voltar

Actualização Sage for Accountants 2020.01.01 Build 64

Está disponível para download a partir do dia 09-12-2020 a actualização da Sage for Accountants 2020.01.01 Build 64

Atualização Sage for Accountants 2020.01.01 (Build 64) aplicável à versão 2018.01.01 ou superior.

Novidades:

Versão 2020
Actualização a versão da aplicação para 2020 e da imagem do Splash Screen.
Retirada a versão do Splash Screen

Sage 50cloud for Accountants
Novo add-on, comercializado por empresa, da aplicação de faturação Sage 50cloud, integrada no Sage for
Accountants; que permite ao gabinete de contabilidade emitir, no seu escritório documentos de venda,
prestando esse serviço aos seus clientes.
Add-on totalmente integrado no Sage for Accountants; desde o acesso, gestão de empresas e utilizadores.
Aplicação orientada a faturação de serviços, faz parte ainda as funcionalidades de gestão de contas correntes
(recebimentos e pagamentos); Bancos, Tesouraria (cheques pré-datados e letras) e avenças.
Este add-on é semelhante ao nível Essentials da Sage 50cloud Faturação, com bancos, tesouraria e avenças,
mas sem SOA, campanhas comerceias, gestão de compras; stock ou inventários.

Contabilidade

Sage inventários

Disponibilizada versão 1.03 do ficheiro de exportação para submissão de inventário para a AT de acordo com a Portaria 126/2019 que tem como principal alteração a inclusão do novo campo:

– Valor (ClosingStockValue) – DECIMAL – Valor da existência final relativa ao período a que reporta. (Valor total relativo à quantidade indicada.)

A atualização agora disponibilizada, permite também a exportação da versão anterior (V1.02 ) mas o formato de exportação Sage deixou de estar disponível.

Sage cloud e-mail

O novo método de envio Sage cloud e-mail possibilita o envio de mapas diretamente da aplicação para diversos destinatários via infraestrutura cloud Sage. Dos maiores benefícios destaca-se a simplicidade, ao não ter que ter instalada uma aplicação para o envio de e-mail como o Microsoft Outlook © ou sequer de possuir um servidor SMTP; o que evita o ter que definir configurações técnicas por vezes complexas; Para começar a usar a funcionalidade basta informar qual será de futuro o e-mail do remete.

Na Contabilidade fica assim disponível o envio de balancetes, extratos, declarações ou outro tipo de mapas, através deste método de envio.

Lançamentos pelo NIF do terceiro

Na introdução de lançamentos contabilísticos o utilizador tem a possibilidade de digitar no campo da conta o “NIF” do terceiro, sendo automaticamente substituído pela conta correspondente do cliente ou fornecedor;

Dado que o dado impresso no documento de suporte ao lançamento é o NIF do terceiro; evita que o utilizador conheça a conta da contabilidade do terceiro, e como tal acelera o lançamento manual.

Extensão ao suporte de importação de movimentos contabilístico através de formatos TXT obsoletos

É prolongado, até que aplicações terceiras sejam ajustadas, o suporte a importação de formatos obsoletos de lançamentos contabilísticos, como o Infologia Contabilidade 50 e Gestexper; passando a apresentar ao utilizador a mensagem:

Está a importar um formato de ficheiro com estrutura obsoleta.

Se a origem é Sage 50cloud, recomendamos o uso do Contabilidade Connection.

Se a origem é outra aplicação, recomendamos o uso do formato.

Predefinição do aumento visual (zoom) dos mapas
O zoom/aumento definido na emissão dos mapas para ecrã fica em memória, sendo usado para a
apresentação visual da próxima emissão.
Como beneficio, evita que o utilizador de uma forma constante redefina o “zoom” da visualização nas listagens,
sempre que emita informação para ecrã.

• SQL Server 2008 e 2008 R2, descontinuado pela Microsoft e pela Sage.
De forma a usufruir dos avanços tecnológicos proporcionados pelas novas versões do Microsoft SQL, como a
nível de performance, o Sage for Accountants passou a usar funcionalidades disponíveis a partir do Microsoft
SQL 2012, Como tal a partir de 1 de janeiro de 2020, os utilizadores que mantiverem a versão de SQL agora
descontinuada, a aplicação deixará de importador o SAF-T de Vendas.

• SVAT – Preserva o nº de arquivo de documento ao anular um lançamento contabilísticos
Segundo o Artigo 3.º da Portaria n.º 293/2017, sobre os requisitos para a obtenção do selo de validação AT, a
aplicação deve possuir:
e) Controlos aplicacionais que previnam a alteração e/ou eliminação de processamentos já efetuados;
Para o cumprimento deste requisito, o sistema deixou de apagar da base de dados lançamentos
contabilísticos; Os lançamentos, antes apagados, passam a permanecer na base de dados, com total zero e
com estado “ANULADO”.

• SVAT – Registo de alterações e Auditoria
Segundo o Artigo 3.º da Portaria n.º 293/2017, sobre os requisitos para a obtenção do selo de validação AT, a
aplicação deve possuir:
f) Pistas de auditoria adequadas sobre os fluxos de processamento e sua reconstrução se necessário;
Para o cumprimento deste requisito, o sistema passou a preservar autonomamente os valores e dados
originais, construindo assim um histórico de todas as alterações ou anulações dos lançamentos contabilísticos,

Gestão de Pessoal

• Sage cloud e-mail
O novo método de envio Sage cloud e-mail possibilita o envio de mapas e recibos de vencimento diretamente
da aplicação para diversos destinatários via infraestrutura cloud Sage. Dos maiores benefícios destaca-se a
simplicidade, ao não ter que ter instalada uma aplicação para o envio de e-mail como o Microsoft Outlook © ou
sequer de possuir um servidor SMTP; o que evita o ter que definir configurações técnicas por vezes
complexas; Para começar a usar a funcionalidade basta informar qual será de futuro o e-mail do remete.
Em Salários para além de mapas fica igualmente disponível o envio de recibos de vencimento e declarações
de rendimento para os funcionários, de forma imediata e instantânea.

• Imprimir o recibo diretamente da consulta de recibos
Na consulta de recibos passa a estar disponível a possibilidade de imprimir diretamente o recibo.

• Impressão de recibos em multiempresa para impressora PDF
Na impressão de recibos, quando feita para uma impressora PDF, a designação da empresa é visualizada na
“caption” da janela de emissão, de forma a se conseguir saber o nome correto a atribuir ao ficheiro PDF, que o
driver da impressora vai pedir para atribuir ao ficheiro que vai gerar naquele momento.

• Emissão de recibos após a preparação de recibos
Após preparar os recibos de vencimento passa a ser possível abrir no imediato a respetiva opção de emissão.

• Na visualização de recibos para ecrã, possibilidade de os marcar como emitidos
Nova opção, na emissão de recibos de vencimento, que permite definir que visualização do recibo para ecrã,
os considere com o estado “Emitido”.

• Melhorias no critério/filtros de emissão de recibos
A partir do momento em que existe pelo menos um recibo emitido o filtro “Emitidos ou por emitir?” sugere
“Todos”.