
Eticadata Update – 19.00.07_219_082
RECOMENDAÇÔES:
Assim para além da preocupação habitual de efetivar as respetivas copias de segurança ou garantir que as mesmas estão feitas antes de aplicar qualquer update.
Não menos importante, devem verificar se existem atualizações do Sistema operativo quer do servidor quer dos postos para instalar e devem de vez em quando reiniciar o servidor e os postos para que as mesmas sejam aplicadas
Os clientes que tenham contratos que englobem a implementação dos referidos updates informamos que as mesmas já estão e ser efetuadas e que até ao final do dia de amanhã já estarão todos atualizados como habitualmente
Os clientes que forem autónomos a fazerem a instalação do referido update acima mencionado devem ter em especial atenção as regras de instalação bem como as nossas recomendações ( Se necessário devem solicitar-nos o ficheiro do Fix Disponibilizado )
Todos os outros casos, se assim o entenderem devem solicitar e agendar com o nosso departamento de assistência para que seja feita a prestação de serviços para implementação dos mesmos e de acordo com as normas em vigor para o efeito.
Importante : Os clientes que tenham integrações com aplicações externas, devem obter a confirmação por parte desses integradores de que tudo está compatível com este update agora disponibilizado.
ADM/PLT |
ADM/PLT | Falha de envio de email – Envio de emails repetidos Dependendo do servidor SMTP, quando nos destinatários existe alguma conta inválida ou a conta cheia, este pode devolver uma exceção na resposta ao pedido de envio de email e, nesse caso, o mecanismo de envio de email do ERP irá fazer até cinco tentativas de envio antes de abortar o processo e registar o erro.
No entanto, caso o email tivesse múltiplos destinatários e apenas alguns se encontrassem em erro, o mecanismo estava a enviar o email cinco vezes para os endereços válidos. |
ADM/PLT |
ADM/PLT | Importador de dados ADOC – “Processamento em curso! Por favor aguarde…”. Ao executar o perfil de importação de dados de uma folha de cálculo no formato Excel, caso ocorressem erros, a aplicação não permitia fechar a janela, apresentando a mensagem “Processamento em curso! Por favor aguade…”, obrigando a terminar o processo através do “Gestor de Tarefas” do Windows.
|
COMERCIAL |
Vendas/ Encomendas\ Promoções não sujeitas a desconto de cabeçalho – alteração para quantidades não abrangidas pela promoção Estando definido um desconto de cabeçalho no documento de venda/encomenda, caso fosse lançado um artigo ao abrigo de uma promoção configurada para não estar sujeita a descontos de cabeçalho, e depois se alterasse a quantidade desse artigo para um valor que já não ficava abrangido pela promoção, o desconto de cabeçalho do documento não estava a voltar a ser aplicado.
|
COMERCIAL |
Vendas – Avenças – Processar Avenças – Gerar Documento UBL No processamento de avenças, o processo de geração de anexo UBL em vez de estar a considerar a configuração do documento a gerar, estava a considerar a configuração do documento origem, pelo que o anexo UBL apenas era gerado se a opção ‘Gerar Documento UBL’ estivesse ativa no documento origem.
O processo de processamento de avenças foi retificado, passando a ser respeitada a opção ‘Gerar Documento UBL’ do documento a gerar. |
COMERCIAL |
Impostos Complexos – Erro na regravação de documentos de compras Após aplicar o update 73 (19.00.07 upd8), em contexto de impostos complexos, ao regravar documentos de compras ocorria o erro “9999 – As informações da linha eliminada não podem ser acedidas através da linha”.
|
COMERCIAL |
Integrador Offline – Artigos com medidas sem fórmula associada – Quantidades Ao importar linhas de artigos com medidas pelo integrador offline, caso a quantidade não tivesse fórmula associada, as quantidades importadas ficavam erradas, apesar de os totais da linha estarem corretos.
|
COMERCIAL |
Comercial\ Encomendas de Clientes – alteração da quantidade de artigos compostos / preço de custo dos componentes Em encomendas com artigos compostos de inventário, caso fosse alterada a quantidade do composto, os custos unitários (das linhas) dos respetivos componentes ficavam com valores errados.
Para os compostos que tivessem definida uma margem de lucro mínimo (na família), esta situação originava também que, ao alterar o preço unitário do artigo composto, por estar a calcular um valor incorreto para o preço mínimo (com base no custo dos componentes), apresentasse a mensagem de aviso indevidamente e com a indicação desse preço de venda líquido mínimo errado. |
COMERCIAL |
Conversão de Vendas | Nova Coluna na Grelha – Num. Requisição Criada uma nova coluna na grelha do segundo passo da conversão de documentos de vendas – “Número de Requisição”. Esta coluna passa a ser configurável e fica por defeito ocultada.
|
COMERCIAL |
Compras – Geração Automática de Encomendas – Filtrar encomendas por Nº – Até No assistente de geração de encomendas, ao pretender filtrar as encomendas a considerar por Nº – Até (passo 2), a pesquisa era efetuada por número formatado, mas os campos para digitar os valores para balizar os resultados apenas aceitavam 12 caracteres, o que fazia com que com as novas formatações com até 30 caracteres não fosse possível filtrar as encomendas pretendidas.
Para corrigir este problema, os campos Nº – Até passam a aceitar até 30 caracteres. Além disso, para facilitar a filtragem das encomendas retornadas, foi introduzida uma nova opção no assistente de geração de encomendas para indicar se se pretende filtrar as encomendas por número ‘Interno’ ou número ‘Formatado’. |
CRM |
CRM | Configuração de envio de SMS via Gateway – 360nrs Quando configurado o serviço de envio de SMS via Gateway – 360nrs, caso a cadeia de caracteres do token de autorização contivesse o caractere “=”, o envio de SMS falhava.
Além disso, foi também implementada a possibilidade de definir o encoding para UTF-8, conforme requerido por este serviço. [Nota] As mensagens enviadas através deste serviço não contemplam alguns dos caracteres portugueses, substituindo-os pelo caractere ‘?’. Para contornar esta limitação, pode ser passado na trama o parâmetro “trans” com o valor 1 (“trans”:1) e assim todos os caracteres que não sejam reconhecidos serão substituídos pelos seus equivalentes (ç -> c; á,â,ã -> a; etc.). |
CTE |
Contabilidade\ Mapas Oficiais\ IES / DA (Informação Empresarial Simplificada) – Modelo em vigor a partir de 2022 | Portugal Está disponível a nova versão do formulário da IES (Informação Empresarial Simplificada), nos termos da legislação vigente e especificações técnicas publicadas, para vigorar a partir de 2022.
Este modelo incluí alterações: – Ao Rosto – Anexos D e H – Reformulação do Anexo R Com habitualmente sucede, as parametrizações e valores com estrutura da versão anterior poderão ser repostas para a nova versão do formulário, podendo desta forma aproveitar trabalhos eventualmente já realizados para o exercício de 2021, com a versão anterior do formulário. Devido à indisponibilidade do serviço, ainda não é suportada a comunicação via Webservice. As alterações referidas estão disponíveis para os utilizadores com CASE válido em 01/04/2022, não sendo necessário qualquer procedimento adicional de licenciamento para estes utilizadores. Nos restantes casos será requerido novo licenciamento para ter acesso à atual versão do modelo. Legislação: – Portaria 331-C/2021 , de 31 de dezembro – Aprova o modelo relativo ao anexo R – Portaria 331-D/2021 , de 31 de dezembro, Aprova as alterações ao modelo existente e procede ao adiamento da entrada em vigor da nova IES. |
CTE |
Contabilidade \ Taxas de derrama incidentes sobre o lucro tributável do período fiscal de 2021 – Retificação de taxas promovidas pelos municípios O Ofício Circulado n.º 20240/2022 , de 17 de março, introduziu alterações ao Ofício Circulado n.º 20237, de 27 de janeiro, que havia divulgado as taxas e isenções de derramas municipais a aplicar sobre o lucro tributável do IRC do período de 2021, solicitadas pelos municípios mencionados neste diploma e que mereceram despacho favorável por parte da autoridade competente.
As taxas alteradas/corrigidas serão atualizadas de forma automática pelo processo de atualização de dados, não sendo necessário qualquer ação adicional por parte do utilizador. |
CTE |
Contabilidade\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Modelo 22\ Rosto\ Quadro 09 – Dedução de prejuízos No quadro 09, no cálculo das deduções de prejuízos para os campos 309, 320, 331 e 407 (consoante o regime de tributação em causa), a taxa do limite máximo de dedução sobre o lucro tributável estava definida de forma fixa (em 70%) e não estava a ser possível alterá-la, originando que os valores calculados automaticamente para esses campos ao recalcular a página não pudessem ser corrigidos, caso tivesse de ser aplicada outra taxa.
De modo a flexibilizar o cálculo e a edição dos campos 309, 320, 331 e 407, foram efetuadas as seguintes alterações: – os campos deixaram de ser calculados automaticamente por fórmula, passando a ser de edição manual, pelo que a operação de recalcular não irá alterar o valor inserido nesses campos. – passou a existir uma ajuda para o seu preenchimento, através do botão de calcular disponibilizado no campo 3 – “Deduções: Prejuízos fiscais deduzidos” (do quadro 09). O botão calcula o valor para o campo, utilizando as fórmulas a seguir descritas (e que eram usadas anteriormente), com a aplicação do limite máximo da dedução (sobre o lucro tributável), a ser feita de acordo com a taxa definida no campo disponível à esquerda do botão. Por defeito é sugerida a taxa de 70% mas o seu valor é editável. Assim sendo, sempre que o valor calculado seja superior ao limite máximo, o campo das deduções fica preenchido com o valor resultante da aplicação desse limite. Ao pressionar o botão, o campo preenchido será o correspondente ao regime de tributação assinalado no modelo. Fórmulas de cálculo: · Campo 309 (Regime geral) = 303 + 383 + 384 – 385 · Campo 320 (Regime com redução de taxa) = 314 + 386 + 387 – 388 · Campo 331 (Regime com isenção) = 325 + 389 + 390 – 391 · Campo 407 (Regime simplificado – até 2010) = 401 + 392 + 393 – 394 |
CTE |
Contabilidade\ Mapas\ Modelos oficiais (PT)\ IES/Declaração Anual\ Anexo A – nota 3 do quadro 0503-A No quadro 0503-A do anexo A foi aumentado o número de caracteres disponível para o texto a inserir na nota 3.
|
CTE |
Contabilidade\ Mapas\ Modelos oficiais (PT)\ IES/Declaração Anual\ Rosto – data de início do período de tributação No caso de estar definida, na ficha da empresa, uma data de início de atividade diferente do dia 1 de Janeiro, para o ano de início de atividade, ao recalcular a folha de rosto, para o período de tributação estava a ser atribuída indevidamente a data de início de 01/01 desse ano, em vez de data definida na ficha da empresa.
|
GOP |
GOP | Alteração à geração de orçamento para cliente. Foi criado um novo campo no separador Geral do Orçamento: Detalhar ao Recurso.
Quando este campo é selecionado: – o valor unitário de vendas considerado é o valor unitário de vendas do Recurso na Folha de Rendimento. – a nova coluna no Recurso da Folha de Rendimento – D. fica funcional e permite ser selecionada e isto faz com que possa escolher quais são os Recursos que serão considerados. Ao imprimir/Pré-Visualizar o report de Cliente será gravado na Gestão Comercial os artigos da Folha de Rendimento que estiverem selecionados, com o preço que foi definido na Folha de Rendimento. Os Capítulo e Tarefas do articulado são linhas de texto, sem preço. |
GRH |
Rec. Humanos\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Relatório Único – Anexo 0 Caso na ficha da empresa o capital social tivesse um valor com decimais, o Relatório Único era gerado com erro, pois o campo Capital Social no RU deve ser um valor Inteiro não negativo com 10 dígitos.
|
GRH |
Rec. Humanos\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Relatório Único\ Anexo A – preenchimento das colunas 20 e 21 Para os funcionários que tivessem a coluna 20 (duração do tempo de trabalho) preenchida com o código 20, 21 ou 22 (de isenção de horário), estava a manter o valor preenchido para a coluna 21 (organização do tempo de trabalho), quando deveria ficar sem valor.
Assim sendo, quando a coluna 20 for preenchida com os códigos de 20 a 22, a coluna 21 passou a ser limpa e a ficar sem valor. |
GRH |
Rec. Humanos\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Relatório Único\ Anexo C – Funcionários inativos Os funcionários que se encontravam inativos desde períodos anteriores ao ano de emissão do relatório único estavam a ser trazidos para o anexo, tendo passado a incluir, além dos funcionários ativos, apenas aqueles que tenham data de situação de inativo igual ou superior ao primeiro dia do ano do relatório.
|
GRH |
Rec. Humanos\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Relatório Único – geração do ficheiro / ajustes diversos Na geração do ficheiro do relatório único foram efetuados ajustes diversos, de forma a não ocorrerem erros de validação do mesmo.
|
GRH |
ANGOLA | Mapa da Segurança Social / Gerar suporte Magnético- Erro ao gerar suporte magnéticojavascript:abre(‘historico.aspx?fecho=1&coderro=58371’); A criação de uma nova empresa AO deixou de distribuir a tabela de Municípios com registos por defeito.
Para gerar o suporte magnético faz se necessário criar um município com um código numérico e associar à ficha da empresa. Ao tentar gerar um suporte magnético em uma empresa AO com um Município cujo o código não seja numérico, será emitida a mensagem de erro: “Impossível Gerar Ficheiro! O Código de Município da empresa é inválido.” – Para gerar o suporte magnético deverá criar um município com um código numérico e associar à ficha da empresa. |
GRH |
Rec. Humanos\ Mapas\ Mapas Oficiais\ Relatório Único 2021 (PT – Continente e Madeira) – Atualização do relatório O relatório único relativo ao ano de 2021 – Continente e Madeira, foi atualizado em conformidade com o legalmente exigido, tendo sido atualizadas as tabelas de suporte ao seu preenchimento bem como os ficheiros “XSD” com o formato de ficheiro.
Nota: A versão do ficheiro foi incrementada mas o validador também aceita a versão anterior. |
GRH |
Rec. Humanos\ Mapas\ Mapas Oficiais (PT) \CGA Relação Contributiva – novo campo “razão social” No mapa foi disponibilizado um novo campo “Razão Social da Entidade”, automaticamente preenchido com a atividade da empresa (definida na ficha da empresa), mas que pode ser editado pelo utilizador. Se preenchido, o campo é também incluído na geração do ficheiro.
Adicionalmente foram também distribuídos novos códigos de situações CGA. |
GRH |
Recursos Humanos\ Mapas Oficiais\ Mapa de Seguro – formato do ficheiro com caracteres acentuados No caso do nome da empresa ou de um dos funcionários ter caracteres acentuados, o ficheiro gerado estava a ficar com outro formato (ANSI), o que originava erros na validação do mesmo, pelo que o ficheiro passou a ser sempre gerado com o mesmo formato (UTF-8), reconhecido pelo validador do mapa de seguro.
|
GRH |
Rec. Humanos\ Processamento – Não-processamento dos duodécimos sem falta de início/fim de contrato Caso não estivesse definida a falta para início/fim de contrato (na ficha da empresa), para os funcionários com subsídios de Férias e/ou Natal por duodécimos, ao fazer o processamento desses funcionários, verificava-se que não eram processados os duodécimos dos subsídios.
|
GRH |
Recursos Humanos | Processamento – Duodécimos Sub. Férias / Sub. Natal funcionários em baixa prolongada. Ao fazer o processamento a 30 dias, do mês de fevereiro de um funcionário que se encontra de baixa prolongada desde 11/11/2021 e tendo definido os dias para férias e natal por “Duodécimos”, na 1ª vez que processa o recibo de vencimento e o recibo de vencimento fica a zero (o que está correto), mas caso seja necessário reprocessar e deixar a opção para ignorar “Processados” ativa, verifica-se que processa os recibos de férias/ natal referente aos duodécimos. – Corrigido o erro que ocorria ao fazer o processamento a 30 dias, de um funcionário que se encontrava de baixa prolongada havia alguns meses e tendo definido os dias para férias e natal por “Duodécimos”. Na primeira vez que processava o recibo de vencimento, este ficava a zero (o que é correto), mas caso fosse necessário reprocessar e deixar a opção para ignorar “Processados” ativa, verificava-se que processava os recibos de férias/ natal referente aos duodécimos.
|
GRH |
Rec. Humanos\ Mapas\ Modelos Oficiais (PT)\ Relatório Único\ Anexo D – cálculo das horas trabalhadas No campo 4 do quadro I, no cálculo das horas trabalhadas não estava a ter em conta a situação profissional dos trabalhadores (declarados em 3.1.1), pelo que passou a considerar apenas os trabalhadores com a indicação de situação profissional de “Trabalhador por conta de outrém” ou “Situação Residual”.
Adicionalmente, foi também ajustado o cálculo dos campos 3.1 (do quadro I), tendo passado a arredondar para o inteiro seguinte quando o número médio resulta num valor não-inteiro (como pode acontecer quando há funcionários que entram após o início do ano ou saem antes do final do ano). |
POS |
POS | Pesquisa de Clientes por NIF/Telefone Quando uma empresa tem muitos Clientes na sua base de dados, a pesquisa rápida por NIF ou número de telefone pode tornar-se muito lenta, pois os resultados são filtrados a cada dígito inserido.
Para melhorar a performance nestes casos, foi inserida uma nova combo de opções na configuração de Posto, separador Gerais, grupo Opções de Interface – Sugestão de valores ( pesquisas) -, que permite alterar a forma como é feita a pesquisa rápida por NIF ou Telefone no cabeçalho do documento, ou a pesquisa de NIF a partir da janela de pagamentos, com as seguintes opções: – Instantâneo: comportamento anterior, por defeito, que filtra os resultados a cada dígito inserido; – Em Inatividade: o filtro só é aplicado após 2 segundos de inatividade; – Desligado: não utiliza a pesquisa por NIF ou Telefone. |
POS |
POS | Aviso de artigo inexistente Ao digitar um código de artigo inexistente, na janela a avisar da inexistência do código do artigo introduzido, o focus ficava posicionado no “Ok” e caso o utilizador não se apercebesse do surgimento do aviso, ao ler o próximo código de barras e dar “Enter”, nesse instante era fechada a janela do aviso e nenhum dos dois dos artigos era lançado para o documento de venda.
Quando apresentado o aviso se artigo inexistente, o focus passa a ficar no texto, impedindo dessa forma que o aviso seja fechado sem ser lido. |