Nova versão Eticadata V22.00.01.

Disponibilização do eticadata ERP V22
O eticadata ERP V22 incluí inovações tecnológicas, novos módulos aplicacionais e incrementos funcionais em módulos existentes, alguns deles estruturantes, que vêm acrescer valor à oferta eticadata.

Deverá ter presente que a migração para a nova versão, sobretudo em utilizadores que possuam customizações, requer uma validação prévia de compatibilidade.

Para os restantes casos, isto é, utilizadores que não possuam customizações, mesmo contendo reports personalizados, é esperada uma migração relativamente passífica semelhante a uma atualização de revisão, embora tenham previamente de observar os requisitos técnicos da nova versão.

A migração a partir de uma versão anterior à V19 também é suportada, no entanto, dever-se-á atender previamente aos requisitos técnicos de migração dessa versão. Consulte a documentação técnica disponibilizada para o efeito na respetiva ficha técnica.

Consulte a documentação técnica disponibilizada para o efeito na respetiva ficha técnica.

 

Customizações
Porque uma eventual recompilação e reajuste pode envolver algum trabalho de reanálise e alteração de código, em qualquer atualização, recomendamos que com antecedência procedam ao levantamento das customizações implementadas nos clientes e efetuem os trabalhos de recompilação e testes na nova versão do eticadata ERP antes de atualizar os sistemas dos clientes.

Clique aqui para obter informação das diferenças da API entre versões.

 

Destaques
Comunicação de Inventários à AT – Comunicação do Inventário Valorizado
Disponibilizada a nova opção para comunicar os inventários valorizados, nos termos da Portaria 126/2019, de 2 de Maio.

– As alterações têm efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2023, para reporte do inventário relativo a 2022.
– Licenciamento: CASE válido a 01/01/2023.

Investimentos \ Coeficientes de desvalorização da moeda – 2022 | Portugal
A Portaria n.º 253/2022, de 20 de outubro, procede à atualização dos coeficientes de desvalorização da moeda a aplicar aos bens e direitos alienados durante o ano de 2022, cujo valor deva ser atualizado nos termos dos artigos 47.º do Código do IRC e 50.º do Código do IRS, para efeitos de determinação da matéria coletável dos referidos impostos.

Os novos coeficientes de desvalorização serão refletidos pelo processo de atualização de dados nos exercícios cuja data de início seja igual ou superior a 2022.

Comunicação de faturas ao Estado – Integração com a YET
Passa a ser suportada a comunicação de documentos via YET, à semelhança do que já é suportado com outros brokers, nomeadaemnte eSPAp e Saphety.

Recorda-se que de acordo com o Decreto-Lei n.º 42-A/2022, as pequenas e médias empresas, microempresas, assim como as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes, estão obrigadas a enviar faturas eletrónicas no âmbito da execução de contratos públicos, já a partir do dia 31 de dezembro de 2022.

Atualização tecnológica – Janelas GRH Silver Light migradas para HTML.
Dando continuidade ao processo de migração fazeado da tecnologia Silver Light para a tecnologia HTML, foi realizada a migração de todas as janelas do módulo GRH.

Licenciamento
1. O eticadata ERP V22 está sujeito a novo licenciamento, pelo que anteriores licenciamentos não serão compatíveis com a nova versão.

2. O sistema de proteção passa a partir desta versão a ser exlcusivemente com chave virtual, tendo sido descontinuado o sistema hasp. Assim sendo, os utilizadores que ainda possuam licenciamentos hasp, terão de evoluir o seu licenciamento para chave virtual.

eMobile
Foi atualizada a app para Android passando a ficar compatíveis com a atual versão.

O aplicativo eMobile dispõe de um mecanismo para Android que, quer em Android quer em browser, redireciona para a versão da app necessária à versão do erp eticadata em uso.

Assim, quando usar a App no dispositivo Android, no momento em que o utilizador for alertado para a incompatibilidade será emitido um aviso, permitindo descarregar a versão da app compatível com a versão existente do lado do erp.

O funcionamento do eMobile em dispositivos IPhone apenas é suportado através de browsers compatíveis, estando também limitado a operações que não se recorram a dispositivos de impressão ou de leitura de códigos de barras, integrados ou emparelhados com o dispositivo em uso.

A versão mínima suportada é Android 7.0.

Poderá obter mais informações em Manual de instalação e configuração, secção eMobile.

Requisitos técnicos da V22
Requisitos mínimos de Hardware
· Servidor

. Intel Core i5 (ou equivalente) ou superior

.8 GB RAM

.Rede 100 Mbps

.2 GB de disco (livres para instalação do produto)

· Posto de trabalho ou instalação monoposto

.Intel Pentium I3 ou superior

.4 GB RAM

.Rede 100 Mbps (posto de trabalho)

.2 GB de disco (SSD recomendado em monoposto)

.Display | Resolução 1024 x 768

Nota: Estes requisitos podem variar em função das especificidades de cada cliente.

Requisitos de software
· Microsoft Windows 8.1 ou superior; Microsoft Windows Server 2016 ou superior

· Servidor Microsoft Sql Server 2014 ou superior

· Servidor Web (IIS ou Servidor Local – instalados e configurados automaticamente no setup)

· Microsoft .Net FrameWork 4.8

· Componentes opcionais

.Microsoft POS for .NET 1.14.1 – Instalado automaticamente pelo ERP, sem confirmação, sempre que seja instalado o POS

 

 

 

Administrador/Plataforma
ADM/PLT – Gestão de Customizações – Exportação de Ribbons
As Ribbons passam a poder ser exportadas Item a Item e não apenas Ribbon a Ribbon.

Adm/Plt – Sub-Consultas com hyperlinks
Definindo uma coluna de uma consulta como tendo um hyperlink, e uma script (web ou desktop) para esse hyperlink, se essa consulta fosse um detalhe de outra consulta, a script não era executada.

Além disso, tendo na sub-consulta um campo formatado com o tipo de coluna ‘Hiperligação’ (separador Formatação – Formato/Texto), ao tentar lançar o hyperlink a partir da sub-consulta ocorria um erro de servidor.

ADM/PLT \ Arquivo Digital \ Anexos Recebidos (Inbox) – Upload de ficheiros
Passou a ser possível importar ficheiros zip várias pastas/subpastas.

ADM/PLT \ Servidor de Proteções – Falha no arranque do servidor de proteções
1) Em algumas instalações, o servidor de proteções não era iniciado.
2) Se a configuração não indicasse nenhum IP para “binding” com uma lista vazia, o servidor de proteções não ficava à escuta em nenhum endereço.

ADM/PLT | Admin \Preferências – CRM / Permissões Dashboards
No caso de o utilizador ativo não ter permissão de acesso a nenhuma Dashboard, no ERP Desktop, não era possível aceder às “Preferências” do utilizador.

Admin – ERP não apresenta os Avisos
Tendo os avisos devidamente parametrizados e subscritos, caso na tabela de permissões a consultas personalizadas existam entidades com código alfanumérico, os avisos nunca eram apresentados no ERP.

Admin / Customização / Importar ficheiro xml
Ao importar ficheiros de customizações, caso os campos strDescrição/strMensagemErro contivessem aspas/pelicas ou os campos strScript/ strScriptCondicao contivessem espaços, o xml não era importado, sendo apresenta a mensagem de erro: “O ficheiro xml não é válido.”

Admin\ Edição de Empresa\ Exercícios – alteração da data de fim do exercício
Na alteração da data de fim do exercício (mais recente), só estavam a ser verificados os movimentos existentes na Contabilidade, pelo que estava a ser possível efetuar a alteração, mesmo tendo movimentos da Comercial com data posterior ao mês da nova data final pretendida.
Neste cenário, a aplicação passou a dar mensagem impeditiva, quando existam movimentos da Comercial posteriores à nova data de fim do exercício.

ADMP \ Seleção de Módulos no Login vs Licenças Premium

No caso de ter nos utilizadores ativa a opção “Selecionar módulos a usar” e uma licença Premium, ao fazer login no ERP, era apresentada a janela de seleção de módulos vazia.

ADMP/PLT \ Gestão de Base de Dados \ Importação de dados SAF-T
Ao importar um ficheiro SAF-T, com documentos com a tag “DebitAmount”, apesar de os valores totais ficarem corretos, o valor líquido ficava com o valor positivo, quando seria esperado negativo, situação que depois influenciava o montante a descarregar para a contabilidade.

Arquivo Digital – Documentos com formato de data YYYY-MM-DD no QRCode
Apesar do formato correto para a data no QRCode, de acordo com a AT, ser YYYYMMDD, existem aplicações a gerar documentos com formato de data YYYY-MM-DD no QRCode, e nesses casos a aplicação não conseguia ler a informação do documento.

A aplicação passa a considerar todos os formatos possíveis para a data, de forma a não inviabilizar a leitura da informação do documento, uma vez que esta serve apenas para arquivo.

Arquivo Digital – Erro ao aceder a documentos com QRCode na pasta inbox com qrcode
Caso o QRCode não tenha informação sobre a data do documento, ou o formato da data não esteja de acordo com o formato do QRCode, ao aceder ao documentos na pasta inbox, deixou de ocorrer o erro: “imput string wa not in a correct format”,

Arquivo digital / Fiscal – Caixa de Entrada (Inbox) – Identificação de múltiplos QRCodes no mesmo PDF
Passou a ser possível identificar mais de um documento/QrCode dentro de um mesmo ficheiro. Nestes casos, o ficheiro será desmultiplicado pelo número de documento/QRCodes distintos que o ficheiro possua.

Este processo está limitado a 10 QRCodes diferentes.

Arquivo Digital / Fiscal \ Lançamentos Automáticos via anexo digital – Compras e Contabilidade
Foi implementado um mecanismo para lançar documentos de compras ou movimentos de contabilidade a partir do documentos digitais que possuam o QR Code. Assim, desde que configurado para tal, estando posicionado numa das janelas (compras ou lançamentos de contabilidade) e inserir um anexo a partir da pasta inbox que possua QR Code, o comportamento esperado é o seguinte:
– Contabilidade, é lançado o movimento com o valor total, o NIF da entidade, o valor da conta incidência e o valor do IVA, desdobradas estas duas contas tantas vezes quantas as distintas taxas de IVA.
– Nas compras o processo é similar, neste caso é preenchida a informação da entidade e lançadas linhas de diversos desdobradas pelas distintas taxas de IVA.

Configurações:
Gerais – Configuração no Arquivo Digital \ Geral
. Permite indicar a ativação deste mecanismo para documentos de compras e lançamentos de contabilidade
. Indicar o código de taxa de IVA para cada uma das taxas (normal, reduzida, intermédia e isenta).

– Contabilidade
. Nos tipos de documento (contabilidade) deve constar a tipificação com as contas e natureza a movimentar pelo tipo de documento.
. A conta de terceiros indicada, deve conter o prefixo de acordo com a definição na empresa, seguido de pontos de interrogação correspondentes ao código do terceiro (exemplo, 22111????).
. A conta de incidência deve conter o ponto de interrogação para desdobrar a taxa de IVA (exemplo, 31111?).
. Nota: Pressupõe-se que a conta de incidência tenha associada a conta de IVA, que por sua vez esta tenha associada o respetivo código de taxa de IVA e este tenha indicado o dígito de ligação à contabilidade.

– Compras – Nos tipos de documento (compras), nas linhas especiais, deve estar preenchido o artigo para a linha de diversos.

Atualização de Empresas v19 para v22
Caso a empresa na v19, tivesse no campo “Cod. Rep. Fin.” a informação “2ª” ou qualquer outra informação com caracteres que não algarismos, a atualização de dados gerava o erro “Conversion failed when converting the varchar value ‘2ª’ to data type int.”, seguido da script de geração dos registos de Tipos de Custos de Stocks.

Autogest \ Stands \ Processos – Arquivo Digital
retificado o erro de, no arquivo digital dos processos, os anexos não serem carregados.

Base \ Arquivo Digital – Anexos Recebidos (Inbox) – Botão para atualizar e remover registos
Acrescido à janela os botões “Atualizar” e “Remover ficheiro(s)”.
Passou a ser possível efetuar seleção de ficheiros através das teclas Ctrl + clique do rato, para permitir a eliminação múltipla de ficheiros.

Base \ Arquivo digital \ Anexos Recebidos (Inbox) – Controlo de documentos
A pasta inbox passa a dispor de mecanismos que permitem identificar ficheiros que possam não ser adequados para arquivo, seja porque estão replicados, inválidos ou desconhecidos para a empresa.

Para o efeito foi disponibilizada na grelha a coluna Situação, que pode assumir os valores:
– ZIP inválido – Caso por algum motivo não se consiga abrir o ficheiro zip, por exemplo, por estar protegido com password.
– Repetido – Quando o mesmo número de documento se encontra repetido na pasta inbox
– Repetido (Arq) – Cenário semelhante ao anterior, mas neste caso o documento da pasta Inbox repete-se com um documento já arquivado.
– Desconhecido – Para as situações em que nenhum dos NIFs do documento tenha correspondência com o NIF da empresa.
– QRCode lim.excedido – Quando o ficheiro contém mais 10 QRCodes diferentes. Limitação imposta por questões de performance.

Base \ Arquivo Digital \ Anexos Recebidos (Inbox)
Para documentos com QRCode com data vazia, deixou de ocorrer o erro: “O índice e o comprimento têm de fazer referência a uma localização na cadeia de caracteres. Nome do parâmetro: length”.”

Base \ Consultas Diversas – Pré-Visualizar
Corrigido o erro de Pré-visualização que ocorria em consultas diversas, com o botão “Pré-Visualizar” ativo.
Portanto, ao selecionar o botão Pré-visualizar, será exibida a consulta realizada devidamente.

Base \ Utilitários \ Portais de Terceiros – Link para submissão do SAF-T à AT
Foi atualizado o link de envio do SAF-T à AT para o seguinte endereço:

https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/faturas/comerciante/enviar-saft.action

Campos Adicionais – Taxas de IVA
O ERP passa a disponibilizar a criação de campos adicionais nas tabelas de Taxas de IVA, Zonas e SubZonas, assim como suporte a eventos e regras de validação sobre campos adicionais nessas tabelas.

Campos adicionais em janelas web
Corrigido o erro que ocorria quando se criava um campo adicional numa tabela web e esta não era apresentada.

Comercial \ Compras \ Anexos digitais – Erro “HTTP 404.11 – Not found”
Ao associar um anexo a partir da janela “Anexos Recebidos” (Inbox) a um documento, por exemplo de compra, cujo nome do ficheiro contenha o caractere “+” (exemplo: EX+2022_1_FATEE_1702_1.pdf), a janela de pré-visualização de anexos apresentava o erro “HTTP 404.11 – Not found”.

Comercial\ Documentos Eletrónicos via EDI/Anexo UBL – nova opção de comunicação/envio de documentos: integração com a YET
No ERP foi disponibilizado um novo “broker” para o envio e receção dos documentos eletrónicos – via “EDI” ou anexo “UBL”, através da integração com “web service” da YET – empresa especializada em soluções de faturação eletrónica, do Grupo Primavera.
Nesse sentido foram efetuadas as alterações a seguir descritas.

Configurações do documento eletrónico – Ficha da empresa
– No separador “Via EDI” foram acrescidos novos campos para a seleção da forma de comunicação dos documentos:
. “Cliente Local” – modo atualmente existente, com uso de aplicação de integração.
. “Web Service” – nova opção de comunicação, através de um serviço web, usando o protocolo YET.
– No separador “Anexo UBL” foi acrescentada a opção “Envio YET”.
– Em ambos os separadores, ao ativar/selecionar o protocolo/envio YET, são disponibilizados os campos para inserção das credenciais de acesso requeridas, nomeadamente “Login”, “Password” e “Id. Cliente”.

Configurações do documento eletrónico – Ficha do cliente
– No campo “Comunicação UBL” foi acrescentada mais uma opção de “broker” – “YET”.
Quando preenchido, este campo indica que a comunicação dos documentos eletrónicos do cliente em causa será feita através do “broker” selecionado.
– Nos campos de configuração da ligação com EDI, caso o formato do ficheiro de venda seja “UBL”, foi disponibilizada uma nova opção – “Incluir Representação da Venda”, a qual permite indicar se os ficheiros UBL a enviar/comunicar, incluirão ou não, uma representação do documento (PDF/BASE64) de venda.

Notas:
– A consulta/atualização de estados dos documentos mantém-se disponível pela opção “E-Fatura – Verificação de Documentos”, no menu de utilitários das vendas.
– A comunicação/envio de documentos através do novo “protocolo YET” mantém-se sujeita ao licenciamento do módulo “GCE – EDI”.

Compras \ Introd. Encargos – associação de anexos
passou a ser possível associar anexos na janela de introdução de encargos.
Consultas Personalizadas – Parâmetros do tipo Data
Nos parâmetros do tipo “Data”, passou a considerar a hora zero, deixando de excluir os registos da data com hora inferior a 1.

Edição de janelas – ToolStrip “tsBotoes”
A ToolStrip “tsBotoes” estava a ser indevidamente exposta a edição, originando um erro ao tentar adicionar um objeto à mesma:
‘System’ não é um membro de ‘System.Drwaing.Bitmap’.

A ToolStrip “tsBotoes” deixa de estar exposta a edição.

ERPV22 | Redimensionar a janela – Diminuir a janela da aplicação
A situação que ocorria de não guardar a definição do tamanho da janela, ao reabrir o ERP foi corrigida.
O ERP guarda a última definição do tamanho da janela.

Erro exportação lista detalhada de artigos
Deixou de dar erro ao efetuar a exportação de lista detalhada de artigos para PDF ou Excel.

Erro na impressão de documentos
No cenário em que o servidor e os postos se mantêm ligados de um dia para o outro e com sessão iniciada, na primeira impressão do dia deixou de ocorrer o erro de que o report não está na pasta respetiva.

Inicialização de movimentos – mensagem impeditiva.
Corrigido o erro que ocorria ao inicializar todos os exercícios, independente da quantidade de módulos do ERP, caso a empresa tivesse o exercício de 2009 com o sufixo “C, pois era apresentada uma mensagem impeditiva “Não lhe é permitido inicializar movimentos. Os exercícios a inicializar terão de ser contínuos ao último exercício inclusive.”.

Integrador Offline – Perfis de Exportação – Gestão de Ficheiros de Resposta do Importador
O ERP passa a disponibilizar a possibilidade de, ao executar um Perfil de Exportação, serem processados os ficheiros de resposta (.rsp) gerados pela importação de ficheiros anteriormente gerados por esse mesmo perfil, sendo atualizado o estado do registo de log da exportação em conformidade, permitindo assim, saber na origem se o destino processou o ficheiro com sucesso ou com erros.

Além disso, passa também a ser possível configurar o Perfil de Exportação para remover de forma automática os ficheiros de resposta existentes na pasta.

Para dar suporte a estas funcionalidades, temos na edição de Perfis de Exportação um novo separador, ‘Configurações’, onde devem ser ativadas e configuradas estas opções:
– Para ativar a importação de ficheiros de resposta, basta selecionar a opção “Importar Ficheiros de Resposta”;
– Para ativar a remoção automática de ficheiros de resposta, deve ser selecionada a opção “Remover Ficheiros de Resposta”, devendo ainda ser indicado quantos ficheiros devem ser mantidos antes de remover, ou, alternativamente, quantos dias devem ser mantidos os ficheiros de resposta antes de sere removidos.

Estas configurações assumem, por defeito, o comportamento até agora existente.

Integrador Offline – Perfis de Importação – Gestão de Ficheiros Importados, Ficheiros de Resposta e Ficheiros de Erro
Nos Perfis de Importação passa a ser possível configurar o tratamento a dar aos Ficheiros Importados, assim como aos Ficheiros de Resposta e Ficheiros de Erro gerados pela importação.

Para dar suporte a estas funcionalidades, temos na edição de Perfis de Importação um novo separador, ‘Configurações’, onde devem ser ativadas e configuradas as opções do tratamento a dar a cada um desses tipos de ficheiro:

+ Ficheiros Importados:
– Passa a ser possível configurar a remoção automática de ficheiros importados, bastando selecionar a opção “Remover Ficheiros Importados”, devendo, nesse caso, ser indicado o número de ficheiros a manter antes de remover, ou, alternativamente, quantos dias devem ser mantidos os ficheiros importados antes de serem removidos;

+ Ficheiros de Resposta:
– A criação de ficheiros de resposta passa a ser opcional, podendo esta ser ativada ou desativada selecionando ou desativando a opção “Criar Ficheiros de Resposta”;
– Pode igualmente ser configurada a remoção automática de ficheiros de resposta, selecionando a opção “Remover Ficheiros de Resposta”, devendo, nesse caso, ser indicado quantos ficheiros devem ser mantidos antes de remover, ou, alternativamente, quantos dias devem ser mantidos os ficheiros de resposta antes de serem removidos.

+ Ficheiros de Erro:
– A criação de ficheiros de erro, com os registos não importados, passa também a ser opcional, podendo esta ser ativada ou desativada selecionando ou desativando a opção “Criar Ficheiros de Erro”
– Pode ainda ser definido um número máximo de iterações de importação em erro até que o Importador deixe de gerar novos ficheiros de erro, devendo, para isso, ser ativada a opção “Definir Limite para Ficheiros de Erro” e indicado o número limite de ficheiros de erro a criar.

Estas configurações assumem, por defeito, o comportamento até agora existente.

Integrador OffLine – Teclados de Artigos
Passa a estar disponível através do Integrador Offline a exportação/importação de Teclados de Artigos e respetivas tabelas conexas.
Integrador Off-Line \ Importação – documentos e vendas que contenham artigos de inventário
Deixou de ocorrer o erro “A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto.” ao importar documentos de venda que contenham artigos de inventário.

Mapas Personalizados – Erro ao repetir emissão
Ao emitir pela segunda vez consecutiva um mapa personalizado, com parâmetros, deixou de ocorrer o erro: “99999 – Um item com a mesma chave já foi adicionado.”

Movimentos CTE – Sugestão de Câmbios por Histórico de Câmbios
Foi realizada uma melhoria em todos os pontos dos módulos do ERP que utilizam câmbio, pois este passou a ter a possibilidade de ser também por histórico.

Suite – Integração de reservas via Channel Manager || CRM – Atividades/Marcações via AddIn Outlook : Campos Adicionais do tipo ‘Sim/Não’
– Caso tenham sido configurados, já na v22, campos adicionais do tipo ‘Sim/Não’ para as linhas de reserva, ao sincronizar/ integrar as reservas através do Channer Manager, estas não eram registadas corretamente, ocorrendo o erro “-2146232060 – EtiErrorCampoNULL_Cannot insert the value NULL into column ‘CA_BOOL’, table ‘.dbo.Mov_Htl_Reservas_lin’; column does not allow nulls. INSERT fails. The statement has been terminated.”. Neste caso, as reservas não ficavam corretamente gravadas, ficando as mesmas sem linhas de reserva e sem hóspedes.

– Caso tenham sido configurados, já na v22, campos adicionais do tipo ‘Sim/Não’ para as Atividades, ao Controlar Atividades ou registar Marcações APV / Oficinas a partir do Addin Outlook, estas também não eram registadas, ocorrendo um erro semelhante ao transcrito acima, ao tentar inserir na respetiva tabela ‘.dbo.TblActividades’.

Ao configurar campos adicionais do tipo booleano (Sim/Não) na v22, estes passaram a ser criados na base de dados como ‘not null’ (na v19 eram criados como ‘null’). Consequentemente, os processos acima estavam a originar os erros descritos ao inserir novos registos na bd, devido a esses campos estarem a ser passados à bd a null.
A correção efetuada tem cariz genérico, passando o campo a ser convertido a ‘false’ quando o mesmo não foi definido, pelo que qualquer outro processo que padeça do mesmo problema deverá ficar corrigido por esta intervenção.

Tabelas – Entidades | Listagem “Clientes – Conta corrente” : hyperlinks
Na lista “Clientes – Conta Corrente”, ao clicar no hyperlink para o “Saldo CC”, que abre as consultas diversas com os documentos em divida para um determinado cliente, as consultas diversas não eram lançadas.

Para além da consulta mencionada, foi igualmente corrigido o lançamento de hyperlinks a partir das consultas “Listagem de Pendentes” e “Clientes – Detalhada”.

Tabelas \ Clientes \ Anexos digitais
Após se adicionar um anexo á ficha de cliente, caso o tipo de anexo esteja configurado para “Ficheiro a Guardar no Site”, no caso de tentarmos remover o anexo adicionados a aplicação deixou de bloquear.

Web Interface – Localizar (Crtl+F)
O ERP não respondia às teclas de atalho (Crtl+F) para lançar a ferramenta de pesquisa “Localizar” em janelas web.

Comercial
Ajuda – Informação da ficha do Artigo relativa ao total de entradas e saídas
Foi atualizada na Ajuda, a informação da ficha do artigo, referente ao total de entradas e saídas, que é por exercício.

Base – Consultas diversas – Fornecedores – Conta Corrente – Histórico.
Nas Consultas Diversas \ Conta Corrente (Histórico) a Fornecedores, não aparecia o número para os tipos de documento de liquidação de fornecedores (por exemplo tipo de documento “PAG”).

Base \ Utilitários \ Comunicação de Inventários à AT – Comunicação do Inventário Valorizado
A Portaria 126/2019, de 2 de Maio, altera a Portaria 2/2015, de 6 de janeiro, que instituiu a comunicação do inventário à AT, passando a ser necessário comunicar o inventário valorizado.
– Mantém-se os dois formatos de exportação (texto e xml)
– Acrescentado o campo ClosingStockValue aos dois formatos
– O ficheiro xml passa a respeitar a atual versão do xsd disponível no portal das finanças
– Acrescentado uma nova categoria de produtos (ProductCategory) – Ativos Biológicos
– Criada na janela a opção “Portaria 126/2019”, para gerar esta nova estrutura de dados, mantendo-se também a anterior.
– As alterações têm efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2023, para reporte do inventário relativo a 2022.
– Licenciamento: CASE válido a 01/01/2023.

Base \ Utilitários \ Descarga para Contabilidade – Diagnóstico Off-Line – Informação sobre descarga em curso
Em situações em que fosse iniciado o diagnóstico dos movimentos a descarregar e ocorresse um procedimento anómalo que interrompesse a operação, ao executar a operação surgia a informação de descarga em curso. Esta mensagem também surgia caso outro utilizador estivesse a executar a operação, uma vez que passou a ser de uso exclusivo, para evitar incoerência no diagnóstico e/ou descarga para a contabilidade.

A alteração de comportamento, acabou por introduzir o problema reportado pelo utilizador, de não ser possível efetuar descarga.

Para solucionar o problema, foi introduzido no primeiro passo do assistente, um botão na ribbon “Remover bloqueios”, opção sujeita a permissão, para viabilizar o diagnóstico/descarga nestas circunstâncias.

De notar que o uso desta operação deve ser feito apenas no caso de existir um bloqueio motivado por falha que tenha interrompido abruptamente a operação de diagnóstico de descarga, de contrário, isto é se existir efetivamente em curso um diagnóstico ou descarga, a execução do processo em paralelo poderá originar incoerência nos valores descarregados.

Base \ Utilitários \ Etiquetas de Artigos – Emissão: Código de barras norma “Interleaved 2 of 5”
Passou a apresentar corretamente o código de barras na norma “Interleaved 2 of 5”.

Base \ Utilitários \ Exportação SAF-T (PT) – “Not well-formed (invalid token): line 1, column ….”
A janela de introdução de Vendas, passou a verificar o caractere especial (char)(129), não admitido na exportação do ficheiro SAF-T (PT). No reporte efetuado pelo utilizador surgia depois do caractere “Ô, no entanto, este não era visível ao utilizador.

Base \ Utilitários \ Exportação SAF-T (PT) – Localização do ficheiro em pasta de rede
Caso se indicasse um caminho de rede (exemplo, //servidor/pasta/”, ao gravar o ficheiro gerado, ocorria o erro ”

Base \ Utilitários \ Exportação SAF-T (PT) Portaria 302/2016 – Erro na geração de ficheiro SAF-T \ Cliente VD apenas em orçamentos\encomendas
Ao exportar documentos de encomendas/orçamentos emitidos para clientes VD, que ainda não tivessem documentos de vendas emitidos, deixou de ocorrer o erro: ERROR: value (‘176418865′,) not found for Xsd11Unique(name=’ns:CustomerIDConstraint’) (2 times)
/AuditFile

1.04_01 …”
Base\ Tabelas\ Documentos\ Compras – Criação de novo documento de tipo Guia/Nota de devolução
Ao criar um novo tipo de documento de compra “Guia ou nota de devolução” através dos modelos existentes, estava a sugerir indevidamente a natureza a crédito, quando deveria ser a débito.

Base\ Tabelas\ Outras Tabelas\ Moedas e Câmbios – Histórico (Câmbio Invertido).
Corrigido o erro que ocorria após editar moeda exemplo: “USD”, selecionar o separador “Histórico”, inserir uma nova linha com a “Data Câmbio”, na coluna “Câmbio” ao clicar na tecla mais (+) para inserir o “Câmbio Invertido”.

 

Base\ Utilitários\ Exportação SAF-T PT\ Portaria nº302/2016\ Faturação\ “Working Documents” – bens em 2ª mão com isenção de IVA
Caso existissem documentos de tipo “working documents” com artigos no regime de bens em 2ª mão e taxa de IVA isenta (a zero), ao gerar o ficheiro SAF-T dava o erro: “cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element ‘TaxPercentage’. One of ‘{“urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01″:TaxType}’ is expected”.

Certificação AO – Informação sobre a disponibilidade dos produtos ou realização dos serviços
Nos documentos emitidos fatura ou documento equivalente foi alterada a frase “Os bens foram colocados à disposição do adquirente ou os serviços foram realizados nesta data”, para: “Os bens foram colocados à disposição do adquirente ou os serviços foram realizados na data e local do documento”.
Certificação AO – Segunda via nos documentos impressos
A segunda via dos documentos, deixou de ter a expressão “ORIGINAL – 2ª. via” tendo passado a ter apenas “2ª VIA”. O mesmo comportamento foi aplicado ao duplicado e/ou triplicado. Na prática, sempre que tenha havido previamente uma impressão passa a ser ocultada a designação das vias prevalecendo apenas a referência “2.ª Via”.

Esta alteração foi aplicada apenas é realidade de Angola, mantendo-se o comportamento para as restantes realidades.

Notas:
– Caso o utilizador esteja a usar report personalizado de vendas e/ou de liquidações em formato rdl, terá de ajustar esses mesmos reports, de acordo com as instruções disponíveis em Atualização de reports personalizados para que as menções sejam impressas nos ternos referidos acima.
– Os reports rpt e cfdoc não necessitam de qualquer ajuste.

Certificação AO \ Documentos retificativos de fatura – Menção “Anulação ou Rectificação” | Angola
As palavras da expressão “ANULAÇÃO OU RECTIFICAÇÃO”, usadas nos documentos retificativos de fatura, foram separadas para que não sejam impressas em simultâneo. Cada uma delas será impressa de acordo com o seguinte:
– “ANULAÇÃO” – Sempre que a nota de crédito emitida anule integralmente o documento origem (a fatura ou documento equivalente)
– RECTIFICAÇÃO” – Quando a nota de crédito anule parcialmente os elementos do documento origem, seja para diminuir quantidades, seja para alterar preços e/ou descontos.

Notas:
– Caso o utilizador esteja a usar report personalizado de vendas e/ou de liquidações em formato rdl, terá de ajustar esses mesmos reports, de acordo com as instruções disponíveis em Atualização de reports personalizados para que as menções sejam impressas nos ternos referidos acima.
– Os reports rpt e cfdoc não necessitam de qualquer ajuste.

Clientes \ Tabela de Matrículas
Na tabela de Clientes, passou a existir o separador Matrículas, com as matrículas das viaturas do cliente.

Na janela de Vendas, o campo “viatura” passou a ser uma combo “não validada”, listando as matrículas associadas ao cliente da venda. Ao gravar o documento de Venda, caso a matrícula seja nova é atualizada a grelha de matrículas na ficha do cliente.

Comercial \ Descarga para CTE – com valores de EcoValores
Retificado o cálculo do valor do IVA, na descarga para CTE, quando existem movimentos com EcoValores e nas parametrizações do exercício, a indicação que os EcoValores afetam custos.

Comercial \ Vendas – emissão de faturas.
Corrigido o erro que ocorria quando era utilizado o ficheiro VNDDocumento_Oficinas.rdl para a emissão de faturas, que tivessem artigos com número de série nos componentes de artigos de inventário, pois apresentava sempre o mesmo número de série, nas várias linhas dos números de série associados aos componentes, ao invés de apresentar os números de série corretos em cada linha.

Comercial \ Vendas \ Integração Encomendas e Orçamentos – Artigos associados
Ao integrar encomendas com artigos associados, do tipo “Fixa”, com fator superior a 1, os artigos associados ficavam com a quantidade igual à do último artigo associado.
Este problema apenas ocorria com o mesmo artigo que fizesse parte de outras associações.

Comercial\ Financeira\ Liquidações – alteração de recibos com valor por conta
Tendo efetuado um recibo com um valor por conta (superior ao saldo de conta de conta corrente do cliente), se depois esse recibo fosse editado, passando a incluir na liquidação alguns documentos pendentes, após gravar a alteração verificava-se que o valor por conta gerado para a liquidação não era atualizado, permanecendo o valor originalmente inserido.

Comercial\ Processamento de Contratos – envio por email de documentos com assinatura digital
No processamento de contratos, caso os documentos faturados tivessem assinatura digital, mesmo estando configurado, não estava a ser efetuado o envio por email desses documentos.
O mesmo problema podia ocorrer no “workflow” de aprovação com geração de documentos com assinatura digital.

Comercial\ Produções – Cálculo do custo total dos componentes com agrupamento por lote
Num cenário de valorização de stocks com método de custeio com agrupamento por lotes, numa produção com componentes com lotes, após a atribuição do lote ao componente, era recalculado o seu custo unitário mas o custo total não era alterado, o que fazia com que esse custo total do componente não fosse também atualizado ao passar para o custo unitário e do componente da respetiva linha do composto.

Comercial\ Recálculo de Stocks e Custos vs Inventários – diferenças no apuro do preço de custo último
Devido a formas diferenciadas no processo de apuro do preço de custo último em diversos locais da aplicação, que originavam diferenças nos valores de custo calculados, foram efetuadas retificações no cálculo dos custos nos inventários, ficha dos artigos e no recálculo de stocks e custos.

Compras – Evento ‘Alteração do Artigo’ não executa
O evento de ‘Alteração do Artigo’, nas compras não estava a ser despoletado, quando no evento se executava alguma ação sobre o próprio documento.

Compras \ Encomendas a Fornecedores – Integração de Encomendas a Fornecedores
Na integração de encomendas a fornecedores com a opção “Inserir linha com resumo de interligação”, deixou de ocorrer o erro:
“Consulte o fim desta mensagem para obter detalhes sobre como invocar a depuração
JIT (just-in-time) em vez desta caixa de diálogo.
************** Texto da excepção **************
System.MissingMemberException: Não foi localizado o membro público ‘Linha’ no tipo ‘MovCompra’.
em Microsoft.VisualBasic.CompilerServices.Symbols.Container.GetMembers(String& MemberName, Boolean ReportErrors)”

Compras \ Integrar Encomendas / Orçamentos
Caso tenha selecionada a opção “Inserir Linha com Resumo de Interligação” deixou de ocorrer o erro: “Não foi possível localizar o membro público ‘Linha’ no tipo ‘MovCompra'”.

Compras \ Introd. Compras \ Alteração Data documento – Data de Fecho Atual / Data Fechada
O ERP estava a permitir alterar a data de documentos de Compra existentes (já gravados), para data anterior ou igual à “Data de Fecho Actual”, ficando os respetivos movimentos de stock em datas já fechadas.

Compras \ Mapas \ Compras \ Análise de encargos
Ao emitir o mapa com agrupamento por artigo, encargo e resumido ao encargo para um período de mais que um exercício, deixou de apresentar os valores referentes apenas ao exercício indicado mais recente.

Compras \ Mapas \ Extrato de Compras – Outros Credores
Ao emitir o extrato de compras para entidades “Outros Credores”, com agrupamento por entidade, passou a apresentar o código da entidade.

Compras \ Mapas \ Stocks \ Extractos de Movimentos de Stocks
Deixou de apresentar o erro: “99999 – Could not find procedure ‘PermEmpDocumentType'”, ao emitir o Extrato Movimentos de Stock, quando o utilizador não é administrador e não tem acesso a todas as empresas e secções do sistema.

Compras \ Produções \ Folhas de Obra – Conversão em Produção
Após efetuar a operação de “Gerar Documento – Produção” e estando posicionado na Folha de Obra, os valores dos custos do artigo de transformação deixaram de passar para a produção a zero.

Compras\ Introdução de Compras – compras com acerto de valores / descarga para a CTE
Na descarga para a Contabilidade de documentos de compras em que foi efetuado o acerto de valores, nos movimentos contabilísticos gerados não se estavam a refletir esses valores do acerto. ”

Contabilidade / Tesouraria \ Reconciliação de Movimentos – Nova listagem “Reconciliação Bancária”
Foi disponibilizada uma nova listagem/consulta – “Reconciliação Bancária”, que apresenta os saldos do extrato bancário e dos movimentos da conta em análise, discriminando ainda os movimentos não reconciliados da Contabilidade ou Tesouraria e os do extrato.

Contabilidade / Tesouraria \ Reconciliação de Movimentos – Ordem dos movimentos na recolha do extrato
Ao efetuar a recolha do extrato com reconciliação automática, a reconciliação passou a ficar com a ordem dos movimentos do extrato que está a ser importado.

CRM – eMail com Anexo de Documento com Assinatura Digital anulado
Tendo um tipo de documento de venda configurado com assinatura digital, e para aplicar um Modelo CRM com o documento em anexo, ao anular uma venda desse tipo, caso já tivesse sido anteriormente emitido uma via do documento, o processo de aplicação do modelo ia a obter e anexar o último documento gerado, que não tem a marca de água de anulado.

O processo foi revisto, para que, depois de anulado o documento, a primeira vez que seja necessário obter o documento pela aplicação de um Modelo, caso o documento anulado (anexo) ainda não tenha sido gerado por outro processo, este seja gerado nesse instante, para ser anexado devidamente atualizado.

Descarga para Contabilidade ON-LINE e OFF-LINE – preenchimento de NIF para contas recapitulativas lançadas manualmente
Com ligação á CTE ON-LINE e OFF-LINE, passou a permitir lançar manualmente várias contas parametrizadas para recapitulativos, com o mesmo NIF.
O NIF sugerido é o NIF da última conta anterior com NIF preenchido.

Documentos | Enviar e-mail / Mostrar mensagem
Estando o tipo de documento configurado para enviar e-mail e para “Mostrar mensagem” antes de enviar, ao ser apresentada a janela de “Confirmação de Mensagem de Email”, não estavam a ser apresentados os destinatários de email resolvidos pelos contactos, bem como o email do cabeçalho do documento.

Emissão de etiquetas – Qtd. Documentos
Corrigido o erro que ocorria ao emitir a etiqueta em documento de compras, quando a opção para considerar as quantidades do documento estava selecionada e caso, na configuração da etiqueta houvesse dois campos do tipo fórmula com base no mesmo campo.

Emissão de Preçário – Impostos Complexos
Em empresas com país sede com impostos complexos, ao emitir o preçário, as colunas não configuradas com preço ou quantidade eram apresentadas sempre a 0.

Quando não configurada uma coluna, esta não irá apresentar qualquer valor.
Encomendas – Emitir Etiquetas de Artigo por linha do documento (Quantidades manuais).
Ao emitir etiquetas de artigos a partir de um movimento (funcionalidade de botão direito > Emitir Etiquetas), ao pretender fazer a impressão de etiquetas por linha, com quantidades manuais, não era possível emitir mais que 99 etiquetas por linha.

A aplicação passa a permitir indicar até 999 etiquetas de artigo a imprimir por linha de artigo, o máximo permitido pelo processo de impressão.

Encomendas / Orçamentos | Informação sobre Margem de Lucro do Documento e Artigo
O ERP passa a apresentar nos documentos de Encomendas e Orçamentos os separadores de cabeçalho de Documento e de Artigo (Margens de lucro, Saldo CC, etc), à semelhança do que já acontecia para os documentos de Venda e de Compra.

Tal como já acontecia para os documentos de Venda, a apresentação dos valores relativos às margens de lucro nas encomendas de clientes está sujeita a uma nova permissão (Backoffice | Movimentos | Encomendas / Orçamentos | Introdução | Clientes | Separadores Documento e Artigo – mostrar valores relativos à margem de lucro).

Com esta implementação foi descontinuado o separador “Inf”, passando o campo “Doc. Elect.”, que se encontrava neste separador, para o separador “Outros” ou “Outros 1”, conforme se trate de encomendas a fornecedor ou de cliente.

Encomendas de Clientes/Vendas – documentos com entidades comunitárias como consumidor final
No registo de encomendas ou de vendas com clientes de zonas comunitárias/não-nacionais, sujeitos passivos ou de tipo “consumidor final”, abrangidos pelo regime de vendas à distância, os documentos têm de estar configurados com a opção “Operações localizadas fora da sede” ativa, para que seja feito o apropriado tratamento ao nível do cálculo do IVA.
No sentido de garantir que os processos de satisfação de encomendas e de integração/conversão de vendas mantenham a coerência na aplicação dos critérios do cálculo do IVA, foi inserida uma validação para impedir que os documentos de origem e de destino tenham perfis diferentes quanto à referida opção de operações localizadas fora da sede.

Erro ao executar o Recálculo de Stocks e Custos – recursividade
Quando num mesmo dia existissem produções cíclicas, i.e., um artigo composto ‘A’ tendo na sua composição o componente composto ‘B’, que por sua vez tem na sua composição o componente composto ‘A’, ao efetuar o recálculo de stocks e custos ocorria um erro de recursividade,”The maximum recursion 100 has been exhausted before statement completion. “.

– O recálculo de stocks e custos passou a ter tolerância às produções com dependências cíclicas no mesmo dia, e o custeio desses compostos será pelo custeio do dia anterior, passando o log do recálculo a discriminar por dia, as dependências cíclicas identificadas, listando-as numa notação que pretende ilustrar as dependências.

– Além disso, foi revisto o processo de custeio, passando o processo a considerar os fatores de custeio, no cálculo das dependências (produções encadeadas) de produções – serão de consideradas encadeadas, sempre que o “agrupamento de custeio” de um artigo componente, coincida com o “agrupamento de custeio” de um composto, para o mesmo dia.

Etiquetas – Formatação de campos ‘fórmula’
Se ao configurar uma etiqueta fossem inseridos na etiqueta campos numéricos antes de serem inseridos campos do tipo fórmula (p.e. “Preço Venda N -. Valor”), ainda que a fórmula insidisse sobre campos definidos como campos de texto, se o conteúdo representasse um valor numérico, ao emitir as etiquetas, os campos fórmula eram apresentados formatados com casas decimais, mesmo forçando na fórmula um cast para varchar.

Os campos fórmula passam a respeitar a configuração da fórmula definida pelo utilizador.
Caso se pretenda que os dados sejam apresentados formatados ou arredondados, a fórmula terá que ser construida em conformidade, usando a sintaxe própria do SQL (CAST, CONVERT, ROUND, etc.).

Etiquetas Artigos – Unidades de Medida vs. Casas decimais
Na emissão de etiquetas de artigos, caso as mesmas incluíssem os campos das unidades de medida de compra, venda ou stock, esses campos não respeitavam a formatação de casas decimais desses campos.

Na emissão de etiquetas de artigos, os campos das unidades de medida de compra, venda ou stock, passam a respeitar a formatação de casas decimais das respetivas unidades de medida.

Etiquetas de Artigos – Emissão por Stock Real
Na emissão de etiquetas de artigos por Stock Real, o filtro por ‘Data de Alteração do Artigo’ não estava a ser respeitado, sendo sempre devolvidos todos os artigos com stock, independentemente das datas aplicadas.

Etiquetas Entidades – Morada Linha 2
Corrigido o o erro que ocorria ao gravar a etiqueta de entidades, pois o campo “Morada Linha2” estava a ser gravado como “Morada Linha1”.

Financeira \ Emissão de Cheques
Passou a imprimir cheques corretamente.

Financeira \ Letras \ Reforma de Letras – conta movimento real
Ao efetuar uma reforma de letra, a entrega parcial de liquidação da letra, emitindo um recebimento, passou a ter em conta o destino do tipo de pagamento mencionado (banco/conta), enviando para a conta do tipo de pagamento.

Financeira \ Liquidação – Efetivar Liquidações Diferidas – Erro “Movimento de Comissão. O ‘Valor Disponível’ não pode ser superior ao ‘Valor Pendente’! ”
Tendo um Vendedor configurado para gerar comissões a disponibilizar em função de liquidações parciais, se fosse efetuada uma liquidação parcial diferida e de seguida a liquidação ‘normal’ do remanescente, ao fazer o segundo movimento a comissão era, erradamente, disponibilizada pela totalidade.
Depois ao efetivar a liquidação diferida ocorria o erro “Movimento de Comissão. O ‘Valor Disponível’ não pode ser superior ao ‘Valor Pendente’!”.

[Nota] A correção do comportamento descrito apenas corrige a possibilidade de o erro se voltar a verificar no futuro, mas não corrige os dados que já possam estar atualmente em erro, devido ao pendente já se encontrar a zero. Os dados que se encontrem em erro terão de ser retificados à medida que forem sendo identificados pela ocorrência do erro descrito.

Financeira \ Mapas \ Listagem de Pendentes
Com utilizadores que não sejam administradores e que tenham permissão para todos os exercícios caso existam pendentes em exercícios anteriores, deixou de apresentar a mensagem: “A data inicial 01-01-ANO está fora do período dos exercícios existentes ou do limite dos exercícios com permissão.”, passando a emitir a listagem de pendentes em exercícios anteriores.

Folhas de obra – Anulação de Quantidades
Passa a ser possível indicar quantidades anuladas nas Folhas de Obra, permitindo assim libertar os componentes reservados para a produção de artigos que já não irão ser produzidos, permitindo que a folha de obra siga o seu percurso para as restantes produções até ser fechada.

– As quantidades anuladas são descontadas às quantidades a produzir, não sendo possível anular quantidades superiores à quantidades ainda a produzir.
– Além de poderem ser indicadas quantidades anuladas individualmente para cada uma das linhas, existe também a possibilidade de anular todas a quantidades ainda a produzir, através da nova opção de popup menu “Anular Qtds. a produzir”;
– Ao anular uma Folha de Obra pela opção de cabeçalho, as quantidades passam automaticamenta a quantidades anuladas;
– A gestão de quantidades anuladas é feita exclusivamente na janela de Folhas de Obra, continuando a não ser possível fazer a gestão de quantidades anuladas no processo de transformação de FO’s em Produções;
– Os reports de Folhas de Obra, assim como os mapas “Extractos de Folha de Obra” e “Análise de Folhas de Obra” foram ajustados em conformidade.

Ainda no contexto desta intervenção. foi revista a consulta de Controlo de Existências por forma a que as quantidades por produzir de Folhas de Obra fechadas não sejam contabilizadas para o mapa, uma vez que, se as FO se encontram fechadas, esses pendentes já não irão ser produzidos.

GCE – Introd. Enc./Orçamentos \ Artigo c/ artigos associados com fator de conversão livre – quantidade pendente
Tendo um Artigo com um ou mais “Artigos Associados”, com Tipo de associação “Livre”, se depois de lançar o Artigo para um documento de Encomenda / Orçamento fosse alterada a quantidade lançada do artigo principal, o “Factor” era aplicado à quantidade lançada do artigo associado, mas não era atualizada a sua quantidade pendente.

GCE \ Dashboard por defeito – Comparativo de Vendas / Não apresenta resultados
Passou a apresentar resultados quando os documentos de venda existentes não têm vendedor associado.

GCE \ Extrato de vendas\compras
Corrigido o erro que ocorria no extrato de compras e no extrato de vendas, pois não estava a considerar o filtro por tipo de entidade, ou seja, independente da informação apontada no tipo de entidade, ao pré-visualizar ou imprimir estava a ser considerado todos os movimentos de clientes.

GCE \ Integração de encomendas em vendas com desconto em valor
Na conversão de encomendas, caso esta tenha o desconto valor, quando convertida o valor a pagar nas linhas e o valor total da fatura passaram a ficar corretos.

GCE \ Validação NIF
Ao gravar Movimentos (Vendas, Liquidações de Adiantamentos ou Devolução de Adiantamentos) e tabelas de Entidades (Clientes, Fornecedores, Outros Devedores, Outros Credores), passou a validar o NIF caso a nova configuração esteja ativa e não tenha permissão para tal.

Passou a existir uma configuração para indicar se valida ou não no VIES (na ficha da Empresa \ Comercial \ Diversos – Validar no VIES NIF’s começados por 5).

Também passou a existir uma permissão para gravar entidades/documentos com NIF inválido (VIES) (em ADM \ Editar Grupos e Utilizadores \ Permissões \ BackOffice \ Geral \ Gravar entidades/documentos com NIF inválido (VIES).

Importação de linhas de periféricos – Artigos com unidades de medida
A importação de linhas de periféricos não estava preparada para importar artigos com unidades de medida.

Para dar suporte à importação de artigos com unidades de medida, foi disponibilizado um novo formato, *.pltmed, onde se incluem as medidas qtdmed, med1,med2,med3 e fórmula uma vez que esta pode ser ajustada por linha do movimento.

O .pltmed tem os mesmos campos do .plt, acrescidos dos campos das medidas, separados por “|”, conforme a mesma lógica do .plt
Introdução de Orçamentos/Encomendas de Clientes – mensagem de aviso de indisponibilidade do stock
No lançamento de artigos movimentadores de stock, com indicação de quantidade para a qual que não existia stock disponível, estava sempre a ser apresentada a mensagem de indisponibilidade de stock, mesmo quando não estava ativa a gestão de reservas ou estando ativa, não estava a ser feita qualquer reserva ao stock.

Liquidações | Conta de Tesouraria
Ao fazer o registo de uma Liquidação, ainda que o tipo de documento estivesse configurado para não movimentar tesouraria, a aplicação obrigava a indicar uma conta para o pagamento.

A conta passa a ser obrigatória apenas quando o tipo de documento movimenta tesouraria, e esse Movimento seja Real.

No âmbito desta correção foram também uniformizadas as validações ao configurar outros tipos de documento, passando a ser obrigatório indicar um ‘Tipo Mov. / Pag.’ sempre que o tipo de documento esteja configurado para movimentar tesouraria e, cumulativamente, uma ‘Conta’ sempre que esse Movimento seja Real.

Mapas \ Vendas – Quantidade de oferta
A quantidade de oferta não estava a ser somada à coluna da quantidade vendida, tendo o problema sido corrigido no Extrato de Vendas e no mapa Volume Mensal de Vendas.

Mapas\ Stocks\ Balancete de Stocks – Emissão sem considerar documentos não faturados
Na emissão do balancete de stocks tendo ativa a opção “Não considerar documentos de Compra / Venda e O.R. não faturados”, caso existissem documentos parcialmente convertidos eram apresentadas quantidades erradas.

Rastreabilidade documental
Ao duplicar documentos de stock, gerados por outro módulo, (quer seja por Gerar ou por Integrar) para um documento de vendas, com indicação para gerar relacionamento passou a apresentar a relação dos documentos ao consultar a rastreabilidade documental.

Reportes de Compras Vs. Impostos Complexos
Em empresas com País Sede em que se utilizam os impostos complexos, ao imprimir ou pré-visualizar documentos de compras com report em .rpt, o quadro resumo de impostos não estava a ser preenchido.

SAF-T – Erro ao exportar
Quando no período de exportação de SAF-T apenas existem documentos do tipo “Invoices” provenientes de liquidações (regularizações / devoluções de adiantamentos) deixou de ocorrer o erro “99999 – Incorrect syntax near the keyword ‘UNION'”.

SAF-T – Valores errados eco valor
No cenário de venda com mais do que um artigo com eco valor, com o mesmo tipo de eco valor mas com código diferente, na emissão do ficheiro SAFT deixaram de ser consideradas por artigo tantas linhas de eco valor quantos os artigos com eco valor que estão registados na venda.

Tabelas \ Artigos \ Armazéns
Em base de dados com o exercício “c”, ao criar um novo armazém, deixou de apresentar a mensagem impeditiva “É necessário preencher o tipo de custeio associado a cada exercício!”.

Tabelas \ Documentos \ Liquidações – Tipo de Entidade / Fornecedor com Licença GCE Basic
Com a licença GCE Basic, passou a permitir criar o tipo de documento para liquidação, do tipo de entidade Fornecedores / Outros Credores.

Tabelas\ Artigos/Referências\ Configurar Tabela de Preços – atribuição de valor/margem a zero
Na janela de configuração da tabela de preços, nas linhas de preços cujo tipo de cálculo fosse simples, linear ou forte, caso se inserisse zero no na coluna da margem/valor, ao gravar apresentava indevidamente a mensagem impeditiva: “O campo ‘Margem/Valor’ não pode ser nulo”. ”

Tabelas\ Comercial – Acesso à tabela de tipos de custeio de stocks / Linha Basic/Premium
Tendo licença da linha Premium, mesmo com alguns dos módulos da Comercial licenciados, não estava a ser disponibilizado o acesso à tabela de tipos de custeio de stocks.
Nota: Nas linhas Basic e Premium, para os módulos que permitem o acesso à tabela, mantém-se a restrição de não poder lançar novos nem remover registos, sendo apenas permitida a alteração do método e dos itens de agrupamento do custeio.
A edição total sem limitações somente é possível para a linha Extended.

Tabelas\ Documentos\ Secções\ Janela (do assistente) de Comunicação de séries à AT – documentos não comunicados
Os documentos que não tivessem sido comunicados devido a algum erro, numa tentativa anterior de comunicação, não estavam a ser apresentados, impossibilitando uma nova comunicação (em massa) desses documentos através do assistente.

Tabelas\ Entidades\ Clientes/Fornecedores – Separador “Outros Dados” com licença “Basic
Tendo uma licença da linha Basic, ao editar a ficha de um cliente / fornecedor (ou de outro devedor/credor), não estava a ser disponibilizado o separador “Outros Dados”, inviabilizando a configuração de valores por defeito, isenção de IVA e retenção de IRS, entre outros.

Tesouraria \ Movimentos Reais – repetição de registo de movimento reconciliado
Se fosse feita a repetição de um registo de um movimento de tesouraria que já se encontrava reconciliado na contabilidade, ao gravar o novo movimento estava indevidamente a apresentar a mensagem de validação impeditiva: “Movimento Reconciliado”.

Tesouraria\ Reconciliação de Movimentos – Melhorias diversas
A janela de reconciliação de movimentos reais foi alvo de reformulação, no sentido de introduzir diversas melhorias e uniformizá-la com a equivalente janela da Contabilidade.
Das alterações efetuadas destacam-se as melhorias a seguir descritas.

– Filtros dos movimentos de tesouraria e do extrato
. Foram disponibilizados novos filtros por movimento, que permitem filtrar por movimentos reconciliados, não reconciliados ou todos.
. Para a lista de movimentos passa a poder selecionar a opção de aplicar os valores somente do período ou os anteriores conjuntamente com os o período.
. Nos movimentos do extrato passa ainda a ser possível filtrar por número do extrato.

– Área dos totalizadores
. Os totais da grelha de movimentos de tesouraria passaram a apresentar totalizadores de: movimento, saldo do período e saldo acumulado, discriminados por valores reconciliados, não reconciliados e contabilísticos.
. Os totais dos valores associados deixaram de ser discriminados por valores a débito e a crédito, passando a apresentar somente o saldo dos associados.

– Listagens: foi disponibilizada uma nova “listagem de movimentos”, a qual permite visualizar os movimentos das contas de tesouraria, podendo ser usados filtros por conta, datas e movimentos reconciliados.

Utilitários\ Diagnóstico de descarga – erro ao calcular movimentos / mudança de tipo de descarga
Ao redescarregar, com descarga On-Line, movimentos de Tesouraria já descarregados Off-Line deixou de apresentar o erro: “22222 – Registo Alterado/Removido por outro utilizador”.

Vendas – Introdução de artigos de Referencia.
Ao introduzir um artigo de referência, o cursor deverá posicionar-se na para próxima linha de registo, caso se tenha definido na configuração da grelha apenas para parar no campo código do artigo, aplicação posicionava o cursor no primeiro código de artigo lançado.
No caso de ter a configuração a parar na quantidade esta deve ser ignorada no caso de artigos de referência visto as quantidades já terem sido introduzidas anteriormente na grelha.

Vendas \ Impressão com o report “VNDDocumentoRetificativo.rpt”
Na área de cliente não estava a ser impressa a informação dos campos Código Postal e Localidade, problema que ocorria apenas com o report VNDDocumentoRetificativo.rpt.

Vendas \ Introd. Vendas – Nota de Crédito / VNDDocumentoRetificativo.rpt
Tendo configurado no tipo de documento Nota de Crédito o report de base “VNDDocumentoRetificativo.rpt”, ao imprimir o documento retificativo não apresentava valores na coluna “%Imposto”, o mesmo não ocorria se utilizasse o report de base “VNDDocumentoRetificativo.rdl”.

Vendas/ Processar Avenças – Envio de email
Ao Processar Avenças, se no 4º Passo – Resultado / Emissão, se clicasse no botão para Enviar Email, os emails com os documentos gerados só eram enviados caso nos tipos de documento gerados estivesse ativa a opção de envio de email ao gravar.

O email passa a ser enviado desde que esteja ativo no tipo de documento gerado o envio de email, independentemente da configuração ‘Quando:’
Vendas\ Outros 1 – Não estava a gravar/apresentar a hora que foi gravado o documento.
Após atualizar o ERPV19 para o ERPV22, ao gravar o documento de venda fatura, verificava-se que no cabeçalho do documento no separador “Outros 1”, não estava a gravar/apresentar a hora que foi gravado o documento, na v.19 apresentava corretamente.

POS
Back-Office\ POS\ Ecrã de vendas – erro ao editar monitor com licença da linha Basic
Com licença da linha Basic, ao editar o ecrã de vendas estava a dar o erro: “Não é possível associar o objecto de tipo ‘Eticadata.ControlsPOS.POSv2PanelItems’ ao tipo ‘Eticadata.ControlsPOS.POSv2ButtonPOSOperation’.”.

Back-Office\ Vendas\ Utilitários\ POS\ Replicação – erro ao fazer a subscrição da base de dados do sistema
Ao ativar a subscrição do sistema dava o erro impeditivo: “99999 – Tentativa de leitura inválida quando não estão presentes dados”.

Balanças de Talões – Ipesa e Dibal
Foi revista e estabilizada a leitura de talões e comunicação com balanças de talões Ipesa e Dibal.

CFDoc – Pré-visualizar
Com um CFDoc com imagem (logotipo) + customização (combustíveis) + QRCode, ao pré-visualizar:
– Se tiver logotipo + info combustiveis + QR = QR não era impresso.
– Se tiver logotipo + QR mas não informação de combustiveis = QR é impresso
– Se não tiver logo mas tiver QR + info combustiveis = sai tudo bem (porque não tem logo)
Mas a impressão é efetuada com sucesso.

CHILE | Tabelas / POS / Configurações / Posto / Documentos – Venda a Dinheiro
Em contexto de empresas com país sede Chile, passa a ser possível indicar nas configurações do POS, para a Venda a Dinheiro, tipos de documentos de Entidade Não Obrigatória sem valor limite definido (campo ‘Até : ‘ = 0).

Erro ao gravar promoções – Excesso de parâmetros
Corrigido o erro qua estava a ocorrer ao gravar as promoções em alguns cenários, o que fazia com que crescesse exponencialmente o número de parâmetros usados nas queries.

Front Office \ Vendas \ Procura de Documentos – Lista Personalizada / POS – Venda Balcão (PesquisaPos.SoVendas)
Após definir uma lista personalizada para o FrontOffice com o comando “PesquisaPos.SoVendas” no BackOffice, para o tipo de posto “POS – Venda Balcão”, ao procurar documentos no POS, deixou de apresentar sempre a lista por defeito com o comando “PesquisaPos.VendasComMesa”, passando a apresentar a lista correta.

Impressoras de Serviço – COM, LPT e Bluetooth – Suporte de carateres PT
Desabilitando a opção de suporte a carateres portugueses, estes tipos de impressoras perdiam o suporte a impressão de imagens e QRCodes.

POS – Operação customizavel: grelha com dados
Ao selecionar pela primeira vez a linha inserida passou a apresentar os dados da linha na grelha.

POS – Painel de Campos Adicionais de cabeçalho no Ecrã de Vendas / Encomendas
Na configuração de Ecrãs de Vendas foi disponibilizado um novo componente, “Painel Campos Adicionais”, que permite adicionar ao ecrã do POS o painel de Campos Adicionais de cabeçalho, de acordo com o tipo de documento em edição seja Vendas ou Encomendas, permitindo de forma mais expedita a consulta e/ou edição de campos adicionais de cabeçalho dos documentos.

POS – Pedir Utilizador ao Abrir Gaveta
Se estivesse ativa para um Posto a opção “Pedir Utilizador ao Abrir Gaveta”, ao tentar “Abrir Gaveta” era lançada a janela de login, mas ao confirmar era lançado o erro de validação “As credenciais estão incorretas!”, impedindo a abertura da gaveta.

POS – Venda – Artigos granel (Balança)
Ao lançar no POS o mesmo artigo de balança, em que o código de barras contém o preço, e nas definições do posto POS – Geral esteja ativa a opção “Agrupamento/Resumo – agrupar linhas de venda” e selecionada a opção “todas – iguais”, quando é lançado o mesmo artigo com preços diferentes deixou de substitui a primeira linha pela segunda linha lançada.

POS – Vendas
Corrigido o erro que ocorria no POS, na janela de vendas, quando adicionava vários artigos e voltava à primeira linha, alterava a quantidade manualmente e fazia enter. O cursor deveria ir para a última linha final que estava em branco, entretanto ia para a segunda linha (a linha sucessora à linha na qual fez-se a alteração da quantidade, neste caso.

POS – Vendas: o botão editar cliente fica inativo
Quando editava Cliente na janela de vendas, o POS ficava inativo, após procurar um documento e somente voltava a ficar ativo, se saísse e voltasse a entrar no POS.
Isto ocorria quando procurava um documento, em empresas sujeitas a certificação, pois algumas operações são bloqueadas exatamente para evitar que se altere esse documento.

POS \ 2º Monitor \ Ecrã de Publicidade – alterar cor da letra do título e preço
Para os temas base e dark silver, doi alterada a côr para laranja para o título e preço.
Também passou a ser apresentado, por defeito, o logotipo da eticadata no fundo da publicidade quando esta está vazia.

POS \ Gourmet – Juntar mesas de sectores diferentes
Foi resolvido o bloqueio da aplicação após juntar mesas de sectores diferentes com o mesmo número aplicação.

POS \ Transferência de Saldos de Cartões pré-pagos
Ao efetuar a transferência de saldos de cartões pré-pagos o valor passou a ser descontado no cartão de origem.

POS \ Vendas
Em ambientes de POS onde se vende combustíveis e outros produtos não sujeitos à customização “Combustíveis”, quando se vende produtos que não são do tipo combustível, mas que usam o mesmo reporte que tem as configurações da customização, deixou de ocorrer o erro:
“CFDOC_PROCESSOR_CUSTOMIZATIONS
O DESTINO DE UMA INVOCAÇÃO ACIONOU UMA EXCEPÇÃO.”

POS | Interface \ Grelha de Vendas – O cursor pára / Código Artigo
Corrigido o erro que ocorria na grelha de vendas, tendo esta configurada com o cursor a parar primeiramente na coluna Código artigo e depois Preço unitário, pois ao inserir uma linha e fazer enter, o cursor estava a parar na linha seguinte, entretanto na coluna Preço unitário, ao invés de parar no Código do artigo.

POS | Linha Basic – Erro ao entrar
Ao entrar no POS com licença da linha Basic, ocorria o erro:

“FUNÇÃO: GETCFGCADICIONAIS
CLASSE: FRMVENDABALCAO
…”

POS | Pedir Vendedor ao iniciar Documento
Caso o Posto tivesse ativa a opção “Pedir Vendedor ao iniciar Documento”, ao apresentar a janela para selecionar o Vendedor, ocorria o erro:

FUNÇÃO: GETPANELITEMS
CLASSE: FRMPAINELSELECCAO
ERRO: A REFERÊNCIA DE OBJECTO NÃO FOI DEFINIDA COMO UMA INSTÂNCIA DE OBJECTO.

POS | Vendas – Artigo a granel, não recebe o peso Balança de balcão.
Ao lançar artigos a granel num posto com balança de balcão, o peso indicado na balança não estava a ser passado para linha na grelha da venda.

Além disso, ao “Testar Definições” no perfil de periféricos da balança de balcão no backoffice, era apresentada a mensagem de erro “Não foi possível validar a sequência de teste. A sequência de teste recebida da balança é diferente da sequência definida na configuração de periféricos.”.

POS | Vendas – Reimprimir documento – “Pesquisar Vendas – Três Meses Atrás”
Ao selecionar a opção para “Reimprimir Documento”, ao lançar a janela de pesquisa de vendas “Pesquisar Vendas – Três Meses Atrás”, não estavam a ser devolvidos todos os documentos emitidos nos últimos três meses, conforme o título da consulta.

Tal acontecia porque não estava a ser respeitado o valor por defeito do parâmetro @DateSearch da respetiva consulta personalizada, no caso, “%%MONTHSAGO3” , ou seja, três meses atrás.

Ao lançar a consulta, o POS passou a respeitar o que estiver definido no valor por defeito do parâmetro @DateSearch, tanto nesta consulta como noutras, como, p.e., na Procura de Documentos onde se verificava problema idêntico.

POS | Vendas – Seleção de preço | Agrupamento de linhas – Valor total errado.
No ecrã de vendas no POS, após lançar um artigo na grelha de vendas, caso o utilizador selecionasse uma linha de preço diferente para o artigo, o valor na linha da grelha de vendas era corretamente atualizado, mas o total no ecrã de vendas não era atualizado, apresentando um valor errado, sendo esse valor errado transposto depois para o ecrã de pagamento. Apesar disso, depois de gravado o documento os valores apresentados no documento estavam corretamente calculados.

Além disso, tendo ativo o agrupamento de linhas para o Posto, caso fossem inseridas várias linhas de um mesmo artigo com alteração de algum fator que devesse impedir o agrupamento, o POS estava a ignorar esses fatores, continuando a agrupar as linhas numa só (a primeira), podendo ficar o documento com valores errados, caso o agrupamento acontecesse apenas ao gravar.

POS | Vendas \ Visor de Operador / Cliente – Preço Unitário com três casas decimais.
Tendo definido na moeda EUR, três casas decimais para os preços “Unitários”, no POS após inserir na linha o artigo de combustível, na linha apresentava o preço unitário correto por exemplo 2,059 EUR, no visor de cliente estava a apresentar o preço unitário arredondado à segunda casa decimal de 2,060 EUR, na impressão do documento de venda apresentava os valores corretos.

POS Back-Office / Front-Office \ Carregamento de Cartões Pré-Pagos | Impostos Múltiplos
Caso a subzona da morada definida na ficha da empresa não tivesse impostos definidos (ou não estivesse atribuída), não estava a ser possível efetuar o carregamento de cartões pré-pagos, mesmo para os cartões com cliente associado, sendo apresentada a mensagem impeditiva: “Não foi aplicado nenhum critério para cálculo de impostos em uma ou mais linhas do documento”.
No cálculo dos impostos da venda a gerar para o carregamento de cartões com cliente associado, passou a usar os impostos definidos na ficha do cliente, ou na sua ausência, os impostos parametrizados na subzona do cliente.
Nos cartões sem cliente manteve-se a aplicação dos impostos da subzona da morada da empresa. ”

POS Front Office \ Grelhas vs Posicionamento do cursor – Anular Artigo / Anular Linhas
Quando se anula todas as linhas, o cursor não fica posicionado na primeira linha. O problema ocorria usando os botões “Anular Artigo” ou “Anular Linha” , e tivesse definido para o cursor parar apenas na coluna do código de artigo.
POS Front Office \ Lançamento de artigos a partir da lista
Caso o artigo fosse lançado para a grelha, a partir da lista que havia sido invocada já com parte do código preenchido (neste caso a lista já surge filtrada aos caracteres previamente digitados), estava a substituir indevidamente a última linha preenchida.

O comportamento estava correto caso a lista não estivesse previamente filtrada.

POS Front-Office\ Posto de Mesas\ Transferência de pedidos – promoções com ofertas
Ao transferir o pedido de uma mesa que tivesse um artigo promotor junto com o artigo de oferta não estava a passar corretamente a oferta para a mesa de destino.
Na transferência de pedidos que contêm promoções com artigos de oferta, na janela de transferências passou a visualizar-se apenas o artigo promotor, sendo que, nas ofertas incorporadas ao transferir o promotor serão passadas todas as linhas que lhe estão associadas.
No cenário em que a oferta não é incorporada, ao transferir o promotor, apenas este é passado, só sendo recalculada a promoção quando for lançado o artigo de oferta.

POS Front-Office\ Tolerância a Falhas – comutação para o servidor central / ecrã sem barra de botões
Quando no ecrã de vendas não tinha a barra de botões, ao recuperar a ligação com o servidor central não estava a ser disponibilizado o botão para comutar com o servidor.
Para solucionar esta falha foi adicionado um novo componente – “Comutar Servidor”, na janela de edição do ecrã de vendas, de forma a permitir disponibilizar essa operação, no caso em que o utilizador não use a barra lateral de operações.
À semelhança do que já acontece quando o ecrã tem barra de botões, o botão de comutar servidor só é apresentado em modo local e quando é restabelecida a ligação ao servidor central.

POS Front-Office\ Vendas – lançamento de artigos de tipo “combustível”
Ao lançar um artigo parametrizado como combustível, mesmo estando configurado para fazer paragem na coluna do valor a pagar, o cursor estava a posicionar-se indevidamente na primeira coluna de paragem da linha seguinte.

POS/ ERP \ Encomendas / Orçamentos de Clientes/Out.Dev. – Duplicar / Erro “A sessão de caixa foi removida!”
No BackOffice ao duplicar uma encomenda, feita no POS, para uma nova encomenda numa secção diferente da do documento de origem, quando a sessão de caixa do POS não se encontra fechada ou se encontra em edição, deixou de apresentar a mensagem de erro “A sessão de caixa foi removida!”.

POS/GOURMET – Nova opção para ajuste do ecrã de mesas (planta de setor) à resolução do monitor
Na visualização do ecrã de mesas passou a ser possível fazer o ajuste automático da respetiva planta do setor à resolução do monitor do posto em uso, de forma a possibilitar que o ecrã de mesas possa ser visualizado na sua plenitude, mesmo quando a resolução do monitor não seja igual à resolução base para a qual foi desenhada a planta do setor.
Para tal, foi disponibilizada uma nova opção – “Ajusta planta de setor à resolução do monitor”, no separador “Configuração”, na edição do posto.
Na janela de “Editor de Plantas de Sectores” foi adicionado um novo campo – “Resolução”, sob a forma de lista, com algumas resoluções de ecrã disponíveis para seleção, podendo também ser introduzida manualmente uma resolução diferente.
Ao selecionar uma resolução, a planta do sector ajusta-se automaticamente, e aquando da gravação da planta, esta fica associada à resolução selecionada.

Promoções – Lançamento de Artigos através da referência.
Na janela de promoções, numa promoção definida para “Artigo”, passou a ser possível lançar uma referência ao dar um “ENTER” nesse campo, abrindo uma grelha da referência tal como a que já existe na criação da própria referência para se poder selecionar quais as referências/artigos que queremos adicionar na promoção e ao confirmar a janela passa a refletir em cada linha a seleção efetuada na grelha mantendo o tipo de promoção definido na linha que lhes deu origem.

Tabelas \ Comercial \ Promoções
Com uma promoção do tipo “% desconto” para um ou vários artigos com 50% de desconto, ao colocar o desconto da linha da venda a zero, e lançar outra linha deixou de colocar novamente o desconto a 50% na primeira linha.

Vendas \ Mapas \ POS – Mapas de Caixa
Ocorria o erro: erro “A fórmula ‘CASASDECQTD’ não existe no mapa”, ao emitir os seguintes mapas de caixa:
– Resumo
– Por Tipo /Meio Pagamento
– Por Moeda

Corrigidos respetivamente os reports “Caixa.rpt, CaixaMeioPagMoeda.rpt e CaixaMultiMoeda.rpt”

Contabilidade
Admin\ Gestão de Base de Dados\ Importação de Dados SAF-T PT – importação de documentos anulados
Na importação de documentos de venda com geração de movimento de stock, caso o documento a importar se encontrasse anulado, as linhas do documento estavam a ficar com o campo do sinal errado, o que originava valores de stock incorretos em várias consultas.

Contabilidade / Tesouraria \ Reconciliação de Movimentos – nova coluna “Reconciliado” nas listagens
As grelhas de movimentos das listagens passaram a disponibilizar uma nova coluna – “Reconciliado”, de forma a permitir visualizar a informação de reconciliação, assim como filtrar os movimentos por: reconciliados, não reconciliados e/ou todos.
Além disso as listagens do extrato passaram a ter dois parâmetros de conta: “Conta TES” e “Conta CTE”.

Contabilidade / Tesouraria \ Reconciliação de Movimentos – nova opção de remover linhas do extrato
Na grelha de Movimentos do Extrato passou a estar disponível, através do menu de contexto, uma nova opção – “Remover Linha(s)”, que permite eliminar definitivamente linhas do extrato.
A nova operação de remover linhas está dependente de permissão do utilizador, tendo sido disponibilizadas na edição de utilizadores novas permissões – “Remover linhas do extrato”, associadas à janela de reconciliação de movimentos da Tesouraria e da Contabilidade.

Contabilidade \ Contas dispensadas de retenção de IRS
Na definição das contas dispensadas de retenção de IRS, passou a ser definida também a natureza do lançamento pretendida: se a débito, a crédito, ou ambas. A definição (em ADM \ Exercício \ Contabilidade \ Prefixo de Contas – Contas dispensadas de Retenção de IRS) passou a ser na forma de grelha.

Passou a obrigar a indicar o NIF consoante a conta e a natureza do movimento, nos lançamentos:
– Plano de Contas
– Introdução de Movimentos
– Diagnóstico de Recapitulativos
– Diagnóstico de Retenção IRS/IRC
– Conferencia de retenção IRS/IRC
– Declaração de Rendimentos
– Modelo 10
– Descarga para Contabilidade GRH

Contabilidade \ Importador de movimentos via SAFT-PT – Erro – Índice fora dos limites da matriz
Ao passar para o segundo passo ocorria o erro “System.IndexOutOfRangeException: Índice fora dos limites da matriz.”
O erro surgia caso o ficheiro contivesse um número de documento inválido tendo em conta o xsd. Isto é, a tag “InvoiceNo” ter por exemplo um número com mais de uma barra.
Nestes casos passou a ser viabilizada a geração do movimento e respeitado o número que se encontra no ficheiro.

Contabilidade \ Introdução de Lançamentos – Mostrar/Ocultar Últimos Movimentos
Ao mostrar os últimos Movimentos passou a apresentar os movimentos efetuados no último dia.

Contabilidade \ Mapas \ Balancetes – Emissão por plano alternativo
Ao emitir balancetes por plano alternativo, ocorria um erro e o balancete não era emitido.

Contabilidade \ Mapas \ Contabilidade \ Balancete de Centro de Custos – Conta/C. Custo e C. Custo/Conta
Passou a permitir definir os meses de emissão do balancete nas opções Tipo de Mapa: Conta/C. Custo e C. Custo/Conta.

Contabilidade \ Mapas \ Contabilidade \ Extrato de Contas
O mapa não estava a apresentar os movimentos que não tivessem tipo de documento associado.

Contabilidade \ Mapas \ Contabilidade Mapas Oficiais \ Dec. Periódica. Iva
O efetuar o recálculo dos anexos 40 e 41 da declaração periódica do IVA, quando nas parametrizações exista uma conta com mais de 10 dígitos, deixou de ocorrer o erro “String or binary data would be truncated”.

Contabilidade \ Mapas \ Contabilidade Mod. Oficiais \ Anexo à declaração 106
O Anexo ao modelo 106 de cabo verde foi alterado para ficar de acordo com a configuração da Fatura Eletrónica com o talão de venda.

Contabilidade \ Mapas \ Contabilidade Mod. Oficiais \ Página 2 – Quadro 04-A: Estabelecimentos
Passou a suportar até 99 Estabelecimentos. para isso passou a apresentar uma combo (em vez de tabuladores) que lista os estabelecimentos elegíveis, com as colunas: Código Estab.GRH e Código Estab..

Contabilidade \ Mapas \ Modelos Oficiais – Declaração Periódica do IVA – Anexo de Fornecedores | Portugal
Passou a ser suportado no anexo de Fornecedores, aquisições ao país Croácia. Anteriormente, apesar de o NIF estar preenchido com o código do país correto (HR), a coluna 1 (prefixo) apresentava erradamente o país PT.

Contabilidade \ Reconciliação de movimentos – remoção da associação de linhas reconciliadas
Após se efetuar reconciliações automáticas de movimentos com vários extratos bancários, caso existissem alguns valores iguais e fosse removida a associação a esses valores, verificava-se que era removida não só a associação da reconciliação atual como as efetuadas em exercícios anteriores.

Contabilidade \ Término de sessão/aplicação – janelas por gravar / nova possibilidade de cancelamento
Quando existem várias janelas abertas por gravar da Contabilidade, quando se termina a sessão ou se fecha a aplicação, na mensagem a questionar o utilizador sobre se deseja gravar, passou a disponibilizar também a opção de “Cancelar” o término/fecho. Esta nova opção aplica-se nas seguintes janelas:
– Introdução de Lançamentos
– Reconciliação de Movimentos
– Orçamentos
– Parametrização de Apuramentos (IVA, Resultados, Inventários)

Contabilidade \ Utilitários \ Associação de taxonomias – Remoção de contas
No último passo do utilitário de associação de taxonomias deixou de sugerir a remoção de contas sem movimentos, que não se enquadram no normativo contabilístico indicado e que estejam associadas a uma outra conta do plano.

 

Contabilidade \ Utilitários \ Associação de Taxonomias
No último passo, após confirmação, não era apresentado o resultado e processo de associação não era executado, devido a um erro não tratado.

Contabilidade \ Utilitários \ Importador de movimentos via e-Fatura
1- Após anulação de movimento da contabilidade, o documento importado do portal e-fatura, passou a ficar desassociado e, desta forma, disponível para voltar a ser associado.

2- Ao efetuar transferência de diário de um movimento gerado pelo utilitário de importação de movimentos via e-Fatura, o documento importado, permanecia com o diário de origem, tendo a situação sido corrigida em conformidade.

Contabilidade \ Utilitários \ Importador Movimentos via E-Fatura – Importar Ficheiro CSV
Na Configuração do Perfil de Importação, na combo Separador CSV, passou a ficar disponível a opção “;”.

Contabilidade \ Utilitários\ Importador de movimentos via SAF-T PT – Classificação por Tipo Doc/ Série
Passou a ser possível efetuar a classificação pelo Tipo de Documento ou pelo Tipo de Documentos/Série.

Contabilidade/ Utilitários/ Importação de movimentos
Numa empresa com país sede AO, ao importar movimentos de contabilidade, caso na origem, nas linhas das contas, os valores tenham mais que duas casas decimais, por exemplo por se tratar de um movimento numa moeda diferente da base, com mais casas que as 2 (inalteráveis) da moeda base, ao importar os movimentos, os valores eram arredondados para 2 casas decimais.

Na importação de movimentos de contabilidade, a aplicação passa a arredondar os valores às casas da moeda do movimento e não às casas da moeda base.

Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Declaração Recapitulativa de IVA\ Geração do ficheiro – NIF do TOC não preenchido
Ao gerar o ficheiro da declaração recapitulativa, caso o NIF do TOC não estivesse preenchido, o respetivo campo estava indevidamente a ser gerado com o valor “0”, o que originava posteriormente erro na leitura do ficheiro.

Contabilidade\ Reconciliação de Movimentos – Melhorias diversas
A janela de reconciliação de movimentos da Contabilidade foi alvo de reformulação, no sentido de introduzir diversas melhorias e manter-se uniforme com a equivalente janela da Tesouraria.
Das alterações efetuadas destacam-se as melhorias a seguir descritas.

– Filtros dos movimentos de contabilidade e do extrato
. Para a lista de movimentos passa a poder selecionar a opção de aplicar os valores somente do período ou os anteriores conjuntamente com os o período.
. Nos movimentos do extrato foram disponibilizados novos filtros por movimento, que permitem filtrar por movimentos reconciliados, não reconciliados ou todos, assim como passa ainda a ser possível filtrar por número do extrato.

– Listagens: foi disponibilizada uma nova “listagem de movimentos”, a qual permite visualizar os movimentos das contas contabilísticas, podendo ser usados filtros por conta, datas e movimentos reconciliados.

Contabilidade\ Utilitários\ Diagnóstico de IVA – valores calculados e movimentados a zero
No 3º passo do diagnóstico de IVA por vezes apresentava indevidamente movimentos que estavam corretos, em que a taxa de IVA sendo de isenção, os valores calculados e movimentados de IVA apareciam corretamente a zero.

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura – contas parametrizadas com ‘?’ nas rubricas
Caso na configuração da rubrica estivessem definidos pontos de interrogação para as contas de terceiros (por exemplo: “22111????”), ao gerar o movimento estava a ser sugerida a conta de terceiros com esses pontos de interrogação, o que originava o erro: ” Cadeia de caracteres de entrada com formato incorrecto”.
Na configuração da rubrica passou a não permitir inserir pontos de interrogação na parametrização das contas, dando mensagem impeditiva ao gravar a rubrica.

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura – movimentos com referência a meses encerrados na Contabilidade
Ao importar movimentos com data de mês encerrado na Contabilidade e/ou implicassem a atualização de movimentos de meses encerrados era apresentado um erro impeditivo, que não indicava o motivo explícito desse impedimento.
No cenário indicado, no passo final passou a apresentar no resultado uma mensagem informativa a dar a indicação de mês encerrado na Contabilidade.

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via E-Fatura – nova validação da estrutura das contas de terceiros
Na importação de movimentos, no sentido de evitar a criação de contas de terceiros desfasadas da estrutura definida para o exercício, no 2º passo, ao fazer a transição para o próximo passo, passou a ser feita a validação da estrutura das contas de terceiros definidas nas parametrizações das rubricas, de acordo com o que está configurado nos “Terceiros”, nas configurações do exercício (na ficha da empresa).
Assim sendo, passou a dar mensagem impeditiva caso nas rubricas dos movimentos a gerar estejam parametrizadas contas de terceiros não coincidentes com o formato definido para a conta e número de dígitos do tipo de terceiro em causa.
A mesma validação foi implementada na gravação da configuração de rubricas, dando igualmente mensagem impeditiva caso exista uma, ou mais, rubricas que não estejam de acordo com a estrutura das contas de terceiros.

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via SAF-T PT – documentos com imposto de selo
Caso existissem documentos de venda que tivessem linhas apenas referentes a imposto de selo, os movimentos gerados para esses documentos não ficavam balanceados, por não haver definida uma conta de incidência para esse tipo de imposto.
Na parametrização das contas de venda passou a ser disponibilizada uma nova coluna – “Tipo Imposto”, que para as novas classificações encontradas ficará preenchida com o tipo de imposto associado à linha do produto (“tax type”).
Assim sendo, para as classificações que ficarem com o tipo imposto de selo (“IS”), terá de ser definida a conta a usar para o posterior lançamento do valor de incidência do imposto, à semelhança do que já é feito para as classificações de IVA.

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via SAF-T PT – Erro na importação de SAFT para CTE
Retificado o erro quando no ficheiro SAFT existiam países definidos na tag country como “Desconhecido” e “DESCONHECIDO” e estando associado na importação para a contabilidade para considerar uma subzona do ERP, não atribuía qualquer subzona não sendo o ficheiro importado.

Contabilidade\ Utilitários\ Importador de Movimentos via SAF-T PT – nova classificação por famílias das contas de IVA
Na parametrização das contas de impostos, mais especificamente na classificação das contas de IVA, passou a ser possível fazer a diferenciação das contas de IVA por famílias, à semelhança do que já acontece na classificação das contas de vendas.

Contabilidade\ Utilitários\ Procura e Substituição/Transferência – transferência de movimentos do mês de abertura
Ao confirmar a transferência de diário de movimentos lançados no mês (zero) de abertura, com numeração mensal, o processo era executado com mensagem de conclusão, mas depois verificava-se que os movimentos não tinham sido alterados permanecendo no diário original.

CTE \ Consolidação de contas

As contas ‘046’ e ‘02106’ passaram a ser incluídas na criação do plano de Fluxos de Caixa.

Contabilidade \ Introdução Lançamentos – Alteração Lançamento CTE gerado por importação e-fatura
Depois de gerados os lançamentos contabilísticos através da importação do e-fatura, ao alterar o valor e clicar no “*” (para lançar o valor com iva incluído,), ocorre o erro: “O Índice estava fora do intervalo. Tem de ser não negativo e inferior ao tamanho da coleção. Nome do parâmetro: Index”.

CTE \ Mapas \ Contabilidade Mod. Oficiais \ Declaração Recapitulativa IVA – Impressão Declaração Recapitulativa IVA
Na impressão da Declaração Recapitulativa de IVA os elementos relativos à descrição das operações intracomunitárias e ao valor das operações passaram a ser impressos dentro dos campos respetivos.

Contabilidade \ Plano de contas \ Erro de chave duplicada ao criar conta no plano
Ao subdividir uma conta no plano de contas, se a conta agrupadora já existir num apuramento de resultados ou num apuramento de regularização de existências, deixou de ocorrer o erro de chave duplicada, na criação da conta no plano.

 

Contabilidade \ Report personalizado de Balancete
Ao emitir um report personalizado de Balancete passou a emitir o report personalizado, ao invés de emitir o report de base.

Importação de Movimentos de Notas de Crédito para a GCE através de SAF-T PT
No caso em que o documento destino do tipo de documento de nota de crédito não movimente conta corrente, ao importar passou a não colocar, indevidamente, a negativo alguns campos do cabeçalho e das linhas.

Contabilidade \ Utilitários \ Parametrizações \ Parametrização
Passou a ser disponibilizada a opção Contabilidade \ Utilitários \ Parametrizações \ Parametrização IES / DA Anexo O e P

Passou a ser disponibilizada a opção para Utilizadores que não sejam Administradores nem Supervisores, caso tenham permissão para BackOffice \ Utilitários \ Contabilidade \ Parametrizações \ Parametrização IES / Declaração Anual.

Tabelas \ Outras Tabelas \ Estabelecimentos – Estabelecimento para IES/Declaração Anual
Passou a ser possível indicar o estabelecimento a considerar para efeitos de IES/Declaração Anual.

Investimentos
Contabilidade \ Mapas \ Investimentos \ Balancete Contabilístico
Para bens com periodicidade de depreciação anual, passou a considerar o valor de amortizações acumuladas e valor líquido corretos.

Investimentos \ Erro ao remover depreciações
Deixou de apresentar o erro: “O argumento ‘MONTH’ não é um valor válido”, que ocorria em certos cenários, ao remover depreciações.

Investimentos \ Coeficientes de desvalorização da moeda – 2022 | Portugal
A Portaria n.º 253/2022 , de 20 de outubro, procede à atualização dos coeficientes de desvalorização da moeda a aplicar aos bens e direitos alienados durante o ano de 2022, cujo valor deva ser atualizado nos termos dos artigos 47.º do Código do IRC e 50.º do Código do IRS, para efeitos de determinação da matéria coletável dos referidos impostos.

Pode ler-se neste diploma que os coeficientes de desvalorização da moeda sofreram alterações em relação ao ano anterior, uma vez que segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao Índice de Preços no Consumidor, exceto habitação, demonstram que houve uma variação positiva de 1,24%, tornando-se, por isso, necessária à atualização de acordo com essa variação.

Os novos coeficientes de desvalorização serão refletidos pelo processo de atualização de dados nos exercícios cuja data de início seja igual ou superior a 2022.

IMPORTANTE: Deverá ser executada a opção de recálculo de mais/menos valias que se encontra nos utilitários, de modo a refletir os novos coeficientes, nos documentos de alienação/abates lançados no exercício de 2022, para cálculo das mais/menos valias fiscais.

Gabinetes
Gabinetes \ Notificações para pagamento – CRM
As notificações para pagamento, deixaram de obrigar a ter o módulo de CRM ativo.
Os “Tipos de Atividades” passaram a ficar disponíveis no módulo de gabinetes

Gabinetes \ Permissão de utilizadores para acesso a Portais de Terceiros
Não estava visível, nas permissões de utilizadores, a permissão “Acesso a Portais de Terceiros”, estando desta forma impedida a possibilidade de atribuir permissão a esta opção a utilizadores não administradores.

Gabinetes \ Tarefas \ Recolha de Anexos
Ajustados os acessos ao Portal das Finanças para recolha dos anexos relativos às tarefas:
– Conferência e submissão da DP IVA
– Conferência e submissão da DMR

Gabinetes \ Utilizadores sujeitos a registos de tempos
Nos utilizadores que não estejam sujeitos a registos de tempos, deixou de ser apresentada a notificação de inatividade.

Gabinetes\ Ribbon – As Minhas Tarefas
Em licenciamentos premium, um utilizador que não fosse administrador nem supervisor, não tinha acesso na ribbon à opção “As minhas Tarefas”, se a empresa aberta não fosse a do gabinete.

Recursos Humanos
Base \ Consultas \ Rec. Humanos \ Consulta de resumo anual
Deixou de considerar diuturnidades e abono para falhas para coluna Outros.

Base \ Utilitários \ Importação padronizada: Erro ao gerar Modelos de Excel.
Os modelos Excel de Abonos/Faltas, Férias e Despesas gerados nas Importações Padronizadas, passaram a não considerar os Funcionários inativos.

Base \ utilitários \ Importações Padronizadas
Caso no ficheiro excell se copiasse uma célula de texto para a célula do Departamento, Conta da Empresa ou Banco do Funcionário, perdendo assim a validação de ter de indicar um valor da combo para a célula, e se indicasse um registo que não existe, no segundo passo do processo de importação passou a não avançar no processo e a apresentar mensagem que o campo tem de ser preenchido.

GRH – Mapas – Mapas Oficiais – Declaração Art 99 do CIRS
Caso o Funcionário tenha uma taxa de retenção de IRS, ao emitir a listagem do Artº 99 do CIRS é considerada a informação da taxa fixa definida na ficha do funcionário, ao invés da taxa da tabela de retenção.

 

GRH \ Cessação de contrato – Erro ao gravar registo
Ao tentar gravar uma cessação de contrato, depois de preenchidos os dados necessários, caso não estivesse selecionada a opção “WebService Seg. Social – Ligação Ativa”, era apresentada uma mensagem de validação impeditiva, indicando que o utilizador não tinha permissão para efetuar a operação, o que não correspondia à realidade.

GRH \ Mapas \ Mapas Oficiais \ Mapa de Seguro: pré visualizar em branco quando filtra por funcionário.
Corrigido o erro que ocorria no mapa de Seguro, quando selecionava a opção suportado pelo funcionário e informava um funcionário, na pré-visualização não trazia nenhuma informação, nem mesmo o cabeçalho do mapa.

Recursos Humanos \ Mapas Oficiais \ Mapa de Seguro – Botão de envio por email para o responsável
Corrigido o erro no botão Enviar por email para responsável que não mostrava as opções “Mapa” e ,”Mapa + ficheiro”.

 

Rec, Humanos \ Processamentos – Turnos Rotativos: Cálculo do Valor de Sub. de Turno quando existem Faltas
Passou a calcular corretamente o valor de Sub. de Turno quando existem Faltas.

Rec. Humanos \ Consultas \ Mapas \ Mapas Oficiais (Cabo Verde) \ Mapa de Segurança Social
Após emitir o suporte magnético com sucesso deixou de ser apresentada duas mensagens de sucesso, passando a apresentar apenas uma.

Rec. Humanos \ Mapas \ Mapas Oficiais \ Declaração Modelo 30 (Não Residentes)
Ao submeter, on-line, no portal das finanças, a declaração modelo 30 sem qualquer código de justo impedimento selecionado, passou a ser aceite.

Rec. Humanos \ Processamento – Erro no cálculo de salário hora.
Este erro foi devido ao fato de estar a ser considerado para o cálculo do salário hora, o valor das diuturnidades configuradas para afetá-lo, mesmo tendo nos abonos fixos e nos abonos lançados, diuturnidades selecionadas para afetar somente os sub. Férias ou Sub. Natal.

Portanto o cálculo do salário hora passou a considerar o valor do vencimento, da diuturnidade da ficha do Funcionário e dos abonos (fixos e/ou não fixos) que estiverem com a opção Nr. Selecionada.

Rec. Humanos \ Processamento – Processamento de Estorno de abono
Corrigido os erros que ocorriam quando um Funcionário possuía um valor negativo de abono (não tendo outro abono no recibo), pois não era calculado o valor de desconto negativo para a Segurança Social e também quando o valor total a receber era negativo e a taxa de IRS fixa, passou a calcular o valor do IRS.
Rec. Humanos \ Processamento – Subsídio de Natal na cessação de contrato não faz a retenção para a CGA
Caso o Abono “Proporcional ao Subsídio de Natal” seja lançado pela cessação de contrato passou a efetuar o desconto para a CGA.

Rec. Humanos \ Recibos de Vencimento – Envio por e-mail (para funcionários)
No caso de algum dos emails dos funcionários não ser válido passou a prosseguir com o envio dos restantes recibos.

Rec. Humanos \ Salários \ Recibos de Vencimento – nova operação suportada via API: Geração de recibos para “PDF
Para o módulo de recursos humanos passou a ser possível executar, via API, uma nova operação de geração de recibos para ficheiros de tipo “PDF”, podendo ser gerados ficheiros individuais com os recibos por funcionário ou um único ficheiro com todos os recibos, de acordo com o filtro estabelecido.

Rec. Humanos \ Salários \ Simulação – Simulação Anual
Passou a ser possível efetuar emitir uma estimativa de Remunerações, Descontos e Encargos para o ano.

Para isso foi adicionado uma nova opção na ribbon “Simulação Anual”.
Sendo emitido um pdf com a listagem “Simulação Anual”, semelhante ao mapa de Remunerações/Descontos/Encargos com o valor mensal e o valor Anual (Valor Mensal * 12).

Rec. Humanos \ SST e Formação: Migração de janela SilverLight para Html.
Foram migradas de Silverlight para HTML as seguintes tabelas, com o objetivo de torná-las mais ágeis e menos suscetíveis a falhas:
– Ações SST
– Acidentes de trabalho
– Fatores de risco
– Ações funcionários
– Entidades prestadoras de serviços
– Resultados de ações
– Tipos de ações
– Cursos a frequentar
– Ações de Formação
– Profiss. Saúde e segurança
– Cursos de funcionários
– Cursos de formação
– Entidades formadoras
– Competências de Cursos

Rec. Humanos\ Utilitários \ Descarga para contabilidade – movimentos duplicados na contabilidade
Devido à ocorrência de movimentos duplicados na contabilidade, foi implementado um “semáforo”, no sentido de impedir os utilizadores de efetuarem processamentos em simultâneo sobre as mesmas opções, a saber: Processamentos e Pagamentos.

Recursos Humanos \ Processamento – Abonos com limites para desconto diferente de “Todos”
Quando existem abonos com limite específico para um determinado desconto, esse limite estava a ser ignorado ao fazer o processamento. Neste caso, estava a aplicar o limite da linha “Todos” em vez de respeitar o do próprio desconto.

A situação não ocorria se o limite fosse aplicado a todos os descontos.

Recursos Humanos \ Processamento – Subsídio de Natal por duodécimos 50% (Restante)
O processamento do valor restante (50%) do Subsídio de Natal, nem sempre ficava bem calculado. Estava a considerar menos um mês do valor esperado.
A situação ocorria caso na falta de início/fim de contrato, parametrizada na ficha da empresa, estivesse definido o cálculo com base nos dias do mês (não ocorria se estivesse definido o cálculo com base em 30 dias).

Recursos Humanos \ Utilitários \ Webservices \ Segurança Social – Carregamento de registos para a grelha.
Criada a possibilidade de carregar vários registos para a grelha do tipo de Comunicação Alterar contrato, através do novo botão na ribbon chamado Carregar Funcionários.
Ao selecionar este botão é aberta uma janela, onde há uma operação que permite definir quais os funcionários serão considerados, através do preenchimento dos parâmetros existentes nela, sendo eles:
1 – Datas:
– Data de admissão: De e Até
– Data de início de contrato: De e Até
2 – Funcionários: De e Até
3 – Estabelecimentos: De e Até
4 – Departamentos: De e Até
5 – Seg. Social: De e Até
Após o preenchimento dos campos necessários desta janela (eles poderão ser preenchidos conforme a necessidade – ser em um único separador ou em mais de um separador) e selecionar o botão confirmar é carregada a lista de funcionários na grelha já com a opção Selecionar/Desselecionar todos marcada.
Também é possível nesta janela limpar os filtros informados e definir novos filtros, através do botão Limpar filtros.
Assim, tornou-se possível gravar e comunicar múltiplos funcionários, a partir de filtro(s) utilizado(s).

Recursos Humanos \Processamento – Processamento/reprocessamento
Foi corrigido ocorria o erro “Out Of Memory” ao processar/reprocessar em cenários com muitos funcionários e muitos recibos.

Recursos Humanos\ Mapas Oficiais (Angola)\ Mapa Mensal de Remunerações – IRT – ajustes nos cálculos
O cálculo dos valores para algumas das colunas do mapa foi ajustado, tendo sido efetuadas as seguintes alterações:
– A coluna “Base tributável de IRT” passou a incluir sempre os abonos sujeitos a IRT, mesmo quando o valor apurado de IRT seja zero.
– Para as colunas do quadro de “Subsídios Não Sujeitos a IRT” passou a ser contabilizada apenas a parte não sujeita a IRT, e a parte sujeita para a coluna “Excesso Subsídios Não Sujeitos”.
– Se for calculado valor para a coluna de excesso de subsídios, a coluna “Cálculo Manual de Excesso de Subsídios?” ficará preenchida com “S”, caso contrário preencherá com “N”.
– A coluna “Cálculo Manual da Base Trib. Seg. Social?” passou a ser preenchida com “N”, se a percentagem de desconto do funcionário para a segurança social for igual a 3% e com “S”, caso seja diferente de 3%.

Tabelas \ Entidades \ Funcionários – Regimes – Linha vazia
– Corrigido o erro que ocorria na ficha do funcionário, separador “Regimes”, ao tentar inserir um novo regime e clicar na linha seguinte, era emitida a mensagem “Unable to update the row: A coluna ‘strCodFiscalPeriod, intCodEmployee, intCodRegime, intNumLine’ está restringida para ser exclusiva. O valor ‘2021,1,-1,-1’ já está presente.”

– Também passou a validar que o Regime e a Data têm de ser preenchidos, sempre ao inserir uma linha e tentar gravar.

Tabelas \ Rec. Humanos \ Abonos/Descontos/Faltas – Tipo de Abono/Desconto/Falta
Deixou de permitir alterar o Tipo de Abono/Descontos/Falta, caso o registo já se encontre processado ou lançado nos Abonos/Descontos Faltas – sendo a validação efetuada ao gravar o registo.

Tabelas\ Recursos Humanos\ Taxas de Retenção de IRS – Vigentes em 2022 a partir de 1 de Julho (Portugal | Madeira)
O Despacho n.º 277/2022, publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, Série II de 28 de julho, veio alterar as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidos na Região Autónoma da Madeira.

Segundo o mesmo diploma, as novas taxas deverão ser a aplicadas aos rendimentos pagos ou colocados à disposição do adquirente a partir de 1 de julho de 2022.

Tabelas alteradas:

. Trabalho dependente – Tabelas n.ºs I (não casados) e III (casado, dois titulares)
. Pensões – Tabela VII

 

Apoio Pós-Venda
APV \ Reparações \ Assistências
Ao gerar uma OR por duplicação, o movimento de stock da OR duplicada passou a ser gerado.

Compras \ Geração Equipamentos APV \ Assistente de geração de equipamentos
No assistente de geração de equipamentos ao selecionar o modelo, no terceiro passo, deixou de ocorrer um erro.

Documentos/Reports de APV – Novo “layout” dos documentos fornecidos de base
Os reports usados na emissão dos documentos de orçamentos e ordens de reparação de APV foram reformulados, no sentido de apresentarem um “layout” semelhante aos documentos da Comercial.
Além disso, passou a ser possível apresentar nesses reports o IBAN/SWIFT e o logotipo da empresa, configurável na edição do tipo de documento de APV. Para tal, no separador “Emissão, foram disponibilizadas duas novas opções: “Apresentar IBAN e SWIFT” e “Apresentar Logotipo da empresa”.

APV Field Services
APP APV Field Services
Ao assinalar as atividades da lista de intervenção colocando-as como solicitadas nas Marcações, no backoffice, depois de as sincronizar na app, na lista das atividades as mesmas apareciam duplicadas.

O processo foi corrigido e, após a sincronização na app, as atividades da lista de intervenção marcadas como solicitadas, deixaram de ser apresentadas em duplicado.

Rent-a-Car
ADMP \ Licença GCE One com módulo RAC e CRM
Passou a apresentar a opção de menu Rec. Humanos \ Utilitários \ Marcação de Feriados, apenas aquando da existência do módulo GRH licenciado.
Passou a apresentar uma nova opção na ribbon da janela de Planning (de Rent-a-car): “Marcação de Feriados”.

Autogest \ Rent-a-Car \ Processos Rent-a-Car
Na marcação dos pontos de danos no croqui no processo rent-a-car, os pontos passaram a ficar marcados no local onde foi marcado com o rato.

Processos Rent-a-Car – Customização – Eventos – Nova Ação “Alteração da Duração do Aluguer”
O ERP passa a disponibilizar uma nova Ação nos eventos de customização de Processos RAC, com trigger pela “Alteração da Duração do Aluguer”, associada à alteração do tempo de aluguer (Nº de Dias / Nº de Horas).

Esta Ação apenas fica disponível para esta entidade pois não existe equivalência em outros movimentos/tabelas.

Grupo: Autogest
Entidade: Processos (Rent-A-Car)
Ação: Alteração da Duração do Aluguer

Rent-a-Car\ Documentos/Reports – Novo “layout” dos documentos de contratos e danos
Os reports usados na emissão dos documentos de contratos e controlo de danos foram reformulados, no sentido de apresentarem um “layout” semelhante aos documentos da Comercial.
Além disso, passou a ser possível apresentar nesses reports o logotipo da empresa, configurável na edição do tipo de processo RAC. Para tal, no separador “Emissão” foi disponibilizada uma nova opção: “Apresentar Logotipo”.

Rent-a-Car\ Processos RAC – otimização dos tempos de execução do carregamento/gravação de processos
Nas tarefas de carregamento e de gravação de processos foi efetuada uma otimização para reduzir os tempos de execução dessas tarefas.

Rent-a-car\ Processos RAC\ Processo com aluguer em horas – cálculo do número de horas
Nos processos de aluguer em horas, ao alterar a data e/ou hora de início ou de fim do aluguer, o número de horas do aluguer não estava a ser calculado permanecendo a zero.

Rent-a-Car\ Tabelas\ Condutores – criação/alteração de condutores com indicação do NIF
Em empresas com um grande número de condutores, ao criar um novo condutor ou ao alterar um já existente, que tivesse o NIF preenchido, devido ao processo de validação dos NIF repetidos, a aplicação por vezes gerava erros ou demorava bastante tempo para conseguir gravar os registos.
O processo de verificação dos NIF repetidos em diferentes condutores foi agora agilizado, assim como a mensagem de validação de repetição do NIF passou a apresentar o número da carta do condutor com o número de contribuinte repetido.
Adicionalmente, na tabela de clientes também foi inserida uma nova validação após a inserção de um novo número de carta de condução, dando aviso caso o NIF do cliente corresponda a um NIF associado a um condutor já existente.

Oficinas
App TasksControl
Na janela de Configuração do Recolha de Tarefas passou a suportar a definição de eventos em javascript.

Autogest \ Oficinas \ Ordens reparação – separador totais
No separador “Totais” passaram a ser apresentados para os serviços internos e externos assim como para os materiais os valores líquidos.

Autogest\ Oficinas\ Orçamentos/Ordens de Reparação – cálculo das retenções de IRS/IRC
Nos orçamentos e ordens de reparação de Oficinas, de clientes que efetuam retenções e que tinham lançados artigos/serviços configurados como estando sujeitos a retenção de IRS/IRC, não estavam a ser calculados os respetivos valores das retenções.

Base \ Consultas \ AO – Marcações por Viatura
Alterada a ordem dos parâmetros da consulta: “Data De” e “Data Até”.

Documentos/Reports de Oficinas – Novo “layout” dos documentos fornecidos de base
Os reports usados na emissão dos documentos de orçamentos e ordens de reparação de Oficinas foram reformulados, no sentido de apresentarem um “layout” semelhante aos documentos da Comercial.
Além disso, passou a ser possível apresentar nesses reports o IBAN/SWIFT e o logotipo da empresa, configurável na edição do tipo de documento de Oficinas. Para tal, no separador “Emissão, foram disponibilizadas duas novas opções: “Apresentar IBAN e SWIFT” e “Apresentar Logotipo da empresa”.

Evento para Alteração de artigo e Alteração de Armazem não funciona para as Ordens de Reparação.
Os eventos de customização não eram despoletados nas ordens de reparação.
Oficinas – Introdução de marcações oficina
Ao tentar registar uma marcação de oficinas para uma data posterior à data de validade da licença (licença em subscrição) a aplicação não permitia efetuar a gravação, apresentando uma mensagem impeditiva alertando que “Não pode fazer movimentos com data posterior á data de validade da sua licença.”

Este comportamento foi retificado, voltando a ser possível registar marcações para datas posteriores à data de validade da licença.

Oficinas – Quando a ordem de reparação é emitida via API o nome da entidade fica vazio.
Corrigido o erro que ocorria ao emitir uma ordem de reparação via API e o campo com o nome da entidade ficava vazio, quando na ficha da empresa estava sem a opção “Preencher o endereço do adquirente com a informação da direção alternativa selecionada” marcada.

Oficinas – Task Control (Recolha tarefas)
Passou a apresentar o número da OR ao inserir o código do técnico, quando configurado para não permitir “Multi tarefas” ao técnico.

Também deixou de permitir iniciar uma nova tarefa sem terminar ou pausar a anterior, ao introduzir o código do técnico e selecionar uma OR diferente da em curso

Oficinas \ Emissão do documento de venda – Informação do documento impresso
Corrigido nos layouts de impressão “VNDDocumento_oficinas.rpt” e “VNDDocumento_oficinas.rdl”, a seguinte informação:
– O campo Chassis que apresentava a palavra “chassi” em vez do próprio número
– O campo KMS deixou de estar formatado com casas decimais
– No número do documento é suprimido o prefixo do tipo do documento caso o mesmo já conste do próprio número. Exemplo, em vez de “OR OR 123SEC122/1”, passa a constar “OR 123SEC122/1,”

Oficinas \ Ordens de Reparação \ Entrega/Faturação – Erro ao gerar o documento de venda
Quando na ordem de reparação existem serviços com componentes do tipo mercadoria (são lançados artigos no separador “Materiais”), ao emitir o documento de venda ocorria o seguinte erro:
“ERRO:
MÓDULO: ItemsPrices
FUNÇÃO:GetItemsPriceSale
———————-
99999 – A chave indicada não estava presente no dicionário.
CALLSTACK:
Eticadata.Movs.Composicao – AlteraArtigo
ItemsPrices – GetItemsPriceSale”

Oficinas\ Orçamentos/Ordens de Reparação – impressão de documento para pagador / validação de datas
Ao emitir um documento para pagador cuja data do orçamento/ordem de reparação fosse inferior aos documentos para pagador já gerados anteriormente, dava uma mensagem impeditiva indicando que a data teria de ser superior ao do último documento emitido.

Orçamentos/ORs de Oficinas/APV – Emissão de documento para pagador sem ter documento configurado
Não estando definido o documento para pagador no tipo de documento do orçamento/OR, ao emitir para cliente apresentava o erro impeditivo: “99999 – A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto”.
Neste cenário passou a apresentar mensagem a informar que deve ser configurado o tipo de documento para poder emitir o orçamento/OR para documento para pagador.

Recolha de Tarefas (Tasks Control) – Abertura de Nova Reparação
Passa a ser possível criar novas Ordens de Reparação a partir do Recolha de Tarefas.

Para dar suporte a esta nova funcionalidade, o RT passa igualmente a disponibilizar a criação de Viaturas (Marcas e Versões) e de Clientes, sujeitas às permissões existentes para o efeito.

Recolha de Tarefas (Tasks Control) – Consulta da informação da OR – Separador para Serviços da OR
O Recolha de tarefas passa a disponibilizar um novo separador “Serviços” para consulta dos serviços já lançados na OR (Serviços Internos).

Para aceder a este separador, o utilizador terá de ter ativa a nova permissão para “Ver serviços” (Permissões \ Task Manager \ Reparações – ORs \ Ver serviços), herdando esta o valor da permissão “Reparações – ORs” para utilizadores existentes.

O campo “Observações” apresentado na grelha de Serviços, pode ser editado desde que o utilizador tenha permissão para alterar tarefas.
Se o utilizador tiver permissão a alterar tarefas de outros (..\ Tarefas \ Alterar \ De outros), poderá editar as observações em qualquer momento, mesmo que a tarefa não tenha sido iniciada.
Se o utilizador tiver permissão a alterar apenas as suas tarefas (..\ Tarefas \ Alterar), só poderá editar as observações se o último utilizador a editar a tarefa associada a essa linha de serviço tiver sido o próprio, ou seja, tendo apenas esta permissão, o utilizador só vai poder editar/alterar esse campo depois de ter iniciado essa tarefa no TasksControl.
Recolha de Tarefas (Tasks Control)\ Janelas do site – apresentação de barra de deslocamento/ textos sobrepostos
Quando o nome da empresa era extenso e não cabia no rodapé da página web, passava indevidamente a apresentar a uma barra de deslocamento vertical, fazendo um ajuste da restante informação, originando que em algumas janelas do site surgissem textos sobrepostos.

Recolha de Tarefas (Tasks Control)\ Mudança de utilizador – mensagem de secção inválida
Estando a trabalhar com um determinado utilizador sem restrições, se fosse terminada a sessão, ao iniciar de seguida uma nova sessão, por vezes apresentava mensagem impeditiva de secção inválida.

Stands
Stands \ Processos – Documento Único Automóvel
Foi disponibilizado o novo modelo “Documento Único automóvel ” nos Anexos do arquivo digital.

Stands\ Processos de Stands – viaturas em 2ªmão sem documento de compra / cálculo errado do IVA da venda
Num processo de viatura em regime de 2ª mão, caso não fosse gerado o documento de compra, apesar de apresentar o cálculo correto do IVA sobre a margem no processo, o documento de venda estava a ser emitido como se tratasse de IVA no regime geral, dado que o valor do custo estava a ser considerado a zero, gerando assim valores de incidência e de imposto incorretos.

CRM
ADM/PLT | Integração do CRM com o Outlook – Integrar através do Exchange – Autenticação OAuth
O ERP passa a suportar autenticação OAuth 2.0 (exchange online) na integração do CRM com o Outlook através do Exchange.

Em fevereiro de 2021 a Microsoft anunciou que estava em marcha um plano de desativar a autenticação básica no Exchange Online, o que iria afetar todos os serviços que usassem os serviços Exchange Web Services (EWS), Exchange ActiveSync (EAS), POP, IMAP, Remote PowerShell, MAPI, RPC, SMTP AUTH and OAB a utilizadores que não estivessem a usar esses serviços.
No entanto foi decidido mais tarde que iriam a partir do segundo e terceiro trimestre de 2022 selecionar contas de Office 365 e desativar a Autenticação Básica.
Além disso foi decidido pela Microsoft que a partir de 1 de Outubro de 2022 iria desativar totalmente a Autenticação Básica dos seus serviços de Exchange Online.

Para acompanhar estas alterações e manter o serviço, o ERP passa a suportar autenticação OAuth na integração do CRM com o Outlook através do Exchange, devendo a mesma ser configurada na ficha da empresa no separador CRM/Notificações \ Sincronização após registo no Azure:
– depois de selecionar o tipo de autenticação OAuth, devem ser configuradas pelo administrador do sistema os campos “Aplicação ID”, “Directório ID” e “Segredo” com as informações do registo efetuado no Azure, assim como os endereços de email de autenticação;
– o Url do WebService Exchange ficará bloqueado com o endereço por defeito do Exchange Online;
– nas preferências do utilizador, quando selecionada a opção de Integração CRM por Configuração Empresa, com este tipo de Autenticação, será apresentado apenas o endereço de email, bloqueado, pois este tem de ser definido pelo administrador.
CRM – Bloqueio de Atividades quando concluídas
A configuração de Tipos de Atividade, passa a disponibilizar uma nova opção “Bloquear Concluído” (separador ‘Configurações’), que quando selecionada irá impedir que Atividades desse tipo no estado “Concluída” sejam alteradas.
Quando determinada atividade estiver com o estado de “Concluída” (gravado), o operador não poderá alterar a informação dessa atividade tanto pela edição da atividade como pelo arrasto do respetivo bloco de tempo na Agenda, impedindo assim a alteração acidental de uma tarefa ou adulteração do seu conteúdo.
Para editar uma atividade “Concluída” o operador terá primeiro que trocar o estado da atividade e só depois é que terá acesso a alterar a restante informação.

Foram também definidas cores distintas para os 3 estados genéricos das atividades (Ativo / Suspenso / Concluído) para preenchimento dos blocos de tempo que são apresentados na agenda (barra lateral das atividades apresentadas na agenda), permitindo a rápida compreensão do estado das atividades de forma visual pela Agenda, sem ter que as abrir.

Pré-visualização de documentos / Relatórios \ Envio por email – Seleção de email a partir das entidades “Contactos”
Na janela de envio de email, invocada a partir de um documento/relatório pré-visualizado, não estava a ser possível selecionar emails de contactos, nem estabelecer filtro por tipos de contacto, tendo a situação sido corrigida em conformidade, nas forms de envio de email “vb .net” e “html”.

Vendas \ Clientes Potenciais \ Oportunidade – Novo Orçamento
Caso na ficha de “Potenciais Clientes/Oportunidades” o valor inserido no campo “Telefone Empresa” tivesse mais de 40 caracteres, ao criar um “Novo Orçamento” a partir da Oportunidade, ao gravar o orçamento ocorria um erro “99999 – String or binary data would be truncated”.

SUITE – Gestão Hoteleira
AO | SUITE – Erro ao efetuar checkout
Tendo uma tarifa Suite configurada sem impostos incluídos, e o documento de conta a usar com impostos incluídos, após migração para a v22, ao tentar fazer checkout a reservas existentes ou ao lançar encargos para as contas, ocorria um erro impeditivo de realizar a operação.
Exemplo: “Linha Reserva nº 1: A referência de objecto não foi definida como uma instancia de um objecto.”
Suite – Alojamentos – Inatividade (Quartos em manutenção)
Ao definir um período de inatividade para um alojamento, a afetar booking, caso esse período de inatividade (ou qualquer outro a afetar booking) tivesse sobreposição com alguma reserva cancelada, era apresentada a mensagem de existência de reservas ativas para o período, impedindo a gravação do registo.
SUITE – Contas POS com encargos a transferir no débito ao quarto
A aplicação passa a suportar a transferência de encargos para várias entidades, no pagamento por débito ao quarto a partir do POS.

Até agora, se numa linha de reserva estivesse configurada a transferência de alguns Encargos (p.e. transferir Grupo ‘Restauração’ mas não o Grupo ‘Bar’), ao pagar uma conta POS por débito ao quarto, se na conta existissem encargos a transferir e encargos a não transferir (p.e. refeição [Restauração] + bebidas [Bar]), ao debitar a conta ao quarto ocorria um erro, pois a aplicação não conseguia debitar encargos a duas contas diferentes.
Para contornar esta limitação, o utilizador era obrigado a fazer o pagamento parcial, dos encargos a transferir, e dos encargos a não transferir, tendo de saber quais eram uns e os outros.

Com a implementação desta melhoria, uma conta POS com encargos a debitar ao quarto e encargos a transferir, passa a poder ser debitada ao quarto num pagamento único, e a aplicação encarrega-se de aplicar as regras e transferências que estiverem configuradas para a reserva, de forma transparente.

Caso no momento do débito ao quarto haja encargos sujeitos a transferência para outro alojamento, se o alojamento destino da transferência já tiver feito checkout, então esses encargos com regra de transferência irão ser debitados na conta do alojamento atual, garantindo que os mesmos não irão ficar por faturar.

Suite – Emissão de fatura de venda: não trás o Número de Autorização Alojamento.
Corrigido o erro que ocorria na emissão do documento de venda, que não estava a trazer o Número de Autorização Alojamento apontado nos parâmetros do Suite (tabela Estabelecimento), quando estava atribuído o ficheiro VndDocumentoSuite.rdl ao Tipo de documento de venda.

SUITE – Faturação de Reserva por CheckOut com referencia da reserva errada
Ao faturar uma reserva pela janela de lançamento de encargos, no documento de faturação estava a ser referenciada uma reserva que não correspondia à reserva faturada (a primeira reserva encontrada na bd), apresentando o documento uma reserva e período diferentes da reserva efetivamente faturada.

Suite – Gestão de Alojamentos Agregados
O Suite passa a disponibilizar novas configurações para permitir a Gestão de Reservas para Alojamentos Agregados, permitindo, por exemplo, a gestão de reservas à cama (Hostel | Beliches) ou a gestão de alojamentos em pack, sem desvirtuar a informação injetada no Mapa INE.

Para mais informações consultar SUITE – Gestão de Alojamentos Agregados.

Suite – Mapa INE 2022
Em empresas com grande volume de dados, ao tentar emitir o modelo oficial do Mapa INE, a aplicação ficava indefinidamente a carregar o modelo, não sendo possível emitir o mesmo.

Suite – Planning – Remover Reservas
Acedendo a uma reserva a partir do planning, se essa reserva fosse depois removida, ao clicar novamente no separador Planning a aplicação bloqueava.

Suite – Reservas – Preço tarifa não respeita as exceções às diárias
Tendo definido na Tarifa mais que uma exceção às Diárias, ao registar uma reserva, caso esta caísse nos critérios de uma exceção que não a primeira, o ERP estava sempre a aplicar a primeira exceção da tarifa/ano.

SUITE – Sincronização com o Booking – Remover Reservas
Caso fosse removida uma Reserva ou linha de Reserva pelo ERP, não estava a ser feita a atualização de disponibilidades para o Channel Manager.

Suite – Tarifas – Exceção Diárias
Tendo sido definida numa Tarifa uma ou mais exceções às diárias, ao lançar uma reserva nas condições em que deveria ser considerada a exceção, a exceção não estava a ser aplicada, continuando a ser aplicado à reserva o preço base da diária na tarifa.

Suite – Terceiros – Entidades – Regras de Faturação
Ao criar um nova Entidade, a aplicação não estava a selecionar, por defeito, as diárias nas regras de faturação, para a serem cobradas à entidade, tal como fazia na V19.

SUITE \ Ficha da Entidade – Vendas passadas e vendas futuras
No Suite, ao aceder á ficha da entidade e selecionar no separador “Vendas”, não estavam a ser apresentadas as vendas passadas e as vendas futuras.

Nota: No caso das entidades do tipo Hóspede, as reservas só são apresentadas nas vendas futuras se as reservas já tiverem alojamento atribuído, caso contrário a aplicação não tem como inferir que linhas de reserva estão associadas a que hóspedes.

Suite | Basic Line v22 – Erro “99999 – A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto.” ao faturar reserva.
Tendo uma licença apenas com o módulo Suite da linha Basic v22, ao faturar uma conta de uma reserva ocorria um erro na conversão da conta em fatura ou fatura-recibo.

ex.: “Entidade EEE, Quarto NNN: Eticadata.Movs.Converoes – ConversaoVendas.Movs.Conversoes – ConverteDocsVenda Eticadata.Movs.ConversoesBD – GetVendas_Linhas 99999 – A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto.”

SUITE | Reserva – Cancelamento de quartos
Corrigido o erro qua estava a ocorrer ao tentar cancelar quartos nas reservas, especialmente em reservas com muitas linhas, o que fazia com que crescesse exponencialmente o número de parâmetros usados nas queries.

SUITE | Reserva com extras repetidos
Quando numa reserva fossem lançadas duas linhas de extra para o mesmo encargo ou diária, em que a data fim de uma linha e a data início da outra linha coincidissem, ao tentar gravar a reserva, era apresentado erro de colisão de datas para os extras, impedindo a gravação.

Suite | Reservas – Faturação de Grupo
Tendo uma reserva com dois titulares, ao selecionar a opção Grupo, passa a ser emitida a mensagem “Reserva de Grupo: Mais do que um hóspede titular”. Desta forma, quando houver uma transferência, esta é de devidamente direcionada para o hóspede destino e não havendo nenhum valor para o hóspede que não é titular, somente uma conta é gerada.

 

SUITE | Reservas – Vista Emparelhamento / Atribuição de Alojamentos
Numa Reserva, ao atribuir os Hóspedes aos quartos através da Vista de Emparelhamento por drag & drop, apesar de aparentemente a operação estar a ser corretamente executada e guardada ao gravar, ao consultar novamente a Reserva verificava-se que a atribuição dos alojamentos efetuada anteriormente não tinha sido guardada.

GOP – Gestão Obras e Projetos
Consulta \ GOP \Executado por autos de medição
Criada uma nova consulta “Projeto – Valor executado por auto/registo (GOP)”.

As características desta consulta são:

1 – Filtro (Parâmetros) por projeto e Tipo de registo (autos cliente, produção ou registo de obra)
2 – A grelha possui as colunas: Item, Descrição, Valor contratado, Valor executado, Valor a mais, Valor a menos, Registo/auto, Valor executado auto.
3 – Possibilidade de agrupar por quaisquer uma das colunas.
4 – As linhas da grelha são todas as linhas do articulado do projeto.
5 – Pode-se exportar para Excel, PDF ou CSV e imprimir.

GOP / Projetos: Revisão de preços.
Corrigidos os erros na Revisão de preço, que estavam a ocorrer nas seguintes situações:

1 – Na distribuição dos valores pelas datas estava a ser mal calculada, quando o valor do auto do período ultrapassa o valor da prestação para o mesmo período, o que levava a uma revisão de preços errada.

2 – Ao gravar a revisão de preços devido ao index único.

3 – No carregamento de projetos com muitas linhas, pois gerava um erro de Timeout.

GOP | Projetos \ Operações \ Pedidos de Cotação \ Gerar Pedido de Cotação – Exportar
Corrigido o erro que ocorria em Cotações, que não estava a exportar o registo. Agora, ao clicar no botão Exportar é aberta a janela para guardar o ficheiro Excel referente ao registo de cotação a ser exportado.

Perfis de importação e Importação de Tarefas no Orçamento – Integração com CCS Candy.
Foram realizadas melhorias com o objetivo de possibilitar na importação de Tarefas já existente no Orçamento, importar também as suas respetivas folhas de rendimento. Sendo elas:

1 – Criação de novos campos em Perfis de Importação e Importação de tarefa no Orçamento:
– Código: código do artigo já existente no ERP.
– Descrição: descrição do artigo.
– Quantidade: quantidade do artigo.
– Custo: custo do artigo.

2 – Alteração de nomes de campos já existentes em Importação de tarefas:
– Custo passou a ser Custo unitário.
– Venda passou a ser Venda unitário.

4 – Agrupamentos de campos em Importação de tarefas:
– Agrupamento Tarefas: traz os campos das Tarefas com o apontamento das colunas ficheiro excel, a que se refere cada um. Sendo eles: Item, Descrição, Quantidade, Unidade, Custo Unitário e Venda Unitário.
– Agrupamento Recursos: traz os campos dos Recursos (artigos) com o apontamento das colunas ficheiro excel, a que se refere cada um. Sendo eles: Código, descrição, Quantidade e Custo.

5 – Ao aceitar as quantidades serão também atualizadas as quantidades dos recursos.

Sendo assim, o ficheiro excel utilizado para a importação de Tarefas poderá considerar as informações dos recursos da folha de rendimento das tarefas.

Entretanto, isto não é uma obrigatoriedade. Caso, não seja pretendido a importação de tarefas com a folha de rendimento, basta manter o perfil de importação já existente, ou caso for criar um novo, preencher somente os campos das tarefas (Item, Descrição, Quantidade, Unidade, Custo Unitário e Venda unitário) neste novo perfil de importação.

eMobile
eMobile – Alteração de Consulta/Teclado de Artigos – Sincronização no Login
Sempre que fosse efetuada a troca de teclado ou consulta de artigos na ficha do vendedor associado a um utilizador, só após efetuar uma sincronização total dos artigos é que havia a garantia de que a lista de artigos disponibilizada no eMobile correspondia à lista resultante da nova consulta ou teclado.

A partir desta implementação, a app passa a detetar no login a alteração (troca) de consulta ou teclado de artigos associado ao vendedor, fazendo as sincronizações necessárias para que os artigos disponibilizados correspondam ao esperado.

[notas]
– Para garantir que a lista de artigos disponibilizados no eMobile após trocas de teclado ou de consulta é a correta, deve ser feito logout/login na app.
– Alterações à query da consulta ou ao teclado atual continuarão a não ser detetadas no login;
– Para garantir que a lista de artigos devolvida após alterações à query da consulta seja a correta, deve ser feita a sincronizaçao total de artigos;
– As alterações ao teclado (ordenação, adicionar e/ou remover artigos) são detetadas (já eram) pela sincronização incremental.

eMobile – Alterar descrição do Artigo em Vendas e Encomendas
Na implementação da app eMobile v22 (v22.135) tinha-se perdido a possibilidade existente na v19 de poder alterar a descrição do artigo.

Foi reposto o comportamento tal como existia na v19.

eMobile – Armazém por defeito do Vendedor
O eMobile não estava a respeitar o ‘Armazém por defeito’ definido nas preferências do Vendedor associado ao utilizador atual, lançando os artigos a consumir do armazém definido no documento.

Além disso, no pop-up dos lotes na view de lançamento (para artigos que gerem lotes), estava sempre a ser apresentado o stock global de cada lote, independentemente de o utilizador ter ou não associado um armazém por defeito. Este processo foi revisto, passando a ter o seguinte comportamento:
– Caso o utilizador corrente tenha definido um ‘Armazém por defeito’ no Vendedor que lhe está associado, o pop-up dos lotes passa a apresentar o stock do armazém por defeito do vendedor associado ao utilizador atual;
– Caso o utilizador corrente não tenha Vendedor associado ou não tenha um ‘Armazém por defeito’ no Vendedor, apresenta o stock total existente para o lote nos vários armazéns, tal como já fazia até agora.

eMobile – Consulta de artigos em trânsito no módulo de Vendas
O eMobile passa a disponibilizar, a partir da vista de introdução de Vendas, uma nova funcionalidade para listar o stock em trânsito num determinado momento, permitindo assim, p.e., listar os artigos em trânsito (armazém carrinha) para conferência da polícia.

Ao clicar no novo botão “Stock em trânsito” adicionado ao menu de Vendas da app, irá ser obtido o stock remanescente no Armazém por defeito do Vendedor associado ao utilizador eMobile ativo, e descarregada ou enviada para a respetiva impressora a listagem dos artigos com stock, existentes nesse armazém.

Para dar suporte a esta funcionalidade e poder ser impressa ou descarregada para o dispositivo a consulta de stock em trânsito, passa a ser distribuído um novo report “ConStockTransito.CFDoc” que irá ser usado por defeito, podendo no entanto ser utilizado um outro report personalizado (.cfdoc), devendo o mesmo ser configurado no separador eMobile da ficha do Vendedor associado ao utilizador eMobile.

Para o correto funcionamento desta funcionalidade, deve estar configurado um documento para esvaziamento de armazém, na ficha do Vendedor associado ao utilizador eMobile.

eMobile – Consulta: Recebimentos por Meio de Pagamento
Passa a ser disponibilizada uma nova consulta, “Recebimentos por Meio de Pagamento”, disponível no grupo de consultas da Comercial, que permite listar o total de recebimentos, por meio de pagamento, para o utilizador corrente, sejam estes originados por vendas ou liquidações.
Com esta consulta, o utilizador do eMoble poderá, no final do dia, validar o dinheiro que recebeu nas vendas e nas liquidações que efetuou, e que agora terá de entregar na empresa.

A consulta tem como parâmetros as datas de início e de fim do período, por defeito com a data atual, e uma opção para detalhar os documentos devolvidos pela consulta.
Ao lançar a consulta, vão ser listados os totais por meio de pagamento, dos documentos de vendas e liquidações registados para o período, que afetam volume de vendas e que foram pagos a pronto (que não vão a conta corrente).

Caso seja ativada a opção ‘Detalhar Documentos’, em vez dos totais por meio de pagamento, são listados os documentos de vendas e liquidações registados no período.

eMobile – Devolução de Artigos com Números de Série
Na app eMobile v22 (v22.135) não estava a ser possível indicar os números de série em documentos de devolução.

Quando o tipo de documento é de devolução (tipo de documento movimenta stock como entrada), nos detalhes das linhas de movimento, os nºs de série não devem ser selecionados da lista de existências (conforme acontece nos movimentos de saída), mas sim ser inseridos diretamente nos campos respetivos, com o máximo de 30 caracteres.

eMobile – Edição de quantidades no lançamento de artigos
Na app eMobile v19, no lançamento de artigos para os documentos de venda/encomenda, ao clicar na quantidade o popup surgia com o valor anterior selecionado e ao digitar um novo valor, o anterior era substituído.
Na app v20, ao clicar na quantidade, o valor anterior não estava a ser selecionado e, por isso, ao digitar um novo valor, os dígitos estavam a ser ‘encadeados’ no valor anterior, propiciando a introdução de valores indesejados. Para obter o mesmo comportamento existente anteriormente, o utilizador tinha de prmeiro apagar o valor anterior e só depois digitar o novo valor pretendido.

Foi reposto o comportamento anteriormente existente, passando o valor anterior a surgir selecionado ao lançar o popup de alteração da quantidade.

eMobile – Eventos de customização que alteram a quantidade da linha
Caso fosse codificado um evento de customização, nas linhas de encomendas ou vendas, para alterar a quantidade da linha para valor diferente do enviado pela App ao ERP, a app ignorava os valores devolvidos pelo cálculo das condições de venda (preços e descontos), deixando a linha do documento na App mal formada.

NOTA:
– No eMobile os eventos apenas são processados ao clicar no botão de recálculo das condições na vista das linhas do documento, ou ao aceder ao resumo da encomenda/venda;

eMobile – Integração de documentos com configuração contrária de apresentação de preços com iva
O eMobile passa a suportar a integração (satisfação / conversão / duplicação) de documentos com configuração contrária de apresentação de preços com iva, à semelhança do que já fazia o backoffice pelas operações de Gerar / Integrar Documento.

Tal como acontece no backoffice:
– na Satisfação e Conversão é respeitada a configuração do documento de destino, sendo recalculados os valores unitários para manter o total do documento inalterado;
– na Duplicação é respeitada a configuração do documento origem, sendo feita uma cópia do documento original.

eMobile – Janela de lançamento de linhas de Artigo – Link para ficha do Artigo | Zoom nas imagens do Artigo
1. A app passa a disponibilizar a consulta da ficha do artigo a partir da vista de lançamento de linhas de artigo em Vendas e Encomendas, quer em modo teclado quer em modo de lista.
Para tal basta clicar no código do artigo, sendo então apresentada a sua ficha, com toda a informação aí disponível.
Ao clicar em ‘voltar’ para sair da vista de consulta do artigo, volta a ser apresentada a vista de lançamento de onde foi efetuado o pedido.

2. A app passa também a disponibilizar o zoom às imagens dos artigos.
Ao clicar na imagem da ficha do artigo, é invocada a funcionalidade nativa de zoom de imagem do dispositivo android.
Em browser, a imagem é ajustada ao tamanho do componente, para ser apresentada na sua totalidade.

[nota] quanto maior for a resolução da imagem original, maior será o detalhe da mesma, mas mais pesado será o seu carregamento.

eMobile – movimento de “esvaziar o armazém” sem nºs de série associados às linhas
Ao calcular as linhas para o documento de “esvaziar o armazém”, caso existissem artigos em stock com nºs de série associados, estes não eram carregados para as linhas correspondentes.

eMobile – Orders | Artigos – Não apresenta o Stock
Tendo uma licença apenas com módulo eMobile – Orders (dos módulos eMobile), na App do eMobile, ao consultar a ficha de um artigo, não eram apresentados os valores do Stock.

eMobile – Preencher Meio de Expedição do Cliente nos documentos de Encomenda/Venda
A app eMobile passa a transpor para o cabeçalho dos documentos de Encomenda e/ou Venda a informação do meio de expedição configurado na ficha do Cliente, ou no tipo de documento caso o campo não se encontre preenchido na ficha do Cliente, à semelhança do que acontece no backoffice.

Essa informação é carregada para a app ao aceder ao Resumo do documento, caso o campo não tenha sido antes preenchido pelo utilizador.
Se o campo tiver um valor atribuído antes de aceder ao Resumo, é esse valor que prevalece.

eMobile – Vista de Consulta na introdução de linhas de artigos
O eMobile passa a disponibilizar a possibilidade de apresentar os artigos em layout de consulta na vista de lançamento de artigos para os documentos, podendo assim, na vista de lançamento de artigos ser apresentados os campos que se entender necessários (p.e., stocks ou campos adicionais).

Nas configurações do Vendedor associado ao utilizador eMobile, ao indicar uma consulta de filtro de artigos disponíveis no eMobile, fica disponível a opção “Layout da consulta no lançamento”, que, quando selecionada, irá fazer com que todos os campos da consulta sejam apresentados na vista de lançamento de artigos no eMobile.

Esta funcionalidade não estará disponível com licenciamento da linha Basic.

eMobile | Consultas Personalizadas do Vendedor
O eMobile não estava a respeitar as consultas personalizadas definida nos vendedores para as consultas “Consulta de Pendentes (Cliente)” e “Consulta de Documentos de Liquidação”, usando sempre as consultas por defeito do eMobile, independentemente das consultas indicadas na ficha do Vendedor associado ao utilizador eMobile.

eMobile | Encomendas / Orçamentos – Descrição do Artigo
Ao lançar artigos para um documento era apresentada apenas uma pequena parte da descrição dos artigos (+/- 15 caracteres num ecrã de 5,1” em vista vertical numa resolução 1920×1080), dificultando a identificação dos artigos a lançar, quando há artigos com descrições semelhantes no seu início.
Foi ajustado o layout e o tamanho da fonte das descrições dos artigos na vista de lançamento, passando no mesmo ecrã indicado acima, a ser apresentados +/- 35 caracteres.

eMobile | Encomendas / Orçamentos – Ordenar Artigos (Vnds/Encs) – Consulta
A app eMobile não estava a respeitar a consulta indicada para ordenação de artigos nas vistas de lançamento em vendas e encomendas (“Ordenar Artigos (Vnds/Encs) – Consulta”).

[notas]
– na v19 a app apenas ordenava os artigos se a consulta indicada tivesse o Cliente como parâmetro e se fosse selecionado um Cliente para o documento;
– na versão atual, a app passa a respeitar a ordenação devolvida pela consulta indicada, ainda que a consulta não tenha parâmetros, ou, tendo, desde que o Cliente seja o primeiro parâmetro na lista de parâmetros (tal como já acontecia anteriormente);
– no caso de consultas com o Cliente como parâmetro, ainda que não seja indicado um Cliente para o documento, a app passa a respeitar igualmente a ordenação devolvida pela consulta (cliente = 0).

eMobile | Encomendas / Vendas – Pesquisa / Demora
A pesquisa de artigos na vista de lançamento na app eMobile era muito lenta.

Foi revisto o algoritmo de pesquisa de artigos, tendo-se alcançado melhorias significativas no tempo de resposta na filtragem dos artigos devolvidos.

eMobile | Listagem de pendentes na ficha do cliente
O eMobile v22 estava a limitar o acesso à listagem de pendentes do cliente a partir da ficha do cliente, a licenças que tivessem os módulos de eMobile Sales ou eMobile Analyses.

Foi reposto o acesso existente anteriormente, em que a listagem de pendentes do cliente está disponível a partir dos detalhes do cliente, desde que esteja licenciado pelo menos um módulo eMobile, e o utilizador tenha acesso aos Clientes e permissão à consulta de pendentes do cliente.

eMobile | Teclado de Artigos | Seleção (soma Qtd)
Passa a ser configurável na ficha de Vendedor, separador eMobile, se o teclado de artigos é ou não sensível ao toque, isto é, se as quantidades são incrementadas ao tocar em qualquer área do botão do artigo, ou se apenas quando clicado o objeto das quantidades, por baixo da imagem do artigo, permitindo assim evitar o lançamento acidental de artigos para o documento.

Para desativar o incremento de quantidades ao clicar (tocar) nas imagens dos artigos, deve ser ativada a opção “Não incrementar ao toque na imagem”.

MZ – eMobile – O documento não tem série atribuída
Em empresas com país sede MZ, após atualizar para a v22, ao emitir documentos no eMobile era apresentada a mensagem de erro impeditiva, “O documento não tem série atribuída”.