e stock numa unidade diferente, caso o utilizador pretendesse reservar apenas parcialmente a quantidade necessária, tinha de fazer manualmente as contas para saber a quantidade a reservar de acordo com a quantidade de stock pretendida.
Para ultrapassar esta limitação, quando em presença de artigos com medidas na venda, ao editar a quantidade a reservar ao stock, passa a ser apresentado o pop-up de medidas (com as medidas bloqueadas às medidas lançadas), onde o utilizador terá apenas de indicar as unidades de lançamento para as quais pretende fazer a reserva, tratando a aplicação de fazer as contas para a quantidade a reservar ao stock.
GCE \ Documento de venda \ Não está a atualizar os totais quando seleciona outra linha de preço com tecla asterisco
Quando usa a tecla asterisco para alterar a linha de preço, os totais não estão a ser recalculados.
No entanto, ao gravar o documento, os totais já ficam corretos.
GCE \ Efetivar liquidações diferidas – Aplicação altera o mercado da entidade
Ao registar a Liquidação diferida de uma fatura a fornecedor comunitário, ao efetivar essa Liquidação diferida, a aplicação estava a colocar no cabeçalho do documento de pagamento, o mercado nacional.
GCE \ Folha de obra vs Produção
Caso numa Folha de Obra, se alterasse a fórmula da linha de um componente, ao transformar essa Folha de Obra em Produção, a fórmula do componente na FO era transposta para a Produção, mas a quantidade do componente era recalculada com base na fórmula definida nos componentes na ficha do artigo em vez da transposta da Folha de Obra.
GCE \ Geração de ficheiro SAF-T PT de contabilidade – Atualização de planos via diagnóstico
Ao gerar o ficheiro SAF-T PT de contabilidade com diagnóstico para atualizar os NIFs e Descrições nas contas de terceiros do plano de contas, a aplicação gerava erro, caso os nomes dos clientes e fornecedores tenham mais de 50 caracteres.
No plano de contas, a descrição das contas passaram a suportar até 10 caracteres, à semelhança do comprimento dos Nomes nas tabelas dos Clientes e Fornecedores.
GCE \ Integrar encomendas com desdobramento de lotes
Ao integrar uma encomenda numa venda, com desdobramento de lotes, a primeira linha resultante do desdobramento ficava com Valor Líquido igual ao total das linhas e as restantes linhas resultantes do desdobramento ficavam com Valor Líquido igual a zero.
GCE \ Introdução de vendas \ Outros 1 \ Matricula
Após criar documento de venda com preenchimento da Matrícula no separador “Outros 1”, ao posicionar pelo “Último Movimento” não estava a aparecer a matrícula introduzida.
Geração automática de encomendas a fornecedor
No 5º passo da Geração Automática de Encomendas ocorria erro ao pré-visualizar ou imprimir.
Gravação de documentos em secções
Estava a ser possível gravar documentos que não estão disponíveis em determinada secção, após posicionar num documento na janela e alterar a Secção para a mencionada.
Grelha de Liquidação de comissões – cursor desloca-se para primeira linha ao confirmar uma linha
Na grelha da janela Liquidação de Comissões, clicando em “CF” numa das linhas, o cursor estava a deslocar-se sempre para a primeira linha.
Importação de Catálogo de Fornecedor – Acentuação
Após atualizar para a v22, a importação de catálogo de fornecedor não está a importar a acentuação.
ao importar o mesmo ficheiro que era importado na v19, os caracteres especiais (acentuação, ª, º, caracteres vitais para os nomes dos artigos, deixou de importar corretamente, com a agravante de ter alterado as descrições de artigos (ainda não faturados) para descrições sem esses caracteres especiais, o que cria um impacto muito grande na descrição do produto, pois são artigos de “partituras” onde os nomes das obras e nomes dos autores por vezes são estrangeiros com caracteres do tipo ä (trema) entre outros.
Integração de Encomendas em Encomendas – Alteração da quantidade
Na integração de encomendas noutras encomendas, quando se alterava a quantidade na própria encomenda destino, a quantidade pendente da encomenda original não estava a ser bem atualizada.
Inventário – Contagem valorizada pelo Preço Custo Último
Nas contagens de inventário, quando se indicava para valorizar pelo Preço Custo Último, caso a última entrada do artigo fosse a custo zero o inventário ficava valorizado a zero
A obtenção do PCU para valorização do inventário passa a ignorar as entradas a custo zero.
Lista | Artigos – Detalhada – Casas decimais
A lista por defeito “Artigos – Detalhada”, apresentava os preços unitários com as casas decimais de “Totais” da moeda base, e passou a mostrar as casas decimais definidas para os valores “Unitários”.
Mapas\ Stocks\ Balancete de Stocks – Apresentação do custo por custeio/armazém
Tendo artigos que apenas são vendidos e nunca são comprados, ou seja, não têm preço de custo atribuído (não constam da tabela ‘tbl_gce_artigosprecoscusto’), ao emitir o balancete de stocks pela opção de valorização de stock por ‘Custeio/Armazém’, ao emitir o mapa ocorria o erro impeditivo: “EtiErrorCampoNULL_Cannot insert the value NULL into column ‘fltCostUnit’, table ‘@tblFunction’; column does not allow nulls”
Mapas\ Stocks\ Balancete de Stocks – Emissão sem considerar documentos não faturados / Documentos com compostos de inventário
Na emissão do balancete de stocks tendo ativa a opção “Não considerar documentos de Compra / Venda e O.R. não faturados”, caso existissem documentos convertíveis (guias), já faturados ou não, que continham artigos compostos de inventário, eram apresentadas quantidades erradas para os artigos referentes aos respetivos componentes.
O mesmo problema ocorria no ficheiro gerado pela opção de comunicação do inventário de existências à AT, em cenário idêntico ao descrito para o balancete.
Mapas\ Stocks\ Balancete de Stocks – valorização a preço de custo último
Ao emitir o balancete de stocks com apresentação do valor de stock a “PC Último”, estava a apresentar indevidamente um valor de custo a negativo, caso a última entrada do artigo em stock no período em análise tivesse sido um movimento de inventário, em que a linha de acerto para “zerar” o stock do artigo era referente a uma quantidade negativa mas com um custo acumulado de valor positivo.
Mapas\ Stocks\ Balancete de Stocks – valorização por PCM / Não considerar documentos não faturados
Ao emitir o balancete de stocks, tendo ativa a opção “Não considerar documentos de Compra/Venda e O.R. não faturadas” e com valorização do stock por PCM, para alguns artigos o custo unitário aparecia com valores incorretos.
Moçambique – Navegação entre documentos (Séries)
Ao posicionar no último registo e em seguida clicar em registo seguinte, a aplicação não se mantinha no registo atual.
Moçambique – Siglas oficiais das Moedas Vs. Ficheiros PS2
As empresas novas criadas para país/sede Moçambique, passam a ser criadas com:
– Moeda Base “MZN”;
– Todas as Tabelas com registos por defeito e referências à moeda base, passaram a referenciar a moeda “MZN”.
Para empresas existentes atualizadas, terá que ser aplicada a solução a seguir descrita.
– Acrescentar manualmente o novo registo de moeda com abreviatura “MZN” e cambio=1, na tabela de Moedas
– Posteriormente, aceder à Ficha da Empresa, e trocar a Moeda Base de “MT” para “MZN” (o novo registo inserido na tabela de moedas)
– Em caso de uso da GCE e POS,
a) Atualizar a moeda nas Zonas e Subzonas nacionais, para a Moeda “MZN” – isto tem de ser feito nas empresas existentes e nas novas empresas criadas com a v22. Isto para garantir que os novos registos de movimentos (Vendas, Compras, Encomendas, Liquidações e Outros), passarão a sugerir como moeda para o documento, a nova moeda “MZN”.
b) Atualizar a moeda das Contas de Tesouraria, que tenham “MT” para “MZN”.
– Em caso de uso do GRH,
a) Nos funcionários onde tenham moeda “MT” preenchida, têm também que a trocar para “MZN” – estando a vazio, não necessita ser alterado.
b) Nos abonos/descontos fixos ou outros em valor e onde tenham moeda “MT” preenchida, têm que trocar para “MZN” – estando a vazio, não necessita ser alterado.
– Em caso de uso do POS (e GRH também),
a) Terão de inserir os registos de Notas e Moedas (com as respetivas imagens), associados à nova moeda “MZN” (com os respetivos fatores de múltiplos e submúltiplos)
Com este procedimento, passam a trabalhar com esta moeda base, exportando o PS2 já com a nova abreviatura de moeda, para os novos movimentos registados após estas alterações (para os anteriores, continuarão a ter que os retificar no ficheiro PS2).
Pode ser solicitada ao DAPV, script de atualização das referências à moeda base em diversas destas tabelas, para agilizar esta atualização.
Moçambique | Séries – Numeração anterior à introdução de séries
Ao regravar um documento sem série atribuída, surgia indevidamente a janela para atribuição de séries.
MOÇAMBIQUE | Séries – POS
No POS não estava a ser possível criar um documento, apresentando mensagem “Não tem série atribuída!”, caso estivesse ativada a opção “Sem sugestão de número em novo documento” na ficha do Posto.
Movimentos \ Conta Corrente \ Liquidações – diferença cambial indevida
Por vezes, ao efetuar uma liquidação usando o mesmo câmbio do pendente, eram geradas diferenças cambiais residuais.
Novos layouts de documentos – Reajustamento dos campos
Ajustados os tamanhos dos campos da área de detalhe de alguns dos reports .rpt e .rdl disponibilizados de base.
Os reports atualizados foram os seguintes:
– VNDDocumento.rdl
– VNDDocumento.rpt,
– ENCVNDDocumento.rdl ,
– ENCVNDDocumento.rpt .
POS Front-Office\ Gravação de documentos – Validação do CASE na comunicação das séries à AT
Caso a licença utilizada não tivesse CASE, e o posto estivesse configurado para não ter sugestão de número em novo documento, apesar das séries terem sido comunicadas manualmente, ao gravar documentos estava sempre a ser validada a existência de CASE ativo, apresentando mensagem impeditiva a indicar ser necessário ter CASE para comunicar séries e não deixava efetuar a gravação.
POS Front-Office\ Movimentos – melhoria ao nível da gravação
Em empresas com grande volume de dados no que respeita aos movimentos gerados no POS, a gravação dos diferentes movimentos (tais como caixa, vendas, encomendas, liquidações) tornava-se demorada, pelo que foi efetuada uma melhoria de “performance”, de forma a reduzir significativamente o tempo de gravação dos mesmos.
Produções – Alterar Folha de Obra associada quando esta já se encontra fechada
Ao alterar a folha de obra associada a uma entrada de produção, caso a folha de obra inicialmente associada à produção já se encontrasse fechada, apesar de as quantidades da mesma estarem a ser devolvidas ao campo ‘a produzir’, a folha de obra mantinha-se fechada.
O processo foi retificado e, nestas circunstâncias, a folha de obra original volta a ser reaberta, com as quantidades pendentes correspondentes às da produção cuja associação à folha de obra foi removida.
Produções com base em Folhas Obra – Remover linhas
Ao Produzir uma Folha de Obra, a aplicação não estava a permitir remover linhas de componentes de um composto no Documento de Produção.
Foi reposto o comportamento existente em versões anteriores.
Produções/Folhas de Obra – erro na importação de linhas de periféricos
Nas produções e nas folhas de obra ao efetuar a importação de linhas de periféricos dava o erro impeditivo: “O método ou a operação não está implementado”.
Regravar documentos emitidos que movimentem conta corrente mas não gerem tesouraria
Caso o documento de venda estivesse parametrizado para gerar conta corrente mas não estivesse a gerar movimento de tesouraria, ocorria o erro ao gravar documento: “99999 – The given key was not present in the dictionary.”.
Reimpressão de Documentos Digitais – Impressão com várias páginas
Na reimpressão de documentos digitais, se imprimisse vários documentos, cada um com várias páginas, só era impressa a primeira página.
SAFT – Fatura Pró-forma permite gravar documento sem linhas originando erro no SAFT
Caso existam documentos do tipo “workDocuments”, sem estar configurado para apresentar ao cliente, sem linhas (apenas com uma linha de texto ou então sem linhas e com o visto em anulado), ao gerar o ficheiro saft gera erro.
SAF-T (CV) – Formato do numerador dos documentos relevantes fiscalmente – Cabo Verde
Tendo em vista a preparação de infraestrutura de suporte à emissão do SAF-T (CV) nos termos da Portaria n.º 47/2021, de 7 de Outubro, o formato de numeração dos documentos com relevância fiscal sofreu uma nova alteração.
Deste modo, os novos exercícios passarão a assumir o formato “!DOC!/!IDDOC!!SECC!/#” em vez de “!DOC!!SECC!/#” (sem aspas).
Como mero exemplo, passaremos a ter como número “FACT/1SEC123/1” ou “FACT/1SEC1/1” (se for o primeiro exercício), em vez de “FACTSEC123/1” ou “FACTSEC1/1” (se for o primeiro exercício).
É, pois, desejável com os utilizadores possam ter esta atualização instalada, para que em 2023 possuam emitir os documentos com este novo formato de numeração.
Séries | Regravação de movimentos com data anterior à ativação da comunicação de séries
Ao editar encomendas com data anterior à ativação da comunicação de séries, caso o utilizador não tivesse permissão para comunicar séries, ao gravar, era apresentada a mensagem de validação “O documento ainda não tem serie comunicada à AT, e não tem permissão para efetuar a comunicação.”, impedindo a gravação das alterações.
Stocks – Recálculo de Stocks e Custos – otimização do processo / empresas com número elevado de registos em stocks
Em empresas com um número elevado de registos nos stocks (na ordem de milhões de registos de linhas de stocks), o processo de recálculo de stocks e custos tornava-se muito demorado, sendo até em alguns casos, inviável a sua execução durante o tempo de pausa noturna dessas empresas, pelo que se procedeu a uma otimização do processo.
A otimização efetuada melhora também o tempo de gravação de inventários nesse contexto de dados, o que permite gerar mais rapidamente o movimento de acerto de stock dos inventários.
Além disso, possibilitou igualmente a melhoria dos tempos de registo dos movimentos que, direta ou indiretamente, acabam por movimentar os stocks.
Stocks\ Folhas de Obra – Edição de folhas parcialmente produzidas
Numa folha de obra parcialmente produzida, nas linhas dos compostos (e respetivos componentes) que não tenham qualquer produção passou a ser permitido fazer alterações às suas quantidades.
A inserção e remoção de linhas mantém-se como anteriormente, disponível apenas nas linhas sem produção, com número superior ao da última linha com quantidade produzida.
Stocks\ Inventários – melhoria no tempo de reabertura dos inventários
Ao editar inventários com movimento de acerto de stocks gerado com um número muito elevado de linhas (na ordem das três centenas de milhar), ao retirar a opção de “Acerto efetuado” e gravar o inventário, o ERP ficava em processamento por tempo desmesurado.
Stocks\ Recálculo de Stocks e Custos – Inventários com a mesma data de acerto de stocks
Caso existissem dois (ou mais) inventários com a mesma data de acerto, para o mesmo artigo, o recálculo de stocks processava as linhas de “reset” do stock (linhas para “zerar” o stock) dos inventários posteriores ao primeiro processado, sempre valorizadas a zero.
Embora não seja recomendável ter inventários distintos, com o mesmo “tuplo” de artigos e igual data de acerto de stocks (facto alertado pelo ERP), no recálculo as linhas de “reset” dos inventários posteriores ao primeiro, passaram a ser movimentadas ao custo resultante do inventário imediatamente anterior.
O mapa de extratos de movimentos de stock, com agrupamento por artigo ou por artigo/lote, foi também ajustado, de forma a apresentar os movimentos pela mesma ordem com que são processados pelo recálculo, e assim evidenciar a sequência que gerou os custos processados.
Tabelas – Artigos – Alteração de preço venda
Quando na ficha de artigos com mais que uma linha de preço se alterava uma linha de preço que não a primeira, aparentemente a aplicação assumia a data de alteração do momento (data do sistema). No entanto, depois de gravar, ao consultar novamente a ficha do artigo, verificava-se que a data de alteração gravada para a linha alterada era a data da primeira linha de preço.
Caso fossem alteradas várias linhas na mesma edição, a primeira linha que fosse alterada passava a ter a data da primeira linha da lista, e as seguintes alteradas ficavam com as datas das seguintes à primeira.
Tabelas \ Categorias – Remover Registo
Estando posicionado na categoria pretendida, ao selecionar o botão “Remover Registo” e confirmar a mensagem de remoção de registo, esta não era removida nem apresentava qualquer mensagem de erro.
O problema ocorria porque a categoria tinha parâmetros de ligação à contabilidade, pelo que passou a ser viabilizada a eliminação dos registos nestas circunstâncias.
Tabelas \ Comercial \ Promoções – Inserção de artigos com o caractere “&” no código
Caso existissem artigos em que o código de artigo contivesse o caractere “&”, não esteva a ser possível lançá-los para a grelha, impedindo de serem configuráveis para promoções.
Tabelas\ Artigos\ Editar Artigos – artigos compostos / erro ao apagar linha de componente
Na edição de um artigo composto (de inventário ou transformação), ao remover uma linha na grelha de componentes dava o erro:
“Método não encontrado: ‘System.Collections.Generic.IReadOnlyList`1”.
Tabelas\ Entidades\ Fornecedores| Editar Fornecedores – alteração da categoria de entidade
Se fosse atribuído ou alterado o campo da categoria de entidade, após gravar, ao voltar à ficha do fornecedor verificava-se que a alteração ao campo não tinha ficado guardada.
Tesouraria / Contabilidade\ Reconciliação de movimentos\ Reconciliação automática – critérios a aplicar
A reconciliação automática passou a ser efetuada tendo em conta a conjugação de todos os critérios assinalados para aplicar.
Assim sendo, só será feita a correspondência entre os movimentos que respeitarem todos os critérios definidos e respetiva tolerância.
Tipos de Documentos – Campo IDdoc
Ocorria um erro ao gravar tipos de documento, cujo valor do campo ID Doc fosse alfanumérico.
Utilitários \ Exportação SAF-T – Caracteres inválidos nos campos texto AO | PT
Por vezes ao gerar o SAF-T os campos texto originam erros de sintaxe ao gerar o ficheiro SAF-T. Este problema ocorre quando existem caracteres especiais não suportados no xml.
A situação mais frequente que tem ocorrido é com um caractere que não é visível, mas ao navegar pelo campo o cursor deteto-o como se existisse (sendo necessário premir a tecla duas vezes para que apenas avance um caractere).
Para que não haja degradação de performance ao gerar o saf-t, propõe-se que esse problema seja tratado nas próprias forms ou nas classes, de modo a que fique gravado corretamente.
Vendas – Artigos – alteração de linha de preço de venda.
Nas vendas, se abríssemos o painel de Linhas de Preços (por tecla ‘+’ na coluna de Preço) e escolhêssemos outra linha de preço, o valor Preço da linha era calculado mas o total do documento não era recalculado.
Vendas – Erro ao gravar documento de venda proveniente de uma recuperação de suspenso
Ao gravar um documento de venda proveniente de uma recuperação de suspenso, por vezes gerava o erro “A chave indicada não está presente no dicionário”.
Vendas – Introdução de vendas.
Tendo um tipo de documento, neste caso exemplo o “PKL” que, mesmo está indisponível na Secção 2, posicionando-se nesse documento na Secção 1 e depois trocando para secção 2, o mesmo aparece a vermelho, mas deixa gerar o movimento sem qualquer alerta, ou seja, deixa realizar o documento, ficando depois com a informação “Bloqueado por falta de permissão”.
Vendas \ Integração de Encomendas
A integração de encomendas de cliente em vendas, estava indevidamente a aplicar promoções.
Vendas \ Quantidade errada após inserir Artigo com Medidas
Ao lançar artigos com medidas e confirmar, apesar de a calculadora de fórmulas apresentar a quantidade correta, estava a ser passada uma quantidade errada para o documento.
Vendas | Compras \ IVA de Caixa – Vencimento do IVA – documentos com o campo documento a que reporta preenchido
Passaram a ser contemplados no utilitário IVA de Caixa – Vencimento do IVA, documentos em regime de IVA de Caixa, que tenham o campo documento a que reporta preenchido.
Vendas/Encomendas/Liquidações – aparecimento de mensagem para regravar documento
Em empresas com grande volume de dados e muitos postos a trabalhar em simultâneo, ao gravar movimentos de vendas, encomendas e/ou liquidações era apresentada com frequência a mensagem de “Regrave Documento”.
Para minimizar este tipo de bloqueios foi efetuada uma otimização ao nível de vários processos, dos quais se destaca a navegação e gravação de registos, posicionamento e validação de movimentos.
Vendas\ Conversão de Vendas – erro no envio de documento de destino eletrónico
No 3º passo, caso o documento de destino fosse eletrónico e estivesse configurado para envio imediato ao gravar, após confirmar a conversão apresentava a mensagem de erro: “99999 – Não é possível associar o objecto de tipo ‘System.DBNull’ ao tipo ‘System.String'”. Apesar do erro, a conversão era efetuada mas não era executado o envio/comunicação do(s) documento(s) resultante(s) da conversão.
Vendas\ Introd. Vendas – Referência com artigo Associado / Livre
Na janela de documentos de Venda, após introduzir código da Referência e inserir as quantidades pretendidas, não estavam a ser lançadas à Venda os artigos associados da Referência e respetivas quantidades.
Vendas\ Introdução de Vendas – conversão de “WorkingDocuments” / Controlo de documentos comunicados
Ao efetuar a conversão sem anulação de um documento de venda de tipo “working document”, se o documento de origem já tivesse sido comunicado à AT, estava indevidamente a apresentar a mensagem de que o documento já tinha sido comunicado e caso se prosseguisse ficaria assinalado para voltar a ser comunicado.
Na conversão de documentos, de tipo “WorkingDocuments” ou “MovmentOfGoods”, deixou de ser efetuada a validação da data de comunicação à AT.
Vendas\ Outras Operações\ POS\ Fecho de Caixa – Sessão em edição / comissões de vendedores liquidadas
Tendo comissões geradas pelo fecho de caixa, caso se colocasse em edição uma sessão que tivesse originado comissões liquidadas depois do fecho, após retirar a edição e gravar, essas comissões eram colocadas indevidamente como pendentes e ficavam novamente disponíveis para liquidação/pagamento.
Quando existem comissões já pagas, o fecho de caixa da sessão onde as comissões foram geradas passou a ficar bloqueado com a indicação de comissões liquidadas e consequentemente indisponível para edição.
Vendas\ Satisfação Automática de Encomendas – erro ao satisfazer / encomendas sem número de documento SAF-T
Ao executar a satisfação automática, se nas encomendas a satisfazer não tivesse sido atribuído um número de documento para SAF-T, dava o erro impeditivo:
“99999 – A conversão do tipo ‘DBNull’ para o tipo ‘String’ não é válida”.
Vendas\Satisfação Automática de Encomendas – Documentos Internos
Na satisfação automática de encomendas, caso haja alguma encomenda com o campo SAFTNO a NULL. ao gerar o documento de venda dá “99999 – A conversão do tipo ‘DBNull’ para o tipo ‘String’ não é válida.”
POS
Base – Tabelas – Comercial – Promoções
Ao editar Promoções da Comercial, nas linhas de Artigos da Promoção, em vez de estar a ser apresentada a Descrição na respetiva coluna, estava a ser apresentado o código do artigo.
Base \ Utilitários \ Emissão de etiquetas de artigos – Artigos incluídos em promoções
No processo de emissão de etiquetas de artigos, incluídos em promoção, foram corrigidos os seguintes problemas:
– Se na promoção tivesse definido um horário, não era impresso o preço da promoção. Imprimia sempre o preço de venda.
– Se na promoção o novo preço fosse com base em escalões, não era emitida qualquer etiqueta.
Comercial / POS \ Promoções – Promoções aplicáveis a linha de preço
Foi estabilizado o processo de aplicação de promoções aplicáveis por linhas de preços, nomeadamente em relação aos critérios e hierarquia a respeitar, que devem ter em conta as condições definidas na ficha da empresa (Gestão comercial | Condições/Preços), assim como, no caso do POS, as condições específicas associadas ao Posto.
Consulta Promoções do Artigo – A partir da ficha do artigo
Quando se acedia à promoção a partir da ficha do artigo (separador Consultas) através da consulta “Promoções do Artigo”, sendo o código da promoção grande (p.e. “20170031”), ao abrir a promoção gerava o erro “Conversion failed when converting the nvarchar value ’20 170 031′ to fata type int.”
Ecrã de troco – Uso do leitor de código de barras
Tendo atualizado para a v22, quando o ecrã de troco estava no monitor, o cliente fazia leitura do código de barras do artigo e o ecrã de troco não fechava. Voltava a repetir e ele continua a não fechar. Clicava então no botão seguinte para fechar o ecrã do troco e o que lhe aparecia era a venda anterior com o acréscimo das duas linhas pistoladas após fecho da venda.
Empresas com grande volume de dados\ Comercial/POS\ Gravação de movimentos – mensagem de “regrave documento”
Em empresas com grande volume de dados ao nível dos documentos da Comercial (vendas, encomendas), surgia frequentemente a mensagem “Regrave Documento”.
Para minimizar a ocorrência desta mensagem foi melhorado o processo de gravação, tendo passado a ser carregadas apenas as promoções com alterações vigentes na data dos documentos.
ERP / POS | Não reconhece o endereço do serviço para o ERP, após falha de corrente.
Quando a sessão no ERP ou no POS era terminada por falha de corrente elétrica, o ficheiro .ini ficava vazio, sem as configurações, e não estava a reconhecer o endereço de serviço para o ERP ou POS ao iniciar nova sessão.
Erro no cálculo do Pagamento Parcial
Às vezes ao efetuar pagamentos parciais, após dividir os pagamentos, p.e. ficava na mesa 0.5 café, ou assim alguma coisa em percentagem aleatória.
Front Office | Envio de dados para a balança
Melhorias implementadas na janela de envio de dados para a balança:
– A grelha de Artigos passa a apresentar uma nova coluna ‘U/P’ com tooltip de “U (Unidade) / P (Peso)” , indicando se o artigo é de venda a Granel (‘P’) ou à Unidade (‘U’). Nos artigos de venda à unidade a coluna fica com fundo amarelo para evidenciar essa condição;
– A coluna de Preços na grelha de artigos, passa também a evidenciar os Preços Promocionais, apresentando o fundo a verde e a tooltip “Promoções”;
– Passa também a ser possível selecionar os grupos de dados a enviar para a balança, através das novas checkboxes no cabeçalho de cada um dos grupos de dados, “Artigos”, Taxas de “IVA” e “Vendedores”, permitindo ao utilizador agilizar o envio, selecionando para envio apenas os grupos que sofreram alterações.
POS – Eliminar linha – Posicionamento do cursor
Ao inserir artigos por scanner, caso se eliminasse uma linha, o POS perdia o focus do campo de artigo, obrigando a selecionar a linha ativa para conseguir registar um novo artigo.
POS – FTR com NIF “CONSUMIDORFINAL” após inserir NIF e Validar Vies
No POS, na janela de Pagamentos para o documento “Fatura simplificada”, se após a introdução de um NIF tivesse premido no botão “Validar Vies” e confirmado os valores de entidade obtidos e gravado o documento, o documento era alterado para “Fatura-Recibo” e o NIF estava a ser alterado para “Consumidor Final”.
POS – Lançamento com cód. barras + paragem no campo desconto em valor
Num cenário de lançamento de artigos com leitor de código de barras e cursor a parar no desconto em valor, ao introduzir o desconto para a linha, ocorria o erro “O índice estava fora do intervalo. Tem de ser não negativo e inferior ao tamanho da coleção. Nome do parâmetro Index”.
POS – Lançamento de artigos via teclado de artigos não muda de linha
Tendo ativa na ficha da empresa a opção “POS/Gourmet – Completar menus no pedido de artigo”, ao lançar artigos via teclado de artigos, a aplicação não se posicionava numa nova linha.
POS – Lançar Artigos por digitação direta – Erro ao inserir descontos
Tendo o POS configurado para parar em mais que um campo, sendo algum deles um campo de desconto, p.e., cód. artigo, preço unitário e desconto 1, ao digitar diretamente na grelha o cód. artigo seguido do preço unitário e finalmente do desconto, ocorria o erro: “O Índice estava fora do intervalo, tem de ser não negativo e inferior ao tamanho da coleção. Nome do Parâmetro: INDEX”
POS – Minimizar
Depois de lançar o POS, se o mesmo fosse minimizado para abrir outro programa, a janela do POS voltava para primeiro plano não deixando trabalhar no outro programa. Só fechando o POS é que se conseguia abrir outro programa e trabalhar no mesmo.
POS – Monitor de Publicidade – Erro no ajuste do ecrã
Num cenário de trabalho com monitor de publicidade, caso fossem indicados offset para o ecrã do POS (Top) e para o Monitor de Publicidade (TopPublicityScreen), a resolução do ecrã do POS não estava a ser ajustada, sendo em vez disso o ecrã apenas ‘empurrado’ para baixo pelo offset indicado, podendo ficar partes do ecrã fora do respetivo monitor.
[NOTA] Em contexto de ecrãs estendidos, para que estas configurações de offset a partir do topo funcionem corretamente, os monitores devem estar alinhados pelo topo nas configurações de visualização.
POS – Mudança de Utilizador dentro do POS não assume o novo utilizador e respetivas condições/permissões
Em contexto POS com sessões de caixa individuais, ao mudar de utilizador através do botão “Mudar Utilizador” do POS, não estava a ser feita a comutação de sessão de caixa para a do novo utilizador, sendo usadas em vez disso as condições e permissões do utilizador que iniciou sessão no POS.
POS – Pedidos de Cozinha com texto inserido na descrição da linha seguinte
Na v19 havia uma falha no POS que fazia com que linhas de texto inseridas no documento logo após uma linha de artigo fossem interpretadas como comentários do artigo e, por isso, fossem enviadas nos pedido de cozinha como tal.
Na v22 essa falha foi corrigida. No entanto, havia utilizadores que usavam essa falha como uma forma de adicionar alguma descrição/observação aos pedidos à cozinha de forma expedita.
Para ir de encontro à necessidade de quem usava esse procedimento para adicionar alguma descrição/observação manualmente aos pedidos, sem contudo replicar o erro anteriormente existente, foi implementada uma nova forma de adicionar comentários livres às linhas de artigos que permitam ao utilizador adicionar comentários livres a enviar para a cozinha, de forma mais ágil do que aquela que existia até agora.
Assim, foi implementado um novo comando “Inserir Comentário Livre”, que pode ser adicionado à barra de botões do POS, ou invocado através de um botão no ecrã de lançamentos, ou ainda por clique prolongado sobre o campo ‘Descrição’ na linha vazia onde se pretende inserir o comentário, ou sobre a descrição do artigo da linha para a qual se pretende adicionar o comentário:
– Ao invocar o comando com o cursor sobre uma linha vazia, o comentário vai ser associado ao artigo imediatamente acima dessa linha;
– Ao invocar o comando com o cursor sobre uma linha de artigo, o comentário vai ser associado a esse artigo;
– Ao invocar o comando com o cursor sobre uma linha de texto livre do documento, o comentário vai ser associado ao artigo imediatamente acima dessa linha;
As linhas de texto livre inseridas por digitação direta no campo descrição, continuarão a ser linhas de texto do documento e, por isso, não serão enviadas para o monitor/impressora de cozinha.
Foi também criada uma nova permissão para este comando, por defeito ativa, em POS FrontOffice \ Geral \ Inserir Comentário Livre
POS – Pesquisa de artigos
Na janela de pesquisa de artigos, caso o utilizador aplicasse algum filtro, p.e. na descrição, e premisse a tecla de cursor para baixo, apenas na primeira iteração é que se posicionava na primeira linha; se voltasse a repetir a condição de filtro, ao premir a tecla de cursor para baixo, a aplicação posicionava-se na segunda linha.
POS – Pesquisas – Filtros – Operador por defeito
Nas pesquisas no POS (Artigos, Clientes, etc.), os filtros passam a respeitar a configuração do ‘Operador por defeito’ indicada na respetiva consulta.
Assim, se o operador configurado for, p.e., ‘Contém…’ será esse o operador utilizado por defeito na pesquisa; se não for indicado nenhum, será usado o operador ‘Começa por…’, como já era anteriormente.
POS – Vendas – Agrupar Linhas no Lançamento
Tendo o posto configurado para agrupar novas linhas de venda no lançamento, ao lançar um artigo já existente no documento, a aplicação agrupava corretamente as linhas, mas em vez de posicionar o cursor numa nova linha, estava a posicionar-se na linha seguinte à linha agrupada, mesmo estando esta já preenchida.
POS – Vendas – Procurar Documento | Nova Venda – Documento Bloqueado! Sessão de Caixa fechada
Ao “Procurar Documento” no POS, caso o documento selecionado se encontrasse numa sessão de caixa fechada, ao fazer “Nova Venda” após consultar o documento em causa, a janela de vendas permanecia bloqueada, apresentando a mensagem “Venda (O Documento está Bloqueado! Sessão de Caixa fechada)” no header da janela.
POS \ Agrupamento de artigos com comentários
Ao enviar artigos com comentários para o monitor de cozinha, a aplicação estava a agrupar os artigos independentemente de os comentários serem ou não idênticos, gerando confusão sobre que comentários se aplicavam a que quantidades.
O processo foi corrigido por forma a que artigos idênticos apenas sejam agrupados caso tenham comentários idênticos. Caso os artigos tenham comentários distintos, estes não serão agrupados ao enviar para o monitor de cozinha.
POS \ Documentos gerados pelo POS com valores das linhas diferentes do valor resumo
Caso o posto POS estivesse parametrizado para não agrupar linhas no lançamento e agrupar ao gravar, caso fossem lançadas para uma venda várias linhas com o mesmo artigo, dependendo dos arredondamentos envolvidos nas operações efetuadas, o movimento por vezes ficava com o valor total das linhas diferente do valor líquido do documento, originado diferenças de valores na descarga para a contabilidade desses movimentos.
POS \ Envio de pedido para a cozinha com agrupamento errado
Um artigo de inventario, com componentes simples, sem nenhum outro critério, e no posto parametrizado para agrupar todas as linhas ao lançar, quando se carregava (por ex) 6x seguidas, sem comentários, no botão do artigo, lançava 3 linhas com 2 na quantidade em cada.
POS \ Erro no lançamento de artigos por teclado e grelha
Em POS com licença Basic, com agrupamento de linhas, ao lançar artigos por teclado de artigos e pela grelha era devolvido o erro:
“função:Grelhaartigos”
POS \ Erro quando se altera o preço pelo botão de alteração de preço
Se depois de alterar o preço de uma linha de artigo pelo botão de alterar preço, se tentasse lançar um novo artigo para o documento pelo leitor de cód. barras, o cód. barras não era resolvido pela aplicação, ficando a linha preenchida apenas com o código de barras e sem a restante informação, não sendo depois possível remover essa linha, obrigando a limpar o documento.
POS \ Front Office – Posicionamento do cursor
Caso fosse introduzido um código de artigo inexistente, após fechar o pop-up com a mensagem de artigo inexistente, o cursor estava a posicionar-se na linha anterior.
Foi reposto o comportamento existente anteriormente, em que, ao confirmar a mensagem de erro, o cursor se mantém na mesma linha.
POS \ Front Office – Alteração da linha de preço
Após lançar um artigo para a linha, caso fosse selecionada outra linha de preço, por invocação do caractere “*” (asterisco), apesar de o valor total de linha ficar correto, o total do documento não era atualizado.
Ao aceder à janela de pagamento, o total proposto para pagar também não ficava atualizado. O documento gravado ficava correto, embora incoerente com o valor inicialmente apresentado para pagar que estava errado.
Reforça-se a ideia que o problema apenas ocorria ao alterar preço apenas pela função de seleção de linha de preço, porque por qualquer outra forma os valores ficavam corretamente atualizados.
POS \ Front Office – Comentários
Após acrescentar um artigo com comentários em que a lista de comentários tem mais do que uma página, e de seguida adicionar outro artigo com comentários, e a lista de comentários ocupar também mais do que uma página, não estava a ser possível, posicionar-se nas páginas seguintes dos comentários.
POS \ Front Office \ Login – Password expirada
Ao entrar no POS, depois de fazer login, se ocorresse a informação de password expirada, após introduzir a nova password, surgia indevidamente a informação de password expirada.
POS \ Front Office \ Novo cliente – Associação ao documento
No POS Front Office se fosse criado um cliente a partir de um documento, este não ficava de imediato associado ao documento, o que obrigava o utilizador a aceder à lista e associa-lo, comportamento que foi corrigido em conformidade.
POS \ Front Office \ Transferência de saldo entre cartões pré-pagos
Caso no posto não esteja disponível para utilização o tipo meio de pagamento de cartão pré-pago surgia o erro “FUNÇÃOVALIDAEGRAVA CLASSE:FTMTRANSFERENCIASALDOCARTAOCLIENTE ERRO: 99999 – A CHAVE INDICADA NAO ESTAVA PRESENTE NO DICIONARIO”.
A mensagem de erro foi tratada de modo a orientar o utilizar para configurar o meio de pagamento no posto ou nos tipos/meios de pagamento, consoante o local em que esteja em falta essa configuração.
POS \ Gourmet | Pedidos – Envio de pedidos para impressora de serviço (menus com comentários e artigos associados)
Ao lançar artigos menus que discriminam artigos, quer os artigos associados quer os comentários não estavam a ser impressos nas impressoras de cozinha, tendo a situação sido corrigida em conformidade.
POS \ Janela de pesquisa de artigo – falha no posicionamento do cursor.
Corrigido o erro que ocorria na janela de pesquisa do artigo, pois quando se usava as setas de direção do teclado para visualizar a coluna stock, o cursor do rato voltava para os campos de pesquisa e refazia a pesquisa.
POS \ Setores com diferentes locais de consumo e taxas de iva diferentes
Num cenário em que existem dois Setores com Locais de Consumo diferentes, em que um usa o IVA Venda 1 e outro o IVA Venda 2, se o setor por defeito do Posto fosse o que tem associado o Local de Consumo com o IVA Venda 2 associado, p.e. o Setor 2, caso fosse lançado um artigo numa mesa no Setor 2 e depois se entrasse no Setor 1, ao voltar ao Setor 2 e lançar um novo artigo (ou o mesmo) no Setor 2, este estava a assumir a taxa de IVA Venda 1, em vez da taxa de IVA Venda 2, como esperado.
POS \ Vendas – Desconto Valor
Se depois de lançar os artigos pretendidos num documento de venda, se tentasse atribuir um desconto em valor através do botão “Desconto Valor” da barra de botões, não era executa qualquer ação.
POS \ Vendas com artigos com Números de serie
No POS, após a introdução de número de séries a um artigo, se fosse abrir o painel de números de série associado à coluna Quantidade da linha de artigo, o primeiro número de série estava repetido em todas as linhas. Tal como ao gravar era apresentada mensagem de rutura de stocks.
POS | Editar Artigos \ Repetir registo – associação aos subgrupos
Na janela de Artigos no POS, ao repetir um artigo sem associação a um (ou mais) subgrupo(s) e gravar, estava a apresentar mensagem de validação a obrigar a associar o artigo repetido a um subgrupo, mesmo sem a opção “Adicionar ao teclado”.
POS | Agrupamento de linhas
Tendo o posto configurado para agrupar artigos ao lançar, o POS não estava a respeitar a configuração, lançando os artigos sempre de forma individual.
POS | Balanças de Talões – Erro ao importar talões
Ao importar talões da balança ocorria um erro na janela de vendas.
POS | Balanças de Talões – Ipesa ruby delta super / Ipesa maxima / Valor multiplicado por 100.
Ao importar valores de balanças Ipesa das gamas Ruby Delta Super e Maxima, os valores gravados na base de dados nos campos “fltprecoUnit” e “fltValorPagar” estavam a ser multiplicados por 100.
Esta correção foi distribuída por update do Add-On disponível na etiStore a partir do dia 19/01/2022, podendo o mesmo ser atualizado ou descarregado a partir da janela de configuração de Periféricos no BackOffice em Tabelas –> Perfil de Periféricos –> Balanças de Talões –> Descarregar Addons…
Além da correção do erro reportado, foi também melhorado o suporte aos modos de comunicação por Conversor e Gateway, passando estes igualmente a suportar a venda de artigos à unidade por PLU.
POS | Código de acesso ao Front Office
Após a atualização para a v22, o POS tinha deixado de suportar códigos de acesso ao Front Office correspondentes ao valor zero, p.e. “0”, “00”, “000”.
No caso de um utilizador ter uma password com essas características, ao tentar entrar no POS o programa ignorava a validação e nem dava erro nem permitia entrar.
O POS voltou a suportar códigos de acesso com essas características.
POS | Erro ao efetuar o fecho de caixa
Ocorriam erros ao fazer o fecho em alguns postos. Se o fizessem diretamente no servidor não dava erro.
POS | Folha de Serviço – Impressão – Pos_Servico.CFDoc / Data Entrega Serviço
Caso o POS estivesse configurado para, ao abrir um serviço, imprimir um talão (folha de obra) para impressora de serviço com o report “Pos_Servico.CFDoc” distribuído de base, ao imprimir o talão, este estava a apresentar na data e hora de entrega do serviço a data e hora do sistema, em vez da data e hora de entrega definidas na abertura do serviço.
POS | Função de multiplicadora de quantidade
Lançando diretamente na grelha de lançamentos várias quantidades de um artigo através da função multiplicadora de quantidades, p.e., digitando no código de artigo a função: X*CODART para lançar X unidades do artigo CODART, quando o operador passava para a linha seguinte, utilizando o teclado de artigos, todos os restantes artigos ao serem lançados assumiam a Qtd. X.
POS | Recuperar documentos suspensos – filtro ao dia
Ao recuperar documentos suspensos, a aplicação não estava, por defeito, a filtrar os documentos para a data atual, tal como fazia na v19. Em vez disso, listava sempre os documentos disponibilizados pela opção por defeito da respetiva consulta (por defeito, “Três Meses Atrás”, i.e., @DateSearch = %%MONTHSAGO3).
Foi reposto o comportamento de, por defeito, a lista ser lançada com o filtro de data igual à data atual, e apenas no caso deste ser limpo ou sendo selecionado uma consulta de intervalo (“Um Mês Atrás”, “Três Meses Atrás”, “Seis Meses Atrás”, etc.) serem filtrados os dados pelo parâmetro correspondente.
Corrigido também para a pesquisa de documentos e para a reimpressão de documentos.
POS | Teclado de Artigos – Grupo / SubGrupo – Navegação / botões de scroll.
No caso de ter ativado os ‘Painéis personalizados”
na configuração do Posto, no “Perfis de Interface”, no separador “Painéis de Itens”, tendo ativa a opção “Painéis personalizados” para a “Navegação / botões de scroll”, para os campos “Painéis com uma linha” e “Painéis com múltiplas linhas” ter selecionado “Laterais”, para o “Número de itens” para os campos “Painéis com uma linha” ter definido “3”, para “Painéis com múltiplas linhas” ter definido “4” e “3”, tendo o teclado de artigos, em que o subgrupo tivesse associado mais de 70 artigos, no POS ao selecionar o grupo/subgrupo apenas conseguia mostrar 4 painéis (12*4 = 48), ou seja, 48 artigos.
POS | Venda \ Balança de Talões – Leitura de talões de artigos a granel/quantidade
Ao ler talões de uma Balança de Talões através do leitor de código de barras, o cursor estava a parar na coluna da quantidade, apesar de a coluna já ter sido preenchida ao ler o talão com o peso da balança.
Foi reposto o comportamento existente anteriormente, em que, ao ler o talão, o cursor se posiciona na linha seguinte.
POS | Vendas – Erro ao ler o talão da balança.
Quando se editava o perfil de periféricos que estava associado ao Posto, em “Balança de Talões”, ao “Descarregar Addons do repositório Eticadata” e de seguida se abria o POS, quando se lia um talão da balança Bizerba, gerava o erro:
21002 – Não foi possível localizar o ficheiro ‘C:\PROGRAMDATA\ETICADATA SOFTWARE – ERP V22\POS\ADDONS\TICKETSSCALES\V1.BASE_BIZERBA\FILES\BOKA_R.TXT’.
POS | Vendas – Usar Vales de Desconto.
Quando se inseria uma linha de artigo na grelha de vendas e sem alterar qualquer valor por defeito, ao selecionar “Usar Vales de Desconto”, era apresentada a janela com os valores a zero “0,00” não permitindo usar o vale de desconto, tendo que se cancelar a operação, na linha do artigo alterar por exemplo a quantidade por defeito para obrigar a recalcular valores de um para dois e voltar colocar a quantidade um para que permitisse “Usar Vales de Desconto”.
POS Front-Office – Erro na impressão para porta paralela
Após atualização para a versão 22, ao imprimir com uso de porta paralela dava a mensagem de erro: “ERRO: Operation will not work. Most likely the file will become too long or the handle was not opened to support synchronous io operations”.
POS Front-Office – Promoções deixavam de funcionar
As promoções deixavam de funcionar no POS, após o tempo de duração das “caches”.
Nota: Caso após esta intervenção, ainda sejam identificadas falhas na aplicação das promoções, recomenda-se o uso do tempo máximo de cache permitido pelo sistema, e o reporte do contexto de falha.
POS Front-Office – Tamanho das janelas / “Windows” com dimensionamento a 150%
Quando o dimensionamento das aplicações configurado no “Windows” estava para 150%, o ecrã de vendas do POS ficava desproporcional e algumas janelas, como por exemplo, a de pagamentos, aparecia em grande parte cortada, não se conseguindo visualizar a totalidade do ecrã.
POS Front-Office\ Editar Artigos\ Repetir registo – associação aos subgrupos
Ao repetir um registo de um artigo ao qual estava associado um (ou mais) subgrupo(s), caso não estivesse ativa a opção de adicionar ao teclado, o novo artigo originado pela duplicação não estava a ficar com a associação a esse(s) subgrupo(s).
POS Front-Office\ Uso de visor de cliente com driver OLE POS – entrada na aplicação
Caso no perfil de periféricos se tivesse configurado um visor por “OLEPOS”, com um nome referente a um driver que já não estava em uso/inexistente, ao entrar no POS dava a mensagem de erro impeditiva: “A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto” e ao dar “ok” na mensagem a aplicação era fechada.
POS Front-Office\ Vendas – campos adicionais do tipo lista nas linhas da venda
Nas linhas das vendas, para os campos adicionais de tipo lista não estava a abrir a lista para seleção dos valores.
POS Front-Office\ Vendas – Divisão de Contas / Pagamentos Parciais
Ao efetuar a transferência de pedidos de uma mesa com artigos simples para outra com artigos do tipo menu discriminados, ou se fosse feito o pagamento parcial com artigos do tipo menu discriminados, dava o erro: “AbstractEtiItems: Index to remove not Found!”.
Na sequência da correção do erro acima descrito foram efetuados ajustes que levaram às seguintes alterações visuais na janela de pagamento parcial:
1) Agora todos os artigos que tenham dependentes, como por exemplo: artigos menus discriminados, artigos com associados, comentários, ou promoção de oferta, passam a mostrar apenas na grelha dos pagamentos parciais o artigo “principal” (sem os seus dependentes), tendo um caracter asterisco (*) para identificar este tipo de casos.
2) Nos cenários acima mencionados que passam a apresentar o asterisco (*), quando fica a cor vermelha significa que houve alterações no total, por exemplo, no caso dos artigos que tenham associados comentários do tipo artigo comentário, em que vai somar o total desse comentário ao principal;
Quando aparece em cor azul significa que não houve alterações no total.
NOTA: Na janela de pagamentos parciais, houve ainda a seguinte alteração de comportamento: caso se tenha um artigo em promoção com mais do que uma quantidade, ao deslocar o artigo para a grelha “A Pagar” passa sempre a levar a quantidade total devido ao facto de estar inserido numa promoção. No entanto, se for feita a divisão de conta já se consegue dividir quantidades de artigos em promoção.
POS Front-Office\ Vendas – Divisão de Contas / Pagamentos Parciais.
Quando se efetuava a divisão de contas/ pagamentos parciais, por vezes gerava documentos de venda com valores totais a negativo e ao gerar o SAF-T PT apresentava a mensagem:
ERROR: value has to be greater or equal than Decimal(‘0.00’)
/AuditFile/SourceDocuments/WorkingDocuments/WorkDocument[1041]/DocumentTotals/TaxPayable
-1.07
POS Front-Office\ Vendas – documentos com muitas linhas / erro ao efetuar pagamento
Caso o documento tivesse lançadas mais de 50 linhas, ao fazer pagamento dava a mensagem de erro: “Invalid row index:51 (must be between 0 and 49)”.
POS GOURMET Mesas – Utilizador sem permissão de abrir mesas de outro Utilizador
Os utilizadores que não têm permissão para abrir mesas de outros funcionários (e não sejam administradores/supervisores) passam a ter acesso às meses livres que não tenham pedidos/utilizador.
POS/GOURMET | Monitor de Cozinha – Pedidos
Após atualizar o ERP para a versão 22.161, estavam aparecer vários pedidos no monitor de cozinha referentes a pedidos do inicio da manhã, os pedidos apresentados não tinham referencia ao documento…
Promoções – alteração de catálogo de artigos / aplicação das promoções
Quando era alterado um catálogo de artigos (acrescentando/removendo artigos) e esse catálogo estava numa promoção ativa, essa alteração não passava para os postos que tiverem ligados (ERP e POS), e por isso a aplicação das promoções não considerava essas alterações.
Promoções – Inserir artigo por leitor de código de barras
Ao configurar promoções no backoffice, se os artigos da promoção fossem inseridos usando um leitor de código de barras, a aplicação não estava a resolver o código de barras lido, obrigando a inserir os artigos manualmente pelo seu código de artigo.
O ERPv22 passa a resolver os códigos de barras lidos na grelha de ‘Produtos’, inserindo os respetivos artigos na definição das promoções, tal como fazia na v19.
Esta funcionalidade foi ainda estendida à seleção de artigos na combo ou grelha de escalões, caso o objeto da promoção seja ‘Artigo’.
Promoções | Quantidades inferiores à unidade
Ao lançar quantidades inferiores a 1 unidade, as promoções não estavam a ser aplicadas.
Tabelas\ Comercial\ Promoções – execução dos eventos e regras
Os eventos e as regras de validação definidos para a tabela de promoções não estavam a ser executados.
Tabelas\ Promoções – Adicionar linhas de promoção por filtro – Tipo Referência
Na janela de registos de Promoções, através da opção “Adicionar linhas de promoção por filtro”, quando se selecionava o tipo “Referência” e se aplicava um filtro, ao confirmar ocorria o erro “A referência do objecto não foi definida como uma instância de um objecto.”
Teclado de Artigos – Edição de Teclados com milhares de Artigos
Ao editar teclados de artigos com muitos artigos (da ordem das dezenas de milhares) e estes com imagens de resolução elevada, dependendo das características da máquina em questão, ao tentar efetuar alterações ao teclado, p.e. alterar a disposição de um artigo dentro do Sub Grupo por drag & drop na TreeView, a operação pode ser abortada a meio ou mesmo ocorrer erro de edição de layout.
Isso deve-se ao volume de informação que está a ser manipulado em memória ser superior à capacidade da máquina em questão, podendo mesmo uma máquina mais fraca nem sequer conseguir carregar o teclado.
Nessas circunstâncias, será necessário otimizar a dimensão/resolução das imagens dos artigos para um para valor mais baixo, num compromisso entre manter uma resolução minimamente aceitável e um volume de informação que seja manipulável na máquina em questão.
Para tal deve ser descarregado e descompactado o utilitário “Images TuneUp” e proceder conforme descrito no manual incluído no zip.
Vendas \ Utilitários \ POS \ Envio de dados para a Balança – Usar Promoções
O processo de envio de dados para a balança, quando se indicava para usar promoções à data indicada, não estava a passar para a balança os valores apurados pelas promoções ativa à data indicada.
Contabilidade
Contabilidade\ Modelos Oficiais – Modelo 22 (IRC) em vigor em 2023 | Portugal
O Despacho n.º 47/2023 , de 03/01, aprovou as alterações à declaração de rendimentos modelo 22, respetivos anexos e instruções de preenchimento para vigorar a partir de 2023, para o cumprimento da obrigação declarativa prevista no n.º 2 do artigo 117.º do Código do IRC, que no ERP eticadata se traduziram no seguinte:
– Alterações à folha de rosto, anexo C e anexo D;
– Ajustes ao processo de geração do ficheiro, estando em conformidade com o validador atualmente disponível no portal da AT (Autoridade Tributária e Aduaneira);
– Nos campos compatíveis está garantida a transposição da informação pré-preenchida pelo utilizador na versão anterior para o novo modelo;
– As alterações referidas estão disponíveis para os utilizadores com CASE válido em 01/02/2023, não sendo necessário qualquer procedimento adicional de licenciamento para estes utilizadores. Nos restantes casos será requerido novo licenciamento para ter acesso à atual versão do modelo.
Contabilidade\ Utilitários\ Gerar/Alterar Contas de Terceiros – novas contas de entidades com nome extenso
Caso existissem entidades de ficha cujo nome fosse extenso – com mais de cinquenta caracteres, ao tentar criar novas contas para essas entidades dava o erro impeditivo: “99999 – String or binary data would be truncated”.
No cenário acima descrito, as novas contas passaram a ser criadas com a descrição correspondente aos (primeiros) cinquenta caracteres do nome da entidade.
Admin\ Editar Empresa \Exercícios\ Contabilidade\ Prefixos de Contas – Contas dispensadas de retenção de IRS/IRC (ou isentas)
Quando no campo da parametrização das contas dispensadas de retenção, a lista de contas terminava com uma virgula no final, após a atualização para a versão 22.00.01 dava o erro: “99999 – Unexpected end when desearializing array. Path ‘[0]’, line 1, position 28”, ao aceder à ficha da empresa ou ao emitir documentos com descarga on-line para a Contabilidade.
Admin\ Gestão de Bases de Dados\ Importação de Dados SAF-T\ Importação de Movimentos CTE – conta com taxonomia inexistente
Ao efetuar a importação dos movimentos de Contabilidade, caso existisse uma conta com uma taxonomia associada inexistente, dava uma mensagem de erro não tratada: “The INSERT statement conflicted with the FOREIGN KEY constraint “FK_Tbl_PLano_Contas_Tbl_Ctb_Taxonomies”. ”
Nessa situação passou a apresentar mensagem de validação com a identificação do problema: ” A taxonomia associada à conta não existe no Normativo Contabilístico aplicável”.
Colômbia | Contabilidade\ Parametrizações/Apuramento de Resultados – apresentação da janela sem conter planos operacionais
Quando não se encontrava ativada, na configuração do exercício (na ficha de empresa), a opção de usar planos operacionais, as janelas de apuramento de resultados e de parametrização do apuramento estavam a surgir com a barra de seleção da opção de apuramento de resultados ou de encerramento de contas de terceiros, sobre a grelha de contas, dificultando o correto preenchimento da mesma.
Consultas\ Contabilidade (Angola)\ Modelo 7 – Anexo de Reg.Clientes – notas de crédito com retenções
Na consulta do anexo de regularizações de clientes do modelo 7, para as notas de crédito em que houve lugar a retenção de imposto, as colunas do valor tributável e do imposto liquidado estavam a apresentar valores incorretos, por estar a basear-se nos valores deduzidos da retenção.
Contabilidade \ Contas dispensadas de retenção
Caso as contas dispensadas de retenção estivessem definidas por intervalo de contas, passaram a ser consideradas corretamente, nas opções/funcionalidades:
. Plano de contas – disponibilizando o quadro Rendimentos dispensados de retenção
. Modelo 10
. Declaração de rendimentos
. Mapa de Conferencia de Retenções de IRS/IRC
. Diagnóstico de Retenções de IRS/IRC
Contabilidade \ Introdução de Lançamentos
O cursor deixou de parar no campo moeda.
Contabilidade \ Lançamentos | Anexos digitais – Lançamento automático via Caixa de entrada (Inbox)
Ao efetuar lançamentos com base em anexo digital, via Inbox, não estava a resolver a linha com o valor total do documento e o NIF do adquirente, quando usada uma conta que não fosse de terceiros, por exemplo a conta de caixa (11).
Contabilidade \ Mapas \ Contabilidade \ Balancete de Centros de Custo – C. Custo/Conta em grelha
As colunas de valores foram alargadas, de forma a suportarem valores maiores.
Nota: As colunas foram alargadas até ao limite possível. Para que as colunas suportem valores ainda maiores, o separador de milhares não deverá ser o espaço.
Contabilidade \ Mapas \ Contabilidade \ Extrato de Contas
Foi alargada a coluna “Documento”, de modo a suportar números dos documentos maiores.
Contabilidade \ Mapas \ Editor de Mapas de Gestão / Business addin
Deixou de incrementar o valor das fórmulas saldosdeb e saldoscre, que ocorria em alguns cenários ao recalcular.
Contabilidade \ Utilitários \ Diagnósticos – Diagnóstico de IVA
Ao executar o diagnóstico de IVA, Deixou de apresentar a mensagem:”O registo foi alterado por outro utilizador”, que ocorria por vezes, em determinados cenários.
Contabilidade\ Introdução de lançamentos – contas de incidência de IVA / uso da tecla “asterisco”
Se estivesse lançada uma linha com uma conta de incidência de IVA sem valor a débito/crédito atribuído, ao usar a tecla “asterisco” (*) sobre a coluna do debito ou do crédito, não estava a ser disponibilizado o campo para indicar o valor total (com IVA incluído). Este campo só estava a ser apresentado se a conta já tivesse lançado um valor.
Contabilidade\ Introdução de Lançamentos \ Repetir registo – possibilidade de alterar diário
Ao repetir registo passou a ser possível alterar o diário e manter as linhas do movimento de origem.
Contabilidade\ Mapas\ Conferência Retenção de IRS/IRC – não apresentação dos movimentos com retenção
Ao emitir o mapa não estavam a ser apresentados os movimentos lançados com contas de retenção de IRS/IRC, apenas mostrava os movimentos com contas isentas ou dispensadas de retenção.
Contabilidade\ Mapas\ Extractos Diversos – Emissão / valores dos saldos
Em alguns cenários, principalmente após a alteração da ordem e o recalcular das colunas na grelha, ao emitir o mapa não estava a ser mostrada a mesma ordem da grelha e as colunas do saldo e do saldo acumulado ficavam com valores incorretos.
Contabilidade\ Mapas\ Extrato de Contas – mudança de página / saldos acumulados da última conta
Num extrato sem quebra de página por conta, quando no final de uma página apenas era colocada a identificação da conta, sendo mostrados os respetivos movimentos na página seguinte, o saldo acumulado e os totais dessa conta apareciam errados, por estarem a incluir os valores acumulados da conta imediatamente anterior.
Contabilidade\ Mapas\ Extratos diversos – apresentação das colunas débito/crédito
Em empresas que atualizaram os dados da versão 19 para a 22, por vezes ocorria que nos extratos diversos as colunas do débito e crédito não eram apresentadas.
Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais (Cabo Verde)\ Anexo à Declaração 106\ Clientes – movimentos com várias contas de incidência
Caso no mesmo movimento tivesse mais do que uma conta de incidência de IVA para a mesma taxa, ao calcular o anexo, a coluna do valor da fatura ficava com um valor incorreto, dado que estava a ser replicado tantas vezes quantas o número de contas de incidência.
Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Declaração Periódica do IVA\ Anexos – detalhe dos campos
Numa declaração já gravada, estava a ser necessário recalcular a declaração para mostrar os registos do detalhe dos campos nos diferentes anexos.
Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Declaração Recapitulativa de IVA – cálculo dos campos / parametrização nos campos 7
No cálculo da declaração Recapitulativa de IVA, o ERP estava indevidamente a considerar a parametrização dos campos 7 de todos os anexos da Declaração Periódica, quando deveria apenas ter em conta a parametrização do campo 7 do rosto da declaração.
Contabilidade\ Modelos Oficiais (PT)\ Declaração Periódica IVA\ Anexo – Reg. Campo 40 – Geração de ficheiro / Campos 2, 31 e 32
No anexo de regularizações do campo 40, caso existissem vários movimentos do mesmo mês a serem calculados para o campo 32, em que a data de regularização era referente a meses diferentes, apesar dos valores ficarem bem calculados para o respetivo campo na declaração, na geração de ficheiro os valores de incidência e do IVA do campo 32 ficavam incorretos por estar a ser considerado apenas um dos movimentos do mês em questão.
O mesmo problema ocorria na geração dos valores para os campos 2 e 31.
Contabilidade\ Reconciliação de movimentos – criação de movimento a partir do extrato
Quando a partir da janela de reconciliação bancária se criava e gravava um movimento a partir do extrato, ao fazer um novo movimento de seguida, já na janela de introdução de lançamentos, caso se alterasse o diário estava indevidamente a aparecer uma linha preenchida com os dados vindo do movimento do extrato gravado anteriormente.
Nota: Ao efetuar um novo movimento contabilístico, é sempre sugerido o diário por defeito guardado por utilizador, com base no último lançamento gravado pelo mesmo.
Acontece que, caso o utilizador nunca tenha gravado movimentos, não tem nenhum diário para atribuir, o que faz na janela de lançamentos invocada pela reconciliação, o diário apareça por preencher. Nesse caso o utilizador tem de selecionar um diário, para que a informação da linha que vem do extrato seja preenchida na grelha de movimentos.
Contabilidade\ Reconciliação de Movimentos – erro na gravação / acesso concorrencial
Ao gravar a reconciliação de movimentos, caso existissem outros processos que estivessem a aceder/gerar movimentos contabilísticos, por vezes ocorria o erro impeditivo: “99999 – A column named ‘bitReconciliado’ already belongs to this DataTable”.
Contabilidade\ Reconciliação de Movimentos – filtro plurianual
Quando se tinha definido filtro plurianual para valores anteriores mais os do período, na grelha de movimentos não estava a ter em conta o exercício inicial plurianual, indicado nas configurações de contabilidade na ficha da empresa, e apresentava todos os movimentos anteriores à data inicial do período de filtro, quando deve mostrar apenas os movimentos a partir da data de início do exercício plurianual.
Contabilidade\ Utilitários\ Diagnóstico de IVA\ 3º passo – movimentos com conta de incidência sem conta de IVA
No 3º passo do diagnóstico não estavam a ser apresentados os movimentos que tendo contas de incidência sem conta de IVA associada, tinham lançadas contas de IVA, e consequentemente deveriam apresentar diferença entre o valor do IVA do movimento e o valor calculado.
Contabilidade\ Utilitários\ Diagnósticos\ Diagnóstico de Conformidade de Operações – otimização
No diagnóstico de conformidade de operações, o processo de verificação das contas não admitidas no SNC foi otimizado, ao nível da performance de execução.
Contabilidade\ Utilitários\ Gerar/Alterar Contas de Terceiros – Entidades com ligação à CTE
Ao gerar ou alterar contas de terceiros, no 2º passo, se existissem entidades que na respetiva ficha tivessem preenchido o campo da ligação à Cte com um valor alfanumérico, ao avançar para o passo seguinte dava a mensagem de erro impeditiva: “99999 – Conversion failed when converting varchar value (…) to data type int.”.
Contabilidade\ Utilitários\ Importação de Movimentos via E-Fatura – Importação do Portal das Finanças / Taxas de IVA inativas
No 1º passo tendo ativa a opção de importar pelo Portal das Finanças, caso todas as taxas de IVA se encontrassem inativas, ao avançar para o passo seguinte dava o erro não tratado: “O servidor remoto devolveu um erro: (500) Erro interno de servidor”.
Neste cenário passou a ser apresentada a mensagem de validação impeditiva: “As taxas de IVA estão todas inativas!”.
Contabilidade\ Utilitários\ Importação de Movimentos via E-Fatura – movimentos com erro / estado da importação
Quando no resultado da importação, no conjunto dos movimentos existisse algum que não conseguisse ter sido gerado devido a algum erro, aparecia assinalado com o erro mas os restantes movimentos apareciam com a indicação de terem sido importados, quando efetivamente não tinham sido gerados quaisquer movimentos.
Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura – Importação de rubricas / validação da estrutura da conta de terceiros
Na importação de rubricas, caso existissem no ficheiro rubricas configuradas com contas de terceiros cuja estrutura não fosse coincidente com a definição de terceiros do exercício atual, não dava qualquer mensagem de aviso e as rubricas não eram importadas.
Na importação de rubricas deixou de ser feita a validação da estrutura das contas de terceiros, sendo importadas todas as rubricas independentemente da forma como se encontram parametrizadas essas contas.
Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura\ Rubricas – validação do prefixo da conta de terceiros
Tendo na rubrica definido uma conta de terceiros (por exemplo, 22111E) com o número de dígitos do prefixo igual ao definido na ficha da empresa mas na ficha o dígito do mercado não era o último dígito do prefixo (por exemplo, 221M1), ao gravar/validar as rubricas dava indevidamente mensagem impeditiva a indicar que a conta não estava parametrizada de acordo com a definição de terceiros.
Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via SAF-T PT – Janela de distribuição de centros de custos / numerador do documento
Ao efetuar a geração dos movimentos para a Contabilidade com distribuição por centros de custo, na janela de distribuição, o campo que mostra o número do documento, nem sempre permitia visualizar o número completo, dado que apenas mostrava os 5 primeiros caracteres.
O problema ocorria na janela de distribuição de centros de custo, independentemente do processo/local a partir do qual a janela era invocada.
Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via SAF-T PT\ Origem dos dados Liquidações – contas de clientes
Se a origem dos dados selecionada fosse apenas “Liquidações”, no passo “Parametrizações das contas de Clientes”, na “Classificação de Contas de Cliente”, a aplicação estava a sugerir a criação das contas de terceiros indevidamente com base nos documentos de vendas, em vez de ter em conta somente as liquidações.
Contabilidade\ Utilitários\ Reconstrução de dados – otimização da verificação de contas
No processamento da reconstrução de contas foi otimizada a verificação de contas, mais concretamente ao nível da performance de execução da atualização das contas de movimento (na tabela do plano de contas).
CTE \ Mapa conferencia de retenção de IRS\IRC
Corrigido o erro que ocorria (999 – Incorret syntax near “ORDER”) ao tentar gerar o mapa de conferencia de retenção de IRS\IRC, a aplicação gera o erro: 99
Tabelas \ Outras Tabelas \ Municípios – Atualização das taxas de Derrama referentes ao exercício de 2022 | Portugal
As taxas de derrama da tabela de municípios foram atualizadas, de acordo o Ofício Circulado n.º 20250, de 31 de janeiro , no qual foi divulgada a lista de municípios com indicação dos códigos de Distrito/Concelho e respetivas taxas para aplicação sobre o lucro tributável de IRC (calculado no modelo 22) do período de 2022.
As novas taxas são inseridas de forma automática pelo processo de atualização de dados, não sendo necessário qualquer ação adicional por parte do utilizador.
Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura\ Configuração de rubricas – uso dos pontos de interrogação nas contas
Na configuração de rubricas não estava a ser permitida a inserção de pontos de interrogação para qualquer tipo de conta, passando agora o ERP a permitir colocar pontos de interrogação nas contas que não sejam de terceiros, mantendo-se o impedimento do uso dos mesmos para as contas configuradas nas definições de terceiros.
Investimentos
Contabilidade\ Mapas Fiscais de Investimentos\ Modelo 31 – bens sem descrição individual / totais incorretos
Os valores dos bens apresentados no mapa que não tivessem descrição individual não estavam a ser considerados para os totais do mapa, o que originava que os totais mostrados não estivessem corretos.
No mapa foram ainda ajustados os totais da página apresentados indevidamente a zero, quando a página tinha apenas uma linha – com o total da conta, que transitava da página anterior
Investimentos \ Depreciações
Deixou de ocorrer o erro ao efetuar processamento de depreciações em empresas novas, caso não se altere o a configuração por defeito de percentagem de Mais Valias não Tributadas (50%).
Investimentos \ Janela de Descarga para a Contabilidade – bens com descarga para centros de custo
No cenário de existirem bens a descarregar para a mesma conta e centros de custos diferentes, mas tendo um centro de custo em comum, ao processar a descarga era apresentada a mensagem de erro: “O item já foi adicionado”.
Investimentos \ Mapas \ Balancete contabilístico / Listagem de Investimentos
Na emissão do Balancete Contabilístico e na Listagem de Investimentos, do exercício anterior, passaram a ser considerados os bens com depreciação processada nesse exercício e com abate ou alienação no exercício seguinte.
investimentos \ Mapas Fiscais – Mpa 33.18
Na coluna 8 do Mapa 33.18, na coluna 8 passou a apresentar 0 (zero) para os bens com taxa de depreciação igual a 0 (zero).
Gabinetes
Gabinetes \ Dashboard de Clientes \ Tarefas pendentes – Ordenação
Quando se acedia às tarefas pendentes, pelo Dashboard de Clientes, e se ordenasse pela coluna Mês de Referência, estas não ficavam corretamente ordenadas. A solução passou por alterar o formato da data de MM/AAAA para AAAA/MM.
GABINETES \ Mapa de tarefas pendentes – Apresentação da descrição de novas tarefas
Caso se criem novas tarefas e se associem ao cliente, aa lista de Tarefas Pendentes, no Dashboard de Clientes, passou a apresentar a descrição da nova tarefa.
Recursos Humanos
Colômbia | Atualização do valor do UVT em vigor em 2023.
Atualizado o valor do UVT (Colômbia) em 2023 para: 42.412,00 PES.
Este valor é refletido em novos exercícios e existentes cuja data inicial corresponda a 2023.
Erro ao abrir janelas personalizadas de Simulação de Recibo
Corrigido o erro que ocorria ao selecionar o botão personalizado na ribbon de Simulação de Recibo (Normal, Férias ou Natal) e a janela de simulação que abria somente considerava o
GRH – Mapas – Mapas Oficiais – Mapa seguro \ Mapa Segurança Social – Gerar Ficheiro
Corrigido os erros que ocorriam ao tentar gerar os ficheiros em “GRH – Mapas – Mapas Oficiais – Mapa seguro – Gerar Ficheiro” e “GRH – Mapas – Mapas Oficiais – Mapa Seg. Social – Gerar Ficheiro”, que surgiram após a atualização do ERP para a V22.00.01.
GRH – Mapas – Mapas oficiais – Mapa seguro: botão de enviar e-mail ao responsável sem as opções que existiam.
Corrigido o erro que ocorria no Mapa de Seguro, quando tendo sido configurado o envio de e-mail para o responsável, ao clicar no botão da ribbon “Enviar e-mail ao responsável” não apareciam as opções Mapa e Mapa + Ficheiro, eram apresentados dois quadrados vazios.
GRH / Processamento de salário – erro em funcionários com turnos, férias e subsídio de alimentação
O processamento de salário referente ao mês da marcação das férias, para funcionários que trabalham por turnos rotativos, passou a considerar o subsídio de alimentação apenas dos dias de trabalho previsto, conforme o turno, durante o período das férias, no mês em questão.
GRH \ Cabo Verde – Ficheiro das contribuições – arredondamento de valores
Quando existem faltas a afetar o vencimento, passou a calcular o valor das faltas não arredondado. Foi retirado esse valor do vencimento e arredondada a diferença para o inteiro acima (apenas para Cabo Verbe).
GRH \ Mapa de registo de trabalho suplementar – duplicação das horas.
Corrigido o erro de duplicação das horas no mapa de registo de trabalho suplementar, quando se lançava várias linhas de horas extras para um determinado funcionário, tendo como data efeito uma data do mês anterior e cada linha com uma data de efeito diferente.
GRH \ Mapas Oficiais \ Mapa de Seguro – em Pré-visualizar Mapa Seguro (ficheiro) ocorre erro ao filtrar por seguradora.
Corrigido o erro que ocorria ao pré visualizar o Mapa Seguro (ficheiro), pois mesmo tendo sido feito o filtro por seguradora, estava a considerar funcionários de outras seguradoras, quando havia funcionários com faltas processadas e nestas datas, a data de efeito era uma data do mês anterior.
GRH \ Processamento de vencimento em dias úteis com faltas em percentagem – Cálculo incorreto.
Corrigido o erro que ocorria no processamento de vencimento a dias úteis, quando eram registadas faltas em percentual (por exemplo faltas de seguro), o ERP não considerava o percentual definido nas faltas, estava a considerar sempre como a 100%.
Rec. Humanos \ Mapas \ Mapa de Férias
Passou a ter em conta os dias de férias do novo campo férias ano anterior da ficha do funcionário para os campos “Dias de férias”, “Direito”, “Marcadas” e “Não marcadas”” .
Rec. Humanos \ Mapas \ Mapa de Horas Trabalhadas
Passou a apresentar corretamente o mapa, quando existem funcionários sem o campo “Dias de Férias – Mês Completo” preenchido.
Rec. Humanos \ Mapas \ Mapas Oficiais \ IRS – Declaração Anual – Modelo 10
O campo “Facto que determinou o justo impedimento” está sem a palavra JUSTO.
Os Campos “NIF do CC” e “NIF do sujeito passivo” passaram a obter corretamente o respetivo NIF.
Rec. Humanos \ Mapas \ Mapas Oficiais \ Mapa de Seg. Social
Em alguns cenários, o Mapa de Segurança Social deixou de aparecer em branco.
Rec. Humanos \ Mapas \ Mapas Oficias \ Mapa de Segurança Social – Número de dias para estorno de vencimento
Quando um funcionário está de baixa o mês inteiro e se aplica um abono de estorno de vencimento em dias com data de efeito do mês anterior, no mapa de segurança social, passou a apresentar o número de dias.
Rec. Humanos \ Outras Operações \ Deslocações/Despesas (Lançamento) / Descrição complementar do “Tipo de Despesa”
A coluna “Descrição” passou a não estar disponível para edição.
Se pretender complementar a descrição na janela de lançamento das despensas/deslocações deve preencher a coluna “Obs”, sendo essa coluna também apresentada e no report essa coluna é apresentada.
Rec. Humanos \ Processamento – Faltas em HORAS | CABO VERDE
As faltas em horas passaram a ser corretamente calculadas em horas.
Rec. Humanos \ Processamento – Fundos de compensação: Faltas de início/fim de contrato
Ao efetuar processamento de salários, caso exista um funcionário que tenha uma falta de início/fim de contrato, todos os funcionários seguintes deixaram de ser afetados por essa falta nos fundos de compensação.
Rec. Humanos \ Processamento – Subsídio de alimentação com limite de isenção em mês com gozo de Férias | ANGOLA
Quando existe subsídio de alimentação calculado automaticamente, e existam dias de férias gozados no período, passaram a ser tidos em conta os dias de férias acima do limite global.
Rec. Humanos \ Processamento – Subsidio de Natal sem processamento do recibo normal
Quando o subsídio de natal é processado isoladamente do recibo normal passaram a ser consideradas as faltas registadas ao longo do ano que afetam o abono subsídio de natal.
Rec. Humanos \ Utilitários \ Operações Multi-Empresa – Atualização de funcionários existentes
Com a opção “atualização de funcionários existentes” selecionada, passou a transportar corretamente a informação de “Abonos fixos” e a informação relativa aos cartões de refeição no separador “inf adicional” na ficha do funcionário.
Rec. Humanos \ Utilitários \ Web Services \ Seg. Social
A combo de motivo de contrato passou a disponibilizar as seguintes opções:
. ESTA – Outro motivo – Estágio.
. OSIN – Outro motivo – Dirigentes/Delegados de Sindicatos/Associações Sindicais
De forma coerente deverá ser atualizada também a combo de motivo de contrato na ficha do Funcionário.
Rec. Humanos \ Utilitários \ Web Services \ Seg. Social
No caso do utilizador não ser supervisor nem administrador, ao efetuar alterações na ficha do funcionário, passou a ser apresentada a janela de comunicação por webservice automaticamente.
Rec. Humanos\ Processamento\ Abono de Família | Angola
O abono p/ Falhas passou a considerar para a Seg. Social o total do abono (e não apenas o valor acima de 5% do Vencimento base).
O Abono para Família, é configurado como Abono p/ Falhas, de forma a que considere para IRT apenas o valor acima de 5% do Vencimento base.
Rec. Humanos\ Simulação/Processamento – cálculo do IRT com abono para falhas
Quando no processamento se tinha incluído um abono configurado como abono para falhas, o apuramento do valor não sujeito a imposto correspondente ao percentual definido para esse tipo de abono estava incorreto, o que podia originar valores errados de IRT e/ou de Segurança Social.
Recursos humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2023 – Atualização do SMN/RMMG | Portugal
Com a publicação do Decreto-lei n.85-A/2022 , de 22 de Dezembro, que atualiza o valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para 2023, tornou-se necessário ajustar alguns elementos que são base de cálculo para o processamento dos salários já a partir de Janeiro de 2023.
Nesse sentido, através do processo de atualização de dados, foi criada uma nova entrada na tabela do salário mínimo, com o valor vigente de 760€ a partir de 1 de Janeiro do corrente ano. A atualização de dados assegura igualmente que os limites para o abono de apoio à família (definidos nas configurações de GRH por empresa/exercício) – mínimo (1 * RMMG) e máximo (3xRMMG), ficam com os valores atualizados para 760€ e 2280€, respetivamente.
Nota: Para empresas com localização da sede diferente do Continente, na região autónoma dos Açores ou da Madeira, a atualização dos valores na tabela do salário mínimo nacional (SMN) e na configuração dos limites acima referidos, é feita tendo em conta o valor da RMMG a vigorar em 2023 para cada uma das regiões, nomeadamente:
– Região Autónoma dos Açores
. RMMG/SMN: 798€
. Limites Abono Apoio à Família: 1* RMMG: 798€ / 3* RMMG: 2394€
– Região Autónoma da Madeira
. RMMG/SMN: 785€
. Limites Abono Apoio à Família: 1* RMMG: 785€ / 3* RMMG: 2355€
Relembra-se que a operação de atualização (em massa) do salário mínimo dos funcionários se encontra disponível nas opções de “Alterações Gerais” e “Operações Multi-Empresa” dos Utilitários.
Recursos humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2023 – IRS – Redução de retenção na fonte para titulares de crédito à habitação | Portugal
A Lei do Orçamento de Estado nº 24-D/2022, de 30 de Dezembro, pelo seu artigo 223 aditou ao CIRS o artigo 9, relativo à redução das retenções na fonte para titulares de crédito à habitação própria e permanente.
Os sujeitos passivos titulares de créditos à habitação própria e permanente; podem ver reduzida a retenção na fonte, sobre rendimentos da categoria A, para o escalão imediatamente anterior, caso possuam crédito à habitação e aufiram remuneração mensal que não ultrapasse 2.700,00 €.
Na ficha do Funcionário, no separador Dados Fiscais, foi acrescentado o novo campo “Aplicar escalão anterior”, no novo quadro “Retenção na Fonte”.
O processamento foi ajustado por forma a que o cálculo da taxa de retenção passe a ter em conta o novo campo. Para efeitos do apuramento da taxa de retenção são considerados todos os rendimentos sujeitos a IRS.
Esta funcionalidade requer CASE válido a 01/01/2023.
Nota: O sujeito passivo comunica à entidade devedora dos rendimentos, em momento anterior ao seu pagamento ou colocação à disposição, a opção de redução da retenção na fonte prevista, através de declaração acompanhada dos elementos indispensáveis à verificação das condições referidas, bem como qualquer outra informação fiscalmente relevante ocorrida posteriormente.
Cabe ao utilizador, caso o funcionário esteja nas condições de poder usufruir deste benefício, ativar a respetiva opção na ficha do Funcionário, não sendo efetuado nenhum controle do limite à remuneração mensal.
Recursos Humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2023 \ Cálculo de IRS \ Isenção parcial dos rendimentos (IRS Jovem) | Portugal
A Lei do Orçamento de Estado nº 24-D/2022, de 30 de Dezembro, pelo seu artigo 218 aditou ao CIRS o artigo 12.º-B, relativo à isenção parcial dos rendimentos no âmbito do designado “IRS Jovem”.
Esta medida já existia, tendo sido alterada, passando a ter as seguintes principais características:
Alterados os limites de isenção do IRS e dos limites máximos do benefício de cada ano, aplicável ao exercício de 2023.
Isenção:
– 50% no 1.º ano
– 40% no 2.º ano
– 30% no 3.º e no 4.º anos
– 20% no 5.º ano
Limites de isenção:
– 12,5 vezes o IAS no 1.º ano
– 10 vezes o IAS no 2.º ano
– 7,5 vezes o IAS no 3.º e no 4.º anos
– 5 vezes o IAS no 5.º ano
Recursos Humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2023 \ IRS – Retenção na fonte – Taxa efetiva de Retenção | Portugal
A Lei do Orçamento de Estado nº 24-D/2022, de 30 de Dezembro, pelo seu artigo 99 aditou ao CIRS o artigo 9, relativo à obrigatoriedade das entidades pagadoras apresentarem a taxa efetiva mensal de retenção na fonte no documento do qual conste o valor dos rendimentos e a respetiva retenção na fonte, sendo esta calculada pelo rácio entre o valor retido na fonte e o valor do rendimento pago ou colocado à disposição.
O recibo de vencimento passou a apresentar a taxa efetiva mensal de retenção na fonte “pelo rácio entre o valor retido e o valor do rendimento pago ou colocado à disposição”.
Passou a apresentar a taxa efetiva, no descritivo da linha do desconto de IRS, mesmo quando existam várias taxas de IRS (caso em que anteriormente não era apresentada, sendo a taxa arredondada a uma casa decimal.
Entende-se como “rendimento pago ou colocado à disposição” o montante sujeito a IRS, excluindo-se qualquer verba isenta, como a parte isenta do subsídio de refeição, por não ser considerado rendimento.
Esta funcionalidade requer CASE válido a 01/01/2023.
Recursos Humanos \ Alterações Legais / Fiscais 2023 \ Tabelas \ Entidades\ Segurança Social – Atualização do valor do I.A.S. em vigor em 2023 | Portugal
A Portaria n.º 298/2022, de 16 de dezembro, veio proceder à atualização anual do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) em vigor para o ano de 2023, sendo fixado em 480,43€, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2023.
O ERP foi ajustado em conformidade, tendo sido atualizado o valor do IAS nos regimes da tabela da Segurança Social.
Recursos Humanos \ Consultas \ Mapas \ Mapas Oficiais \ Declaração de Rendimentos
Passou a apresentar corretamente a declaração, caso, na configuração de prefixo de contas, se insira uma linha de conta dispensada ou isenta de retenção e se remova a linha.
Recursos Humanos \ Mapas \ Modelos Oficiais – Declaração Mensal de Remunerações AT (DMR) | Portugal
Procedeu-se às alterações à DMR AT pela Portaria n.º 307/2022 , de 27 de dezembro, aprovou a DMR (declaração mensal de remunerações) e respetivas instruções de preenchimento, para dar cumprimento da obrigação declarativa a que se refere a subalínea i) da alínea c) e a alínea d) do n.º1 do artigo 119.º do Código de IRS.
Este modelo entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2023.
Como reflexo, o formato de ficheiro foi alterado assim como a sua versão (que passa a ser 4). Tanto a nova versão do ficheiro como a versão anterior são compatíveis com as ferramentas de recolha de informação (online e off-line) disponibilizadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira.
Esta alteração requer CASE válido a 01/01/2023.
Recursos Humanos \ Mapas \ Modelos Oficiais \ Modelo 10 | Portugal
Procedeu-se às alterações ao modelo 10 (IRS/IRC), introduzidas pela Portaria n. 8/2023 , de 4 de janeiro, aprovou as alterações à declaração modelo 10 – Rendimentos e retenções – Residentes, e respetivas instruções de preenchimento, para cumprimento da obrigação declarativa prevista na subalínea ii) da alínea c) e na alínea d) do n.º1 do artigo 119.º do Código de IRS e no artigo 128.º do Código do IRC.
A obrigação de entrega desta declaração poderá ser cumprida excecionalmente este ano até 24 de fevereiro de 2023.
Como reflexo, o formato de ficheiro foi alterado assim como a sua versão (que passa a ser 13), sendo esta, à data atual, a única compatível com as ferramentas de recolha de informação (online e off-line) disponibilizadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira.
Esta alteração requer CASE válido a 01/01/2023.
Nota: A comunicação via webservice, continua inoperacional.
Recursos Humanos \ Mapas Oficiais \ Mapa ADSE – Pré-visualizar sem informação
Após gravar as linhas na janela do Mapa ADSE e pré-visualizar, não era apresentada qualquer informação.
Recursos humanos\ Alterações Legais/Fiscais 2023\ IRS – Redução de retenção na fonte para titulares de crédito à habitação – Controlo do limite aplicável
No seguimento da implementação desta funcionalidade, foi efetuado um complemento para passar a fazer o controlo do valor limite ao qual é aplicada a redução da retenção na fonte.
Relembra-se que, de acordo com a legislação vigente, a aplicação do escalão de IRS anterior é aplicável apenas a rendimentos mensais até 2700€.
Para efetuar o referido controlo foram efetuadas no ERP as seguintes alterações:
– Na ficha da empresa, nas configurações por exercício dos recursos humanos, no separador “Recursos Humanos II”, foi acrescentado um novo campo – “Limite máximo para aplicar escalão anterior”, no novo quadro “Retenção na Fonte”.
– O processamento foi ajustado, por forma a que o cálculo da taxa de retenção passe a ter em conta a aplicação do escalão anterior e respetivo limite máximo, sendo que esse limite é aplicado por recibo.
Recursos Humanos\ Mapas Oficiais (PT)\ Declaração de Rendimentos – “IRS Jovem” / valores sujeitos a imposto
Ao emitir o mapa, caso se tratasse de um funcionário com rendimentos de tipo A68, com aplicação de “IRS Jovem”, apenas apresentava os valores não sujeitos a imposto, e não mostrava os valores que estavam sujeitos.
Recursos Humanos\ Mapas Oficiais \ Mapa Mensal de Remunerações – IRT – ajustes diversos | Angola
No mapa (report) os valores dos campos monetários deixaram de apresentar o separador de milhares e tanto na consulta como no mapa, para os funcionários que não tenham número de segurança social passou a ser mostrado “000” na respetiva coluna.
Recursos Humanos\ Mapas\ Mapas Oficiais \ Mapa de Segurança Social – Comunicar via webservice / Comunicar
Corrigido o erro que ocorria ao comunicar via Webservice o “Mapa de Segurança Social”, que surgiu após a atualização do ERP para a V22.00.01.
Tabelas \ Entidades \ Funcionários \ Habilitações – R.U. : Habilitações
Para habilitação de nível IV, deixou de obrigar a indicar a origem do ensino superior.
Para habilitação de nível V, passou a disponibilizar a opção IEFP (Cursos de Especialização Tecnológica).
Tabelas \ Entidades \ Funcionários \ Webservice Seg. Social / Comunicar Contrato : Utilizador com mais de 10 carateres
Com utilizadores com mais de 10 carateres, estando a empresa parametrizada para comunicar os contratos por webservice, ao gravar as alterações na ficha de funcionário ocorria um erro.
Tabelas \ Rec. Humanos \ Formação \ Cursos de formação
Os campos Carga Horária e ECTS/UC passaram a permitir duas casas decimais.
Os campos ECTS/UC, Número Mínimo de Formandos, Número Máximo de Formandos e Carga Horária deixaram de permitir indicar negativos.
Tabelas \ Rec. Humanos \ Formação \ Entidades Formadoras
passou a permitir adicionar vários cursos á entidade formadora.
Tabelas \ Recursos Humanos \ Abonos/Descontos \ Subsídio de alimentação – Atualização dos limites de não sujeição a IRS
A Portaria 280/2022 , de 18 de novembro, fixa a atualização do subsídio de refeição, a 1 de outubro de 2022, aos trabalhadores da administração pública.
O montante do subsídio de refeição é atualizado para 5,20 Eur.
Este montante nos termos do ponto 2), da alínea b) do número 3 do artigo 2º do Código do IRS, deverá ser tratado como não sujeito a IRS, ou o valor até 8,32 Eur, caso seja atribuído em vales de refeição/cartão de refeição.
Com efeito, o processo de atualização irá refletir estas alterações, de forma automática, nos recursos humanos, na tabela de abonos de acordo com o seguinte:
– Sub.de alimentação: Data: 2022-11-18; Limite: 5,20 Eur.
– Sub.de alimentação em espécie (cartão de refeição): Data: 2022-11-18; Limite: 8,32 Eur.
Notas:
– Não obstante a data de entrada em vigor (01/10/2022), optou-se por configurar com a data de publicação do diploma (18/11/2022), para evitar que reprocessamentos de outubro sejam influenciados inadvertidamente por esta alteração.
– No caso de se pretender refletir esta alteração no processamento de outubro, o utilizador terá de ajustar a data nos abonos de 18/11/2022 para 01/10/2022. Neste caso, deverá ter presente que depois de reprocessar será necessário emitir / substituir os recibos bem como os mapas legais, nomeadamente Segurança Social e AT.
Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS – Vigentes durante o primeiro semestre de 2023 – Açores | Madeira – Despacho n.º 1899-A/2023 | Despacho n.º 53/2023
As taxas atualizadas nos termos dos despachos n.º 1899-A/2023, de 7 de fevereiro (aplicável à Região Autónoma dos Açores) e n.º 53/2023, de 30 de janeiro (aplicável à Região Autónoma da Madeira), não constam no presente “update” (Upd_2023-02-13_161_009_062), devendo ser seguidos os procedimentos de importação manual, mencionados na Informação Técnica #PT009/2023 de 09/02/2023.
Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS – Vigentes durante o primeiro semestre de 2023 – Alteração ao Despacho n.º 14043-A/2022, de 5/12 | PT – Continente
O Despacho n.º 1296-B/2023 , de 25/01, Aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no continente para vigorarem durante o primeiro semestre do ano de 2023.
Este diploma altera assim o anterior Despacho n.º 14043-A/2022, de 5/12, no que se refere às tabelas:
– I (não casado)
– II (casado, único titular)
– III (casado, dois titulares)
Este despacho entra em vigor no dia 26 de janeiro de 2023 e produz efeitos a 1 de janeiro de 2023.
As taxas constantes neste último despacho serão automaticamente atualizadas no ERP eticadata, caso as mesmas não tenham sido previamente inseridas.
Não é requerido licenciamento adicional para além do requerido para ter acesso a esta versão.
Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS – Vigentes durante o primeiro semestre de 2023 – Alteração ao Despacho n.º 442/2022, de 5/12 | PT – Açores
O Despacho n.º 1899-A/2023, de 07/02, aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes na Região Autónoma dos Açores para vigorarem durante o primeiro semestre do ano de 2023.
Este diploma altera assim o anterior Despacho n.º 442/2022, de 27/12, no que se refere às tabelas:
– I (não casado)
– II (casado, único titular)
– III (casado, dois titulares)
Este despacho entra em vigor no dia 8 de Fevereiro de 2023 e produz efeitos desde 1 de janeiro de 2023 até ao dia 30 de junho de 2023.
As taxas constantes neste último despacho serão automaticamente atualizadas no ERP eticadata, caso as mesmas não tenham sido previamente inseridas.
Não é requerido licenciamento adicional para além do requerido para ter acesso a esta versão.
Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS – Vigentes durante o primeiro semestre de 2023 – Alteração ao Despacho n.º 442/2022, de 5/12 | PT – Madeira
O Despacho n.º 53/2023, de 30/01, aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes na Região Autónoma da Madeira para vigorarem durante o primeiro semestre do ano de 2023.
Este diploma altera assim o anterior Despacho n.º 442/2022, de 27/12, no que se refere às tabelas:
– I (não casado)
– II (casado, único titular)
– III (casado, dois titulares)
Este despacho entra em vigor no dia 31 de janeiro de 2023 e produz efeitos desde 1 de janeiro de 2023 até ao dia 30 de junho de 2023.
As taxas constantes neste último despacho serão automaticamente atualizadas no ERP eticadata, caso as mesmas não tenham sido previamente inseridas.
Não é requerido licenciamento adicional para além do requerido para ter acesso a esta versão.
Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS vigentes durante o primeiro semestre de 2023 ( Portugal | Continente, Madeira e Açores)
Foram atualizadas as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente, para vigorarem durante o primeiro semestre de 2023, no Continente e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, de acordo com os seguintes diplomas:
– Continente – Trabalho Dependente e Pensões: O Despacho n.º 14043-A/2022 , de 5 de dezembro, aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no continente para vigorarem durante o primeiro semestre do ano de 2023.
– Região Autónoma da Madeira – Trabalho Dependente e Pensões: O Despacho n.º 442/2022 , de 29 de dezembro, aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes na Região Autónoma da Madeira para vigorarem durante o primeiro semestre do ano de 2023.
– Região Autónoma dos Açores – Trabalho Dependente e Pensões: O Despacho n.º 14837-B/2022, de 29 de dezembro, que aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes na Região Autónoma dos Açores para vigorarem durante o primeiro semestre do ano de 2023.
Segundo os diplomas publicados, as novas taxas deverão ser aplicadas aos rendimentos pagos ou colocados à disposição, a partir de 1 de janeiro de 2023 e até 30 de Junho de 2023.
As taxas serão automaticamente atualizadas no ERP eticadata, caso as mesmas não tenham sido previamente inseridas.
Não é requerido licenciamento adicional para além do requerido para ter acesso a esta versão.
Apoio Pós-Venda
ADM/PLT \ Customização – Eventos desencadeados noutros locais
Tendo um evento na entidade “Clientes” associado à ação “Novo Registo”, este evento estava a ser desencadeado noutras janelas/operações. A Saber:
– Janelas de movimentos de APV ou de Oficinas e o operador remove a associação a um cliente de ficha (remove Cliente ou associa a uma entidade genérica – NIF)
– Janelas de movimentos de APV ou de Oficinas e o operador tenta aceder à direção alternativa do cliente e este não foi indicado (via link).
– Ao faturar a OR para entidade Interna nos movimentos de entrega.
APV | Alteração da composição de artigos com componentes que gerem números de série
Se depois de lançar um artigo composto de inventário para uma OR, em que um dos componentes gere números de série, se tentasse editar a composição, ocorria um erro “The method or operation is not implemented.”
APV | Pedido de apoio – Criar atividade do tipo tarefa
Corrigido o erro que ocorria ao criar atividade do tipo tarefa, a partir de um pedido de apoio, pois esta ação bloqueava o ERP.
APV Reparação/Assistências – Lista de navegação
Ao abrir a janela de “Introdução de Reparação/Assistências” quando o número da reparação era superior a 1000, ao fazer duplo clique num registo p.e. com número “1125” , o ERP gerava o erro de conversão para inteiro.
APV\ Orçamentos/ Reparação – Lançamento de materiais / Promoções com filtro
Caso estivessem definidas promoções com um filtro por tipo de entidade, zona ou subzona, ao inserir um artigo na lista de materiais ocorria o erro “99999 – Object reference not set to an instance of an object”.
O mesmo erro podia ocorrer igualmente nos orçamentos e ordens de reparação de Oficinas.
Vendas – Nova atividade – Intervenção APV (acesso Agenda)
Tendo uma licença com APV, mas sem CRM, a aplicação não estava a permitir aceder à agenda de atividades APV, apresentando a mensagem “Não tem licença para executar esta operação”.
Foi reposto o acesso à agenda tendo uma licença com APV.
APV Field Services
APV Field Services – Lista de atividades
Na lista de atividades do técnico no APV FS, a data/hora estava a ser apresentada com o formato errado, não sendo possível confirmar na agenda a data/hora da atividade programada.
Rent-a-Car
AutoGest \ Processos RAC – impedir a alteração do Preço Unitario.
Foram criadas permissões de grupos/utilizadores para possibilitar a restrição de alteração do preço unitário nos processos Rent-A-Car, a saber:
1 – Permissão “BackOffice \ Movimentos \ Geral \ Alterar Preços de Venda”
– Em caso de não ter esta permissão, bloqueia as colunas da grelha, no separador A Faturar: Pr. Unit. Com/Iva, Desc1, Desc2, Desc3, Desc.Unit, Desc.Total e Cod.Taxa.IVA.
2 – Permissão “BackOffice \ Movimentos \ Geral \ Alterar Linhas de Preços”
– Em caso de não ter esta permissão, não apresenta na coluna :Pr. Unit. Com/Iva painel de seleção de linhas de preços de venda.
3 – Permissão “BackOffice \ Movimentos \ Geral \ Ignorar Margem de Lucro Mínima”
– Sem esta permissão, caso o artigo esteja associado à uma família que possui a opção selecionada “Limitar vendas por margem de lucro”, ao tentar faturar um processo RAC é emitida mensagem de impedimento “O Preço de Venda Líquido do Artigo não pode ser inferior XXXX. Sendo o XXXX o valor calculado a partir dos valores definidos no artigo.
NOTA: Não se aplica a linhas Automáticas ou a linhas que já se encontram em documentos de venda.
Podem ser utilizados os seguintes métodos ou funções da API:
A) ProcessoRAC.IsMarginValid(LineNumber As Integer) As Boolean
– verifica se a linha de faturar com o número x (Base 1) satisfaz a condição de margem válida
B) ProcessoRAC.RefreshManualBillingLines(payerType As eTpPagadorRAC)
– recalcula a informação de venda de todas as linhas manuais de determinado tipo de pagador (também atualiza a informação de “Margens Válidas”)
C) ProcessoRAC_Facturar.CalculaValores(CalcParcial As Boolean, ValidaMargemMinima As Boolean, ByRef MargemEValida As Boolean) As Boolean
– Para efetuar o CalculoValores com a indicação de fx[ValidaMargemMinima || MargemEValida]
— (param) ValidaMargemMinima: permite indicar que se aplicar a verificação de margem mínima
— (param) MargemEValida (out): indica se a margem obtida é válida ou não
— (result) CalculaValores: ‘Verdadeiro’ se a margem é válida ou se o utilizador escolheu manter a margem tal como está (se tem permissão para ignorar margens inválidas)
D) ProcessoRAC_Facturar.SetInfoPrecoUnitario(NewValue As Double, OldValue As Double, ByRef MarginIsValid As Boolean)
– Permite aplicar o novo preço (NewValue) à linha a faturar, caso não satisfaça a condição de Margem mínima, aplica o preço de recurso (OldValue)
— (param) MarginIsValid (out): indica se a margem obtida é válida ou não.
Processos Rent a Car com Via Verde (Alterar cliente).
Na janela de Processos Rent-a-Car, caso o operador tivesse lançado artigos e depois alterava o cliente, se respondesse “Não” à pergunta se pretendia manter os preços de venda, os valores estavam dos artigos estavam a ser limpos.
Rent-A-Car | Extensão de Aluguer – Erro 99999
Se depois de faturar um processo RAC se tentasse efetuar a extensão do aluguer, ao confirmar ocorria o erro:
“99999 – A matriz de entrada é mais comprida do que o número de colunas nesta tabela.”
Oficinas
Autogest \ Mapas \ Oficinas \ Mapa de Técnicos / TasksControl – análise de ocupacao | mapa rentabilidade
No mapa de Análise de Ocupação / Rentabilidade, não estava correto o cálculo de horas e consequentes percentagens a partir do horário dos técnicos.
AutoGest \ Oficinas \ – Receções de Oficinas – erro em Observações
Corrigido o erro que ocorria na receção das oficinas (“Unable to update the data value: O objecto do tipo ‘System.DBNull’ não pode ser convertido para o tipo ‘System.String'”), caso na coluna Obs. do separador Checklist de reparação fosse introduzida alguma informação e depois esta fosse apagada.
Autogest \ Oficinas \ Ordens de Reparação \ Pré-Visualização/Impressão da folha obra
Na Pré-Visualização/Impressão da Folha de Obra da Ordem de Reparação de oficinas, caso não exista informação de Checklist, deixou de apresentar uma página a mais onde o campo Kms/Horas era apresentado com a expressão “#Error”.
Autogest/APV – Migração das tabelas de “Silverlight” para “HTML”
As tabelas dos módulos de Autogest e APV que se encontravam implementadas em “Silverlight” foram migradas para “HTML”, assim como as janelas do módulo de Frotas e de Marcações de APV.
Além de manterem todas as funcionalidades existentes, por estarem agora desenvolvidas em HTML passam a dispor das opções de customização (campos adicionais, eventos/regras e edição de janelas), para as licenças da linha Extended.
Autogest\ Oficinas\ Introdução de Ordens de Reparação
A mensagem de aviso de indisponibilidade de stock passou a ser apresentada nas janela de Ordens de Reparações apenas se a Ordem de Reparação gerar automaticamente movimento de stock (continuando a respeitar os critérios dos artigos a serem introduzidos).
Autogest\ Oficinas\ Orçamentos/Ordens de Reparação – cálculo das retenções de IRS/IRC
Além dos Serviços, os orçamentos e ordens de reparação de oficinas passaram a aplicar a retenção de IRS aos materiais que não movimentam stock e fazem retenção de IRS.
Comercial – Compras – Conversão de compras
Ao converter uma Guia de Fornecedores com matrícula associada nas linhas de artigo para descarga na respetiva OR, caso ao converter essa Guia em Fatura de Compra entretanto a OR já se encontrasse fechada, a operação não era permitida sendo apresentado um erro de validação indicando que a OR associada está anulada ou fechada.
Nestas circunstâncias, passa a ser apresentada uma mensagem não impeditiva, indicando que a OR não será atualizada caso o utilizador pretenda continuar com a operação, permitindo assim efetivar a conversão da Guia em Fatura.
GCE \ Promoções – Filtro por tipo entidade
Quando se tinha uma promoção, configurada por ex: por % desconto de um determinado artigo, com filtro de clientes e cumulativamente por tipo de entidade, quando se lançava esse artigo nos serviços internos ou externos de uma ordem de reparação de oficinas, a aplicação gerava erro (ver anexo).
OFI \ Vendas geradas p/ Oficinas com linha de Acerto
Ao alterar o meio de pagamento de uma venda gerada pelas oficinas, caso o documento tivesse uma linha de acertos, ao gravar era apresentada a mensagem de validação “Em documentos assinados não é possível alterar informação fiscalmente relevante. Campos a alterar: Total a Pagar.”, impedindo a gravação do documento.
Oficinas – Tasks Control – Atividades
Quando o Tasks Control está configurado para inicializar as tarefas em modo Atividades:
1 – Após indicar o técnico e aceder à lista das tarefas atribuídas (botão [ ? ]), o Tasks Control devolvia uma mensagem de erro “vazia”;
2 – Caso se continuasse a preencher manualmente todo o registo, ocorria um outro erro com a mensagem “Cannot perform ‘=’ operation on System.String and System.Int32.”;
Oficinas – Tasks Control – OR incorreta
Ao selecionar manualmente uma OR no Tasks Control, digitando o cód. do técnico e depois o número da OR, caso essa OR fosse de um exercício anterior ao exercício atual, ou seja, não existe nenhuma OR com esse número no exercício atual, a aplicação conseguia encontrar a OR e apresentava corretamente a informação de resumo da OR, mas ao tentar consultar ou editar os detalhes da OR, a informação não era carregada corretamente, pois a aplicação estava a usar o exercício atual e por isso a OR não era encontrada.
Oficinas – Tasks Control – Registo de Tarefas em OR’s do exercício anterior
Ao selecionar manualmente uma OR no Tasks Control, digitando o cód. do técnico e depois o número da OR, caso essa OR fosse de um exercício anterior ao exercício atual, ou seja, não existe nenhuma OR com esse número no exercício atual, a aplicação apresentava a OR aberta com esse número e permitia iniciar a contagem de tempo numa tarefa, mas estava a gravar o registo de início da tarefa com o código do exercício atual em vez do exercício do movimento, fazendo com que, ao tentar fazer pausa ou terminar a tarefa, ocorresse um erro.
Oficinas – Tasks Control
No TasksControl se tivessemos mais que uma tarefa para um técnico usando o mesmo código de tarefa mas com descrições diferentes em cada uma delas, ao iniciar a tarefa da segunda linha ou subsequentes com o mesmo código de tarefa, o TasksControl iniciava sempre a tarefa da primeira linha, em vez da tarefa selecionada.
Oficinas / APV\ Emissão de documentos – Reports vazios
Ao emitir os diferentes documentos de Oficinas/APV, com base em report “rdl”, estes estavam sempre a aparecer em branco, sem qualquer informação.
Oficinas \ Agenda – Posicionamento numa atividade por duplo clique na Agenda (em “bloco vazio”) em situações de licenciamento sem o módulo de CRM
Corrigido o erro que ocorria na Agenda de Marcações, quando o sistema possui o licenciamento Autogest (Oficinas), mas sem a licença CRM, ao fazer duplo clique em uma célula vazia da agenda era emitida a mensagem: “Não tem licença para executar esta operação!”
O duplo clique em uma célula vazia da agenda vai tentar criar uma atividade da última natureza configurada, caso não tenha a licença CRM, este vai se posicionar em um Compromisso, mas para isto, o processo deve ser refinado ao ponto verificar a natureza por defeito, conforme a licença CRM, APV ou ATG.
Oficinas \ Ordem de reparação: Documento para apresentar ao cliente com textos sobrepostos
Na Ordem de reparação ao pré-visualizar ou imprimir o documento para o cliente e este estava com textos longos nos campos Descrição, Avisos e Observações, eles ficam com as linhas sobrepostas, porém isto não ocorre mais.
Oficinas \ TasksControl \ Configurações – Empresa / Secção / Tipo Documento por defeito
Na janela de configuração do “posto”, após a alteração do código da empresa, os campos de secção, tipo de documento e armazém passaram ser limpos. Além disso, as pesquisas de valores da secção, tipo documento e armazém passaram a ser apresentados em contexto da nova empresa selecionada.
Por último referir que a listagem de secções, na janela “principal” do Tasks Control, passou apresentar apenas as secções permitidas do utilizador. Na configuração, manteve-se igual, ou seja, apresenta todas as que não estão inativas.
Oficinas | Remover Guia de Entrega – Erro 2147217873
Ao remover algumas guias de entrega de oficinas ocorria o erro:
“2147217873 – The DELETE statement conflicted with the REFERENCE constraint “FK_EtiErrorBD_FKMovOfiEFactCabOrd00004_IdMovDamageInvalid”. The conflict occurred in database “”, table “dbo.Mov_Ofi_EntregaFactura_CabOrdens”, column ‘idMovDamage’.”
Oficinas\ Orçamentos/Ordens de Reparação\ Grelha de Materiais – comportamentos anómalos na pesquisa de artigos
Dependendo do tamanho das colunas do painel da pesquisa de artigos, podia ocorrer que ao lançar materiais, após inserir a primeira linha, ao fazer a pesquisa de artigos numa nova linha, se fosse posicionado o cursor na coluna da procura por descrição, a janela da pesquisa era fechada. Também acontecia de ao abrir a pesquisa, se fosse usada a tecla ‘TAB’ para passar o cursor para a coluna da descrição, os filtros das restantes colunas desapareciam.
Outro comportamento anómalo retificado na pesquisa, ocorria também após lançar o primeiro artigo na grelha de materiais, e depois se fosse invocada a pesquisa na(s) linha(s) seguinte(s) e usássemos o botão de rolagem do rato para ver os registos mais abaixo, desapareciam as colunas da descrição e do stock do artigo, só ficando visível a coluna do código e respetivos registos.
Nota: Estes comportamentos também podiam acontecer noutras janelas de movimentos que disponibilizam a pesquisa de artigos (por exemplo, Reparações de APV, Vendas,…) .
Recolha de Tarefas (Tasks Control)\ Pausas automáticas – replicação de linhas na OR
Quando a recolha de tarefas estava configurada com pausas automáticas, após efetuar a pausa gerava duplicação das linhas no registo da ordem de reparação.
TasksControl – Erros nas tarefas
Foram corrigidos os seguintes erros que se verificavam ao utilizar o utilitário de Recolha de Tarefas de OFI (TasksControl):
1) Quando o técnico tem uma tarefa por defeito, após introduzir o técnico e selecionar uma OR, a sua tarefa ‘por defeito’ era corretamente sugerida para se iniciar, mas quando ao iniciar a tarefa (sem selecionar a tarefa da lista de tarefas) esta era gravada incorretamente (ficava com o código -1 na tabela Mov_ControloTarefas_Cab), fazendo com que depois a mesma não fosse encontrada ao carregar a tarefa em curso;
2) Ao selecionar uma tarefa de um tipo de documento de OR ‘A’, num exercício ‘X’, com o número de OR ‘Y’, se de seguida fosse selecionada outra tarefa de outro tipo de documento de OR ‘B’, com o mesmo número de OR ‘Y’, mas no exercício ‘Z’, e se iniciasse a tarefa, a aplicação estava a gravar (erradamente) a tarefa com o tipo de documento de OR ‘B’, com o mesmo número de OR ‘Y’, mas no exercício ‘X’, fazendo com que depois não fosse encontrada corretamente a tarefa em curso.
3) Num ambiente mono-tarefa, i.e., não tendo a permissão para “Multi Tarefas” ativa, a aplicação estava a permitir iniciar tarefas em simultâneo para o mesmo técnico, por exemplo selecionando outra OR da lista de tarefas desse técnico, ou introduzindo os dados de outra OR e nova tarefa.
Valor a transportar errado – Report VNDDocumento_Oficinas.rpt
Ao imprimir uma venda com o report “VNDDocumento_Oficinas.rpt” em alguns documentos o valor a transportar fica mal calculado, considera também o valor da primeira linha da página seguinte.
Comportamento não reproduzido ou já corrigido na revisão 22.00.02 e posteriores.
Stands
AutoGest Stands – Processos – Desvinculação de adiantamento
Passa a ser possível desvincular faturas de adiantamento geradas pela emissão de documento de Reserva / Sinal nos Processos de Stands.
Para tal, o menu de contexto (botão direito) de documentos de Reserva ou Sinal passam a disponibilizar a opção “Desvincular Documento”, permitindo libertar esse adiantamento para ser usado numa regularização futura ou em Nota de devolução de adiantamento.
AutoGest Stands\ Tabelas ISV – Atualização das tabelas de cálculo do ISV 2023 | Portugal
Atualizadas as taxas do Imposto Sobre Veículos (ISV) de acordo com a Lei de Orçamento de Estado 2023 (Lei n.º 24-D/2022, de 30 de dezembro de 2022), a aplicar a partir de 1 de janeiro de 2023.
Foram alteradas todas as tabelas – A, B e C, tendo sido mantidos os escalões e as percentagens de desconto por tipo de veículo fiscal a aplicar ao valor de ISV final.
Para empresas existentes, a atualização das tabelas é efetuada automaticamente pelo processo de atualização de dados.
Stands | Erro ao remover processo
Ao tentar remover um Processo de Stands ocorria o erro:
“2147217873 – The DELETE statement conflicted with the REFERENCE constraint “FK_EtiErrorBD_FKMovStdProc0018_IdMovDamageInvalid”. The conflict occurred in database “”, table “dbo.Mov_Std_Processos”, column ‘idMovDamage’.”
Stands | Processo de Retoma | Movimento de Stock
Para agilizar o processo de retoma de viaturas quando no processo a retoma é efetuado por nota de crédito (retomas por documento de venda não podem movimentar entrada de stock pela venda pois isso configuraria uma saída negativa), passa a ser possível configurar no tipo de processo, separador ‘Movimento’, o tipo de documento de entrada em stock a utilizar no caso da retoma ser feita por documento de venda (nota de crédito), sendo este movimento gerado simultaneamente ao gerar o documento de retoma, caso este seja um documento de venda, sendo a entrada valorizada pelo valor de retoma.
Se não for indicado no tipo de processo um documento de entrada, o comportamento mantém-se como até agora, não sendo gerado movimento de entrada em stock pela retoma da viatura caso esta seja feita usando um doc. de venda (nota de crédito).
Stands\ Processos – custos do processo que afetam custos de mercadoria na GCE
Nos processos de stands (do regime geral), quando estavam lançados custos configurados para afetar os custos de mercadoria na GCE, ao gerar a venda, o custo da viatura vendida ficava só afeto ao valor da compra, e não incluía esses custos do processo, e por inerência os custos descarregados para a Contabilidade também ficavam incorretos.
Nota: No cenário acima descrito, para que sejam retificados os documentos de venda com custos incorretos, de forma a refletir os custos do processo, terá de ser executada a opção de recálculo de stock e custos (nos utilitários das Compras).
Após o recálculo, e para corrigir igualmente os custos nos movimentos contabilísticos desses documentos, deverá ser efetuada a opção de recalcular custos nas vendas, na janela de diagnóstico de descarga (nos utilitários da Base).
Stands\ Processos\ Geração do documento de venda – custos do processo
Ao ativar a opção para gerar o documento de venda, os custos do processo que estavam marcados como dedutíveis mas que na sua configuração não estão assinalados para sugerir dedutível, retornavam à configuração original deixando de ser dedutíveis, o que originava uma alteração no valor dos custos do processo, por estar a ser incluído o valor do IVA nesses custos.
STD – O registo da viatura foi alterado por outro utilizador/processo!
Num processo de stands, se ao gerar um documento de compra ou de venda, fosse cancelada a geração do documento, ao voltar ao processo e tentar efetuar qualquer outra ação, era apresentada a mensagem “O registo da viatura foi alterado por outro utilizador/processo!”.
STD \ Alterar meio de pagamento ao efetuar documento de compra
Num processo de stands, ao efetuar o documento de compra, caso se pretendesse alterar o meio de pagamento através da lista dos meios de pagamento disponíveis, a aplicação não assumia o meio de pagamento selecionado.
STD \ Compra de viatura a entidades comunitárias ou extracomunitárias
Quando se efetuava uma compra de viatura a uma entidade comunitária ou extracomunitária, ao colocar o valor de aquisição, a aplicação não tinha em conta o país do fornecedor e sugeria sempre o regime geral e taxa a 23%.
Quando a entidade é estrangeira, a aplicação passa a sugerir o regime geral e a taxa isenta.
STD | Processos\ Venda\ Valores\ IVA – Ecovalores / Total
Num processo novo, no separador “Vendas”, “Valores”, após indicar a taxa de IVA a aplicar para a venda no “Resumo da Venda”, e sem que antes tivesse sido indicado um valor de venda para a viatura, se em seguida fossem indicados os ecovalores a aplicar na venda (link “Ecovalores”), ao confirmar não estava a ser aplicado IVA os valor dos ecovalores, obrigando a limpar o código do IVA e inserir novamente para recalcular o campo e apresentar o valor correto.
CRM
ADM/PLT | Pré-Visualizar – Envio através do botão “Enviar p/ Email”
No caso do sistema operativo ter o “Microsoft Outlook” instalado mas não tiver uma conta de email configurada, após “Pré-Visualizar” um documento/mapa/listagem e fazer o envio de email através do botão “Enviar p/ Email”, ao selecionar o botão “Para”, para selecionar o endereço, deixou de pedir para criar um “Novo perfil” ou abrir o assistente para adicionar a conta de e-mail.
CRM – Integração do CRM com o Outlook – Integrar através do Exchange online – OAuth Utilizador
O ERP passa a disponibilizar autenticação por OAuth por utilizador na integração do CRM com o Outlook através do Exchange online.
Com este tipo de autenticação configurado, o utilizador terá que se autenticar com as credenciais do Microsoft exchange ao entrar no ERP ou quando o seu token expirar e não for possível efetuar a sua renovação automática.
Com esta configuração, o ERP passa a apresentar no seu canto inferior direito, na barra de estado, um novo ícone da ligação exchange, que identificará o estado atual da ligação através da sua cor:
– vermelho: a ligação não se encontra ativa – não é possível interagir com o exchange online, p.e., enviar emails;
– azul: ligação ativa;
O icon/botão do exchange no canto inferior direito serve também para fazer login/logout a pedido, i.e., ao clicar no mesmo, caso haja uma ligação ativa esta será terminada e será lançado o pop-up de autenticação para poder estabelecer uma nova ligação.
Clique aqui para obter informação para efetuar registo no Azure para permitir utilização das funcionalidades do Exchange com autenticação OAUTH.
CRM – Outlook Office 365 – Add-in Outlook – Controlos / Tipo de Atividade
Tendo uma empresa configurada para integrar diretamente com o Outlook via Add-in Outlook, caso fosse aberta uma janela com um email recebido, ao controlar uma outra atividade no Outlook sem fechar a janela do email, p.e., editar e controlar um compromisso no calendário do Outlook, a natureza da mensagem de email estava a ser alterada, herdando a do compromisso entretanto editado, passando a combo dos tipos de atividades a listar os tipos da última natureza aberta em vez dos tipos da natureza “Email”.
CRM – Sites HTTPS – Integrar diretamente com o Outlook – Categorias
Quando no “Gestor de Serviços de Informação Internet (IIS)”, o site do serviço para o ERP está configurado com enlace para HTTPS e quando a configuração do ERP está para “Integrar diretamente com o Outlook”, ao editar a tabela de “Categorias” do CRM através da aplicação Desktop, o carregamento da janela não era concluído.
CRM | Atividades – Separador “Relativo a”: duplicação de registos na listagem da grelha
Em uma nova Atividade “E-mail/Carta”, caso fosse adicionado no separador Relativo a, o Tipo de entidade Funcionários, independentemente do Exercício informado na coluna Chave 1, estava a exibir os registos de Funcionários em mais de uma linha na listagem da coluna Chave 2.
CRM | Envio de email com subconsulta
Tendo um Modelo CRM de envio de email a incluir uma subconsulta no corpo do email, ao aplicar esse modelo, ao abrir o email no destino, na plataforma do gmail, a grelha referente à subconsulta era apresentada toda a preto, não permitindo visualizar a informação da grelha.
CRM | Microsoft Outlook – Controlar Atividade – Atividade é criada no ERP com a data “01/01/4501”.
No caso de um utilizador estar a compor um Email no Outlook e, ainda antes de enviar o Email, clicasse para “Controlar Atividade” para que o Email fosse enviado já com o id de CRM, como na atividade no CRM é colocada data de envio, que nesse instante ainda não existe, a atividade era criada no ERP com a data “01/01/4501”.
Neste cenário, ao tentar “Controlar Atividade” antes de enviar, passa a ser apresentada uma mensagem indicando que “É necessário gravar antes de efetuar esta operação!”.
Se o utilizador gravar o rascunho e voltar a clicar para “Controlar Atividade”, o id já será atribuído e a atividade criada com a data/hora corretas.
SUITE – Gestão Hoteleira
Reservas | Criar no Hóspede
A partir da reserva, quando se abria a janela para criar um novo Hóspede, ao gravar apresentava sempre a mensagem impeditiva “O Código introduzido está em uso. Foi calculado um novo código.”
Suite – Comunicação séries á AT.
Foi disponibilizada, na edição da empresa, no grupo Geral, a página de “Autoridade Tributária”, quando houver somente o módulo Suite na licença.
Desta forma, torna se possível a introdução das credenciais AT, de forma a poder comunicar as series de documentos e realizar a comunicação via webservice do SAFT.
Colocar a sistema em modo demonstrativo, introduzir as credenciais e voltar a licenciar.
Suite \ Reservas provenientes do SiteMinder não integram
Tendo limites de idade para que um hóspede seja considerado criança ou adulto diferentes entre a aplicação e o Channel Manager, p.e. 14 anos na aplicação, enquanto que, p.e., no SiteMinder, considera como criança hóspedes até aos 15 inclusive (ou seja, a criança de 15 anos no Channel Manager é considerada um adulto na aplicação), caso o Channel Manager incluísse na informação da reserva a listagem de hóspedes de cada linha (caso do SiteMinder), ao importar uma linha de reserva com um hóspede de 15 anos, a linha de reserva correspondente ficava com uma PAX associada de um adulto e uma criança, mas depois ao associar os hóspedes à linha, a aplicação ia tentar inserir dois adultos numa linha de reserva que apenas tem um adulto na PAX, resultando em erro de importação.
A aplicação passa a validar na importação se o hóspede cabe na PAX e só vai fazer a associação caso o mesmo caiba na PAX, caso contrário, o hóspede é inserido na grelha de Hóspedes da reserva sem número de linha de reserva associado.
Suite \ Tarifas\ Código Tarifa – o ERP bloqueia a aceder às tarifas a partir da reserva
Foram criados impedimentos à gravação de Tarifa com o código RACK e de Época com o código EpRack. Em ambos os casos ao tentar fazer este tipo de gravação, passa a ser emitida uma mensagem impeditiva, a informar que o código é reservado e não pode ser utilizado, sendo necessário especificar outro código para conseguir realizar a gravação.
Suite | Channel manager – Alteração de datas de uma reserva online, já atribuída a um alojamento, e este encontra-se ocupado nas novas datas.
Corrigido o erro que ocorria quando as reservas feitas pelo Channel manager, tinham as datas on line alteradas, o ERP ao tentar realizar a troca, mantinha o mesmo número de alojamento e caso este alojamento estivesse ocupado, a alteração não era realizada. Agora, nestas circunstâncias, ao alterar as datas on line e nesta nova data, o alojamento não estiver disponível, a reserva tem a data alterada e vai para opção sem alojamento.
Suite | Channel Manager \ Siteminder – Sincronização de reservas – Reservas pendentes, não estão a ser integradas no ERP.
As reservas pendentes no Siteminder, não estão a ser integradas no ERP, no caso de não existir um módulo/ licença do Suite disponível para o serviço de integração, só é possível integrar as reservas pendentes se o utilizador que está a ocupar o módulo do Suite feche aplicação.
Suite | Hospede com Entidade Associada
Ao atribuir a uma reserva um hóspede com entidade associada, e respondendo ‘sim’ a alterar para uma reserva de entidade, a reserva não estava a assumir as regras de faturação da entidade e, consequentemente, ao faturar a reserva, a conta era emitida em nome do hóspede em vez da entidade.
Suite | Planning – Reservas online com crianças, no Planning apresenta “unkown”.
Caso uma linha de reserva tivesse mais que um hóspede associado, não sendo nenhum deles indicado como titular, ao consultar o Planning, o hóspede carregado para ser apresentado no Planning como titular era obtido de forma aleatória entre os hóspedes associados à linha, podendo ou não ser o primeiro da lista de hóspedes.
No caso de reservas online com crianças, estas aparecem na lista de hóspedes como ‘unkown’ e podiam ser apresentadas como nome principal no quarto, o que dificulta a identificação da reserva no ato do check-in.
O processo de obtenção do nome a apresentar no Planning foi revisto e, caso o alojamento não tenha hóspede titular definido, a aplicação passa a obter sempre o nome do primeiro hóspede associado à linha de alojamento, conforme a ordenação da lista de hóspedes, ou seja, em primeiro lugar será obtido o hóspede titular, caso não exista hóspede titular será obtido o primeiro atribuído à linha de reserva.
Suite | Reservas – Estado (‘Pendente Confirmação’ decrementa disponibilidade).
Se a opção “Pendente Confirmação’ decrementa disponibilidade” da Tabelas \ Estabelecimento \ Parâmetros Suite estiver selecionada, as reservas no estado pendente confirmação, decrementam a disponibilidade.
SUITE | Reservas \ Fat. Antecipada – falha no motivo para o desconto
O erro ao tentar efetuar uma fatura antecipada com desconto, que não estava a permitir confirmar, porque ficava sem a apresentar a mensagem de erro “Tem de introduzir um motivo para o desconto!”, mesmo após inserir o motivo nas observações e selecionar a tecla Tab ou selecionar outro campo para perder o focus para assumir a alteração, foi corrigido.
Suíte: Erro ao efetuar Night audit
Não está mais a ocorrer, ao efetuar o Night Audit, o bloqueio que impedia a conclusão da operação, caso estivesse selecionada a opção “Usa interfaces” na tabela Estabelecimento nos Parâmetros de Suíte.
Suite\ Night Audit – fuso horário diferente de Lisboa / erro ao executar a operação
Caso o fuso horário em uso seja diferente do de Lisboa/Londres, ao aceder à operação de “Night Audit” apresentava uma mensagem de erro relacionada com datas que impedia a sua execução.
GOP – Gestão Obras e Projetos
GOP – Alteração de armazém no projeto após a gravação.
Após criar um novo projeto, e caso se engane no armazém torna-se impossível corrigir, pois o campo fica bloqueado para edição.
No caso de existirem movimentos, e caso exista engano também deveria ser possível corrigir e o ERP proceder à alteração dos movimentos relacionados para o novo armazém / Localização.
Para retificar o Armazém (e eventualmente a Localização de Armazém) associado indevidamente a um projeto GOP, no projeto e em todos os movimentos relacionados com o projeto GOP, deve ser solicitado ao DAPV, o script SQL para atualização desses valores.
NOTA:
Qualquer alteração deste tipo ao projeto, deve ser bem ponderada, principalmente nos casos em que afete movimentos/documentos fiscalmente relevantes, que possam já ter sido emitidos e entregues ao cliente ou mesmo comunicados à AT.
GOP – Listagem da revisão de preços
A revisão de preços foi melhorada com o acréscimo de mapas que correlacionam os valores da revisão de preços com os do plano de pagamento.
GOP \ Importação Ficheiro Excel – Orçamentos
Ao fazer a importação de um ficheiro excel para o orçamento do GOP, se o ficheiro tivesse valores com mais que 2 casas decimais, o ERP estava a importar para o preço unitário, o valor com as mesmas casas decimais do ficheiro, o que gerava valores inconsistentes no ERP.
Os preços unitários passaram a ser arredondados às casas decimais de “unitários” da moeda do Orçamento.
GOP | Compra / Projetos – Código de projeto com mais de 20 caracteres
Corrigido os erros que ocorriam ao registar uma nova compra e na linha de compra era inserido um código de projeto com mais de 20 caracteres, pois as informações referentes a este projeto eram apagadas e ao posicionar-se na coluna Cod. projeto apresentava uma mensagem de erro.
GOP | GARANTIAS BANCÁRIAS
O ERP passa a permitir a gestão de garantias bancárias com instituição associada e datas.
Revisão de preços – Índices errados
Na revisão de preços de tarefas executadas adiantadamente, o processo estava a usar indevidamente o índice mais baixo, quando deveria usar o da data de execução.
eMobile
eMobile – Ao fazer login gerava erro
Caso o utilizador do eMoibile não tivesse a secção por defeito pré-definida no perfil do eMobile, ao fazer o login/abrir a App do eMobile, era apresentada a mensagem de erro:
“Ocorreu um erro ao abrir a empresa e a secção. A Empresa, Exercício ou Secção podem não ser válidos, ou a Empresa encontra-se desatualizada.”
A partir desta revisão, caso isso aconteça, a App abre a primeira secção a que o utilizador tenha acesso, e que esteja ativa.
eMobile – Armazém por defeito do Vendedor
Caso o Vendedor associado ao user do eMobile tenha um armazém por defeito associado, este não estava a ser transposto para o documento no eMobile, sendo em vez disso usado o armazém definido por defeito no tipo de documento em uso (caso aí estivesse definido), ou, não tendo o tipo de documento em causa um armazém ‘por defeito’, apresentando a app o erro “Armazém inválido!”, impedindo a submissão até que se insira manualmente um armazém em cada uma das linhas.
eMobile – Cálculo de Promoções
Passa a ser possível configurar no Vendedor a forma como são aplicadas as Promoções no eMobile, se imediatamente ao lançar os artigos para o documento ou se ao aceder ao Resumo do documento, ou ainda se o eMobile não aplica Promoções.
Para tal foram adicionadas à configuração dos Vendedores, separador eMobile, duas novas opções, “Aplicar promoções ao Inserir/Editar linhas” e “Aplicar promoções no acesso ao Resumo”:
– caso não seja ativada nenhuma das opções, não serão aplicadas Promoções nos lançamentos via eMobile;
– sendo selecionada a opção “Aplicar promoções ao Inserir/Editar linhas” (opção selecionada ‘por defeito’), as Promoções serão aplicadas imediatamente ao lançar os artigos para o documento, mas não serão aplicadas promoções estendidas;
– sendo selecionada a opção “Aplicar promoções no acesso ao Resumo”, as Promoções serão aplicadas apenas ao aceder ao Resumo do documento, mas serão tidas em conta todos os tipos de promoção (diretas e estendidas).
eMobile – Consultas – Ir para o fundo da janela
O botão de “Ir para fundo da janela” do menu de contexto das consultas, não estava a mover para o final da lista, como era esperado.
eMobile – Descrição dos Artigos alterada pela App
Se depois de lançar artigos para um documento fosse eliminada uma linha que não a última, e depois fosse lançada uma nova linha para o documento e editada essa linha de artigo (p.e. selecionar uma linha de preço), a descrição do artigo da linha anterior estava a ser alterada, ficando igual à descrição do artigo da linha seguinte.
eMobile – Guia de Transporte Global – erro ao selecionar a guia
Ao atribuir uma Guia Global nas Vendas, ao clicar na guia pretendida na consulta de documentos de transporte, dependendo das operações que se tivessem executado anteriormente, podia ocorrer um erro “Object reference not set to an instance of an object.”, ou ser inadvertidamente apresentado o pop-up de integração de vendas.
eMobile – Guia Global vs validações ao submeter – linha de artigo repetida
Caso numa venda com guia global associada, ao submeter o documento ocorresse um erro de validação, se depois de corrigir a origem do erro de validação, se voltasse a submeter o documento, o artigo (código) da primeira linha estava a ser repetido com a descrição igual à linha de texto com a referência à guia global.
eMobile – Importar Configurações na Plataforma eMobile
Ao Importar Configurações na plataforma do emobile, no caso de alguns sites do ERP, era apresentado o erro “[object Object]”.
eMobile – impressão de documentos
Após instalar a app eMobile_22.163.apk (versão 22.166e) nos dispositivos android, a impressão de talões para impressoras Bluetooth, deixou de imprimir corretamente.
[Nota] Caso tenha sido instalada a app eMobile_22.163.apk (versão 22.166e) antes do dia 16/02/2023 e se verificar o comportamento reportado, a app deve ser desinstalada, descarregada novamente e reinstalado o apk disponibilizado naquela data com o mesmo nome e versão.
eMobile – Lançamento de Artigos – Quantidades alteradas pela App
Ao lançar artigos para um documento, com quantidade superior a uma unidade, por vezes as linhas eram adicionadas ao documento com quantidade inferior à quantidade lançada.
eMobile – Lançamento linhas de artigos que não movimentam stocks
No lançamento de artigos que não movimentam stock, se estivesse configurado um armazém por defeito no vendedor, a app atribuía esse armazém à linha, tanto em vendas como em encomendas, levando à ocorrência de erro ao tentar submeter o documento.
No contexto desta correção foi implementada a possibilidade de limpar manualmente a informação do campo para todos os campos que têm introdução por lista nas páginas de vendas, encomendas e liquidações, nomeadamente nos campos de armazém, lote e código do cliente.
eMobile – Navegação entre janelas / Integração de documentos com cliente passante
1. A navegação entre a janela de configuração de sincronização de dados e a janela a partir de onde esta foi invocada, quando a chamada era feita a partir de uma das janelas de armazéns, lotes, ou números de série nos detalhes das linhas, dava erro e a app deixava de funcionar corretamente, sendo necessário refrescar o browser para se voltar a poder usar corretamente a app.
2. A integração (satisfação, duplicação) de documentos com Cliente Passante, registava um erro na consola, apesar de integrar o documento corretamente.
eMobile – novo workflow de atualização da App compatível com o ERP associado
Por imposição da plataforma Google Play, a App eMobile deixa de descarregar e instalar de forma autónoma, o Apk da versão compatível com a versão do ERP associado.
A partir desta versão, a mensagem de incompatibilidade da App com o ERP, passa a ter o botão de “Repor Compatibilidade” (em vez de “Descarregar Apk”), que quando usado:
a) Abre a página de login da Plataforma eMobile no browser do dispositivo, onde o utilizador terá que fazer login
b) Após login com sucesso, o utilizador é remetido para uma página onde é filtrado o Apk que deve descarregar para repor a compatibilidade com o ERP.
NOTA: Esta página passa a estar disponível na Plataforma do eMobile, com a lista dos Apks publicados, com indicação da versão do ERP associado
c) Após descarregar o Apk na versão necessária, deve o próprio utilizador, localizar o Apk descarregado (nos Downloads do dispositivo), e executá-lo para atualizar a App para essa versão.
NOTA: Caso a atualização da App resulte em erro, o utilizador deve desinstalar a App que tem atualmente instalada, e repetir o procedimento c).
eMobile – Sincronização – Geral – “Ocorreu um erro, tente mais tarde.”
Tendo uma licença apenas com os módulos de encomendas e pagamentos, ao fazer a sincronização de dados do grupo ‘Geral’ era apresentada a mensagem de erro “Ocorreu um erro, tente mais tarde.”.
Apesar da mensagem, a sincronização ocorria normalmente e depois a app funcionava corretamente.
eMobile – Sincronização de Artigos
Numa base de dados com muitos artigos e várias linhas de preço por artigo (+/-60.000 linhas de preço), ao sincronizar os artigos com o eMobile, a sincronização não terminava ficando indefinidamente com o ícone de ‘a sincronizar’.
eMobile – Vista de lançamento de artigos – Código do Artigo
Na vista de lançamento de artigos, o código do artigo não estava a ser apresentado com o máximo de caracteres possíveis de apresentar no espaço disponível, estando a truncar os códigos com mais de 6 caracteres, apresentando apenas os 5 primeiros.
Foi revisto o layout da vista de lançamento, passando a apresentar o máximo de caracteres possíveis no espaço disponível, correspondente a 17 caracteres num ecrã de 5,1” em vista vertical, numa resolução 1280×720.
eMobile | Android v12 – Definições / Impressoras
Em dispositivos com SO Android 12 a app eMobile não estava a apresentar a lista de dispositivos bluetooth emparelhados com o dispositivo, para poder selecionar a impressora a utilizar com o eMobile.
eMobile | Editar linha para redefinir o preço unitário, com quantidades inferiores a uma unidade limpa a linha após confirmar.
Ao editar linhas de artigos com quantidades inferiores à unidade e alterar o preço venda, essas linhas eram eliminadas do documento.
eMobile | Encomendas / Vendas – O documento ainda não tem a série comunicada à AT, e não tem permissão para efetuar a comunicação. Contacte o administrador!
Ao gravar um documento novo no emobile (android ou site) ou no POS, caso o utilizador não tivesse permissão a “Comunicar séries à AT automaticamente”, ocorria o erro “O documento ainda não tem a série comunicada à AT, e não tem permissão para efetuar a comunicação. Contacte o administrador!” e o documento não era submetido.
eMobile | Erro ao descarregar PDF
Após a atualização para a ultima versão do E-Mobile(22.163) o cliente não conseguia descarregar os PDFs – a aplicação encerrava nesse momento e não descarregava o PDF.
Constatou-se que isso se deve a uma falha na gestão de Notificações, que ocorre no Android 12 ou superior para Apps segmentadas para API 31.
Para resolver o problema, os utilizadores que já instalaram a App eMobile 22.163, descarregada até 21/12/2022, devem removê-la do dispositivo, e descarregar novamente o Apk com a retificação do problema, através do url: https://emobile.eticadata.com/app/version/apk/emobile_22.163.apk .
eMobile | Erro ao enviar Fatura – Index and length must refer to a location within the string. Parameter name: length
Caso ao criar um documento de venda no eMobile fosse indicada uma Guia Global e o documento incluísse linhas de texto vazias (só com espaços), ao tentar submeter a venda ocorria o erro “Index and length must refer to a location within the string. Parameter name: length”, impedindo a submissão da venda.
eMobile | Promoção por linha de preço.
Tendo uma promoção ‘% Desconto’, de ‘Artigo’ por linha de preço por exemplo Preço Nº 1, (simples) definido um desconto em valor de 2.400, na App do eMobile após inserir o artigo contido na promoção a promoção por linha de preço não estavam a ser aplicadas (independentemente da quantidade lançada).
eMobile | Utilizador com necessidade de alterar a senha de acesso ao ERP
Caso o utilizador tivesse de alterar a chave de acesso no próximo login do ERP, ao aceder no eMobile apresentava uma mensagem de erro relacionado com falta de acesso à empresa, e passou a apresentar a mensagem de credenciais do ERP inválidas.
No Android 12+ as notificações de download desligam a app.
Ao tentar fazer o download de um documento, a app desligava-se. isto acontecia porque houve alterações nas notificações a partir do Android 12.
A partir do Android 12+ (em algumas versões anteriores também terá este comportamento), fica sem as notificações push de download, e a abertura do ficheiro é feita de forma automática em vez de um clique na notificação.
Plataforma UI – Ajuste da pesquisa no histórico de apk’s
A pesquisa na página histórico de apk’s, passou a ser feita pelo nome do apk (que corresponde à versão de Compatibilidade com o ERP), porque a versão de compatibilidade por vezes é mantida e com isso o nome do apk é repetido.
Além disso, a lista passou a ser ordenada por Versão do Apk.
Plataforma UI – Novas colunas no Histórico de Apk’s
Acréscimo de duas colunas na lista de versões de Apk’s para download:
– “Versão comp. ERP” – para evidenciar a pesquisa por versão de compatibilidade com o ERP
– “Versão App” – para indicar a versão da App que estará nos detalhes da App, visíveis no dispositivo
Autogest Check In
Check-In – Receção de equipamentos com número de série
A app Check-In passou a permitir rececionar equipamentos com número de série, sem matricula.
Stock Count
Stock Count | Contagens
Sempre que se saía e voltava a entrar numa contagem, ao voltar a sincronizar/integrar a contagem, era apresentada uma mensagem de erro “Artigo existente noutra contagem, Nº: X | Lin: Y”. Confirmando o erro e continuando com a edição da contagem, ao voltar a sincronizar, ocorria um novo erro (ex.: “[…] – O código do Armazém não pode ser Nulo!”) seguido de uma mensagem de aviso “Ocorreu um erro na sincronização de dados com o ERP. A sincronização do ERP para a APP não foi efetuada. Verifique se existem registos em erro e tente de novo. Se o problema persistir contacte o administrador do sistema!” e, ao confirmar (“Fechar”) esta nova mensagem, a contagem que estava a ser feita já com vários artigos era perdida, sem dar hipótese ao utilizador de verificar ou corrigir qualquer erro da contagem.
Stock-Count – PLT c/ Encomenda
Na geração de PLT com integração de encomendas, se um artigo não for “picado”, ficando com a indicação visual (bola vermelha) de que não foi ‘contado’, este é passado para o ficheiro PLT com as quantidades lidas da encomenda.
Para permitir que o utilizador se aperceba que picou um artigo inexistente na encomenda e poder confirmar se leu o artigo errado, ou se é mesmo para adicionar, as linhas com novos artigos “picados” (adicionados à contagem), passam a ficar marcados com uma bola azul e os artigos em que foi alterada a quantidade “picada” relativamente à encomenda, passam a ficar marcadas com uma bola de cor amarela.